Núcleo de Empreendedorismo

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Acadêmicos do curso de Administração entregam planos de negócios para empresários em ação do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc

Acadêmicos do curso de Administração entregam planos de negócios para empresários em ação do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc
​Consultoria teve início em agosto como atividade da aula de Práticas de Empreendedorismo Mais imagens

Os empresários inscritos no Núcleo de Empreendedorismo da Unesc e beneficiados com a consultoria gratuita dos acadêmicos da 8ª fase do curso de Administração de Empresas,  receberam das mãos dos consultores alunos, as propostas levantadas e ações sugeridas para a boa saúde das suas empresas. A entrega do relatório ocorreu na noite desta terça-feira (06/12),na última aula do ano de Práticas de Empreendedorismo, ministrada pelo professor Ricardo Pieri. A disciplina tem como objetivo assessorar empreendedores com  um plano de negócios.

Neste semestre, cinco micro empresas dos ramos de turismo, semijóias, informática, fisioterapia e beleza, foram contempladas com orientações técnicas dos universitários para o alinhamento, elaboração e execução do plano de negócios dos seus devidos empreendimentos.

Conforme Pieri, orientador da atividade, esse trabalho é feito em parceria com o Núcleo, que capta essas empresas que vêm em busca de orientação para conduzir com mais profissionalismo seus negócios. “Nestes quatro meses se faz o desenvolvimento de todo o Plano. Os alunos já estão se formando e essa consultoria fecha o ciclo acadêmico de muitos. A consultoria consiste no primeiro contato com os consultados, por meio do qual são levantados os dados. A partir daí passa-se a desenvolver um modelo de negócio para cada um deles, baseado em expectativas do empresário, realidade do mercado e definição do modelo de negócio. Feito isto, os estudantes desenvolvem as estratégias empresariais definindo  missão, visão e valores. Após levantados os dados e partem para o operacional, que é colocar em prática e fazer o planejamento sair do papel”, explicou.

O professor ainda acrescentou que após todo o trabalho de pesquisa é hora da construção dos planos. “Definido a estrutura eles constroem um plano de marketing, com todas as estratégias para o negócio e, por último, é elaborado o plano financeiro, com  projeção para os próximos cinco anos em termos de faturamento, investimento, custos. Tudo isso pra ver se, do ponto de vista econômico, o negócio tem viabilidade ou não”, concluiu.

A acadêmica Karina Valéria aprovou a experiência desenvolvida e enalteceu a bagagem que a proposta trouxe a todos os alunos. “Entregamos o plano de negócios em parceria com o nosso empresário parceiro, Richard Junglaus. O nosso negócio era receptivo turístico, elaboração de uma rota turística com a visitação em locais de produção de cerveja artesanal e lúpulo. Foi uma parceria bem legal com interação e uma troca de conhecimentos com esse ramo da cerveja, do turismo entre nós e o empresário. Foi uma oportunidade que acrescentou bastante na nossa carreira, nessa reta final de curso. Colocar em prática tudo o que aprendemos é um sentimento de realização também. Tenho certeza que esse exercício vai contribuir muito para nossa vida profissional”, destacou

Turismo

O engenheiro agrônomo e empreendedor Richard, que já trabalha com artesanato, com hospedagem, teve a ideia de trabalhar com turismo receptivo cervejeiro. Com isso surgiu a  necessidade de conhecer melhor o mercado e, assim, a ideia de procurar a Unesc para o auxiliar na montagem do novo negócio. “Para minha surpresa, com a conversa com os alunos durante o plano de negócio, se criaram novas possibilidades de possibilidades e também de produtos, no qual eu não tinha pensado. Então foi uma troca, foi um aprendizado importante . Eu trouxe um pouco da minha experiência, mas eles me deram muito da sua expertise acadêmica. Estou agradecido pelo plano, ele vai ser avaliado, ver a aplicabilidade e colocado em prática, com certeza”, agradeceu.

