Direito

Estudantes de Direito participam de simulado para o exame da OAB

Estudantes de Direito participam de simulado para o exame da OAB
Encontro ocorreu na manhã deste sábado (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Com o intuito de preparar os alunos para o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), ocorreu no último sábado (28/10), um simulado na Unesc. O encontro, que ocorreu em parceria com a Damásio Educacional, contou com a participação dos estudantes de Direito das últimas fases da Unesc.

A atividade ocorreu em parceria com a faculdade Damásio Educacional. Esta foi a segunda edição do evento, que ocorreu também em junho de 2017. 

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 30 de outubro de 2017 às 20:14
Compartilhar Comente

Projeto Amora participa do 6º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica

O projeto de extensão Amora participou nesta quarta-feira (25/10) do 6º SICTSUL (Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense), no campus do IFSC em Criciúma. Na ocasião, as bolsistas Camila Maffioletti e Maria Rachel Melo apresentaram o projeto que capacita mulheres em situação de vulnerabilidade social e risco em Direitos Humanos e Cidadania, de forma que elas se tornem multiplicadoras do conhecimento em suas famílias e comunidade.

O trabalho é realizado em seis CRAS (Centros Regionais de Assistência Social), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Criciúma e é coordenado pelas professoras do curso de Direito Mônica Ovinski de Camargo Cortina e Janete Triches. A capacitação é ministrada em seis módulos, com encontros mensais, quando se emprega dinâmicas, participação dialogada, slides, desenhos, vídeos e música, para a reflexão e troca de experiências.

O projeto já atendeu mais de três mil mulheres, desde 2011. As participantes relatam situações de discriminação sofridas com frequência quanto a raça/etnia, ao Bairro em que residem e ao fato de terem filhos pequenos, aspectos que dificultam o ingresso no mercado de trabalho.

Segundo Janete, também há muitos relatos de violência sofrida no âmbito doméstico e familiar. “As mulheres são informadas de seus direitos e estimuladas a encaminharem suas demandas no município. A partir do projeto, muitas mulheres decidem voltar ao mercado de trabalho e retomar seus estudos”, conta a professora da Unesc. “A equipe do projeto incentiva que cada mulher resgate seus sonhos pessoais, estabeleça projetos de vida e tenha participação cidadã em sua comunidade. O Amora se pauta no potencial emancipador da educação, como poderoso instrumento de cidadania, para construção de uma sociedade onde haja a igualdade entre homens e mulheres e que todos alcancem o direito a uma vida livre de violência”, complementa.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 26 de outubro de 2017 às 17:56
Compartilhar Comente

Simpósio Internacional de Direito debate os desafios jurídicos na atualidade

Simpósio Internacional de Direito debate os desafios jurídicos na atualidade
Evento contou com a participação de profissionais e acadêmicos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Temas como “Globalização e uso Alternativo de Direito”, “Arbitragem Internacional e Contratos”, “Direito Internacional e Comércio Exterior” foram debatidos por palestrantes de renome internacional sábado (21/10) com profissionais da área, professores e estudantes durante 4º Simpósio Internacional de Direito, realizado pela Unesc. O evento ocorreu na AM Master Hall e foi aberto pela palestra “Liberdade Religiosa”, da professora doutora em Ciência Jurídica Natammy Bonissoni.

Com o tema “A Perspectiva Jurídicas diante dos Desafios da Globalização”, o Simpósio teve como objetivo oportunizar a comunidade acadêmica e aos profissionais da área a possibilidade de encontrar grandes nomes do cenário jurídico, nacionais e internacionais, abordando diferentes temas relevantes no mundo jurídico e social. Além de Natammy, o evento teve a presença do professor doutor mexicano Guillermo Luévano Bustamante, que falou sobre “Globalização e uso Alternativo de Direito”; o professor brasileiro Raphael Jadão, que abordou “Arbitragem Internacional e Contratos”; Hélio Gustavo Alves, que falou sobre “Novas Teses sobre o Direito Previdenciário” e Aroldo Frido Júnior, com a palestra “Direito Internacional e Comércio Exterior”.

Presente na abertura oficial do evento, o vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, falou sobre a importância de eventos como o Simpósio para a formação de novos profissionais da área e para o debate regional de temas relevantes na atualidade. Ele enalteceu ainda a participação ativa dos alunos na organização do evento e a troca de conhecimentos entre profissionais, palestrantes e estudantes. Já o coordenador do curso de Direito da Unesc, João Carlos de Medeiros Júnior, salientou a oportunidade que o Simpósio dá aos estudantes da Universidade ampliar o conhecimento em assuntos importantes para a sua formação e que complementam as disciplinas da grade curricular do curso.

