Comércio Exterior

Noite de realização de sonhos

Noite de realização de sonhos
Mais de 140 graduandos receberam o certificado de conclusão do ensino superior nesta sexta-feira (Fotos: Leonardo Ferreira/Milena Nandi) Mais imagens

Denise Speck da Rosa do Canto não conteve as lágrimas ao ver o filho, Otávio da Rosa do Canto, receber o certificado de conclusão do curso de Administração - Comércio Exterior, na noite desta sexta-feira (14/2). Otávio e mais 70 estudantes participaram da colação de grau especial, presidida pelo vice-reitor, Daniel Preve, no Auditório Ruy Hülse. “Moramos no exterior e ele foi alfabetizado em inglês. Quando voltamos ao Brasil, ele precisou aprender um novo idioma para poder retomar os estudos e anos depois, descobriu um problema de saúde. Vê-lo superando todos os obstáculos e conquistando o diploma é emocionante demais”, afirma a mãe orgulhosa. 

No Auditório Ruy Hülse, participaram da colação de grau especial graduandos dos cursos de Administração, Administração - Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Farmácia, Psicologia, Tecnologia em Gestão De Recursos Humanos e Tecnologia em Processos Gerenciais.

A noite desta sexta-feira foi de muita emoção também para outros acadêmicos e familiares da Universidade. No AM Master Hall, ocorreu a colação de grau festiva, na qual 70 graduandos dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), Letras, Matemática e Pedagogia receberam o certificado de conclusão do curso superior em uma cerimônia presidida pelo diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, que também foi paraninfo da turma.

Para a mais nova tecnóloga em Processos Gerenciais, Lilian Canarin, o momento é de vitória. “Foram dois anos e meio intensos de estudo. É uma sensação maravilhosa estar hoje aqui, recebendo o certificado da minha primeira graduação”, comenta.

Em sua fala, o vice-reitor da Unesc agradeceu pela confiança dos graduados e familiares na Universidade e salientou que a vida possui fluxos contínuos, 

mudanças de rotas e rupturas e que a cerimônia desta sexta marcava a celebração da passagem da vida de estudante para a de profissional. “Vocês conheceram a técnica e a usem com sabedoria para fazer a diferença por onde passarem. Tomem as decisões baseadas no conhecimento e levem com orgulho a marca da Unesc em suas vidas. A Universidade é de vocês e para vocês. Sucesso e contem sempre com a Unesc”.

Em seu discurso, o diretor de Ensino de Graduação salientou que cada graduando não era mais a mesma pessoa de quando começou a jornada acadêmica. “Cada um cresceu como ser humano e como profissional. De fato, a Unesc transforma. Ela transformou as nossas vidas de educadores, ela transforma gerações de estudantes, ela assumiu na vida de cada um de vocês a conexão que entrelaça o sonho de uma formação intercambiada pelo ensino, pesquisa e extensão”.

Realize o sonho do ensino superior

A Unesc é a Universidade comunitária do Sul de Santa Catarina. Em seu campus diariamente mais de 15 mil histórias se encontram e caminhos de sucesso são construídos dentro dos três pilares da Instituição: o ensino, a pesquisa e a extensão. Para ter a experiência de realizar uma graduação de excelência, com laboratórios modernos e especializados, professores mestres e doutores e uma metodologia focada no saber fazer basta clicar aqui

A Unesc integra um seleto grupo de Universidades avaliadas com conceito máximo pelo Ministério da Educação (MEC) – 5 de 5. São apenas 2% de instituições em todo o Brasil.

Milena Nandi e Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de fevereiro de 2020 às 22:11
Compartilhar Comente

Unesc marca presença no Startup Weekend Criciúma

Unesc marca presença no Startup Weekend Criciúma
Alunos e professores da Universidade participaram do maior evento do segmento em todo o mundo (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Um fim de semana voltado à inovação, ao conhecimento e a conectar pessoas. Assim foi mais uma edição do Startup Weekend Criciúma, que se soma a encontros em mais de cem países na construção do maior evento do mundo voltado à startups. Foram 54 horas de trabalhos, da noite de sexta-feira (4/10) a domingo (6/10), com o objetivo de propor soluções aos empreendedores, desenvolvedores, estudantes e entusiastas. A proposta ocorreu na ACIC (Associação Empresarial de Criciúma) e a Universidade foi representada por alunos e professores.

