Direito

Unesc recebe Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Unesc recebe Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Encontro reuniu profissionais de Criciúma nesta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Profissionais da administração municipal e a sociedade civil estão reunidos nesta segunda-feira (26/11) na Unesc para debater “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, durante a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento tem o objetivo de mobilizar os participantes para que elaborem propostas voltadas à proteção integral das crianças e adolescentes nas políticas públicas.

O encontro, realizado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), teve como palestrante a consultora da prefeitura de Criciúma, profissional de Recursos Humanos e pós-graduada em Serviço Social, Mariane Jacques. Ela apresentou os eixos temáticos do evento e afirmou que a intenção é que as perguntas apresentadas em cada eixo gerem discussões e propostas. Os participantes foram separados em grupos e cada um recebeu orientação de um conselheiro e um mestrando.

Os eixos trabalhados foram: garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes; participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes; espaços de gestão e controle social das políticas públicas de crianças e adolescentes.

“Como a gente faz a integração real? Como faz para garantir o direito de forma que a política seja integrada e ainda sim eu pense na inclusão social? O que fazer para garantir o respeito à diversidade na elaboração e implantação de políticas públicas? O que fazer para garantir a proteção integral dos direitos da criança e do adolescente especialmente em locais de vulnerabilidade social? Essas são algumas perguntas que vamos refletir e buscar soluções”, comentou Mariane. 

Cronograma

O evento na Unesc faz parte de um cronograma ligado ao evento em nível nacional. A etapa municipal do encontro é a segunda do cronograma, que ainda contará com conferências estaduais e nacionais. Do encontro na Universidade, sairão 15 propostas que serão encaminhadas à etapa estadual, realizada em 2019.

A Unesc é representada no CMDCA pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego (titular) e pelo professor do curso de Direito Ismael Francisco de Souza (suplente).

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 26 de novembro de 2018 às 13:31
Compartilhar Comente

Enade será aplicado neste domingo na Unesc

Enade será aplicado neste domingo na Unesc
Mais de 800 acadêmicos estarão participando do Exame (Foto: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos da Unesc participarão, neste próximo domingo (25/11), do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). O Exame é aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e é responsável pelo cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior.

Nesta edição mais de 800 estudantes dos cursos de Administração, Comércio Exterior, Direito, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Psicologia, Design, Tecnologia em Design de Moda e os Tecnólogos em Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Gestão Comercial da Unesc participarão da prova.

De acordo com o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, o Exame permite calcular a qualidade de nossos cursos, além de ser um requisito legal exigido pelo MEC (Ministério da Educação). “O Enade é um importante instrumento que auxilia na avaliação dos cursos de graduação em todo o Brasil, impactando em ações que impulsionam mudanças curriculares e refletem diretamente na formação do concluinte e do egresso. A participação de nossos alunos concluintes, é de fundamental importância”, enfatiza.

As provas ocorrerão nos blocos R1 e R2. Os portões abrem às 11h e o Exame inicia às 13h30, de acordo com o horário de Brasília.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 20 de novembro de 2018 às 15:43
Compartilhar Comente

Unesc recebe primeira etapa do 27º Exame da OAB

Unesc recebe primeira etapa do 27º Exame da OAB
Prova ocorreu domingo na Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc recebeu neste domingo (18/11) bacharéis e acadêmicos de Direito para a primeira etapa do 27º Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Mais de 450 pessoas de Tubarão a Passo de Torres participaram da prova. Alunos e egressos de Direito da Unesc foram recepcionados em um espaço especial montado pela coordenação do curso.

No local, os professores deram dicas e tiraram as últimas dúvidas dos candidatos. “Um momento para acalmar, dar apoio e força nesse momento tão importante para eles”, comentou o coordenador de Direito da Universidade, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior. Ao longo do ano, o curso ofereceu aulas preparatórias gratuitas e um simulado, realizado em parceria com a Damázio Educacional.

O exame da OAB conta com duas fases. A primeira prova contém 80 questões e para ser aprovado para a segunda fase, é preciso que o candidato acerte no mínimo 50% da prova.