Saúde

Para a empresária Bruna Vefago, muitas foram as inspirações trazidas pelos estudantes para o seu negócio. “Eu, como profissional da saúde, aprendi a ser técnica, não administradora. Temos ideias, mas nem sempre elas são aplicáveis no formato que imaginamos. A proposta que eu tinha em mente é sensacional, só que o formato desenhado não seria viável pela falta de profissionais capacitados e pelos custos. Com a assessoria dos acadêmicos, chegamos a conclusão de que precisaremos ir por outros caminhos. Foi muito gratificante participar dessa experiência. Só tenho a agradecer a Unesc e aos professores e alunos que elaboraram o plano de negócios para mim”,  comentou.

Informática

O micro empresário Alisson Bergman Belluco, de Urussanga, trabalha com informática e possui uma empresa de tecnologia, voltada para a recuperação de dados. “Eu vim para a Universidade em busca da orientação administrativa. Eu sou um técnico, não sou formado na área de gestão, não tenho experiência. Por isso vim em busca de apoio no Núcleo de Empreendedorismo da Unesc. Eu não tinha noção da organização da empresa. O dinheiro estava bagunçado, não sabia o custo da mão de obra, comprava material e não controlava o estoque. Agora, após a consultoria e com o plano de negócios, tudo está mais organizado. Tenho as tabelas bem definidas e vou seguir o planejamento que os alunos planejaram. Vai dar tudo certo!” otimista, agradeceu.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de dezembro de 2022 às 16:27
Compartilhar Comente

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica
Mais imagens

Acadêmicos de Licenciatura da Unesc e professores das redes públicas estadual e municipal de ensino tem mais uma grande oportunidade de ampliarem conhecimentos. A Unesc está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Institucional de Residência Pedagógica. Interessados podem se inscrever até segunda-feira (03/10) nos dois programas do governo federal.

Os projetos acolhem acadêmicos que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou estejam frequentando a partir do 5º período e professores com dois anos de experiência no magistério na Educação Básica. 

Além de garantirem diferenciais para seus currículos, os selecionados receberão uma bolsa de estudos como auxílio financeiro mensal e pagamento de acordo com o cronograma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado preliminar será divulgado dia 5 de outubro pelo site da Unesc.

“É uma ótima oportunidade de ampliar os conhecimentos na escola. Tanto o Pibid quanto a Residência Pedagógica visam proporcionar aos acadêmicos uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que estão inseridos”, comenta Schlickmann. 

Sobre os programas:

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; a coordenadores institucionais que articulem e implementem o programa em universidades ou institutos federais de educação, ciência e tecnologia; a coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas e, ainda, a professores de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos.

O Programa de Residência Pedagógica, da Capes, tem a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. O objetivo é induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão de licenciandos na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Regras, editais e inscrições

São 180 bolsas disponíveis entre os cursos de Arte, Ensino Religioso e História, Educação Física Licenciatura, Matemática, Geografia, Química, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Pedagogia e 25 bolsas para os professores das redes públicas estadual e municipal.

As regras completas para participação e a documentação necessária para concorrer às vagas podem ser encontradas nos editais já publicados no site da Unesc.

Pibid

Professor supervisor

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/142/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd12Noa_J3TtJnbfpYz6keIFDxY3R81wSgQEBlmpDvE-JtDWg/viewform

Aluno bolsista

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/141/2022/2

Inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform

Residência Pedagógica

Professor preceptor 

Edital: 

https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/219/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVYgWTESJQAk1lnM6lADidszSOUnVIBbICJTxeK_We6vz6KA/viewform

Aluno bolsista 

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/218/2022/2

Inscrições: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2022 às 13:10
Compartilhar Comente (1)

Comunidade acadêmica ajudará a construir novo site da Unesc e ganhará prêmios

Comunidade acadêmica ajudará a construir novo site da Unesc e ganhará prêmios
Mais imagens

O novo site da Unesc está chegando. Uma página online totalmente renovada, com um visual moderno e ainda mais interativo. O unesc.net é a casa virtual da Universidade e, por isso, os próximos passos dessa construção serão desenvolvidos com ideias e sugestões da comunidade acadêmica.

