Comércio Exterior

Peiex atinge a marca de 100 empresas nucleadas

Peiex atinge a marca de 100 empresas nucleadas
Programa de qualificação à exportação está em atividade desde 2018 por meio de convênio da Apex Brasil com a Unesc (Foto: Mayara Cardoso / Arquivo) Mais imagens

A parceria firmada entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais (Genint) da Unesc dá cada vez mais frutos. Nesta semana o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), oferecido na região Sul de Santa Catarina de forma gratuita por meio do projeto conjunto, chegou à marca de 100 empresas nucleadas, ou seja, 100 empresas locais que têm ampliado a atuação internacional sob a orientação Programa.

A marca é motivo de grande comemoração para a equipe, que trabalha desde 2019 com a meta de alcançar uma centena de empresas assistidas. Conforme o coordenador do Programa na Unesc, Julio Cesar Zilli, o resultado foi alcançado graças ao apoio de toda a equipe envolvida no Peiex, além da confiança depositadas pelas empresas no projeto que leva o nome de uma grande universidade como a Unesc.

“O sucesso alcançado significa que a região entendeu o propósito do projeto. Temos recebido apoio da comunidade empresarial, do conselho consultivo e da comunidade em geral. Alcançamos o objetivo com seis meses de antecedência e isso mostra como a nossa região Sul tem potencial a ser explorado e está sabendo aproveitar a oportunidade. Acredito que seja um trabalho que vem realmente para ficar”, destaca Zilli.

O projeto vem, desde 2019, capacitando profissionais dentro de empresas de diferentes segmentos para alavancarem suas exportações. O resultado desse trabalho já pode ser visto em diversos dos nucleados que iniciaram um projeto de exportação ou ainda reinventaram ações já iniciadas anteriormente sem tanto êxito. Os exemplos de sucesso vão desde empresas focadas em artigos para festas, até empresas do ramo cerâmico e até de produtos de mosaico, vinhos, pincéis, acessórios, entre muitos outros em 17 setores da economia. “Com esse convênio a Unesc vem realmente reafirmar seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico da região, contribuindo para o maior destaque do Sul, geração de emprego e renda”, acrescenta, Julio.

O Peiex

O programa é uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e auxilia as empresas brasileiras a iniciarem seu processo de exportação de forma planejada e segura.

A qualificação é feita de forma gratuita por meio da análise da situação atual da empresa, identificando quais adequações devem ser feitas antes que ela prossiga com a primeira venda ao mercado externo. Além disso, há também a participação dos empresários em oficinas de qualificação coletivas ou individuais, a fim de potencializar o aprendizado que eles terão com os técnicos do Núcleo.

Os interessados em conhecer melhor as possibilidades oferecidas pela Apex-Brasil por meio do Núcleo na Unesc podem acessar mais informações por meio do telefone (48) 3431-4516, pelo e-mail peiex.criciuma@unesc.net ou pelas redes sociais @Peiex.criciuma no Instagram ou Peiex Criciúma no Facebook.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de fevereiro de 2021 às 14:24
Compartilhar Comente

Em um mundo diferente, novas oportunidades de negócio!

Em um mundo diferente, novas oportunidades de negócio!
Curso de Comércio Exterior da Unesc prepara profissionais para fazerem a diferença no mercado (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os últimos anos têm sido de muitas tendências e oportunidades para os negócios, em função da globalização das atividades econômicas e dos avanços tecnológicos proporcionados às organizações dos mais variados segmentos. A disrupção nas barreiras tarifárias proporcionaram às corporações, mais condições para ampliar oportunidades de negócios, para além de suas fronteiras. E é neste contexto que se insere o profissional formado em Comércio Exterior pela Unesc.

Com os movimentos proporcionados pela pandemia do Covid-19, estes aspectos se intensificaram: surgiram novas competências profissionais, novas capacidades organizacionais, novos setores e sistemas corporativos e novos modelos de negócio. Contudo, neste percurso de inovação e empreendedorismo, ampliam-se também as oportunidades e condições para desenvolver e aprimorar negócios “transfronteiriços”. Dessa forma, é fundamental compreender as dinâmicas dos negócios internacionais, das relações internacionais e, principalmente, das práticas de Comércio Exterior.

No curso de Comércio Exterior da Unesc, além de estudar profundamente as mudanças contextuais e geopolíticas, os acadêmicos se inserem ativamente em práticas e metodologias que permitem compreender os principais diferenciais competitivos da atividade internacional. Desde a logística internacional, até as práticas de regulação do mercado aduaneiro, são fundamentos estruturantes do perfil do egresso que inserem o profissional em um mundo global.

