Pós-Graduação

Práticas de Soldagem

A Especialização em Engenharia de segurança do Trabalho - Turma 16 participou  da aula prática de soldagem, onde o objetivo é analisar os riscos envolvidos no setor e conhecer os EPI's e EPC's utilizados. 

Estiveram também em uma visita técnica no dia 27/10 na empresa JBS - Seara (Forquilhinha) para conhecer a caldeira utilizada pela empresa.

Como atividade, os alunos fizeram uma auditoria na caldeira para verificar se a empresa está adequada com a NR-13.

Já estamos com as inscrições abertas para próxima turma de Engenharia de Segurança do Trabalho, com previsão de início para março de 2019.

Inscrição e informações pos@unesc.net 3431-2626

Por: pos@unesc.net 08 de novembro de 2018 às 19:11
Compartilhar Comente

Unesc Profissões: Professores recebem tratamento especial

Unesc Profissões: Professores recebem tratamento especial
“Espaço do Professor” oferece auriculoterapia, limpeza de pele, maquiagem e orientações sobre pós-graduação para professores que participam do evento (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Além de oferecer dezenas de atrações para os estudantes, a Unesc Profissões conta com atendimento especial aos professores que acompanham suas turmas na visita à Unesc. Nos dois dias de evento, professores de toda a região aproveitaram o espaço pensado exclusivamente para eles e receberam atendimento de auriculoterapia, limpeza de pele e maquiagem, com consultoras Mary Kay, e até orientações sobre cursos de Pós-graduação ofertados na Universidade. Aqueles que passaram pelo espaço e preencheram seus cadastros estão garantindo ainda a gratuidade para cursar uma disciplina isolada em um dos cursos da Unesc, além de concorrem a bolsas para Pós-graduação.

A Professora de Biologia e Química do CEDUP (Centro de Educação Profissional) Abílio Paulo, Elaine Pereira, acompanhou os alunos na Unesc Profissões nesta quinta-feira (8/11) e fez questão de aproveitar a oportunidade oferecida, escolhendo a opção de realizar uma sessão de auriculoterapia. Para ela, o carinho recebido foi muito especial. “Já conhecia a feira, trouxe alguns estudantes hoje e tive essa oportunidade bacana de atendimento. Nunca tinha experimentado esse tipo de terapia e gostei bastante de poder ter o contato com algo diferente”, comentou.

A responsável por aplicar a terapia nos visitantes é a aluna Jéssica Lenhani, da 9ª fase do curso de Fisioterapia. A acadêmica foi capacitada em uma das disciplinas do curso e se sentiu feliz em poder oferecer o atendimento aos professores, profissionais que desempenham papel tão importante na vida dos alunos. “Foi uma experiência única”, resumiu.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 08 de novembro de 2018 às 17:56
Compartilhar Comente

Unesc lança MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito

Unesc lança MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito
Curso está sendo construído com a participação de representantes do setor (Foto: Divulgação) Mais imagens

Cooperar é uma das tendências do mundo moderno. A reunião de pessoas em torno de um objetivo, compartilhando experiências e resultados é um dos propósitos das cooperativas, que atendem aos mais diversos públicos. Para que elas se desenvolvam, o conhecimento é essencial. Pensando nisso, a Unesc lançou neste mês, o MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito. O projeto, inédito na região, conta com o apoio das próprias cooperativas. A Universidade tem estabelecido diálogos com representantes de cooperativas de crédito, no sentido de adequar cada vez mais a pós-graduação às necessidades do setor.

Segundo a coordenadora do Setor de Pós-Graduação da Unesc, Elenice Padoin Engel, a Instituição está sempre atenta aos movimentos do mercado e ao observar as cooperativas de crédito, percebeu que havia um setor de destaque que poderia ser melhor atendido. “Há uma defesa do modelo de cooperativismo para a solução de diversos problemas. Nele, os resultados são compartilhados e todos fazem parte. A Universidade apoia o cooperativismo e viu na construção de um curso uma possibilidade de colaborar com o desenvolvimento deste modelo na região”.

Participação das cooperativas


O trabalho a ser desenvolvido pelo MBA também contará com a participação de representantes das cooperativas de crédito. No dia 13 de setembro, membros da diretoria de diversas cooperativas estiveram na Unesc em um encontro, no qual debateram o setor e repassaram as demandas por capacitação. “Queremos cada vez mais oferecer pós-graduações diferenciadas e que atendam ao que o mercado quer e precisa. O objetivo é desenvolver as potencialidade e habilidades necessárias e por isso estamos fazendo essa parceria com os diferentes setores”, comenta Elenice.

Além disso, as cooperativas de crédito da região são conveniadas ao Setor de Pós-Graduação da Unesc e com isso os seus funcionários e dependentes diretos, receberão descontos e vantagens na realização do MBA.

