Comércio Exterior

Equipe Apex Brasil visita Unesc para oficialização do 2º ciclo do Programa de Qualificação da Exportação

Equipe Apex Brasil visita Unesc para oficialização do 2º ciclo do Programa de Qualificação da Exportação
Peiex, projeto com parceria nacional, qualifica empresas da região para exportar produtos de forma segura e planejada Mais imagens

Uma receita que deu certo e está prestes a ter mais um sucesso consolidado. A união entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e a Unesc ganha um novo capítulo após o sucesso do 1º ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex). Com resultado expressivo já na primeira edição, as instituições unem forças para um projeto ainda maior. Nesta quarta-feira (22/03), em encontro na Unesc com a presença de lideranças nacionais e estaduais, foi oficialmente lançado o Peiex Criciúma/Lages, nova edição da proposta. 

A meta, que anteriormente foi atingida ao chegar às 100 empresas qualificadas para exportação, agora é de levar qualificação para outras 150 distribuídas da seguinte forma:  100 empresas multissetoriais da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc)  25 empresas multissetorial da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) e 25 empresas no Peiex Agro Mel.   

Na serra catarinense a parceria se dá por meio de um convênio interestitucional com a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Universidade Comunitária de Lages.  

Na noite de oficialização da nova etapa da parceria, estiveram presentes os representantes da ApexBrasil, de Brasília, Rita de Albuquerque, Gabriel Chellis e Rodrigo Wutke, além de atores públicos e privados das regiões Sul e Serra que compõem o ambiente do comércio exterior brasileiro. Antes do evento principal que recebeu empresários e estudantes no Auditório Ruy Hülse, as autoridades foram convidadas para um café na sala de reuniões da reitoria da Universidade, onde puderam dialogar junto ao Comitê Consultivo do Programa. 

Representando a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, em Missão Internacional, a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Inovação da Unesc, Gisele Coelho Lopes, demostrou a gratidão por receber tantas lideranças que fazem parte do Comitê Consultivo do Peiex e fizeram questão de prestigiar a Universidade neste momento. “Nos sentimos muito felizes pelos resultados já alcançados e ainda mais motivados a apoiar este projeto que muito nos representa. Estar em uma Universidade Comunitária é isso: trabalhar em prol da sociedade e do desenvolvimento coletivo. A proposta de oferecer qualificação gratuita e todo o apoio para que empresas daqui possam levar seus produtos para fora do país é dar asas para a nossa economia, promover desenvolvimento”, destacou. 

Para o coordenador do Peiex Criciúma, Júlio César Zilli, foi uma honra receber a Apex Brasil para a oficialização do segundo ciclo em parceria com a Unesc. “Temos uma história de muito trabalho coletivo e colheita de bons resultados até aqui. Os números da nossa primeira experiência mostram uma taxa de mais de 40% de empresas qualificadas efetivamente exportando, o que é um dado expressivo tendo em vista que a exportação é um projeto a médio e longo prazo. Agora, já com essa bagagem, temos o segundo desafio, com a meta de 150 empresas a qualificar, e ainda mais confiança de que estamos no caminho da excelência”, destacou. 

Renovar a parceria com a Unesc, conforme Rita, representa segurança para a Apex, que vê na Universidade uma grande parceira. “Para nós é muito bom saber que vocês já sabem como funciona, já viram de perto todo o processo, acreditaram no projeto e estão dispostos a alçar voos ainda maiores. Podemos dizer que é uma escolha mútua”, destacou a liderança. 

  

Extensão 

O Peiex é um programa de extensão executado em parceria com atores públicos e privados. Para executar o programa no Sul e na Serra catarinense, a ApexBrasil assinou um Termo de Cooperação Técnica e Financeira com a Unesc, entidade executora responsável pelo atendimento empresarial nas microrregiões da Amurel, Amrec e Amesc. 

