Direito

Unesc recebe primeira etapa do 27º Exame da OAB

Unesc recebe primeira etapa do 27º Exame da OAB
Prova ocorreu domingo na Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc recebeu neste domingo (18/11) bacharéis e acadêmicos de Direito para a primeira etapa do 27º Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Mais de 450 pessoas de Tubarão a Passo de Torres participaram da prova. Alunos e egressos de Direito da Unesc foram recepcionados em um espaço especial montado pela coordenação do curso.

No local, os professores deram dicas e tiraram as últimas dúvidas dos candidatos. “Um momento para acalmar, dar apoio e força nesse momento tão importante para eles”, comentou o coordenador de Direito da Universidade, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior. Ao longo do ano, o curso ofereceu aulas preparatórias gratuitas e um simulado, realizado em parceria com a Damázio Educacional.

O exame da OAB conta com duas fases. A primeira prova contém 80 questões e para ser aprovado para a segunda fase, é preciso que o candidato acerte no mínimo 50% da prova.

Na segunda etapa, que ocorre no dia 20 de janeiro de 2019, os participantes terão que responder quatro questões discursivas e redigir uma peça profissional. Podem participar os bacharéis em Direito, os estudantes do curso que comprovem estar cursando os últimos dois semestres do Bacharelado.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 19 de novembro de 2018 às 15:16
Compartilhar Comente

Candidatos à presidência do DCE participam de debate no campus

Candidatos à presidência do DCE participam de debate no campus
Programa João Paulo Messer realizou programa especial nesta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Acadêmicos da Unesc vão às urnas nesta terça-feira (13/11) para escolher os novos representantes do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Na manhã desta segunda-feira (12/11), o campus recebeu o primeiro debate entre os candidatos à presidência pela chapa “Mais Ideias, Mais Unidos”, o acadêmico de Direito Alexandre Bristot e pela chapa “Representa Mais”, o estudante do curso de Direito Nícolas Crispim.

A iniciativa foi do programa João Paulo Messer, da Rádio Eldorado, que ocorreu das 9 às 10 horas no palco do Quintas Culturais, no hall dos blocos XXI. Nesta segunda-feira, a partir das 20h30, a Junta Eleitoral realizará um debate entre os candidatos, no mesmo local.  A chapa “Mais Ideias, Mais Unidos”, tem como candidata a vice-presidente a aluna de Psicologia, Suzel Ramos. Já a “Representa Mais”, tem como vice-presidente a estudante de Letras, Paula Martins.

A votação ocorre das 8 às 22 horas em diversos locais no campus e cerca de 9 mil estudantes estão aptos a participar. A posse da nova diretoria ocorrerá em 1° de dezembro de 2018, na sede do DCE, às 18h30. O mandato da nova diretoria será de um ano.

Debate

O debate durante o programa João Paulo Messer foi dividido em três blocos. Os candidatos tiram dois minutos para se apresentar; responderam duas perguntas sorteadas de cinco feitas por um professor, um ex-professor, um acadêmico, um egresso e uma pessoa da comunidade, puderam fazer questionamentos para o oponente e deixaram uma mensagem aos acadêmicos da Universidade. As falas foram por ordem de sorteio.

O candidato à reeleição, Alexandre Bristot, afirmou que muitas pessoas querem fazer uma gestão que una cada vez mais os estudantes e abranja cada vez mais ideias. “Entendo que fizemos uma gigantesca gestão, que errou um pouco sim, e fez autocrítica. Mas conquistou muita coisa. Além dos auxílios, encaminhamento das bolsas, de redução de taxas, até questões mais pessoais dos acadêmicos como renegociação de dívidas e conversar com professores para resolver problemas. Fizemos uma gestão de portas abertas, que sempre esteve atenta, sempre conversou com todo mundo e por isso tem o crédito e pede oportunidade de continuar”.

Crispim afirmou que todo o trabalho e propostas foram definidos por meio de uma construção coletiva. “O processo eleitoral está sendo muito saudável e é assim que deve ser o movimento estudantil. Queremos estar à frente da gestão para uma nova forma de movimento estudantil. Na chapa temos muitas pessoas novas no DCE, mas com experiência em CA (Centro Acadêmico), e que desenvolvem pesquisa, atuam em projeto de extensão e que querem fazer a diferença. Oferecemos a nossa força de vontade para a defesa das demandas dos acadêmicos”. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 12 de novembro de 2018 às 14:44
Compartilhar Comente

Professores de Direito socializam conhecimentos em congresso internacional

Professores de Direito socializam conhecimentos em congresso internacional
Evento ocorreu na Fundação Escola Superior do Ministério Público em Porto Alegre (Foto: Divulgação) Mais imagens

O curso de Direito da Unesc marcou presença no 4º Congresso Internacional de Pedagogia Universitária e Didática de Direito, evento que ocorreu de quarta a sexta-feira (7 a 9/11) na Fundação Escola Superior do Ministério Público, em Porto Alegre.

