Comércio Exterior

Professor da Unesc recebe premiação em evento nacional de cursos de administração

Professor da Unesc recebe premiação em evento nacional de cursos de administração
Thiago Francisco teve artigo premiado no ENANGRAD (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Participando da 29ª edição do ENANGRAD (Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração), evento realizado em São Paulo, o professor e Coordenador do Setor de Avaliação Institucional (SEAI) da Unesc, Thiago Francisco, foi premiado com trabalho apresentado dentro do tema “Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração”. O prêmio foi entregue pelo professor Taiguara Langarfe, atual presidente da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Thiago atua nos cursos de Administração, Administração com Habilitação em Comércio Exterior na Universidade e participou do evento ministrando duas oficinas para cerca de 100 coordenadores de curso. Ele tratou sobre modelos de governança aplicados à gestão dos resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

O professor recebeu destaque na ocasião com o trabalho “Inovar ou “morrer”: uma reflexão sobre influências da educação a distância em cursos presenciais na formação em Administração”, apresentou resultados sobre uma investigação, que contou com a participação de avaliadores institucionais do INEP/MEC, e proporcionou uma reflexão sobre a importância de inovações tecnológicas e metodológicas aplicadas ao Projeto Pedagógico do Curso de Administração. Além disso, o trabalho discutiu a necessidade de desenvolver mecanismos de formação, para os Núcleos Docentes Estruturantes destes cursos em função do atual cenário de alta competitividade.

O evento também contou com a participação da Prof. Izabel Regina de Souza, coordenadora dos cursos de Administração, e da Prof. Cristiane Dias.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 04 de setembro de 2018 às 20:45
Compartilhar Comente

Desafios da gestão comercial são abordados em palestra de Semana Acadêmica

Desafios da gestão comercial são abordados em palestra de Semana Acadêmica
Consultor Pascoal Engel conversou com alunos nesta terça-feira (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

O que vender? A quem vender? Como vender? Quando vender? Por quanto vender? Quem venderá? Estas são algumas das perguntas que precisam ser respondidas antes de tirar qualquer ideia do papel e fazem parte do plano de negócios. O assunto foi abordado na manhã desta terça-feira (4/9) pelo consultor comercial Pascoal Vitor da Silva Engel, na palestra “Desafios da Gestão Comercial”, que compõe a programação da Semana Acadêmica de Administração e Comércio Exterior.

No encontro, Engel compartilhou com acadêmicos dos cursos da Unesc a sua experiência em gestão de equipes comerciais, planejamento estratégico de vendas, prospecção de novos mercados e relacionamento com clientes. Ele chamou os estudantes para uma reflexão sobre estratégia e foco. “Vocês precisam saber o que vão vender. Não se pode querer ‘abraçar o mundo’. É preciso ter foco e antes de tudo, fazer pesquisa de mercado e saber do que ele precisa”, comenta.

Sobre o gestor comercial, o palestrante falou sobre o perfil interessante para este profissional. “O gestor comercial tem que estar no mercado, saber o que as pessoas estão comprando, os preços da concorrência e o que os clientes estão buscando. Mostrar o diferencial do seu produto para o mercado e fazer com que os clientes saibam o que está agregado ao seu produto”.

Semana Acadêmica


Até esta quinta-feira (6/9), professores, estudantes e profissionais de Administração e Comércio Exterior estarão reunidos na Unesc para palestras, painéis, visitas técnicas e oficinas com assuntos em torno do tema “Revolução 4.0 e os Reflexos sobre os Pilares da Administração”.

