Núcleo de Empreendedorismo

Empreendedores do Extremo Sul compartilham suas experiências no encerramento do Plano de 60 Dias

Empreendedores do Extremo Sul compartilham suas experiências no encerramento do Plano de 60 Dias
Inscrições já estão abertas para as consultorias em 2021 (Fotos: Reprodução Google Meet) Mais imagens

Um percurso de dedicação, resiliência e busca pelo conhecimento inovador marcou o 2020 dos participantes do Plano de 60 Dias na Unesc, encerrado nesta terça-feira (21/12). No último encontro, após trabalhos para potencializar seus empreendimentos de pequeno porte e individuais, os alunos da orientação tiveram uma noite para compartilhar seus olhares construídos até aqui.

Apesar de um momento mais leve e dinâmico, com dois minutos para cada apresentação, os resultados do desenvolvimento ao longo do ano Plano de 60 Dias logo apareceram: desenvoltura e habilidade para socializar e vender as conquistas de cada iniciativa.  “Foi um ano extenuante, desafiador e com muitas perdas. Ele nos ensinou muitas coisas: a valorizar as pessoas, o tempo, saber tomar decisões mais assertivas, a refletir sobre a vida e as nossas prioridades. Fazer gestão requer coragem, disciplina, engajamento, visão ampliada e cada dia que passa aprendemos mais” frisou a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e professora doutora da Unesc, Gisele Coelho Lopes.

Fabio Feltrin da Silveira, um dos orientados do Plano neste ano, trabalha com tecnologia, com foco no desenvolvimento de sistemas para a indústria. Inserido numa área em constante evolução, sentiu a necessidade de ingressar na consultoria para desenvolver novas aptidões, como de planejamento e administração. “Eu tive a oportunidade de me aprofundar bastante nestas questões, utilizando meios e métodos dos quais percebemos resultados gratificantes. Clareou bastante o que eu precisava para o ano que vem, já que minha empresa está passando por um processo de crescimento. Essa consultoria foi essencial”, evidenciou 

Ao todo, representantes de 14 empresas concluíram os 60 dias de consultorias. Para 2021, aqueles que não concluíram podem optar por seguir no Plano, desenvolvendo suas iniciativas. “A consultoria é feita de provocações, trocas e desafios até a concretização do projeto. Este é o fim de uma consultoria, mas é o início de uma longa trajetória”, destacou o coordenador do NE no município de Araranguá, Diogo Morais.

Inscrições abertas para 2021

Contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região é um dos pilares da Universidade. Um dos agentes na busca por este objetivo é o Plano de 60 Dias, iniciativa vinculada ao NE (Núcleo de Empreendedorismo) e com inscrições já abertas para 2021.

A dinâmica, estruturada para usufruir de toda a expertise da Universidade, promove encontros semanais. São profissionais de diversas áreas do conhecimento trabalhando juntos, engajados para ofertar o mais completo suporte a quem deseja fazer sua ideia de negócio dar certo. Para participar, o interessado pode acessar a página do Núcleo de Empreendedorismo, clicando aqui.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de dezembro de 2020 às 14:23
Compartilhar Comente

Valores e a transformação do empreendedorismo em destaque na Unesc Araranguá

Valores e a transformação do empreendedorismo em destaque na Unesc Araranguá
Evento foi proposto pelo Pipocando Empreendedorismo (Imagem: Reprodução GoogleMeet) Mais imagens

“Há mais ou menos 120 dias o mundo mudou, e muito provavelmente nos próximos 120 dias vai continuar mudando”. Estas foram as palavras do coordenador do SEAI (Setor de Avaliação Institucional) da Unesc, Thiago Francisco. O doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento conduziu webinar “A descoberta do valor nos negócios tradicionais: entregando propostas ágeis e incrementais”, evento proposto pelo Pipocando Empreendedorismo da Unesc Araranguá na noite desta quarta-feira (22/7).

Conforme o palestrante, os procedimentos burocráticos presentes em uma organização foram quebrados durante a pandemia, e o requisito para uma boa gestão empresarial gira em torno de processos mais ágeis. Propósito, liderança e inovação foram os três conceitos mais aprofundados na oportunidade, colocados como respostas para sair deste momento de crise.

Francisco explica que além de abordar estes assuntos, o objetivo foi tirar os participantes da zona de conforto, provocando reflexão entorno do que está acontecendo na sociedade. “A ideia é criar uma atmosfera de bate-papo. Vale ressaltar que não existem verdades absolutas, o que compartilho é um ponto de vista, um recorte de alguns estudos contemporâneos que podem fazer a diferença em um futuro breve”, explica.

