Comércio Exterior

Unesc promove novas palestras gratuitas online

Unesc promove novas palestras gratuitas online
Eventos tratam de diferentes temáticas nesta terça, quarta, quinta e sexta-feira (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Mais uma vez a Unesc coloca à disposição das comunidades interna e externa seu conhecimento de forma gratuita. Nesta semana a Universidade promove novas palestras online com a abordagem das temáticas “Peiex Criciúma e a Qualificação para Exportação no Sul Catarinense”, nesta terça-feira (31/3); “O que é a doença de Alzheimer”, nesta quarta-feira (1/4); "Estratégias de Manejo e Enfrentamento do estresse", na quinta-feira (2/4) e "Planejamento Financeiro por meio de Fluxo de Caixa", na sexta-feira (3/4).

As quatro palestras estão com inscrições abertas e contarão com a emissão de declaração para computar como horas complementares para acadêmicos da Universidade.

Nesta terça-feira o foco será voltado à apresentação do Programa de Qualificação para a exportação, Peiex Criciúma, e o Impacto no Sul Catarinense. A transmissão terá como palestrante o profissional Deivson Althaus e participação da empresa Celucon, uma das participantes do Programa.

Na quarta-feira as informações serão apresentadas pela professora Josiane Budni, pesquisadora em torno da temática da doença de Alzheimer e na quinta-feira a palestra tem comando da professora Rosimeri Vieira da Cruz de Souza, que abordará Estratégias de Manejo e Enfrentamento do estresse em situações adversas.

Já na sexta-feira será realizada a segunda edição da palestra Planejamento Financeiro por meio de Fluxo de Caixa com o professor Abel Corrêa de Souza. A atividade já foi ministrada de forma virtual na última semana, porém, devido ao grande número de inscritos e a falta de vagas para todos na primeira edição, mais uma vez Abel abordará o assunto. Nesta edição a temática contará ainda com explicações sobre as linhas de crédito disponibilizadas pelo Ministério da Economia em parceria com bancos e cooperativas de crédito, com recursos provenientes do BNDES, para socorrer empresas impactadas pelo coronavírus.

Os participantes que fizerem a inscrição receberão, no dia da palestra em questão, um link que direcionará para a sala virtual.

Inscreva-se:

31/3 - PEIEX Criciúma e a Qualificação para Exportação no Sul Catarinense 

1/4 - O que é a doença de Alzheimer

2/4 - Estratégias de Manejo e Enfrentamento do estresse

3/4 - Planejamento Financeiro por meio de Fluxo de Caixa

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de março de 2020 às 17:45
Compartilhar Comente

Araranguá conhece de perto o Plano de 60 Dias

Araranguá conhece de perto o Plano de 60 Dias
Ação faz parte do Núcleo de Empreendedorismo instalado na Unesc Araranguá (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

“O investimento necessário para participar do Plano de 60 dias é apenas um: o tempo de vocês, item indispensável para a transformação de negócios”. Assim o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc Araranguá, Diogo Pereira Moraes, resumiu a troca necessária para a participação no projeto lançado para lideranças e empresários da Cidade das Avenidas na noite desta terça-feira (10/3). O Plano de 60 Dias está com inscrições abertas para empresários que já tem seu negócio e querem aperfeiçoar o trabalho. “Podem se inscrever desde pequenas e médias empresas até um microempreendedor individual, um vendedor de pipoca ou picolé que queira aprender e apostar na sua ideia. Estaremos aqui de portas abertas para pensarmos juntos nesse negócio”, explicou Diogo.

A palavra que define o objetivo desse e dos outros projetos que fazem parte do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, conforme o coordenador, é transformação, pois esse é o objetivo geral de todo o trabalho em torno de cada um dos projetos. “Queremos promover a transformação nos negócios e com isso promover o desenvolvimento de cada um de vocês e da região. Estaremos preparados para, em parceria com os empreendedores e ouvindo suas demandas, ajudá-los a lapidar e alavancar seus negócios”, destacou.