O acadêmico de Ciência da Computação Daniel Salvador esteve no evento pela segunda vez, com o objetivo de integrar ideias e motivado pelo pensamento empreendedor. “Aqui podemos conhecer novas pessoas e expandir contatos importantes para qualquer profissional. Paralelamente, existe a possibilidade de o trabalho resultar em uma nova ideia empreendedora”, explica.

Durante o evento, Salvador integrou uma equipe com estudantes de Artes Visuais e Design - com ênfase em projeto de produtos, formando o time ArqHelp. Junto a outros participantes, eles desenvolveram o projeto de um aplicativo voltado a área da Arquitetura. “Em sua atuação profissional, o arquiteto tem a necessidade de contar com a mão de obra de terceiros. No mercado de trabalho, as opções podem ser poucas e sem garantia de qualidade no resultado final. Com o aplicativo em funcionamento, o profissional poderá realizar uma seleção mais seletiva, conhecer os trabalhos anteriores e ler comentários sobre as experiências anteriores antes de contratar”, esclarece.

Também estiveram no evento acadêmicos de Jogos Digitais, Engenharia de Produção, Administração de Empresas e Comercio Exterior participarão marcaram presença.

O Startup Weekend 2019

A noite de sexta-feira iniciou com o palco aberto para os participantes compartilharem suas ideias e inspirarem outros colaboradores a se juntarem a seus times. Com tudo pronto, no sábado e domingo os times direcionaram o foco para a criação, utilizando metodologias e ferramentas compartilhadas.

Com os grupos montados, os integrantes foram desafiados a desenvolver uma preposta inovador e com potencial para solucionar problemas. Durante a construção de ideias, as equipes contaram com o apoio de nomes que são referência em inovação em Santa Catarina, como mentores convidados.

Em Criciúma, o Startup Weekend é realizado desde 2016. Em paralelo com eventos em todo o mundo, mais de 8 mil ideias já saíram do papel em mais de cem países.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 06 de outubro de 2019 às 18:01
Compartilhar Comente

Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior segue movimentando o campus

Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior segue movimentando o campus
Atividades da tarde foram organizadas em três eixos (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O segundo dia do 3º Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior segue movimentando a Universidade com conhecimento. O evento iniciou na terça-feira (18/6) e está reunindo empresários, professores, estudantes e profissionais para momentos de debate e troca de experiências. As ações ocorrerão até a noite desta quarta-feira (19/6) com a palestra de encerramento “Inteligência competitiva e indicadores de gestão em comércio exterior: o caso da empresa Narwal Sistemas”, com o administrador e sócio da Narwal Sistemas, Luiz Antônio Luciano da Silva.

As atividades da tarde foram organizadas em três eixos, na palestra “Na era do digital como fica o marketing”, com o administrador e empreendedor, Roderval Cypriano; na oficina “DU-E e DU-Imp: perspectivas e atualizações no comércio exterior brasileiro”, com o despachante Ivan Moraes da Silva; e o Treinamento Experimental ao Ar Livre “Dinâmica de integração ao ar livre para os integrantes das oficinas vespertinas”, com a equipe de produção Free Mind Condor Blanco de Criciúma.

Segundo a coordenadora dos cursos de Administração e de Comércio Exterior da Universidade, Izabel de Souza, o objetivo é criar inquietação ao futuro profissional. Ela explica que a sociedade passa por um momento de desenvolvimento de tecnologia, pauta abordada no evento. “O que nos espera no futuro, como o mercado está se comportando e o quanto nós estamos preparados para as mudanças nos negócios e nas empresas, são alguns dos questionamentos que o Congresso faz. Não podemos continuar tendo a mesma visão. A forma de fazer negócios hoje, já não é a mesma de cinco anos atrás. Uma empresa não pode fazer o seu planejamento e esperar para colocar em prática. Tudo está muito mais dinâmico”, comenta Izabel.

