Direito

Casos jurídicos considerados urgentes terão atendimento remoto de professores da Unesc

Casos jurídicos considerados urgentes terão atendimento remoto de professores da Unesc
Atendimentos gratuitos serão agendados pelo WhatsApp e por e-mail (Foto: Milena Nandi)) Mais imagens

A Casa da Cidadania e também a Casa de Justiça e Cidadania do curso de Direito da Unesc disponibilizam a partir desta quarta-feira (1º/4), atendimento jurídico remoto para a comunidade. Os serviços que eram oferecidos de maneira presencial e gratuita precisaram ser suspensos em função da pandemia do Covid19 (corona vírus) e para garantir que os casos urgentes não ficassem desassistidos, professores do curso de Direito da Unesc envolvidos nos serviços farão os atendimentos. 

“A finalidade é atender aqueles casos que não podem aguardar o retorno das atividades normais, como solicitação judicial de medicamento ou tratamento de saúde”, afirma Márcia Piazza, uma das coordenadoras dos serviços jurídicos gratuitos oferecidos pela Unesc à comunidade. Segundo ela, alguns critérios são observados para o atendimento, como a renda familiar (até três salários mínimos) e demais condições como local de residência, necessidade e comprometimento da renda.

Os atendimentos podem ser agendados das 14 às 17 horas pelo Whatsapp (48) 99949-8712 (dúvidas também serão respondidas por este canal). Quem quiser, também poderá agendar atendimento pelo e-mail secretariageralcpj@unesc.net.


Saiba mais


A Universidade proporciona atendimento gratuito na área do Direito à comunidade em dez espaços, entre Casas da Cidadania em diferentes municípios; Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma; Posto Avançado de Conciliação (PAC – localizado no campus da Unesc); Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc – instalado na Universidade e fruto de uma parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a Justiça Federal e municípios da região) e Associação Empresarial de Criciúma (Acic).

Nos locais, estudantes do curso de Direito realizam atividades de extensão que complementam a sua formação acadêmica, sob a supervisão de professores da Unesc e profissionais da área.

Milena Nandi – Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de abril de 2020 às 11:23
Compartilhar Comente

Projeto Amora propõe debate sobre violência e direito da mulher

Projeto Amora propõe debate sobre violência e direito da mulher
Evento ocorreu na tarde desta segunda-feira, 17, na sede da Afasc (Foto: divulgação) Mais imagens

O projeto de extensão Amora II, desenvolvido no curso de Direito da Unesc, reuniu coordenadoras dos 140 clubes de mães da Associação Feminina de Assistência Social (Afasc) para um diálogo sobre direito da mulher e violência. O encontro, caracterizado como um treinamento, ocorreu na tarde desta segunda-feira, 17, na sede da Afasc. Ações também foram realizadas em Içara e Meleiro.

Na oportunidade, a equipe do projeto propôs reflexões e debates sobre violência física, psicológica, patrimonial, moral e sexual. Os assuntos foram abordados nos âmbitos doméstico e familiar, sendo ampliados para o uso das mídias sociais como instrumento de pornografia de vingança e seus danos psicológicos.

As participantes também ouviram sobre a Lei Maria da Penha, o ciclo da violência e as dificuldades para rompê-lo e onde procurar ajuda. A facilitação foi feita pelas professoras Mônica de Oliveira Camargo Cortina e Janete Triches, acompanhadas de bolsistas.   

O Projeto Amora existe desde 2011. Nesses nove anos, trabalhou a violência doméstica e seus temas correlatos com mais de 4.500 mulheres dos bairros de Criciúma. Os diálogos são propostos a clubes de mães, instituições de proteção à mulher e a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de fevereiro de 2020 às 17:39
Compartilhar Comente

Novos bacharéis em Direito celebram conquista da graduação

Novos bacharéis em Direito celebram conquista da graduação
AM Master Hall recebeu evento de formatura de mais de 70 acadêmicos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Com cenário digno de uma noite de gala, a Unesc formou oficialmente, na noite deste sábado (15/2), os mais novos bacharéis em Direito da região. A Cerimônia Festiva de Colação de Grau, presidida pelo vice-reitor Daniel Ribeiro Preve, foi realizada no Centro de Eventos AM Master Hall, acompanhada por centenas de amigos e famílias emocionados com a conquista dos formandos da noite.

Designadas para discursar em nome das turmas, as bacharelas Letícia Boarolli e Marcela Costa Mendes compartilharam agradecimentos e deixaram o incentivo para que os colegas utilizem da melhor maneira os ensinamentos que receberam ao longo dos cinco anos de estudos na Universidade. “Em meio as experiências, aos princípios e as correntes opinarias podemos extrair um denominador comum: o anseio comum pela justiça e pela liberdade”, completaram.

Para o vice-reitor, responsável pela outorga do grau dos mais de 70 acadêmicos, o sentimento é de orgulho e honra por participar de um momento tão importante na vida dos alunos e de seus familiares. Ao parabenizar os formandos e destacar a responsabilidade de cada um ao levar o nome da Unesc, Daniel lembrou ainda do importante reconhecimento que o curso possui. “Nosso curso de Direito é destaque nacional ao conquistar o selo OAB Recomenda, uma chancela outorgada pela Ordem dos Advogados do Brasil a pouco mais de 160 cursos do país, dos mais de 1.500 existentes. Esse é um reflexo da formação de excelência recebida na nossa Universidade por meio do ensino, da pesquisa e da extensão nos quais o nosso curso de Direito destaca-se com professores de excelência, mestres e doutores, com experiência teórico-prática no mundo do trabalho, grupos de pesquisa consolidados e consoantes com os problemas e necessidades da nossa sociedade”, acrescentou.