O projeto realizado em encontros promovidos durante o período de 60 dias é desenvolvido por meio da colaboração de professores, acadêmicos e voluntários, sendo uma ação aberta à comunidade de forma gratuita.

O convite, de acordo com a diretora da Unidade Araranguá, Isabel Regina de Souza, se estende a todos a comunidade do Vale. “A Unesc chegou aqui para realmente contribuir com o desenvolvimento da região. Queremos muito ser esse vetor de desenvolvimento que a cidade merece”, destacou.

Para a empresária e diretora da CDL Araranguá, Dalva Maria Machado Leme, a chegada da Unesc tem sido de grande valia para a cidade, que precisa conhecer melhor e valorizar as oportunidades que chegam com a Instituição. “Araranguá vai crescer muito a partir desses projetos trazidos pela Universidade. Nós precisamos contribuir e ajudar apresentando e compartilhando essas informações tão valiosas como as que recebemos hoje”, comentou.

As inscrições para participação no projeto Plano de 60 Dias em Araranguá seguem até o dia 31 de março. Elas podem ser feitas no site do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de março de 2020 às 23:06
Compartilhar Comente

Noite de realização de sonhos

Noite de realização de sonhos
Mais de 140 graduandos receberam o certificado de conclusão do ensino superior nesta sexta-feira (Fotos: Leonardo Ferreira/Milena Nandi) Mais imagens

Denise Speck da Rosa do Canto não conteve as lágrimas ao ver o filho, Otávio da Rosa do Canto, receber o certificado de conclusão do curso de Administração - Comércio Exterior, na noite desta sexta-feira (14/2). Otávio e mais 70 estudantes participaram da colação de grau especial, presidida pelo vice-reitor, Daniel Preve, no Auditório Ruy Hülse. “Moramos no exterior e ele foi alfabetizado em inglês. Quando voltamos ao Brasil, ele precisou aprender um novo idioma para poder retomar os estudos e anos depois, descobriu um problema de saúde. Vê-lo superando todos os obstáculos e conquistando o diploma é emocionante demais”, afirma a mãe orgulhosa. 

No Auditório Ruy Hülse, participaram da colação de grau especial graduandos dos cursos de Administração, Administração - Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Farmácia, Psicologia, Tecnologia em Gestão De Recursos Humanos e Tecnologia em Processos Gerenciais.

A noite desta sexta-feira foi de muita emoção também para outros acadêmicos e familiares da Universidade. No AM Master Hall, ocorreu a colação de grau festiva, na qual 70 graduandos dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), Letras, Matemática e Pedagogia receberam o certificado de conclusão do curso superior em uma cerimônia presidida pelo diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, que também foi paraninfo da turma.

Para a mais nova tecnóloga em Processos Gerenciais, Lilian Canarin, o momento é de vitória. “Foram dois anos e meio intensos de estudo. É uma sensação maravilhosa estar hoje aqui, recebendo o certificado da minha primeira graduação”, comenta.

Em sua fala, o vice-reitor da Unesc agradeceu pela confiança dos graduados e familiares na Universidade e salientou que a vida possui fluxos contínuos, 

mudanças de rotas e rupturas e que a cerimônia desta sexta marcava a celebração da passagem da vida de estudante para a de profissional. “Vocês conheceram a técnica e a usem com sabedoria para fazer a diferença por onde passarem. Tomem as decisões baseadas no conhecimento e levem com orgulho a marca da Unesc em suas vidas. A Universidade é de vocês e para vocês. Sucesso e contem sempre com a Unesc”.

Em seu discurso, o diretor de Ensino de Graduação salientou que cada graduando não era mais a mesma pessoa de quando começou a jornada acadêmica. “Cada um cresceu como ser humano e como profissional. De fato, a Unesc transforma. Ela transformou as nossas vidas de educadores, ela transforma gerações de estudantes, ela assumiu na vida de cada um de vocês a conexão que entrelaça o sonho de uma formação intercambiada pelo ensino, pesquisa e extensão”.

