Newsletter Newsletter RSS RSS

Estudantes de Direito da Unesc participam de Júri Simulado no Fórum da Comarca de Criciúma

Estudantes de Direito da Unesc participam de Júri Simulado no Fórum da Comarca de Criciúma
Participantes atuaram em um julgamento real de um caso já arquivado (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os alunos de Direito da Unesc estimularam os aprendizados obtidos na sala de aula durante um Júri Simulado, no Plenário do Fórum da Comarca de Criciúma. A visita ocorreu na última sexta-feira (8/6) em atividade das disciplinas Tribunal do Júri e Teoria Geral do Processo, ministradas pelos professores Leandro Alfredo da Rosa e Maurício Filo.

Durante o encontro, os estudantes tiveram a oportunidade de participar do julgamento real de um caso já arquivado. O exercício contou com a atuação dos alunos como promotores, interpretados por Felipe Feltrin e Letícia Boaroli Back, e como advogados, André Goulart e Vitória Soares.

O julgamento foi acompanhado pelo coordenador do Curso, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 11 de junho de 2018 às 18:01
Compartilhar Comente

Acadêmicos de Direito realizam visita técnica ao Parque Nacional de Aparados da Serra

Acadêmicos de Direito realizam visita técnica ao Parque Nacional de Aparados da Serra
Viagem faz parte da disciplina de Direito Ambiental (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos do curso de Direto da Unesc realizaram uma visita técnica aos Cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra, em Cambará do Sul no Rio Grande do Sul, neste sábado (9/6). O Parque é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza, localizada na serra gaúcha.

A visita foi organizada pelo professor Aldo Fernando Assunção e pela acadêmica Brenda Serafim Carvalho, e fez parte da disciplina de Direito Ambiental. Ao todo, 15 alunos da 10ª fase participaram do passeio. O objetivo foi de conhecer como funciona o parque e como é administrado. 

O Parque comporta trilhas, cânions e quedas de água. O Cânion do Itaimbezinho, visitado pelos acadêmicos, é o mais conhecido do parque e um dos maiores do Brasil. A extensão é de aproximadamente de 5.800 metros, largura de 2 mil metros e as paredes têm altura de 720 metros.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 11 de junho de 2018 às 14:30
Compartilhar Comente

Professores de Direito da Unesc recepcionam candidatos à OAB antes do exame

Professores de Direito da Unesc recepcionam candidatos à OAB antes do exame
Segunda etapa da prova ocorreu na Unesc neste domingo (10/6) (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os candidatos à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) foram recepcionados pelos professores de Direito da Unesc antes do exame. A ação faz parte da preparação promovida pelo curso e oportuniza um último contato com os docentes, que entregam água, canetas, barras de cereais e aproveitam o momento para sanar dúvidas. A 2ª etapa da prova ocorreu neste domingo (10/6) no campus da Universidade e reuniu mais de 260 candidatos.

O coordenador do curso, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, destacou o momento e explica que o objetivo é acolher os estudantes antes desta importante etapa. “Foram cinco anos de empenho e dedicação aos estudos e agora eles estão aqui, em um dos dias mais decisivos de suas carreiras. Quando chegam neste espaço montado pelo curso eles podem conversar entre si, com os professores, deixarem a tensão de lado e até tirar a selfie da sorte, uma brincadeira que vem se tornando tradição antes do exame e torna o momento mais relaxante”, afirmou o coordenador.

Preparação

Além da recepção, o curso, em parceria com o Centro Acadêmico, promoveu aulões, palestras e rodas de conversa para potencializaram os estudos. “Buscamos proporcionar a melhor preparação possível e incentiva-los a cada passo dentro da Universidade, para que quando este momento chegar eles se sintam preparados”, ressaltou o presidente do Centro Acadêmico, marcos Meller.

Resultados

A recém-formada Flavia Amboni afirma que os momentos de preparação trazem confiança para vencer o nervosismo. “Já fiz algumas provas de teste antes, mas agora como formada o frio na barriga é ainda maior. Por outro lado, me sinto preparada. É impossível saber tudo, mas estudamos muito durante o curso e a preparação específica, sei que posso passar”, afirmou.

A prova

O exame é dividido em duas etapas. Na primeira, com 80 questões objetivas de múltipla escolha em 17 disciplinas, o examinando deve alcançar o percentual mínimo de 50% de acertos. Só assim estará apto para realizar a segunda etapa, que consiste na elaboração de uma peça prático-profissional dirigida especificamente para a sua área de atuação futura. Podem realizar o exame todos os estudantes que estejam cursando no mínimo a nona fase do curso de Direito ou os já formados.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 10 de junho de 2018 às 13:37
Compartilhar Comente

Júri simulado

Acadêmicos e professores de Direito participaram na última sexta-feira (8/6) de um júri simulado na sala do Tribunal do Júri da Comarca de Criciúma. A ação fez parte das atividades da disciplina de Tribunal do Júri do curso.

Por: Milena Spilere Nandi 12 de junho de 2018 às 11:36
Compartilhar Comente

Aula temática de Direito

Aula temática de Direito
Mais imagens

A coordenação do curso de Direito e o CA (Centro Acadêmico) realizam neste sábado (9/6) uma aula temática para o 26º Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O encontro ocorre no Auditório Edson Rodrigues, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. Os interessados podem se inscrever na secretaria do curso.

A programação prevê aula sobre Direito Constitucional das 8h30 às 12 horas, com o professor Luiz Conti e das 13h30 às 17 horas, Direito Civil, com os professores Luiz Conti e Sheila Martignago Saleh.

O Exame de Ordem ocorre a partir das 13 horas deste domingo (10/6) na Unesc, e o curso de Direito estará desde o período matutino no campus para dar suporte aos acadêmicos. 

Por: Milena Spilere Nandi 07 de junho de 2018 às 13:42
Compartilhar Comente