No primeiro ciclo, 101 empresas foram qualificadas e 40 conseguiram acessar o mercado internacional a partir da qualificação recebida por meio do programa. “Alinhado com a missão da Unesc, o Peiex proporciona qualificação para as empresas, sejam elas, MEI, micro, pequenas e grandes, que desejam ingressar e se preparar para o ingresso no mercado internacional.  O programa colabora para o desenvolvimento socioeconômico da região Sul e Serra catarinense, favorecendo que diversos atores públicos e privados estejam trabalhando de forma colaborativa para o bem comum da região”, pontua Zilli. 

Os interessados em participar do programa podem entrar em contato pelo (48) 3431-4516 ou por meio do www.unesc.net/peiex. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de março de 2023 às 16:47
Compartilhar Comente (1)

Cursos de Administração e Administração com Habilitação em Comércio Exterior da Unesc já formaram mais de quatro mil profissionais

Cursos de Administração e Administração com Habilitação em Comércio Exterior da Unesc já formaram mais de quatro mil profissionais
Egressos estão aptos a atuarem em empresas e a desenvolverem estratégias de importação e exportação em diversos segmentos Mais imagens

Ser Unesc é um aprendizado diário. Nos prepara do sonho à profissão”. Essa é a afirmação da acadêmica da 2ª fase do curso de Administração, Manuela Beluco, que não esconde a alegria e a paixão pela profissão que escolheu. Hoje, já atua na área e é analista de inteligência comercial do Bistek Supermercados.

[Cursos de Administração e Administração com Habilitação em Comércio Exterior da Unesc já formaram mais de quatro mil profissionais] “Me apaixonei pela profissão e pelos desafios. Quando me formei no Ensino Médio e fui em busca da graduação, não restavam dúvidas: queria administração. A Unesc sempre foi a minha escolha. Todas as matérias aplicadas nos dão exemplos reais do dia a dia e os professores trazem desafios que nos auxiliavam em cada decisão”, conta.

Os cursos de Administração e Administração com habilitação em Comércio Exterior da Unesc já formaram mais de quatro mil profissionais. São especialistas que assumiram posições de liderança em empresas de todos os segmentos, como manufatura, serviço, varejo, o “agrobusiness”, entre outros.

Além da formação para a carreira executiva, o curso, segundo o coordenador, Edson Firmino Ribeiro, também protagonizou os primeiros movimentos relacionados ao empreendedorismo regional, em que muitos negócios ativos e prósperos foram empreendidos por egressos, que também passaram a desempenhar funções de lideranças em empresas de suas famílias, participando do processo de sucessão familiar.

“Muitas empresas já estão no processo de sucessão da terceira geração, conduzidas por egressos da Universidade. Formamos, portanto, administradores para atender as demandas executivas, empreendedoras, de governança e sucessão de empresas familiares, além de gestores de processos de inovação e profissionais para carreiras públicas, o que garante um alto índice de empregabilidade dos nossos acadêmicos e egressos”, enfatiza.

Matriz Curricular em constante atualização

Conforme Ribeiro, outro ponto a evidenciar diz respeito à atualização da Matriz Curricular do curso, que reproduz a competência de se adequar às necessidades de cada tempo. Atualmente, contempla uma formação inovadora, por meio de disciplinas que são organizadas em tornos de temas em evidência como branding, desenvolvimento de ecossistemas de negócios, inteligência competitiva, teoria de apoio à decisão, pesquisa de mercado, gestão estratégica, gestão do conhecimento e inovação, gestão de projetos, ética e compliance, gestão de varejo e serviços, finanças corporativas, administração pública, governança corporativa, criatividade e cultura empreendedora, lean startup, personal branding, gestão de conflitos, análise de empresas e “valuation”, termo utilizada na área para definir a avaliação de empresas. Todas as temáticas são abordadas por meio da proposta de ensino da Universidade, chamada Graduação Multi, na qual os estudantes são desafiados a desenvolver soluções conectadas à realidade.

“Durante toda a formação existem conteúdos tratados em disciplinas de tópicos emergentes que permitem com que as tendências atuais de cada eixo de formação sejam tratadas na forma de estudos de caso, projetos e outros conteúdos trabalhados a partir da aprendizagem baseada em problemas. Nossos professores mestres e doutores têm experiência na docência e no mercado de trabalho em suas áreas de atuação”, completa o professor.

