Núcleo de Empreendedorismo

5ª Feira de Inovação será atração da Semana de Ciência e Tecnologia

5ª Feira de Inovação será atração da Semana de Ciência e Tecnologia
Ao todo, 13 projetos serão apresentados no evento (Foto: Arquivo) Mais imagens

Ainda durante a programação da 9ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, nesta quinta e sexta-feira (25 e 26/10) ocorrerá na Unesc a 5ª Feira de Inovação. O evento se destina à exposição de soluções inovadoras desenvolvidas pelo público em geral, oferecendo oportunidade de trocas de experiências para inovação no campo da ciência e da tecnologia.

O evento tem o objetivo de estimular o interesse para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação entre os participantes, além de expor o resultado dos projetos voltados à soluções inovadoras para as comunidades internas e externas da Universidade, com ênfase em propiciar espaços para a troca de experiências.

“Os participantes vêm com uma ideia para avaliarmos e essa avaliação é o diferencial, pois em alguns deles nós já vemos a possibilidade de viabilização aqui dentro da Universidade”, ressalta a coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo e representante da equipe de organização da Feira, Cristiane Dias.

Ao todo, 13 projetos serão apresentados na feira. Os trabalhos estão divididos em três categorias: comunidade, empresas e escolas de Ensino Médio. Um dos temas principais é a reutilização de alimentos. Eles serão avaliados por três profissionais, um da área dos alimentos e dois da área de inovação. 

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 24 de outubro de 2018 às 14:55
Compartilhar Comente

Parceria entre Unesc e Cedup prepara jovens para o futuro por meio do empreendedorismo

Parceria entre Unesc e Cedup prepara jovens para o futuro por meio do empreendedorismo
Projeto formou mais de 300 adolescentes em três anos de atividades (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Despertar o empreendedorismo social em adolescentes de Criciúma e região, é o objetivo do Projeto PDL Jovem (Programa de Desenvolvimento de Jovens Lideres: Empreendedores Sociais e Promotores de Direitos Humanos), realizado pela Unesc em parceria com o Cedup (Centro de Educação Profissional Abílio Paulo) de Criciúma. De terça a quinta-feira (16/10 a 18/10), ocorre o encerramento das atividades desenvolvidas desde fevereiro de 2018 com alunos do curso Técnico em Administração, do Cedup. A conclusão dos trabalhos deste ano ocorre com uma apresentação teatral da obra “O Monge e o Executivo”, adaptada pelos estudantes.

Com lições de vida, família e liderança, os 150 participantes alcançaram o objetivo do projeto. “Eles compreenderam o que buscamos desde o início nas aulas. Ao auxiliar o jovem a assumir seu papel de líder na sociedade, podemos garantir um futuro próspero, com decisões mais assertivas e iniciativas que contribuirão com a vida em coletivo”, afirma a professora e coordenadora do PDL Jovem, Cristiane Dias.

Processos de aprendizagem

O projeto iniciou em fevereiro, junto ao ano letivo do Cedup, e atuou em três fases. Na primeira, os encontros proporam conversas sobre educação, direitos humanos e questões ligadas a relações interpessoais. Na segunda parte, foi a vez de falar sobre líderes e referências conhecidas pelos estudantes, como representantes religiosos, comunitários, educacionais, políticos, familiares, empreendedores e esportivos. Na etapa final, os participantes iniciaram a preparação da peça teatral.

Cristiane explica que, em 2018, o Projeto recebeu um importante reforço e conseguiu ser mais completo em educar para o futuro. “Tivemos um ganho essencial neste terceiro ano. Ao passar a fazer parte do curso Técnico em Administração pudemos trabalhar de forma interdisciplinar, expandindo os conhecimentos compartilhados e realizando uma abordagem mais completa ao longo das aulas”, destaca.

A atividade final também envolveu os bolsistas do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, que auxiliaram na preparação da peça e na orientação aos alunos da escola. O PDL Jovem é um projeto realizado com o financiamento do DIDH (Programa Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos) e o CER (Centro Especializado em Reabilitação).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 17 de outubro de 2018 às 15:54
Compartilhar Comente