Comércio Exterior

Universo das franquias é tema de evento na Unesc

Universo das franquias é tema de evento na Unesc
Ação contou com a participação de profissionais que são referência no mercado nacional (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Acadêmicos, professores e integrantes da comunidade externa que estiveram, na noite desta quarta-feira (4/9), na sala 104 do Bloco R1 da Unesc foram inspirados pelo universo das franquias. Isso porque foi realizado neste local o evento “Franchising: uma excelente oportunidade de empreender”, ação que contou com a participação de grandes referências nacionais no assunto. Dividiram experiências e conhecimentos sobre a temática a diretora das lojas Barriga Verde e Caverna do Dino, Fabiana Estrela, o diretor da Restaura Jeans, Flavio Conrad e a sócia proprietária da Mútua Negócios e Franchising, Viviane Almada. O evento foi realizado por meio da Sala dos Municípios e do Núcleo de Empreendedorismo da Universidade, coordenados pela professora Izabel Regina de Souza.

Representando a ABF (Associação Brasileira de Franchising), a empresária Fabiana Estrela trouxe ao público uma série de números que demonstram o crescimento do setor e as principais áreas que se destacam dentro dele. Conforme ela, entre os negócios que têm despontado positivamente estão a área de entretenimento, lazer, hotelaria e turismo, além da área de serviços. “É necessário destacar ainda o setor da alimentação, que, apesar de ser algo tradicional, é um item de primeira necessidade e um dos setores que mais mostra oportunidade e movimenta a economia”, comentou.

Ainda de acordo com Fabiana, tendências são vislumbradas para o Franchising, entre elas a diversificação de canais de vendas, modelos e localização, os franquiados multiunidades, a interiorização e o chamado “Store in Store”, que são unidades de franquia dentro de outras franquiadas. “Isso já vem acontecendo e se destacando como possibilidade. Um exemplo que podemos citar são cafés dentro de livrarias”, exemplificou.

Ao investir em uma franquia por entender que se trata de um negócio já consolidado, conforme Fabiana, o empreendedor precisa estar ciente de que dentro desse mercado não há espaço para acomodação. “E essa é uma das vantagens do frachising. Nesse formato um está sempre puxando o outro. O franqueador atento as metas e resultados e ao padrão do franqueado, que por sua vez também cobra boas campanhas, novos produtos e tudo o que possa agregar ao seu negócio. O importante é que estão todos indo para o mesmo lado”, destacou.

Nos dados apresentados pela empresária, com resultados obtidos pela ABF, o Sul do Brasil aparece com números bastante expressivos. “De 2017 para 2018 o crescimento do faturamento nos três estados da região foi de 11,4%. Em 2019 o primeiro trimestre teve crescimento de 7%, o que alcançou expectativa para o período. Números significativos enquanto estamos falando em crise”, completou.

Oportunidade de encontrar novas ideias

O casal Michele Rodrigues da Rosa e Reginaldo José da Rosa ficou sabendo do evento na Unesc através da divulgação nos meios de comunicação. Já estudando possibilidades de investimento o casal não titubeou em aproveitar a oportunidade de ouvir os profissionais. “Logo que ouvi sobre o assunto já fiz a nossa inscrição e valeu a pena. Acredito que participar de eventos desse tipo nos ajuda a clarear um pouco as nossas ideias e até abrir a mente para novas possibilidades”, comentou Reginaldo.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 04 de setembro de 2019 às 22:01
Compartilhar Comente