Outro destaque está na disciplina de Consultoria Empresarial, desenvolvida por meio de um modelo pedagógico próprio que prepara estudantes e professores para receber as empresas em sala de aula, diagnosticar problemas e propor soluções inovadores de intervenção.

Durante a formação os acadêmicos podem participar de núcleos de estudo em diversos temas, entre eles, gestão financeira, sucessão familiar, inovação, empreendedorismo e comércio exterior. Esses núcleos, somados a um conjunto relevante de atividades, complementam a formação do estudante.

Experiência na prática

Bruno Sebastian Carvalho Mezarine está na 8ª fase do curso de Administração com habilitação em Comércio Exterior. Responsável pelo setor de exportação da empresa Mademil Polias, em Nova Veneza, ele diz que a Unesc representa uma boa parte da sua vida. [Cursos de Administração e Administração com Habilitação em Comércio Exterior da Unesc já formaram mais de quatro mil profissionais]

“Entrei na Universidade pouco antes da pandemia e, desde então, vivi mudanças que foram surgindo, tanto no curso, quanto na Instituição. Tudo o que aprendi, realmente consigo aplicar na prática. Os professores são essenciais neste processo. Posso dizer que o curso é uma comunidade. É uma oportunidade de desenvolvimento melhor na parte de trabalho”, sublinha.

Portas abertas para a transformação

Os interessados em conhecer e fazer parte das experiências proporcionadas pela Unesc, como a internacionalização e toda a gama de graduação em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915 0433.

Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431 2626 e pelos cursos técnicos no telefone (48) 3431 2671 ou pelo telefone (48) 3431 4500 (whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) (48) 99644 0170 ou no (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30 às 21h. Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net. As formas de ingresso ainda podem ser conferidas pelo www.unesc.net/formas-de-ingresso.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de março de 2023 às 16:17
Compartilhar Comente

Unesc integra diretoria da ADVB Santa Catarina

Unesc integra diretoria da ADVB Santa Catarina
Fotos: Mayara Cardoso/Agecom/Unesc Mais imagens

Em mais uma ação que demonstra a importância da Unesc em nível estadual e a presença da Instituição no ecossistema do desenvolvimento, a Universidade passa a ocupar cadeira na diretoria da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB SC). A diretoria da Associação tomou posse na noite desta segunda-feira (07/03), tendo a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, entre os empossados.

A presidência da ADVB passa a estar sob comando do também criciumense Claiton Pacheco. A diretoria que estará ao seu lado é comporta por 40 lideranças do setor, divididas em sete regiões: Grande Florianópolis, Litoral, Meio-Oeste, Norte, Oeste, Sul, Vale do Itajaí e Serra.

Para Gisele, integrar o grupo de grandes profissionais da área é uma honra, em especial por representar a Universidade e seus princípios. “Estaremos a frente da diretoria de Desenvolvimento Socioeconômico, uma área que faz parte parte também da missão da nossa Unesc. Estamos muito felizes por integrar ainda mais de perto esse ecossistema, contribuindo com nossa experiência e aprendendo com os colegas e suas vivências”, destacou.

O grupo trabalhará a frente da ADVB no biênio 2022/2023.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de março de 2022 às 08:34
Compartilhar Comente

Unesc promove novas palestras gratuitas online

Unesc promove novas palestras gratuitas online
Eventos tratam de diferentes temáticas nesta terça, quarta, quinta e sexta-feira (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Mais uma vez a Unesc coloca à disposição das comunidades interna e externa seu conhecimento de forma gratuita. Nesta semana a Universidade promove novas palestras online com a abordagem das temáticas “Peiex Criciúma e a Qualificação para Exportação no Sul Catarinense”, nesta terça-feira (31/3); “O que é a doença de Alzheimer”, nesta quarta-feira (1/4); "Estratégias de Manejo e Enfrentamento do estresse", na quinta-feira (2/4) e "Planejamento Financeiro por meio de Fluxo de Caixa", na sexta-feira (3/4).

As quatro palestras estão com inscrições abertas e contarão com a emissão de declaração para computar como horas complementares para acadêmicos da Universidade.