Durante a apresentação, o diálogo ficou aberto para os espectadores interagirem, via chat e participação em vídeo e áudio. Para quem não pode acompanhar o evento, a palestra “A descoberta do valor nos negócios tradicionais: entregando propostas ágeis e incrementais” também faz parte da programação do 2º Programa de Qualificação de Empresas Conveniadas da Unesc, e será ministrada na noite desta quinta-feira (23/7). Para saber mais acesse.

Pipocando Empreendedorismo


A iniciativa Pipocando Empreendedorismo é vinculada ao Número de Empreendedorismo da Unesc Araranguá, que ressignificou suas ações diante da pandemia. Uma vez por semana, assunto como inovação, empreendedorismo, organização empresarial, fomento ao conhecimento e muitos outros são colocados em destaque. Saiba mais clicando aqui. 

Matrículas abertas: aluno Unesc tem acesso à conteúdos como este e muitos outros

Para ir além, a formação na Unesc, uma das poucas universidades do Brasil com concéito máximo na avaliação do MEC (Ministério da Educação), proporciona experiências únicas. Iniciativas como a desta quarta-feira são apenas uma mostra do que é ser aluno Unesc. Seja na graduação presencial, no EaD (Ensino a Distância), no ensino técnico, nos cursos de extensão, de idiomas, de capacitação ou na Pós-Graduação, a troca de conhecimentos com professores mestre e doutores proporciona ferramentas para sua transformação em um profissional completo, humano e capaz de enfrentar os desafios do dia a dia. 

Acesse à página da Unesc Aararanguá e conheça todas as possibilidades.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de julho de 2020 às 14:05
Compartilhar Comente

Núcleo de Empreendedorismo da Unesc chega ao Extremo Sul

Núcleo de Empreendedorismo da Unesc chega ao Extremo Sul
Programa Mentoring será lançado nesta terça-feira (26/11) (Foto: Assessoria Municipal) Mais imagens

A região do Extremo Sul catarinense acolheu, em setembro, a Unesc Araranguá. Nesta terça-feira (26/11), a região recebe mais uma contribuição da Universidade para seu desenvolvimento. É o NE (Núcleo de Empreendedorismo). Ele chega por meio do lançamento do Programa Mentoring, que abrirá as portas da Instituição a quem quer empreender no Extremo Sul. A cerimônia está marcada para às 19 horas, na unidade Araranguá.

O coordenador da iniciativa no município, Diogo Morais, explica que as inscrições vão até fevereiro de 2020 e para participar basta ter vontade de empreender. “Tudo se inicia com uma ideia. Durante três meses, o projeto é aperfeiçoado e pode ser incubado por mais seis meses”, conta.

A coordenadora do Mentoring na Unesc, Izabel Regina de Souza, destaca ainda a possibilidade de dar continuidade a qualificação da ideia. “Serão momentos de discussão e análise do negócio. Existe a oportunidade de dar continuidade dentro do Plano de 60 Dias, participar de capacitações oferecidas pela Instituição e usufruir de toda a expertise da Universidade para tornar as tomadas de decisões ainda mais assertivas”, conclui.

Para participar, o interessado pode acessar a página do Núcleo de Empreendedorismo, clicando aqui. Neste espaço o candidato irá até a página do Mentoring e clicará na aba “Inscrição-mentorados”.

Metodologia

Desenvolvida de maneira interdisciplinar, a mentoria se adequa a área de atuação da ideia. Se o projeto for voltado à área da alimentação, o empreendedor terá acesso a profissionais de Nutrição, Gastronomia e Administração. “São encontros pré-agendados, com horários flexíveis e uma equipe de professores com grande experiência no mercado de trabalho”, destaca Morais.

O Programa atua desde de 2016 e cria oportunidades para quem tem uma grande ideia e quer colocá-la em prática. A iniciativa é uma atividade de extensão e aberta ao público interno e externo.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de novembro de 2019 às 18:16
Compartilhar Comente

Unesc promove encontro para dialogar sobre o setor de franquias e fomentar o empreendedorismo

Unesc promove encontro para dialogar sobre o setor de franquias e fomentar o empreendedorismo
Evento será aberto ao público e reunirá cases de sucesso (Fotos: Arquivo) Mais imagens

O setor de franquias está em evidência no Brasil. Entre o fim de 2018 e agosto 2019 o faturamento de iniciativas na área já atingiu R$ 179,933 bilhões, segundo levantamento da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Reconhecendo as possibilidades de fomentar o empreendedorismo e promover debates sobre o assunto, a Unesc, por meio da Sala dos Municípios e do Núcleo de Empreendedorismo, promoverá o evento “Franchising: uma excelente oportunidade de empreender”. O encontro ocorre na noite do dia 4 de setembro, a partir das 19 horas, na sala 104 do Bloco R1.

