Pós-Graduação

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente

Associação dos Pós-Graduandos da Unesc é lançada

Associação dos Pós-Graduandos da Unesc é lançada
Universidade é primeira não estatal em SC a ter uma APG (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc ganhou, na noite desta sexta-feira (30/9), uma APG (Associação de Pós-Graduandos) e, com isso, se tornou a primeira IES (Instituição de Ensino Superior) não estatal de Santa Catarina a possuir uma associação formada por estudantes dos cursos de especialização, MBA, mestrado e doutorado. A APG será um espaço de discussão de pautas de interesse dos alunos de pós-graduação, de defesa de seus interesses, de integração e de colaboração com a Unesc no sentido de ajudar a pensar maneiras para potencializar cada vez mais a área na Universidade.

A APG é uma iniciativa dos estudantes dos cursos de pós-graduação latu e stricto senso da Unesc com o apoio da Unesc, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Os trabalhos da comissão iniciaram este ano e, em 5 e 12 de agosto, ocorrem assembleiaa com os estudantes de pós-graduação da Universidade, para elencar os objetivos da associação.

“Estamos vivenciando um momento histórico e é fantástico fazer parte disso. Temos o DCE, mas os alunos da pós têm características e necessidades diferentes das dos estudantes da graduação. Por isso, a importância de ter uma representatividade direcionada para nós”, afirmou a presidente da APG Unesc, Tatiane Belletini Moniari.

Para o reitor Gildo Volpato, criar uma associação é um desafio, mas os resultados serão benéficos tanto para estudantes quanto para a Universidade. “Vocês irão discutir políticas de defesa dos interesses dos estudantes de pós-graduação e também poderão nos ajudar a pensar maneiras para fortalecer os programas, difundir políticas de acompanhamento de egressos e muito mais”, comentou Volpato.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, chamou a atenção de que a Unesc é, mais uma vez, protagonista de fatos, sendo a primeira IES não estatal catarinense a possuir uma APG e que isso só agregará para a história da Universidade. “Vamos pensar os cursos de pós-graduação a partir do olhar dos alunos. Essa organização foi um passo muito importante”, considerou.

O presidente do DCE Unesc, Franciel Tupã, participou do lançamento da associação e colocou o Diretório Central à disposição da APG. Segundo ele, a associação preenche um espaço importante na Instituição e representa uma conquista para todos os estudantes.

Também participaram do lançamento da associação os diretores das UNAs (Unidades Acadêmicas) CSA (Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, e SAU (Ciências da Saúde), Indianara Becker, e os membros da diretoria executiva da APG: Ismael Córdova (vice-presidente); Carla Simon (secretária); Tayse Sutili (Tesoureira) e Luciano Pacheco de Medeiros (Tesoureiro adjunto).

Para participar

Todo aluno de pós-graduação da Unesc está automaticamente associado e não há custo em adesão ou mensalidade. Caso o estudante não queira fazer parte, pode solicitar a desvinculação na própria APG, que funciona no período matutino na Sala do Comitê de Ética, localizada no Bloco S. Para mais informações, os estudantes podem entrar em contato com a associação pelo e-mail comissaoproapgunesc@gmail.com.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 30 de setembro de 2016 às 21:46
Compartilhar Comente

Seminário inicia com debates sobre “Universidade, Educação e Sociedade”

Seminário inicia com debates sobre “Universidade, Educação e Sociedade”
Professora da URFGS conversou com professores e mestrandos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“A educação possibilita a mobilidade social e empodera o indivíduo para modificar a realidade ao seu redor”. A afirmação é da professora doutora da UFRGS Wrana Maria Panizzi, que abriu o Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos, na noite desta quarta-feira (27/5) com um debate sobre “Universidade, Educação e Sociedade”.

Segundo Wrana, é preciso encarar a Educação como um bem público e não de consumo e baseada em uma cultura do imediatismo. “A Educação é a base para a mudança social. Educar é cultivar virtudes. É preciso educar para a cidadania e para a diversidade, levando em consideração e respeitando as diferentes culturas”.

Wrana é formada em Filosofia e Direito, mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS e doutora em Urbanismo pela Universite de Paris XII, em Cretéil e em Ciências Sociais pela Universite de Paris I, em Pantheon-Sorbonne, França. Atuou como professora e orientadora, foi reitora da UFRGS de 1996 a 2004 e vice-presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Evento segue até esta sexta-feira


Até esta sexta-feira (29/5), a Universidade recebe pesquisadores, estudantes e profissionais da Educação de vários estados brasileiros para discutir as metodologias de ensino, referenciais teóricos e refletir sobre a pesquisa na área, durante o Seminário, que terá painéis, debates, mesas-redondas e lançamento de livro. Além de Wrana, nomes como os dos professores doutores Celdon Fritzen (UFSC), Manoel Oriosvaldo de Moura (USP) e Maria de Fátima Cóssio (UFPEL), participam do evento.

