Direito

Acadêmicos conhecem subseção da OAB e discutem sobre a Advocacia e o Código de Ética Profissional

Acadêmicos conhecem subseção da OAB e discutem sobre a Advocacia e o Código de Ética Profissional
Turma da 9ª fase do curso de Direito visitou a instituição em atividade que faz parte da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Acadêmicos da 9ª fase do curso de Direito da Unesc estiveram, na noite desta terça-feira (23/10), na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Subseção Criciúma. A visita foi comandada pelo vice-reitor e professor Daniel Ribeiro Preve em atividade que faz parte da Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade. O grupo foi recepcionado pelo presidente da subseção, advogado Fábio Jeremias de Souza, e pelos advogados Marco Antonio Zapellini, Bruna Pereira e Emanuela de Amorim Machado.

Conforme Daniel, a ideia de levar os acadêmicos para conhecer de perto a OAB já vinha sendo discutida, e a chegada da Semana de Ciência e Tecnologia foi o momento ideal encontrado para a ação. “Achei pertinente juntar então essas duas provocações e trazer todos vocês para cá, local que é conhecido como a casa dos advogados e é uma instituição também tão importante para os profissionais”, destacou.

As apresentações realizadas pelos advogados presentes foram focadas na atuação da OAB de forma geral, assim como no trabalho das comissões da Ordem e nas prerrogativas dos advogados.

Entre os principais pontos destacados pelo presidente da OAB estiveram a importância da atuação dos advogados no trabalho da subseção. “É um trabalho totalmente voluntário e que desempenha um papel importante perante a profissão, já que o advogado precisa de uma entidade forte e atuante que o dê respaldo. É por esse motivo que vemos tantos colegas com esse desprendimento de estarem doando seu tempo e trabalhando em prol da Ordem”, salientou Fábio.

Ainda em sua fala, o presidente fez questão de destacar alguns dos pontos que considera mais importantes para um profissional, destacando a ética profissional, o estudo constante e a seriedade com o sigilo profissional.

​O encontro contou ainda com a presença do coordenador do curso de Direito, professor João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, do presidente do CA (Centro Acadêmico), Marcos Meller, e da vice-presidente, Amanda Milan.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 23 de outubro de 2018 às 22:54
Compartilhar Comente

Doutor da Universidad de Buenos Aires ministra aula na Unesc

Doutor da Universidad de Buenos Aires ministra aula na Unesc
Atividade a nível internacional foi realizada na tarde desta terça-feira (16/10) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A Unesc recebeu, na tarde desta terça-feira (16/10), a visita do professor Esteban De Gori, da Universidad de Buenos Aires. Esteban ministrou aula com o tema “Constitucionalismo na América Latina: Ideias Políticas”.

A atividade foi realizada por meio do Grupo de Constitucionalismo Crítico Latino-americano, NUPEC (Constitucionalismo na América Latina: Ideias Políticas) e NUPED (Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito).

Participaram da aula, acadêmicos do curso de Direito e do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 16 de outubro de 2018 às 18:57
Compartilhar Comente

Unidade do Cejusc é instalada na Unesc

Unidade do Cejusc é instalada na Unesc
Centro é a terceira unidade instalado pelo TJSC em Criciúma (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A Unesc e o TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) instalaram oficialmente a terceira unidade do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) da comarca de Criciúma em evento realizado na tarde desta quinta-feira (11/10). O Centro tem o objetivo de solucionar conflitos jurisdicionais antes de chegar ao meio judiciário. Ele está situado no Bloco C da Universidade.

De acordo com a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, o Centro traz novas oportunidades para a Universidade. “É uma oportunidade de que nossos acadêmicos possam aprender e participar dessa nova perspectiva de formação do Direito, através das atividades realizadas pelo Cejusc”, comenta.

Segundo com a diretora do Foro e da 1ª Vara da Fazenda Pública de Criciúma, juíza Eliza Maria Strapazzon, o Centro é uma forma de auxílio ao cidadão e aprendizado aos alunos de Direito. “Temos confiança no trabalho que será realizado, na contribuição de todos que irão unir esforços para prestar serviços de qualidade para a comunidade e desde já agradecemos o empenho e dedicação dos que se envolveram para a instalação desta unidade”, destaca.