Para isso, a Instituição lançou nesta segunda-feira (12/09), a campanha "Fique à vontade, a home é sua!", um “desafio” para selecionar um grupo criativo de participantes que vai dar “pitacos” nas próximas etapas da construção do site.

“O novo site da Unesc é mais moderno e de fácil acesso, contando com todos os serviços que facilitam a vida dos nossos alunos e demonstram a nossa ‘cara’, a qualidade da Unesc em tudo o que faz. A colaboração da comunidade acadêmica nesse processo é de fundamental importância, pois é ela a razão da existência da nossa Universidade Comunitária”, destaca a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

Como participar

A iniciativa ocorre de terça-feira (12/09) a sexta-feira (16/09), por meio de quatro missões divertidas no Instagram @unescoficial, sendo uma a cada dia.

Para participar, os acadêmicos precisam apenas acompanhar diariamente as publicações na rede social e cumprir as missões, conforme o regulamento, marcando a @unescoficial e citando a hashtag #MinhaHomeUnesc.

Prêmios

Uma banca julgadora irá escolher os ganhadores que serão conhecidos na próxima segunda-feira (19/09), data do lançamento oficial do site. Além de tornarem-se embaixadores da página, os vencedores serão premiados com cinco kindles, cinco headfones e 20 vales nas cantinas e livrarias da Unesc.

“Os presentes são formas de incentivar a participação e retribuir a atenção dos nossos estudantes interessados em fazer com o que resultado seja o melhor possível”, destaca a reitora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de setembro de 2022 às 09:19
Compartilhar Comente

Unesc TV transmite etapa do Brasileiro Sub-21 de Vôlei Feminino

Unesc TV transmite etapa do Brasileiro Sub-21 de Vôlei Feminino
Mais imagens

Criciúma recebe nesta semana a etapa final do Campeonato Brasileiro Sub-21 de Vôlei Feminino. A torcida da região pode acompanhar as partidas presencialmente na Sociedade Recreativa Mampituba ou assistir tudo ao vivo pela Unesc TV, canal da Universidade no Youtube, e também na página do Mampituba. 

Acesse este link para assistir a partida entre Mampituba e Escola do Corpo.

Na disputa, estão os maiores clubes do país como Flamengo, Fluminense, Minas Tênis, Bradesco, Pinheiros, entre outros, além, é claro, do Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc. A competição, que iniciou nesta segunda-feira (12/09), segue até sexta-feira (16/09).

O projeto do vôlei do Mampi conta com o patrocínio da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma, Prefeitura Municipal de Forquilhinha, Empresas Radar, Unesc, Farben, Bistek, MedSul, Cantinho da Massa, Urc, Strike, Levve Ortopedia, Hotel Zata e Hotel Bormom.

A equipe de voleibol feminino da Sociedade Recreativa Mampituba é integrante do projeto de formação de atletas que o Clube mantém por meio de convênio, através de editais, com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Atuais campeãs no Sub-20

O Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc é o atual campeão brasileiro Sub-20 e agora, busca estar no pódio da categoria sub-21. De acordo com o técnico do time, Luciano Iribarrem Carvalho, este é o campeonato mais importante, em uma categoria que já beira o adulto.

“Nossa expectativa é muito grande. É um campeonato muito parelho, são atletas de nível muito alto. Queremos estar entre os três melhores, porque isso é importante não só para nós, como projeto, mas para o Sul catarinense também, que agora conta com um time de voleibol feminino de alto nível de campeonato”, comentou. 

Confira os jogos do Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc:

12/09 - segunda-feira: 18h30min - Mampituba x Escola do Corpo 

13/09 - terça-feira: 11h - Mampituba x Fluminense 

13/09 - terça-feira: 18h30min - Mampituba x Minas Tênis Clube

14/09 - quarta-feira: 12h30min - Mampituba x Desportivo Rio Grande do Norte

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de setembro de 2022 às 14:36
Compartilhar Comente