Direito

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Direito da Unesc: tradicional e alinhado aos novos tempos

Direito da Unesc: tradicional e alinhado aos novos tempos
Mais imagens

O curso de Direito da Unesc é mais que uma graduação. Prestes a completar 28 anos, ele proporciona uma imersão dos acadêmicos no exercício da função, além de levar cidadania à comunidade. Oportunidades para que os estudantes aliem teoria e prática não faltam. Um dos grandes diferenciais oferecidos pela graduação é a presença de uma Vara Judicial e um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) instalados dentro do próprio campus.

Única no Sul Catarinense a contar com os serviços disponíveis dentro da estrutura própria, a Unesc oferece ainda aos acadêmicos de Direito a possibilidade de atuação em cinco Casas da Cidadania,  na Casa de Atendimento à População dentro da Justiça Federal, na Clínica de Direitos Humanos; uma unidade no Procon, além de um posto de atendimento à comunidade na própria Instituição.

“A Unesc se preocupa com as habilidades que os acadêmicos irão obter, por isso possui uma gama de experiências disponíveis em diferentes áreas. Aprimorar habilidades de oratória, interpretação, lógica e técnica jurídica estão entre as aptidões que eles irão obter ao longo do curso”, relata a  coordenadora do curso, Márcia Piazza.

O curso ainda possui parceria com a Associação Empresarial de Criciúma (Acic), por meio da qual os acadêmicos, junto de um professor orientador, realizam mediação e conciliação com a finalidade de solucionar conflitos e uma empresa júnior aproximando  os estudantes do empreendedorismo e da gestão de negócios.

Alinhado aos novos tempos

Com grande tradição, o curso de Direito da Unesc se atualiza e está alinhado às novas tendências da profissão. Por isso, conta com uma nova matriz curricular, que conta, entre outras coisas, com o Direito Financeiro, Direito Digital e disciplinas como a Redação Jurídica e o Letramento Digital, além do enfoque nos Direitos Humanos.

Questões como mediação e conciliação, constantemente presentes no exercício da função, conforme Márcia,  foram fortalecidas na nova matriz, adaptada ao que mundo do trabalho necessita. “Apostamos na inserção dos acadêmicos em experiências diferenciadas como visitas orientadas às atividades forenses no Fórum, Tribunal, penitenciária, entre outros”, acrescenta.

A Unesc ainda possui o Programa de Mestrado em Direito que contribui com a qualificação do corpo docente e com a experiência do estudante. “O intuito é formar operadores de Direito que possam atuar tanto na advocacia, mas também buscar concursos jurídicos, atuar na administração pública, seguir a carreira política ou o empreendedorismo”, cita.

Mais de 3,5 mil egressos tem o orgulho em ter o diploma de Direito com a marca e a expertise da Unesc. Após a conclusão do curso, eles saem preparados para atuar como advogado, juiz, procurador ou a carreira que optarem.

“Possuímos egressos que são juízes, promotores, delegados, servidores públicos, políticos e advogados, entre tantas outras funções. Também exercemos grande atuação na comunidade local, porque por muitos anos a Universidade foi a única porta de acesso ao Judiciário de forma gratuita. Seguimos atuando fortemente nas duas áreas: na contribuição com a sociedade e na formação de excelência dos nossos acadêmicos”, finaliza Márcia.

Graduação Multi

Há dois anos, a Unesc proporcionou uma virada de chave no modelo de ensino-aprendizagem por meio da Graduação Multi, um método inovador de ensino que oferece aos estudantes a oportunidade ímpar para ampliar as habilidades pessoais e acadêmicas por meio de atividades estimulantes. A nova modalidade de Ensino conecta o ecossistema acadêmico e proporciona aos estudantes uma vivência que só uma Universidade pode oferecer.

Desde então, os discentes são desafiados em atividades como avaliação de qualidade de vida e saúde, interação com comunidades, análise de bairros da região, verificação de acessibilidade em escolas, acompanhamento técnico de obras, dentre tantas outras práticas desenvolvidas dentro e, principalmente, fora de sala de aula e longe dos métodos tradicionais, fazendo com que os estudantes sintam na pele a excelência acadêmica ao se aprofundarem na realidade local.

Na Graduação Multi, os acadêmicos são incentivados a trabalhar em projetos em grupo, em colaboração com professores e profissionais de diversas áreas, como empresas e organizações não governamentais. Dessa forma, eles têm a oportunidade de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, liderança, criatividade e inovação.

Chance de cursar a sonhada graduação

Como uma Instituição completa para oferecer a excelência em todos os âmbitos de atuação, a Unesc está preparada para receber os novos acadêmicos. As matrículas para os cursos de graduação da Universidade estão abertas aos interessados em ingressar já em fevereiro. Para iniciar o sonho de cursar uma graduação na Unesc não é necessário realizar vestibular, com exceção do ingresso no curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo. 

Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o estudante já esteja matriculado, ou seja, é importante que garanta a vaga no curso desejado.

Na página unesc.net/graduação é possível acessar todas as opções em graduação presencial e os diferenciais de cada um.

Mais informações sobre ingresso podem ser obtidas pelo contato (48) 9 9915-0433.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de janeiro de 2024 às 13:13
Compartilhar Comente

Alunos de Direito da Unesc conhecem Tribunal

Alunos de Direito da Unesc conhecem Tribunal
Mais imagens

Confira a Matéria na Íntegra:

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de outubro de 2023 às 17:27
Compartilhar Comente

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional
Apenas Iparque; Nuprevips; Farmácia Escola e Ambulatório de Estomaterapia; e o Ambulatório de Feridas funcionarão na sexta-feira Mais imagens

A partir desta quinta-feira (12/10), devido ao feriado nacional e recesso institucional, as atividades no campus da Unesc serão suspensas, com retorno para a próxima segunda-feira (16/10). As unidades de Araranguá e Balneário Rincão seguirão o mesmo calendário.