A coordenadora da coordenadoria Estadual do Sistema de Juizados Especiais e do Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos) do TJ, desembargadora Janice Goulart Garcia Ubialli, aborda que o Cejusc e o curso de Direto possam resultar em grandes interlocuções. “É uma nova forma de fazer justiça e, com isso, há uma responsabilidade muito grande em preparar esse aluno, e a Universidade tem um papel importante nesse processo, pois é ali que será formado esse profissional”, respalda.

De acordo com o coordenador do Curso de Direito da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, o tratamento por meio da conciliação tem ganhado espaço na profissão. “É uma possibilidade para formar conciliadores, formar alunos que possam trabalhar na solução através do diálogo, ou seja, mais um serviço da Unesc prestado para a comunidade”, comenta.

No encontro, a desembargadora recebeu uma homenagem da Unesc. O vice-reitor, Daniel Preve, a pró-reitora acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, e a coordenadora adjunta do curso de Direto, Márcia Piazza, participaram do encontro.

Colaboração: Fernanda de Maman

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto 11 de outubro de 2018 às 21:12
Compartilhar Comente

Inscrições prorrogadas para o Mestrado em Direito da Unesc

Inscrições prorrogadas para o Mestrado em Direito da Unesc
Candidatos podem escolher entre duas linhas de pesquisa (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os interessados em fazer Mestrado em Direito ganharam mais tempo para participar do processo seletivo do PPGD (Programa de Pós-graduação em Direito) da Unesc. As inscrições para a nova turma do curso foram prorrogadas e podem ser feitas até 16 de outubro. Os candidatos poderão escolher entre as linhas de pesquisa “Direitos Humanos, Cidadania e Novos Direitos” e “Direito, Sociedade e Estado”. Os aprovados iniciarão as aulas em março de 2019.

O foco da atividade é voltado aos alunos com potencial para o desenvolvimento de estudos e pesquisas no campo dos Direitos Humanos e Sociedade, capacidade de articulação escrita e oral de sua proposição e aderência da sua intenção de pesquisa às linhas e aos temas de interesse do Mestrado em Direito.

As inscrições deverão ser realizadas na secretaria do PPGD, localizada na sala 8 do Bloco P da Unesc, de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30.

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (48) 3431-4548 ou pelo e-mail: ppgd@unesc.net

Confira o edital

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 08 de outubro de 2018 às 11:15
Compartilhar Comente

Unesc inicia projeto “Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania”

Unesc inicia projeto “Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania”
Projeto de Extensão leva oportunidade de aprendizado até o Presídio Santa Augusta (Foto: Divulgação) Mais imagens

Esta quinta-feira (4/10) marcou o início de uma oportunidade valiosa oferecida aos detentos do Presídio Santa Augusta, em Criciúma. Nesta data, foi oficialmente iniciado o Projeto de extensão “Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania”, do Programa de Extensão Território Paulo Freire da Unesc. A ação é mais uma atividade que levará conhecimento para além do campus e tem objetivo de oferecer o contato com a literatura no espaço carcerário.

Conforme uma das professoras do curso de Letras participante do projeto, Cibele Freitas, a leitura pode contribuir para o resgate da cidadania dos reclusos, transformando e promovendo uma redescoberta da aprendizagem. “Além disso, essa iniciativa prevê também uma contribuição para o projeto "Despertar pela leitura”, o qual é realizado pelo Estado no Presídio, e tem como proposta a leitura de livros e elaboração de resenhas com fins de remição da pena, conforme assegura a Lei de Execução Penal”, destacou.

Ao receberem a proposta de participar das atividades semanais, de acordo com a professora, os detentos se mostraram interessados e formaram inclusive uma fila de espera para ingressarem no grupo. “A princípio serão dez participantes por encontro e iremos atendendo essa demanda. A cada semana iremos discutir textos literários, fazendo com que eles, das mais variadas escolaridades, consigam interpretar e consigam escrever seus próprios textos, transformando-os também como cidadãos”, completou.

Participam ainda das atividades do projeto o professor Richarles de Carvalho e duas estagiárias, todos do curso de Letras, e a professora Janete Trichês, do curso de Direito.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 04 de outubro de 2018 às 16:20
Compartilhar Comente (1)