Comércio Exterior

Enade será aplicado neste domingo na Unesc

Enade será aplicado neste domingo na Unesc
Mais de 800 acadêmicos estarão participando do Exame (Foto: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos da Unesc participarão, neste próximo domingo (25/11), do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). O Exame é aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e é responsável pelo cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior.

Nesta edição mais de 800 estudantes dos cursos de Administração, Comércio Exterior, Direito, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Psicologia, Design, Tecnologia em Design de Moda e os Tecnólogos em Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Gestão Comercial da Unesc participarão da prova.

De acordo com o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, o Exame permite calcular a qualidade de nossos cursos, além de ser um requisito legal exigido pelo MEC (Ministério da Educação). “O Enade é um importante instrumento que auxilia na avaliação dos cursos de graduação em todo o Brasil, impactando em ações que impulsionam mudanças curriculares e refletem diretamente na formação do concluinte e do egresso. A participação de nossos alunos concluintes, é de fundamental importância”, enfatiza.

As provas ocorrerão nos blocos R1 e R2. Os portões abrem às 11h e o Exame inicia às 13h30, de acordo com o horário de Brasília.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 20 de novembro de 2018 às 15:43
Compartilhar Comente

Acadêmicos da Unesc conhecem de perto as ações e a estrutura da Acic

Acadêmicos da Unesc conhecem de perto as ações e a estrutura da Acic
Visita dos estudantes do curso de Comércio Exterior a sede da entidade empresarial ocorreu na noite desta terça-feira (13/11) (Fotos: Deise Felisberto-Acic) Mais imagens

Motivação, conhecimento, descoberta, colaboração e integração foram algumas das palavras que resumem o sentimento dos acadêmicos da sexta fase do curso de Comércio Exterior, da Unesc, em visita a Acic (Associação Empresarial de Criciúma). A visita, na noite desta terça-feira (13/11), fez parte do conteúdo da disciplina de Administração de Pequenos Negócios, ministrada pelo professor Ricardo Pieri. Recepcionados pelo presidente da Acic, Moacir Dagostin, os estudantes puderam conhecer um pouco da trajetória profissional e também da relação com o associativismo do presidente de umas principais entidades empresariais do Sul do país.

Há mais de 10 anos, Dagostin participa das ações da entidade empresarial, além disso foi professor por mais de 20 anos. O presidente falou, ainda, do dia a dia à frente da entidade e do importante papel da Acic como interlocutora dos principais assuntos de interesse da cidade e região. Dagostin também reforçou a importância do domínio das tecnologias e o atual momento econômico do país. “As empresas têm passado um período difícil em função de todo o cenário econômico que vivemos nos últimos anos. Passado o período eleitoral, as perspectivas se renovam e, mesmo recente, já estamos sentindo um movimento positivo da economia”, destaca Dagostin. “Estamos trabalhando e fomentando aqui na região novas formas da nossa economia se reinventar, especialmente, na área de inovação e tecnologia. Nesse sentido digo a vocês, estejam preparados para o mercado em transformação”, acrescenta.

Para o professor Ricardo Pieri, este tipo de visita com os acadêmicos é de extrema importância. “Essa atividade é uma oportunidade dos alunos perceberem a existência desse tipo de espaço, como o da associação empresarial, de espaços de coworking, explorando sua estrutura. São ambientes que, posteriormente, também estarão fazendo parte da vida profissional desses acadêmicos”, ressalta.

A diretora executiva da Acic, Maria Julita Volpato, detalhou a infraestrutura, serviços, projetos e ações da entidade, que no próximo ano completa 75 anos de existência. “A base estratégica do nosso trabalho é o associativismo, que representa e defende os interesses da classe empresarial, sendo propulsora do desenvolvimento regional”, coloca.

A entidade desenvolve uma série de projetos estratégicos voltados à diversas bandeiras como a da educação e a da cultura. A gama de soluções empresariais da entidade também tem facilitado e contribuído com o dia a dia das empresas.

Os estudantes puderam conhecer ainda o funcionamento dos núcleos setoriais, que é o associativismo na prática. Hoje, a Acic possui 19 núcleos dos mais vários segmentos. A explanação foi realizada pelo coordenador dos núcleos setoriais, João José Camargo. “Por meio dos núcleos setoriais, que seguem a metodologia do Programa Empreender, empresas do mesmo segmento se unem, discutem desafios, necessidades e buscam soluções em conjunto, promovendo o associativismo e o desenvolvimento dos negócios”, explica. São realizadas capacitações, treinamentos, visitas técnicas, missões empresariais, compra de produtos de forma coletiva, entre outras ações.

“A experiência dessa noite foi muito positiva. Já conhecia a Acic, porque frequentei algumas capacitações aqui, porém não imaginava a forte atuação e a abrangência que a entidade possui”, observa Camargo. 

Colaboração Deise Felisberto - Comunicação Acic

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 14 de novembro de 2018 às 16:59
Compartilhar Comente

Ação de Natal Curso de Administração

Ação de Natal Curso de Administração
Curso de Administração Mais imagens

O curso de Administração juntamente com Centro Acadêmico Jorge Zanatta, Liga Atlética Coméia, Acadêmicos e Professores  lançou nesta noite (13/11/2018) uma ação de Natal para Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA de Criciúma/SC) 

A partir desse dia 13/11 até 30/11/2018, o curso estará fazendo arrecadação de: Caixas de leites, Bolachas, materiais de limpeza e brinquedos, que serão doados a AMA no dia 03/12/2018. 

Na oportunidade da entrega, os acadêmicos e professores passarão uma tarde com as crianças e adolecentes da AMA. 

Venha fazer parte desse movimento e alegrar um pouquinho a vida dos nossos amigos autistas. 

A coordenação. 

Por: Izabel Regina De Souza 13 de novembro de 2018 às 21:18
Compartilhar Comente

Visita Técnica na Assembléia Legislativa

Alunos do Curso de Administração, visitaram neste dia 23 de Outubro de 2018 a Assembleia Legislativa de Santa Catarina em Florianópolis. A visita faz parte das atividades da Disciplina de Administração Pública, lecionada pela Prof. Cristiane Dias. 

Parabéns a professora e acadêmicos para iniciativa. 

A coordenação

Por: Izabel Regina De Souza 25 de outubro de 2018 às 17:00
Compartilhar Comente

RESULTADO DE UM EXCELENTE TRABALHO

RESULTADO DE UM EXCELENTE TRABALHO
Maquete Porto de São Francisco Mais imagens

A maquete elaborada pelas acadêmicas: LETICIA MANGANELLI DEFAVERI , BARBARA BOSA E LAURA KESTERING,  na disciplina de Sistemática da Exportação, está exposta na recepção do porto de São Francisco do Sul. Um representante do porto, viu e considerou um trabalho digno de exposição no próprio porto. 

A elaboração da maquete é uma atividade da disciplina da Sistemática da Exportação, que proporciona aos acadêmicos conhecer e entender a logística dos portos catarinenses por meio de visitas técnicas, pesquisas, entrevistas com responsáveis dos portos e a elaboração da maquetre e apresentação do trabalho em sala de aula. Após as apresentações das maquetes em sala, as mesmas ficam expostas no Hall do Bloco R1, para apresciação de todos. 

Parabéns as acadêmicas pela dedicação e excelente trabalho. 

A coordenação

Por: Izabel Regina De Souza 19 de outubro de 2018 às 19:23
Compartilhar Comente