Realizado pelo PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesc), o evento faz parte das comemorações dos dez anos do PPGE e tem o apoio da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) e do Obeduc (Observatório da Educação).

O professor do PPGE, Gladir Cabral foi responsável pela parte cultural do evento, cantando músicas ao violão.

“Universidade nasceu para formar professores”

Segundo o reitor Gildo Volpato, os primeiros cursos da Instituição foram na área de Licenciatura e, até hoje, a Unesc valoriza a formação de docentes. “Nossa Universidade nasceu para formar professores devido a grande demanda da região. Os primeiros cursos foram de Licenciatura e a Instituição assumiu o compromisso de atuar na formação de qualidade e de colaborar com a melhoria da Educação. É o nosso papel como educadores”, comentou.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, lembrou que o PPGE exerce um papel importante na qualificação tanto de professores da Unesc quanto de outras instituições, além do desenvolvimento da pesquisa como forte aliada do ensino. “O que pode ajudar mais no desenvolvimento regional que a Educação?”, questionou.

O coordenador do PPGE, Vildacir Ortigara, comentou que ao longo de seus dez anos de vida, o PPGE tem atuado tanto na Educação em linhas gerais, atendendo grandes demandas e aos anseios da sociedade, quanto em linhas específicas, na qualificação de determinados grupos.

A diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back, afirmou que o Programa de Pós-Graduação tem colaborado para a modificação da realidade da Educação na área de abrangência da Universidade. Já o mestrando Leandro Dias, comentou sobre a importância dos alunos do Mestrado em Educação discutir os temas propostos pelo evento.

Programação

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 27 de maio de 2015 às 21:48
Compartilhar Comente (1)

Unesc promove 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus

Unesc promove 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus
Mais imagens

Professores, funcionários e acadêmicos da Unesc participam sexta-feira (30/10) do 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus. O evento vai ser realizado no auditório Ruy Hülse, a partir das 8 horas, tendo como tema “O papel da Unesc na promoção do Ecodesenvolvimento - Avaliação interna e perspectivas futuras”. A iniciativa é da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos, órgão vinculado à Reitoria.

Prevista para os períodos da manhã, tarde e noite, a programação deverá contemplar três momentos, iniciando com o debate conceitual sobre ecodesenvolvimento, no período da manhã. À tarde entram em pauta temas específicos relativos ao campus – Projetos Arquitetônicos, Humanização, Arborização, PEGA (Programa de Educação e Gestão Ambiental) e Saneamento. A avaliação do evento e encaminhamentos ficam para a noite.

 

Princípios socioambientais


O fórum, conforme o presidente da comissão, professor doutor Carlyle Torres Bezerra de Menezes, "representa um espaço aberto para o debate, contribuições e ações no sentido de que a Universidade possa cumprir sua missão, no âmbito de seus espaços internos, de maneira a fortalecer os seus princípios socioambientais e de busca permanente da qualidade do ambiente de vida".

Programação do evento.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Zeca Virtuoso:zeca@unesc.net 28 de outubro de 2009 às 16:24
Compartilhar Comente (1)

Proposta curricular do Marista é tema de defesa na segunda

“A concepção curricular do Colégio Marista e a formação de alunos pesquisadores, comunicadores e solidários" é o tema da  Dissertação da mestranda Ingrid Roussenq Fortunato Martins, do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação). A defesa pública será realizada segunda-feira (26/10), a partir das 9 horas, na sala 16 do Bloco P.


Farão parte da banca examinadora os professores doutores Antônio Fernando Gouvêa da Silva (UFSCar), Ilton Benoni da Silva, Giani Rabelo e a orientadora da acadêmica, Janine Moreira.

 

Trabalho

 

A pesquisa teve com objetivo compreender como a proposta curricular do Marista de Criciúma possibilita a formação de alunos pesquisadores, comunicadores e solidários. A análise revelou que a proposta curricular possibilita a formação do ideal de aluno, apresentando, no entanto, contradições entre os discursos práticos e teóricos.


Destacou ainda que as competências elencadas pelo colégio (pesquisa, comunicação e solidariedade) distanciam-se das categorias de Freire (curiosidade epistemológica/ingênua, dialogicidade e solidariedade). A investigação proporcionou uma reflexão sobre as possibilidades de a escola optar por este autor como orientador na formação deste aluno idealizado.
 

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Nadia Regia Almeida Couto:nac@unesc.net 23 de outubro de 2009 às 14:37
Compartilhar Comente