A paraninfa escolhida pelos graduandos foi a professora Janete Trichês.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de fevereiro de 2020 às 22:54
Compartilhar Comente

Noite de realização de sonhos

Noite de realização de sonhos
Mais de 140 graduandos receberam o certificado de conclusão do ensino superior nesta sexta-feira (Fotos: Leonardo Ferreira/Milena Nandi) Mais imagens

Denise Speck da Rosa do Canto não conteve as lágrimas ao ver o filho, Otávio da Rosa do Canto, receber o certificado de conclusão do curso de Administração - Comércio Exterior, na noite desta sexta-feira (14/2). Otávio e mais 70 estudantes participaram da colação de grau especial, presidida pelo vice-reitor, Daniel Preve, no Auditório Ruy Hülse. “Moramos no exterior e ele foi alfabetizado em inglês. Quando voltamos ao Brasil, ele precisou aprender um novo idioma para poder retomar os estudos e anos depois, descobriu um problema de saúde. Vê-lo superando todos os obstáculos e conquistando o diploma é emocionante demais”, afirma a mãe orgulhosa. 

No Auditório Ruy Hülse, participaram da colação de grau especial graduandos dos cursos de Administração, Administração - Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Farmácia, Psicologia, Tecnologia em Gestão De Recursos Humanos e Tecnologia em Processos Gerenciais.

A noite desta sexta-feira foi de muita emoção também para outros acadêmicos e familiares da Universidade. No AM Master Hall, ocorreu a colação de grau festiva, na qual 70 graduandos dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), Letras, Matemática e Pedagogia receberam o certificado de conclusão do curso superior em uma cerimônia presidida pelo diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, que também foi paraninfo da turma.

Para a mais nova tecnóloga em Processos Gerenciais, Lilian Canarin, o momento é de vitória. “Foram dois anos e meio intensos de estudo. É uma sensação maravilhosa estar hoje aqui, recebendo o certificado da minha primeira graduação”, comenta.

Em sua fala, o vice-reitor da Unesc agradeceu pela confiança dos graduados e familiares na Universidade e salientou que a vida possui fluxos contínuos, 

mudanças de rotas e rupturas e que a cerimônia desta sexta marcava a celebração da passagem da vida de estudante para a de profissional. “Vocês conheceram a técnica e a usem com sabedoria para fazer a diferença por onde passarem. Tomem as decisões baseadas no conhecimento e levem com orgulho a marca da Unesc em suas vidas. A Universidade é de vocês e para vocês. Sucesso e contem sempre com a Unesc”.

Em seu discurso, o diretor de Ensino de Graduação salientou que cada graduando não era mais a mesma pessoa de quando começou a jornada acadêmica. “Cada um cresceu como ser humano e como profissional. De fato, a Unesc transforma. Ela transformou as nossas vidas de educadores, ela transforma gerações de estudantes, ela assumiu na vida de cada um de vocês a conexão que entrelaça o sonho de uma formação intercambiada pelo ensino, pesquisa e extensão”.

Realize o sonho do ensino superior

A Unesc é a Universidade comunitária do Sul de Santa Catarina. Em seu campus diariamente mais de 15 mil histórias se encontram e caminhos de sucesso são construídos dentro dos três pilares da Instituição: o ensino, a pesquisa e a extensão. Para ter a experiência de realizar uma graduação de excelência, com laboratórios modernos e especializados, professores mestres e doutores e uma metodologia focada no saber fazer basta clicar aqui

A Unesc integra um seleto grupo de Universidades avaliadas com conceito máximo pelo Ministério da Educação (MEC) – 5 de 5. São apenas 2% de instituições em todo o Brasil.

Milena Nandi e Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de fevereiro de 2020 às 22:11
Compartilhar Comente

Segunda-feira de sonhos realizados

Segunda-feira de sonhos realizados
Unesc formou novos 51 profissionais na noite desta segunda-feira (10/2) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O que parecia um sonho para Gilmar Figueiredo, de 60 anos, se transformou em realidade na noite desta segunda-feira (10/2). Em pleno dia 10 de fevereiro de 2020, o Giba, como é conhecido na Unesc, deu mais um passo na direção do conhecimento: teve o grau outorgado em sua terceira graduação. O feito foi celebrado com a companheira, filhas, neta e amigos como a realização do sonho antigo de formar-se no curso de Direito para exercer a profissão de advogado. Assim como Gilberto, outros 50 acadêmicos da Unesc tornaram-se profissionais aptos a exercerem a profissão após a cerimônia de Colação de Grau Especial em gabinete nesta noite.

A cerimônia presidida pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, formou acadêmicos dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física Bacharelado e Licenciatura, História, Matemática e Pedagogia. O momento, para Gilberto, significa mais um desafio superado, mas jamais o fim da jornada de estudos. “Já sou formado em Jornalismo e Teologia e agora alcanço esse sonho. Meu desejo agora é ir em busca de uma bolsa para cursar Psicologia ou entrar no Mestrado. Ainda vou dar aula na Unesc”, compartilhou o formando que serve como grande exemplo para os quatro filhos e quatro netos.

A semana será ainda de intensa programação de conquistas celebradas na Universidade. Novas cerimônias de Colação de Grau Especial em gabinete serão realizadas nesta terça-feira (11/2), quinta-feira (13/2) e sexta (14/2), além de celebração festiva na noite de sábado (15/2).

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de fevereiro de 2020 às 22:09
Compartilhar Comente