O presidente da Sicredi Sul, Aloísio Westrup, reconhece como positiva a iniciativa da Unesc em lançar um curso de pós-graduação direcionado para as cooperativas de crédito. Segundo ele, o conhecimento vai ser um importante aliado para o setor. “Embora seja um modelo que já existe há mais de 200 anos no mundo e há mais de 100 no Brasil, o cooperativismo de crédito começou uma trajetória de crescimento rápido há poucas décadas no país. O nosso maior concorrente segue sendo o desconhecimento. O MBA Gestão de Cooperativas de Crédito da Unesc, vem para ocupar um importante espaço que ainda havia na região para a busca de capacitação sobre o tema”, afirma Westrup.

O presidente da Sicredi Sul ressalta que não apenas colaboradores, associados, conselheiros das cooperativas, mas pessoas que queiram se preparar para essas atividades, serão beneficiados diretamente. “Acima de tudo, tenho certeza de que toda a comunidade regional sai ganhando com isso”.

MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito

Segundo um dos coordenadores do curso e professor da Unesc Abel de Souza, o curso é direcionado a profissionais que atuam ou que desejem atuar em instituições financeiras, prioritariamente em cooperativas de crédito e pessoas interessadas em conhecer a sistemática de gestão desta modalidade de estabelecimento financeiro.

Souza explica que o MBA é dividido em três módulos. “O primeiro módulo destina-se a uma visão geral de cooperativismo. Procura aprofundar os conhecimentos oriundos desde o associativismo passando por todos os movimentos, focando principalmente em cooperativismo. O segundo módulo é o mais denso e focado em gestão corporativa, finanças empresariais, mercado financeiro e análise de investimentos. Já o terceiro é destinado à gestão de forma geral e no qual trabalhamos temas como, planejamento estratégico, governança corporativa e ética nas relações”, conta.

As aulas ocorrem quinzenalmente às sextas-feiras, das 19 às 12 horas e aos sábados, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. As atividades iniciarão com o TEAL, um treinamento experiencial ao ar livre para a integração de alunos e professores.

Os interessados em participar da primeira turma do MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito da Unesc podem se inscrever no Setor de Pós-Graduação, localizado no térreo do Bloco P, pelo telefone (48) 3431-2626 ou pelo e-mail pos@unesc.net.

Cooperativas de crédito

A cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada pela associação de pessoas para prestar serviços financeiros aos associados. Os cooperados são ao mesmo tempo donos e usuários da cooperativa, participando de sua gestão e usufruindo de seus produtos e serviços. O cooperativismo não visa lucros, os direitos e deveres de todos são iguais e a adesão é livre e voluntária.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 20 de setembro de 2018 às 09:28
Compartilhar Comente (1)

Pós Unesc sorteia cinco bolsas de estudos para disciplinas isoladas

Pós Unesc sorteia cinco bolsas de estudos para disciplinas isoladas
Iniciativa fez parte da ação realizada durante a Festa das Etnias (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc marcou presença na 30ª Festa das Etnias com atividades culturais, artísticas e informativas. Uma delas foi desenvolvida pelo Setor de Cursos de Pós-Graduação, que sorteou bolsas de estudos para disciplinas isoladas nos cursos ofertados pela Instituição. Os nomes dos vencedores foram conhecidos nesta terça-feira (17/9).

A coordenadora do Setor de Pós-graduação, Elenice Padoin Juliani, explica que os vencedores terão o prazo de 12 meses, a partir da data do sorteio, para cursar a disciplina de interesse desde que esteja em andamento. Para retirar o documento de crédito, os contemplados devem comparecer na sala 1 do Bloco P da Universidade, das 8 às 12 horas e das 13 às 22 horas.

Confira os sorteados

Guilherme Oliveira de Souza
Gabriel Rodrigues de Souza
Rafael Dias Roldão
Lorna Wlinski
Fernando Rigobello

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 18 de setembro de 2018 às 16:50
Compartilhar Comente

Pós Unesc realiza Encontro de Recursos Humanos

Pós Unesc realiza Encontro de Recursos Humanos
Evento contou com palestra sobre liderança (Fotos: Divulgação) Mais imagens

“Os estigmas e os gatilhos da liderança” foram os temas abordados pelo primeiro Encontro de Recursos Humanos realizado pelo Setor de Pós-Graduação da Unesc. A atividade aconteceu na última quinta-feira (13/9), e reuniu profissionais que atuam com a gestão de RH (Recursos Humanos) em empresas de diferentes segmentos da região. No encontro, a professora Letícia Zanini dialogou com os participantes e chamou atenção a uma reflexão sobre os desafios de liderar uma equipe.

Conforme a coordenadora do Setor de Pós-Graduação da Unesc, Elenice Juliani Engel, o objetivo do encontro é oportunizar uma capacitação aos profissionais e fazer uma troca de ideias. “Liderança é um tema que precisa ser debatido. Muitas vezes os profissionais se encontram em uma posição que precisam ser líderes, mas não tiveram uma preparação para isso”, afirma. Segundo Elenice, a ideia é que a Universidade colabore com o debate do tema nas organizações e que, por meio dos encontros, o mercado também traga contribuições e ideias para os cursos de pós-graduação da Universidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 17 de setembro de 2018 às 16:58
Compartilhar Comente