A Universidade foi representada pelos professores Lucas Machado e Patrícia Farias, que coordenaram as atividades do Grupo de Trabalho Pluralismo Jurídico, Justiça Social, Formação e Ensino do Direito, juntamente com os professores da Fundação, José Elias Gabriel e Bianca Pazzini.

O coordenador do curso, João Carlos Medeiros Rodrigues Junior, avalia a participação de professores em eventos como este como importantes para a qualificação da graduação e para o ensino no país. "A participação dos professores neste evento é de extrema importância, visto que teve por objetivo discutir o ensino jurídico, que se encontra em transformação em nosso país", afirma o coordenador.

O Congresso reuniu professores e pesquisadores de diversos países, em 16 encontros. Os participantes foram divididos em três grupos de trabalhos e socializam suas experiências dentro do campo educacional do Direito.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 09 de novembro de 2018 às 15:47
Compartilhar Comente

Projeto da Unesc doa livros ao presídio Santa Augusta

Projeto da Unesc doa livros ao presídio Santa Augusta
Professores da Unesc realizaram a entrega das obras que lidas pelos reeducandos (Foto: Divulgação) Mais imagens

A biblioteca do presídio Santa Augusta, em Criciúma, ganhou um reforço esta semana. O projeto de extensão “Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania”, do Programa Território Paulo Freire, da Unesc, doou cerca de 250 livros de diversos gêneros literários para incentivar a leitura entre os reeducandos. As obras foram entregues nesta terça-feira (6/11) por professores da Universidade.

O projeto de extensão é realizado pelo curso de Letras e conta com o apoio do curso de Direito, da Unesc. Segundo a professora de Letras e participante do projeto, Cibele Freitas, a leitura pode contribuir para o resgate da cidadania dos reclusos, transformando e promovendo uma redescoberta da aprendizagem.

Os participantes do projeto tem um encontro semanal com professores e alunos da Universidade, de modo que discutem textos literários e realizam atividades. “A discussão dos textos colabora para que eles, que possuem as mais variadas escolaridades, consigam interpretar e escrever seus próprios textos”, conta.

A entrega dos livros foi realizada por Cibele, pelo coordenador adjunto do curso de Letras, Richarles de Carvalho, pela professora do curso de Direito da Unesc, Janete Trichês e pela aluna de Letras e estagiária do projeto, Renata Fernandes.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 07 de novembro de 2018 às 16:16
Compartilhar Comente

Acadêmicos conhecem subseção da OAB e discutem sobre a Advocacia e o Código de Ética Profissional

Acadêmicos conhecem subseção da OAB e discutem sobre a Advocacia e o Código de Ética Profissional
Turma da 9ª fase do curso de Direito visitou a instituição em atividade que faz parte da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Acadêmicos da 9ª fase do curso de Direito da Unesc estiveram, na noite desta terça-feira (23/10), na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Subseção Criciúma. A visita foi comandada pelo vice-reitor e professor Daniel Ribeiro Preve em atividade que faz parte da Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade. O grupo foi recepcionado pelo presidente da subseção, advogado Fábio Jeremias de Souza, e pelos advogados Marco Antonio Zapellini, Bruna Pereira e Emanuela de Amorim Machado.

Conforme Daniel, a ideia de levar os acadêmicos para conhecer de perto a OAB já vinha sendo discutida, e a chegada da Semana de Ciência e Tecnologia foi o momento ideal encontrado para a ação. “Achei pertinente juntar então essas duas provocações e trazer todos vocês para cá, local que é conhecido como a casa dos advogados e é uma instituição também tão importante para os profissionais”, destacou.

As apresentações realizadas pelos advogados presentes foram focadas na atuação da OAB de forma geral, assim como no trabalho das comissões da Ordem e nas prerrogativas dos advogados.

Entre os principais pontos destacados pelo presidente da OAB estiveram a importância da atuação dos advogados no trabalho da subseção. “É um trabalho totalmente voluntário e que desempenha um papel importante perante a profissão, já que o advogado precisa de uma entidade forte e atuante que o dê respaldo. É por esse motivo que vemos tantos colegas com esse desprendimento de estarem doando seu tempo e trabalhando em prol da Ordem”, salientou Fábio.

Ainda em sua fala, o presidente fez questão de destacar alguns dos pontos que considera mais importantes para um profissional, destacando a ética profissional, o estudo constante e a seriedade com o sigilo profissional.

​O encontro contou ainda com a presença do coordenador do curso de Direito, professor João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, do presidente do CA (Centro Acadêmico), Marcos Meller, e da vice-presidente, Amanda Milan.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 23 de outubro de 2018 às 22:54
Compartilhar Comente