As aulas de graduação, de pós-graduação, dos cursos técnicos, bem como dos setores administrativos, secretarias dos cursos e a Biblioteca Professor Eurico Back retornarão ao seu horário de funcionamento habitual também na segunda-feira (16/10). 

O Colégio Unesc acompanhará o recesso da Universidade.

Nas Clínicas Integradas, os serviços prestados pela Unesc estarão em recesso, retornando também na segunda-feira (16/10).

Já o Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips); a Farmácia Escola; e o Ambulatório de Estomaterapia e o Ambulatório de Feridas, funcionarão na sexta-feira (13/10).

O Parque Científico e Tecnológico (Iparque) estará fechado na quinta-feira, retomando suas atividades na sexta-feira (13/10), das 8h às 12h e das 13h às 17h.






 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de outubro de 2023 às 15:28
Compartilhar Comente

Unesc promove grande evento de graduação e pós-graduação em Direito

Unesc promove grande evento de graduação e pós-graduação em Direito
Mais imagens

A Unesc está sendo palco, nesta semana, de grandes e qualificadas discussões em torno de diferentes temáticas jurídicas. Isso porque acontece na Universidade o 5º Seminário Internacional de Direitos Humanos e Sociedade, evento paralelo à 28ª Semana Acadêmica do Curso de Direito da Unesc, ao 2º Seminário em Direitos Humanos com a Sociedade e ao 2º Seminário Nacional de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos, até sexta-feira (22/09).

Com extensa programação, os eventos envolvem graduandos, pós-graduandos, mestrandos, professores e participantes externos com o intuito principal de divulgar e debater a produção teórica e prática sobre os Direitos Humanos, Sociedade, Democracia, Políticas Públicas e Estado no contexto brasileiro e latino-americano.

O evento contará com minicursos, apresentações de trabalhos, além de palestras com convidados de renome nacional e internacional.

A abertura dos trabalhos ocorreu na noite desta segunda-feira (18/09), no Auditório Ruy Hülse, com a presença de autoridades acadêmicas e jurídicas, e da reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta.

De acordo com Luciane, este é um evento de grande significado para a Instituição, pois, além de dialogar e promover a reflexão sobre uma temática de extrema relevância, também conecta a graduação à pós-graduação e ainda torna nacionalizada e internacionalizada essa discussão.

“Dialogar sobre Direitos Humanos não é falar sobre um conceito abstrato, mas sim encontrar nas discussões estratégias que possamos adotar, nos micro ou macro espaços, para proteção do direito da criança e adolescente, para questões raciais, indígenas, diversidade cultural, e tantas outras que se denominam como minorias. É muito além da discussão teórica”, destacou, agradecendo a presença de todos.

Conforme o coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Unesc, Reginaldo de Souza, é uma alegria sem tamanho poder mais uma vez lotar o auditório para uma cerimônia de abertura, recepcionando colegas que vieram de outros estados e países para qualificar ainda mais a semana de aprendizado.

“Temos entre os avaliadores dos trabalhos deste seminário mais 100 pesquisadores. São 17 Grupos de Trabalho, quase 200 trabalhos inscritos, de 22 estados brasileiros. É um evento de grande representatividade, construído por meio de muitas mãos”, destacou ainda.

Para a coordenadora do curso de Direito e procuradora jurídica da Unesc, Márcia Piazza, é satisfatório unir o curso de graduação e o PPGD em um auditório cheio para momentos de formação prática e humanística, crítica, com experiências completas. “Isso nos enche o coração e deixa a nossa memória afetiva cada vez mais presente. Ao longo da 28ª Semana Acadêmica, teremos palestras, painéis temáticos e minicursos, para os quais convidamos todos vocês a participarem e aproveitarem o máximo o aprendizado”, pontuou, agradecendo a parceria de todos para que o evento seja realizado.

Presidente da OAB Subseção Criciúma, Alisson Matos também esteve na mesa de autoridades da noite e destacou a satisfação por participar de um evento que oportuniza debates de alto nível. “Em época de inteligência artificial, que muito se questiona se seria o futuro também na área jurídica, é uma satisfação enorme participar de debates e temas dessa natureza. São momentos como esse que dão a oportunidade de formar senso crítico. É a viabilidade da manutenção de um ensino jurídico de qualidade”, apontou.

Na oportunidade, a Unesc, o curso de Direito e o PPGD entregaram uma placa de homenagem ao professor do Programa, Antônio Carlos Wolkmer, coordenador da primeira gestão que implantou o PPGD. A honraria foi concedida em agradecimento a toda a contribuição desde a criação do Programa, sendo referência para todos os estudantes da área.

Convidados renomados

A noite de abertura foi coroada ainda com a palestra dos convidados professor doutor Eloy Terena, Secretário Executivo do Ministério dos Povos Indígenas (DF) e da professora doutora Gina Chávez, do Instituto de Altos Estudios Nacionales, do Equador. Eles participaram do painel "Direitos humanos, direitos da natureza e povos originários", mediado pelo professor doutor Daniel Preve.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de outubro de 2023 às 11:37
Compartilhar Comente