Na segunda etapa, que ocorre no dia 20 de janeiro de 2019, os participantes terão que responder quatro questões discursivas e redigir uma peça profissional. Podem participar os bacharéis em Direito, os estudantes do curso que comprovem estar cursando os últimos dois semestres do Bacharelado.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 19 de novembro de 2018 às 15:16
Compartilhar Comente

Candidatos à presidência do DCE participam de debate no campus

Candidatos à presidência do DCE participam de debate no campus
Programa João Paulo Messer realizou programa especial nesta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Acadêmicos da Unesc vão às urnas nesta terça-feira (13/11) para escolher os novos representantes do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Na manhã desta segunda-feira (12/11), o campus recebeu o primeiro debate entre os candidatos à presidência pela chapa “Mais Ideias, Mais Unidos”, o acadêmico de Direito Alexandre Bristot e pela chapa “Representa Mais”, o estudante do curso de Direito Nícolas Crispim.

A iniciativa foi do programa João Paulo Messer, da Rádio Eldorado, que ocorreu das 9 às 10 horas no palco do Quintas Culturais, no hall dos blocos XXI. Nesta segunda-feira, a partir das 20h30, a Junta Eleitoral realizará um debate entre os candidatos, no mesmo local.  A chapa “Mais Ideias, Mais Unidos”, tem como candidata a vice-presidente a aluna de Psicologia, Suzel Ramos. Já a “Representa Mais”, tem como vice-presidente a estudante de Letras, Paula Martins.

A votação ocorre das 8 às 22 horas em diversos locais no campus e cerca de 9 mil estudantes estão aptos a participar. A posse da nova diretoria ocorrerá em 1° de dezembro de 2018, na sede do DCE, às 18h30. O mandato da nova diretoria será de um ano.

Debate

O debate durante o programa João Paulo Messer foi dividido em três blocos. Os candidatos tiram dois minutos para se apresentar; responderam duas perguntas sorteadas de cinco feitas por um professor, um ex-professor, um acadêmico, um egresso e uma pessoa da comunidade, puderam fazer questionamentos para o oponente e deixaram uma mensagem aos acadêmicos da Universidade. As falas foram por ordem de sorteio.

O candidato à reeleição, Alexandre Bristot, afirmou que muitas pessoas querem fazer uma gestão que una cada vez mais os estudantes e abranja cada vez mais ideias. “Entendo que fizemos uma gigantesca gestão, que errou um pouco sim, e fez autocrítica. Mas conquistou muita coisa. Além dos auxílios, encaminhamento das bolsas, de redução de taxas, até questões mais pessoais dos acadêmicos como renegociação de dívidas e conversar com professores para resolver problemas. Fizemos uma gestão de portas abertas, que sempre esteve atenta, sempre conversou com todo mundo e por isso tem o crédito e pede oportunidade de continuar”.

Crispim afirmou que todo o trabalho e propostas foram definidos por meio de uma construção coletiva. “O processo eleitoral está sendo muito saudável e é assim que deve ser o movimento estudantil. Queremos estar à frente da gestão para uma nova forma de movimento estudantil. Na chapa temos muitas pessoas novas no DCE, mas com experiência em CA (Centro Acadêmico), e que desenvolvem pesquisa, atuam em projeto de extensão e que querem fazer a diferença. Oferecemos a nossa força de vontade para a defesa das demandas dos acadêmicos”. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 12 de novembro de 2018 às 14:44
Compartilhar Comente

Professores de Direito socializam conhecimentos em congresso internacional

Professores de Direito socializam conhecimentos em congresso internacional
Evento ocorreu na Fundação Escola Superior do Ministério Público em Porto Alegre (Foto: Divulgação) Mais imagens

O curso de Direito da Unesc marcou presença no 4º Congresso Internacional de Pedagogia Universitária e Didática de Direito, evento que ocorreu de quarta a sexta-feira (7 a 9/11) na Fundação Escola Superior do Ministério Público, em Porto Alegre.

A Universidade foi representada pelos professores Lucas Machado e Patrícia Farias, que coordenaram as atividades do Grupo de Trabalho Pluralismo Jurídico, Justiça Social, Formação e Ensino do Direito, juntamente com os professores da Fundação, José Elias Gabriel e Bianca Pazzini.

O coordenador do curso, João Carlos Medeiros Rodrigues Junior, avalia a participação de professores em eventos como este como importantes para a qualificação da graduação e para o ensino no país. "A participação dos professores neste evento é de extrema importância, visto que teve por objetivo discutir o ensino jurídico, que se encontra em transformação em nosso país", afirma o coordenador.

O Congresso reuniu professores e pesquisadores de diversos países, em 16 encontros. Os participantes foram divididos em três grupos de trabalhos e socializam suas experiências dentro do campo educacional do Direito.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 09 de novembro de 2018 às 15:47
Compartilhar Comente