Com este perfil, com características empreendedoras e aptos a gerenciarem inovações, os profissionais formados pela Universidade desenvolvem competências para atuar no despacho aduaneiro, na gestão estratégica de relações comerciais internacionais, no empreendedorismo internacional e nas relações políticas, econômicas e geopolíticas. Para o coordenador adjunto do curso, Thiago Francisco, ainda existem oportunidades para o desenvolvimento profissional de egressos da Unesc em culturas estrangeiras, gerenciando negócios de impacto nas economias mais diversificadas ao redor do mundo. “Nossos egressos estão na Inglaterra, em Portugal, nos Estados Unidos, na Angola, na China. Isso mostra que formamos profissionais para o mundo e somos um curso globalizado, com uma network forte e com grandes referencias nacionais e internacionais, pesquisando a atividade no comércio internacional”.

Contando com professores que dominam a área, o curso da Unesc também se insere nas discussões que envolvem a Tecnologia e a Governança de Negócios Internacionais. Com a disciplina de Práticas Gerenciais de Comércio Exterior, torna-se possível vivenciar o desenvolvimento de consultorias para a implementação de planos de trabalho para as atividades desenvolvidas no comércio exterior. Além disso, o curso conta com o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), um convênio realizado com a Apex-Brasil, com o objetivo de qualificar as empresas para uma inserção internacional de fora segura e planejada.

Qualidade é o item número um para formar profissionais diferenciados e aptos para uma atuação no mercado internacional. Segundo o coordenador do curso de Comércio Exterior da Unesc, Édson Firmino Ribeiro, ao longo do curso, os estudantes participarão de iniciativas nas áreas de práticas gerenciais e consultorias. “Nossos acadêmicos poderão contar com professores, em sua maioria, mestres e doutores, atuantes em áreas importantes dentro da perspectiva do Comércio Exterior. Além disso, os professores têm forte ligação com o setor produtivo, atuando como assessores ou consultores de empresas, o que abre espaço nas corporações e traz benefícios para o processo de ensino e aprendizagem”, afirma.

Possibilidade de ingresso no curso

As matrículas para o curso de Comércio Exterior, com início das atividades no primeiro semestre de 2021, estão abertas. Os interessados em conhecer detalhes do curso de graduação, suas disciplinas, possibilidades de desconto e ingresso facilitado podem entrar em contato com a Unesc por meio dos telefones (48) 3431-4500 ou (48) 99915-0433 (Whatsapp).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de fevereiro de 2021 às 11:15
Compartilhar Comente

Aula Inaugural: 12 de Março de 2019

Aula Inaugural: 12 de Março de 2019
Mais imagens

O curso de Administração realiza neste dia 12 de Março 2019, aula Inaugural para todos acadêmicos do curso. 

local: Auditório Ruy Hulse

Horário: 19h

Palestra Tema: Inovação na Gestão

Palestrante: Adm. João Ribeiro Junior. 

A coordenação 

Por: Izabel Regina De Souza 11 de março de 2019 às 17:13
Compartilhar Comente

Comemoração Dia internacional da Mulher

O curso de Administração realizou uma homenagem a todas as acadêmicas do curso de Administração no dia 07 e 08 de Março de 2019. 

As atividades iniciaram no dia 07/03, ás 19h, com a seguinte programação: 

Café com beleza (Maquigem Mary Kay)

Palestra com Profa. Dra. Melissa Watanabe, com o Tema: O empoderamento da mulher no empreendedorismo social. 

No dia 08/03, as atividades iniciaram ás 09h, com a mesma programação. 

Parabéns a todas as participantes. 

A coordenação 

Por: Izabel Regina De Souza 11 de março de 2019 às 16:56
Compartilhar Comente

Curso de Administração Promove Natal Solidário na AMA

Curso de Administração Promove Natal Solidário na AMA
Liga Atlética Colméia Mais imagens

Neste dia 06 de Dezembro de 2018, os acadêmicos do Curso de Administração, participaram de uma tarde de recreação com os Amigos Autistas da AMA. 

Na oportunidade, foi entregue brinquedos, bolachas, caixas de leites e materiais de limpezas. 

A liga Atlética Colmeía do Curso de Administração fez a alegria das crianças da AMA. Parabéns a todos envolvidos nessa ação de carinho ao próximo. 

Curso de Administração 

Por: Izabel Regina De Souza 11 de dezembro de 2018 às 15:56
Compartilhar Comente