Na noite do último dia de evento também será realizada a apresentação oral dos trabalhos aprovados nos GTs (Grupos Temáticos).


Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 19 de junho de 2019 às 14:56
Compartilhar Comente

Comercio Exterior comemora 20 anos: Conversa entre egressos e estudantes marcará início da confraternização

Comercio Exterior comemora 20 anos: Conversa entre egressos e estudantes marcará início da confraternização
Evento ocorre dia 16 de abril (Foto: Arquivo/Unesc) Mais imagens

O curso de Administração - habilitação em Comércio Exterior da Unesc comemorará seus 20 anos com festa e conhecimentos. A programação iniciará com o painel “O profissional de comércio exterior – desafios, perspectivas e formação acadêmica”, de modo que os egressos que marcaram a história do curso compartilharão suas experiências com os estudantes da graduação. "O curso se orgulha em ter formado profissionais atuantes no cenário local e internacional. Suas atividades iniciaram em fevereiro de 1999, e até o momento já são 845 profissionais formados”, conta a coordenadora do curso, Izabel Regina de Souza. O evento ocorrerá no dia 16 de abril.

O professor da graduação e um dos idealizadores do evento, Wagner Blauth, conta que o objetivo é integrar estudantes e profissionais que passaram pela Universidade, demonstrando as possibilidades que a área oferece. “Os quase 200 acadêmicos do curso aprenderão com experiências reais, vividas na graduação e no mercado de trabalho, e conhecer as oportunidades da área”, explica.

Programação

O evento contará com a participação dos egressos Marcelo Tiscoski, diretor da City Comercial - Importação & Exportação; Bruna Cechinel Bonetti, representante comercial da Tile Export; Barbara Degásperi, analista de Comércio Exterior da Decor Export; Maykon Elias, gerente de comércio exterior na Olivo S.A, e Gabriela de Souza de Mattia, representante da Trade Line Assessoria em Comércio Exterior.

Dividido em quatro momentos, o evento iniciará às 17 horas, com um acolhimento realizado pelo curso e pela Unesc TV, para a captação de depoimentos dos egressos convidados.

Das 18 às 19 horas, ocorrerá uma recepção no Auditório Ruy Hülse. A partir das 19h15, será realizada a abertura do Painel e às 21h30 o evento será encerrado.

O curso de Comércio Exterior

Pioneiro no Sul Catarinense, foi criado com o papel de atender a demanda do mercado por profissionais capacitados. Desde então, tem aproximado empresas e contribuído para o desenvolvimento e formação de profissionais. 

A coordenadora do curso, Izabel Regina de Souza, enfatiza a ligação próxima que o curso tem com profissionais, empresas e órgãos que pertencem a cadeia produtiva do comércio exterior, possibilitando o estudante a ter experiências práticas e se mostrar pronto para o mercado de trabalho.  

O curso tem duração de quatro anos, com ingresso no primeiro e no segundo semestre de cada ano, e aulas no período noturno. Segundo a coordenadora, a graduação se preocupa em formar profissionais voltados ao empreendedorismo, o que permite aos acadêmicos definirem qual o seu mercado de trabalho, desenvolver seus próprios negócios e, assim, gerar novos postos de trabalho.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 10 de abril de 2019 às 14:15
Compartilhar Comente

Aula Inaugural: 12 de Março de 2019

Aula Inaugural: 12 de Março de 2019
Mais imagens

O curso de Administração realiza neste dia 12 de Março 2019, aula Inaugural para todos acadêmicos do curso. 

local: Auditório Ruy Hulse

Horário: 19h

Palestra Tema: Inovação na Gestão

Palestrante: Adm. João Ribeiro Junior. 

A coordenação 

Por: Izabel Regina De Souza 11 de março de 2019 às 17:13
Compartilhar Comente