O presidente da subseção da OAB de Criciúma, Fábio Jeremias, parabenizou os acadêmicos e a coordenação do curso pelo evento e ressaltou a importância da Universidade para além da formação de novos profissionais, mas também capacitação dos que já atuam na área. O presidente do CA de Direito da Unesc, Marcos Meller, finalizou a abertura do evento salientando o trabalho em equipe feito para que o evento fosse realizado e o aumento da participação acadêmica no Simpósio. “O Simpósio é o resultado de um trabalho em conjunto. É uma oportunidade de aprendermos mais sobre a organização de eventos na área e ampliar o conhecimento em temas atuais e que vão agregar a nossa formação”, considerou.

A abertura do evento teve ainda a presença da coordenadora adjunta do curso de Direito da Unesc, Márcia Piazza. 

O evento foi uma realização do CA (Centro Acadêmico) de Direito da Unesc, com o apoio da coordenação do curso e da Reitoria da Universidade, do Jornal A Tribuna e da Saint Bier.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 22 de outubro de 2017 às 16:07
Compartilhar Comente

Unesc reúne palestrantes de renome internacional em Simpósio de Direito

Unesc reúne palestrantes de renome internacional em Simpósio de Direito
Professor doutor Guillermo Bustamante estará entre os convidados (Foto: Divulgação) Mais imagens

Criciúma receberá neste sábado (21/10), palestrantes de renome internacional para o 4º Simpósio Internacional de Direito, realizado pela Unesc. O evento ocorre das 8 horas às 18h15 na AM Master Hall e vai reunir nomes como o professor doutor mexicano Guillermo Luévano Bustamante, que vai falar sobre “Globalização e uso Alternativo de Direito” e o professor brasileiro Raphael Jadão, que vai abordar “Arbitragem Internacional e Contratos”. O Simpósio contará com a participação de acadêmicos e professores de Direito e profissionais da área.

O evento tem o objetivo de oportunizar à comunidade acadêmica e aos profissionais da área a possibilidade de encontrar grandes nomes do cenário jurídico, nacionais e internacionais, abordando diferentes temas relevantes no mundo jurídico e social. O Simpósio tem como tema “A Perspectiva Jurídicas diante dos Desafios da Globalização”.

Bustamante é licenciado em Direito pela Universidade Autônoma de São Luís Potosí, possui mestrado em História pelo Colégio de São Luís e é doutor em Ciências Sociais com especialidade em Antropologia Social pelo Centro de Pesquisas e Estudos Superiores em Antropologia Social. Jadão é doutorando em Arbitragem Internacional pela Bormonghan University da Inglaterra, sendo também mestre pela mesma instituição.

O Simpósio contará ainda com a presença de Hélio Gustavo Alves, que falará sobre “Novas Teses sobre o Direito Previdenciário”; Aroldo Frido Júnior, com a palestra “Direito Internacional e Comércio Exterior” e Natammy Bonissoni, com a fala sobre “Liberdade Religiosa”.

O evento é uma realização do CA (Centro Acadêmico) de Direito da Unesc, com o apoio da coordenação do curso e da Reitoria da Universidade, do Jornal A Tribuna e da Saint Bier.
 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 20 de outubro de 2017 às 16:26
Compartilhar Comente

Unesc é representada por acadêmicos em seminário internacional no México

Unesc é representada por acadêmicos em seminário internacional no México
Evento teve início em agosto e se divide em sessões até novembro, com diversos temas Mais imagens

O Seminário Internacional "Litígio Estratégico e Direitos Humanos” está reunindo estudantes e pesquisadores de todo o mundo, e, na última semana recebeu o acadêmico de Direito da Unesc Arthur Bernardo Messias. Ele abordou temas ligados ao caso de grande repercussão no estado, a duplicação da BR 101 em terras indígenas.

Arthur levou suas reflexões ao evento falando sobre a aldeia Morro dos Cavalos, que pertence a tribo Guarani, com a temática de “Mega Projetos em Terras Indígenas”. O acadêmico faz intercâmbio neste semestre na Universidade Autônoma de San Luís Potosí, e participa de um projeto de Mestrado em Direitos Humanos, na Clínica de Litígio Estratégico em Direitos Humanos.

O estudante também é voluntário do projeto de extensão Território Paulo Freire: Direitos Humanos nas Escolas e bolsista de iniciação científica PIBIC/CNP, onde desenvolve estudos sobre a temática “gênero aplicado ao ambiente de trabalho”.

Mais Unesc


A Unesc também foi representada no dia 6 de setembro pela também acadêmica de Direito Emanuela Gava Caciatori, que promoveu uma troca de conhecimentos na sessão de “Integralidade e Pluralismo Político”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 16 de outubro de 2017 às 18:50
Compartilhar Comente