Confira a programação da Semana Acadêmica

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 04 de setembro de 2018 às 12:15
Compartilhar Comente

Debate sobre Revolução 4.0 abre Semana Acadêmica de Administração e Comércio exterior

Debate sobre Revolução 4.0 abre Semana Acadêmica de Administração e Comércio exterior
Universidade recebeu quatro convidados para Talk no Auditório Ruy Hülse (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A Unesc foi palco, na noite desta segunda-feira (3/9), de uma rica discussão envolvendo o tema “Revolução 4.0 e os reflexos sobre os pilares da administração”. O debate contou com a presença de profissionais que atuam em grandes empresas nas quatro grandes áreas da administração e foi acompanhado por centenas de alunos que lotaram o Auditório Ruy Hülse. A ação abriu oficialmente a Semana Acadêmica de Administração e Comércio Exterior.

Os convidados para dividir experiências e conhecimentos com os acadêmicos foram a Coordenadora de Gestão de Pessoas na Ceusa Revestimentos Cerâmicos e Vice-Presidente da ABRH, Micheline Toazza; o gerente do Sicredi, Joel Valentin Seldenreich; o diretor da Meta Consultoria, Edson Firmino Ribeiro e a Coordenadora de Comunicação da Eliane S/A, Gabriela dos Santos Pereira.

A programação da Semana Acadêmica, conforme a coordenadora da atividade, Cristiane Dias, vem sendo pensada e preparada desde a passagem do Congresso Sul Catarinense de Administração E Comércio Exterior, realizado em junho na Unesc. “Saímos inquietos daquele evento. Vimos os conceitos estudados e pensamos: como estamos levando isso para a sala de aula e como o mercado está absorvendo os egressos que levam o conhecimento da Universidade?”, comentou.

De acordo com a Cristiane, junto da bagagem trazida a partir dos conteúdos discutidos e com necessidade de aprofundamento após o Congresso, foi realizada uma pesquisa com os próprios acadêmicos, para que eles apontassem o que gostariam de ter nas oficinas da Semana Acadêmica. “Dessa forma montamos uma programação trazendo aquilo que mais desafia  e angustia os alunos e trará crescimento a eles. Desafio eles, então, a aproveitarem esses dias para adquirir e compartilhar conhecimento”, completou.

Conforme a coordenadora dos cursos de Administração e Administração Habilitação em Comércio Exterior, Izabel Regina de Souza, o momento é ideal para discutir as competências dos profissionais no mercado. “Queremos discutir sobre, a partir do que está sendo inserido no nosso dia a dia, que competência precisamos desenvolver para o mercado? O que é esperado de cada um como profissional nesse cenário?”, indagou.

Para o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, a escolha do tema para o evento foi extremamente assertiva. “O mundo é dinâmico e por isso precisamos realmente estar ligados ao desenvolvimento. Dentro de todos os conceitos posso destacar três fundamentais: a educação, o que vocês já estão buscando; o planejamento, ideia muito ligada ao profissional administrador e a proatividade, característica que está em falta no mercado”, pontuou Fabris.

A programação da Semana Acadêmica seque até quinta-feira e pode ser conferida aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 03 de setembro de 2018 às 21:45
Compartilhar Comente

Cerimônia em gabinete marca formatura de 92 acadêmicos da Unesc

Cerimônia em gabinete marca formatura de 92 acadêmicos da Unesc
Momento foi de emoção para formados, amigos e familiares que celebraram a conquista da graduação (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A noite desta terça-feira (7/8) jamais irá sair da memória da jovem Madalena Dibanzilua Antônio dos Santos, de 23 anos. Ela, que chegou da Angola há quatro anos em busca do sonho de se formar no curso de Administração de Empresas, foi uma das graduandas que colou grau em cerimônia especial no Auditório Ruy Hülse, na Unesc. Para Madalena, não há outra palavra que possa descrever o sentimento desse momento que não seja “realizada”. “Poder voltar para a Angola e levar o canudo para mostrar aos meus pais não tem preço. Esse era um dos sonhos especialmente da minha mãe e hoje estou realizando. É muita felicidade”, diz com sorriso largo.

Assim como ela, outros 91 estudantes têm agora esta noite registrada como marco de uma grande conquista. Após anos de dedicação eles colaram grau nos cursos de Administração de empresas, Administração Habilitação em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Economia, Direito, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Recursos Humanos.