O objetivo da proposta é integrar quem tem interesse em aprender sobre a área e pessoas com experiência no setor de franquias. Segundo a coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel Regina de Souza, o resultado será a criação de cultura empreendedora no Sul de Santa Catarina. “O objetivo é apresentar cases de sucesso da área, integrando diálogos que esclareçam dúvidas e deem destaque para as oportunidades presentes na área de Franchising”, afirma.

Já estão confirmados para o encontro o diretor da Restaura Jeans, Flavio Conrad; a diretora das lojas Barriga Verde e Caverna do Dino, Fabiana Estrela, e a sócia proprietária da Mútua Negócios e Franchising, Viviane Almada.

O evento é aberto ao público e será realizado em parceria com a Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da prefeitura de Criciúma e a Associação Brasileira de Franchising. Para realizar a inscrição clique aqui. 

Como a Sala dos Municípios pode contribuir?

Reinaugurada em julho, o local tem a missão de abrir as portas da Universidade para as demandas do Sul catarinense. O projeto, com foco nos municípios da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna), atua no fomenta a inovação, captação de recursos, implementação de iniciativas e monitoramento de projetos.

  • Capacitação de professores;
  • Cursos voltados ao comércio e indústria;
  • Prestação de serviços;
  • Projetos de extensão;
  • Palestras, minicursos e workshop;
  • Prestação de serviços pelo Iparque (Parque Científico e Tecnológico), como projetos ambientais, saneamento básicos, mobilidade urbana, planos diretores e projetos de barramento de água.


​O espaço está aberto das 13 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Para dialogar com a Sala dos Municípios, é disponibilizado os contatos (48) 3431-2745 e (48) 3431- 4586.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 30 de agosto de 2019 às 18:14
Compartilhar Comente

Parceria entre Unesc e Cedup prepara jovens para o futuro por meio do empreendedorismo

Parceria entre Unesc e Cedup prepara jovens para o futuro por meio do empreendedorismo
Projeto formou mais de 300 adolescentes em três anos de atividades (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Despertar o empreendedorismo social em adolescentes de Criciúma e região, é o objetivo do Projeto PDL Jovem (Programa de Desenvolvimento de Jovens Lideres: Empreendedores Sociais e Promotores de Direitos Humanos), realizado pela Unesc em parceria com o Cedup (Centro de Educação Profissional Abílio Paulo) de Criciúma. De terça a quinta-feira (16/10 a 18/10), ocorre o encerramento das atividades desenvolvidas desde fevereiro de 2018 com alunos do curso Técnico em Administração, do Cedup. A conclusão dos trabalhos deste ano ocorre com uma apresentação teatral da obra “O Monge e o Executivo”, adaptada pelos estudantes.

Com lições de vida, família e liderança, os 150 participantes alcançaram o objetivo do projeto. “Eles compreenderam o que buscamos desde o início nas aulas. Ao auxiliar o jovem a assumir seu papel de líder na sociedade, podemos garantir um futuro próspero, com decisões mais assertivas e iniciativas que contribuirão com a vida em coletivo”, afirma a professora e coordenadora do PDL Jovem, Cristiane Dias.

Processos de aprendizagem

O projeto iniciou em fevereiro, junto ao ano letivo do Cedup, e atuou em três fases. Na primeira, os encontros proporam conversas sobre educação, direitos humanos e questões ligadas a relações interpessoais. Na segunda parte, foi a vez de falar sobre líderes e referências conhecidas pelos estudantes, como representantes religiosos, comunitários, educacionais, políticos, familiares, empreendedores e esportivos. Na etapa final, os participantes iniciaram a preparação da peça teatral.

Cristiane explica que, em 2018, o Projeto recebeu um importante reforço e conseguiu ser mais completo em educar para o futuro. “Tivemos um ganho essencial neste terceiro ano. Ao passar a fazer parte do curso Técnico em Administração pudemos trabalhar de forma interdisciplinar, expandindo os conhecimentos compartilhados e realizando uma abordagem mais completa ao longo das aulas”, destaca.

A atividade final também envolveu os bolsistas do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, que auxiliaram na preparação da peça e na orientação aos alunos da escola. O PDL Jovem é um projeto realizado com o financiamento do DIDH (Programa Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos) e o CER (Centro Especializado em Reabilitação).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 17 de outubro de 2018 às 15:54
Compartilhar Comente