Nesta terça-feira o foco será voltado à apresentação do Programa de Qualificação para a exportação, Peiex Criciúma, e o Impacto no Sul Catarinense. A transmissão terá como palestrante o profissional Deivson Althaus e participação da empresa Celucon, uma das participantes do Programa.

Na quarta-feira as informações serão apresentadas pela professora Josiane Budni, pesquisadora em torno da temática da doença de Alzheimer e na quinta-feira a palestra tem comando da professora Rosimeri Vieira da Cruz de Souza, que abordará Estratégias de Manejo e Enfrentamento do estresse em situações adversas.

Já na sexta-feira será realizada a segunda edição da palestra Planejamento Financeiro por meio de Fluxo de Caixa com o professor Abel Corrêa de Souza. A atividade já foi ministrada de forma virtual na última semana, porém, devido ao grande número de inscritos e a falta de vagas para todos na primeira edição, mais uma vez Abel abordará o assunto. Nesta edição a temática contará ainda com explicações sobre as linhas de crédito disponibilizadas pelo Ministério da Economia em parceria com bancos e cooperativas de crédito, com recursos provenientes do BNDES, para socorrer empresas impactadas pelo coronavírus.

Os participantes que fizerem a inscrição receberão, no dia da palestra em questão, um link que direcionará para a sala virtual.

Inscreva-se:

31/3 - PEIEX Criciúma e a Qualificação para Exportação no Sul Catarinense 

1/4 - O que é a doença de Alzheimer

2/4 - Estratégias de Manejo e Enfrentamento do estresse

3/4 - Planejamento Financeiro por meio de Fluxo de Caixa

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de março de 2020 às 17:45
Compartilhar Comente

Araranguá conhece de perto o Plano de 60 Dias

Araranguá conhece de perto o Plano de 60 Dias
Ação faz parte do Núcleo de Empreendedorismo instalado na Unesc Araranguá (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

“O investimento necessário para participar do Plano de 60 dias é apenas um: o tempo de vocês, item indispensável para a transformação de negócios”. Assim o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc Araranguá, Diogo Pereira Moraes, resumiu a troca necessária para a participação no projeto lançado para lideranças e empresários da Cidade das Avenidas na noite desta terça-feira (10/3). O Plano de 60 Dias está com inscrições abertas para empresários que já tem seu negócio e querem aperfeiçoar o trabalho. “Podem se inscrever desde pequenas e médias empresas até um microempreendedor individual, um vendedor de pipoca ou picolé que queira aprender e apostar na sua ideia. Estaremos aqui de portas abertas para pensarmos juntos nesse negócio”, explicou Diogo.

A palavra que define o objetivo desse e dos outros projetos que fazem parte do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, conforme o coordenador, é transformação, pois esse é o objetivo geral de todo o trabalho em torno de cada um dos projetos. “Queremos promover a transformação nos negócios e com isso promover o desenvolvimento de cada um de vocês e da região. Estaremos preparados para, em parceria com os empreendedores e ouvindo suas demandas, ajudá-los a lapidar e alavancar seus negócios”, destacou.

O projeto realizado em encontros promovidos durante o período de 60 dias é desenvolvido por meio da colaboração de professores, acadêmicos e voluntários, sendo uma ação aberta à comunidade de forma gratuita.

O convite, de acordo com a diretora da Unidade Araranguá, Isabel Regina de Souza, se estende a todos a comunidade do Vale. “A Unesc chegou aqui para realmente contribuir com o desenvolvimento da região. Queremos muito ser esse vetor de desenvolvimento que a cidade merece”, destacou.

Para a empresária e diretora da CDL Araranguá, Dalva Maria Machado Leme, a chegada da Unesc tem sido de grande valia para a cidade, que precisa conhecer melhor e valorizar as oportunidades que chegam com a Instituição. “Araranguá vai crescer muito a partir desses projetos trazidos pela Universidade. Nós precisamos contribuir e ajudar apresentando e compartilhando essas informações tão valiosas como as que recebemos hoje”, comentou.

As inscrições para participação no projeto Plano de 60 Dias em Araranguá seguem até o dia 31 de março. Elas podem ser feitas no site do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de março de 2020 às 23:06
Compartilhar Comente