A alegria e satisfação do encontro, conforme a Pró-Reitora Acadêmica Indianara Reynaud Toreti Becker, também é sentida pela universidade. “É uma alegria indescritível, pois o que nós temos de mais valioso aqui são as pessoas, são aqueles que fazem parte da nossa história e deixam sua marca. Além de sentir a emoção de cada um, vemos pais e mães radiantes vivendo esse sonho e isso é algo inigualável”, afimou.

Para a Pró-Reitora, cada acadêmico que passa pela universidade deixa a sua marca e faz parte do crescimento da instituição. “Tenho certeza que vocês se transformaram nesses anos que passaram pelas nossas salas de aula e saibam que também nos transformaram. A universidade só evolui porque todos vocês que fazem parte dessa história deixam sua marca também”, completou.

Como mensagem final, a Indianara lembra que os formados coloquem em prática os ensinamentos aprendidos, sempre levando o nome da instituição “Sejam Unesc. Honrem a Unesc e façam desse mundo um mundo melhor”, finalizou.

Familiares orgulhosos

Muitas foram as demonstrações de carinho e orgulho feitas por pais, familiares e amigos a cada nome chamado para subir ao palco. Entre os olhos brilhantes vistos na plateia estava o da mãe Teresinha Spillere. E não era por menos, já que ela aplaudia orgulhosa a conquista do filho Marcos Spillere, que acabara de concluir sua segunda graduação, desta vez em Administração Habilitação em Comércio Exterior. “É uma vitória muito grande. Ele já havia se formado em Direito na Unesc e seguiu com o outro curso. Minha filha também se formou aqui em Medicina. É um orgulho e uma emoção sem igual”, comentou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 07 de agosto de 2018 às 21:50
Compartilhar Comente (1)

Unesc e UNQ firmam parceria na revista O Mundo dos Negócios

Unesc e UNQ firmam parceria na revista O Mundo dos Negócios
Universidade ganhará 500 exemplares do periódico (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A Unesc celebrou nesta terça-feira a parceria com a UNQ import & export através do apoio à revista “O Mundo dos Negócios”. Desta forma a Unesc passa a figurar com cases de egressos e perfis a cada edição da revista. Na última edição, lançada em evento na reitoria da Unesc, a revista traz entrevista com o vice-presidente da Cecrisa, Paulo Benetton, que lecionou por 16 anos no curso de Administração da Unesc. A revista traz também reportagem com a administradora Rebecca Peres, formada em Comércio Exterior pela Unesc, na seção Egressos. Na entrevista ela conta suas experiências como auxiliar de exportação na empresa Minamel.

Para a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, essa parceria é muito importante pois promove a aproximação cada vez maior entre a Unesc e o mercado. “Com essa parceria teremos ao lado da educação o setor produtivo, mercadológico e de internacionalização. Parcerias como esta pavimentam os próximos 50 anos da Unesc e demonstram a força da nossa Universidade”, enfatiza a reitora. 

A revista tem circulação bimestral e a proposta é que os professores dos cursos da Unesc contribuam com artigos, trabalhos acadêmicos e experiências relacionadas ao mercado da importação e exportação. “Nosso objetivo é de expor ideias para desmistificar os mitos do mundo da exportação e importação e com isso mudar a cultural internacional e levar conhecimento a todos, citando casos próximos, como casos da Unesc e de pessoas que passaram pela Universidade”, comenta o coordenador geral da revista, Marcelo Raupp.

A Universidade receberá 500 exemplares da revista e também terá um espaço no portal do Mundo dos Negócios. Corpo docente e membros da gerência da Universidade participaram do lançamento. Os alunos e professores poderão contribuir com a revista através de matérias conceituais e artigos analíticos dos temas semelhantes aos tratados no periódico.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 26 de junho de 2018 às 19:35
Compartilhar Comente