Realize o sonho do ensino superior

A Unesc é a Universidade comunitária do Sul de Santa Catarina. Em seu campus diariamente mais de 15 mil histórias se encontram e caminhos de sucesso são construídos dentro dos três pilares da Instituição: o ensino, a pesquisa e a extensão. Para ter a experiência de realizar uma graduação de excelência, com laboratórios modernos e especializados, professores mestres e doutores e uma metodologia focada no saber fazer basta clicar aqui

A Unesc integra um seleto grupo de Universidades avaliadas com conceito máximo pelo Ministério da Educação (MEC) – 5 de 5. São apenas 2% de instituições em todo o Brasil.

Milena Nandi e Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de fevereiro de 2020 às 22:11
Compartilhar Comente

Em dia especial, Unesc foram mais 150 profissionais para o mercado

Em dia especial, Unesc foram mais 150 profissionais para o mercado
Data marca a conquista do conceito máximo em avaliação do MEC (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Acadêmicos de 14 cursos da Unesc viveram, nesta terça-feira (17/12), momentos especiais e inesquecíveis. Em cerimônias especiais de Colação de Grau em Gabinete nos períodos da tarde e da noite, quase 150 estudantes fizeram seus juramentos e passaram a ser considerados profissionais aptos a exercerem suas profissões. As cerimônias foram conduzidas pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, e pelo vice-reitor Daniel Preve, nos períodos da tarde e da noite, respectivamente.

Além de representar grandes conquistas prestigiadas por amigos e familiares, as formaturas desta terça-feira marcaram também um dia especial para a Universidade, que recebeu o resultado da avaliação realizada pelo MEC (Ministério da Educação), na qual atingiu nota 5, máxima pontuação. Em seus discursos, os representantes da Universidade que conduziram as cerimônias e outorgaram o grau aos formados destacaram também a conquista.

Conforme Daniel, que parabenizou os formandos e a todos os familiares e amigos que os acompanharam na jornada da graduação, o pedido é para que os graduandos do dia levem sempre o nome da Unesc por onde forem. “Honrem o nome da Universidade. Essa sempre será a casa de vocês, uma instituição da qual vocês podem se orgulhar. Exemplo disso é o resultado de hoje no qual fomos agraciados com a nota 5, conceito máximo do MEC, e as premiações que a Instituição vem recebendo nos últimos meses”, salientou.

Colaram grau neste dia alunos dos cursos de Administração, Administração habilitação em Comércio Exterior, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Direito, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Produção, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Psicologia.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de dezembro de 2019 às 22:16
Compartilhar Comente

Unesc lança Núcleo Operacional do PEIEX em Criciúma

Unesc lança Núcleo Operacional do PEIEX em Criciúma
Programa de Qualificação para Exportação é oferecido pela Apex Brasil em parceria com a Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Uma parceria que começou a ser projetada em 2016 e já mostra seus primeiros resultados foi lançada oficialmente na noite de quarta-feira (13/11). Trata-se do Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) de Criciúma, que trabalha em prol do desenvolvimento do potencial inovador e exportador da região Sul. O PEIEX foi criado e é oferecido em todo o país pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), organização que tem, em Criciúma, a Unesc como instituição executora, a partir de convênio assinado em 2019.

O Núcleo Operacional PEIEX Criciúma conta atualmente com 35 empresas em atendimento, com o objetivo de chegar à 100 empresas até 2021. Seu objetivo, conforme o coordenador do Núcleo, Júlio Cesar Zilli, é qualificar as empresas locais, que abrangem as regiões da AMREC, AMESC e AMUREL, e prepará-las para expandirem seus negócios com a exportação de forma mais segura e positiva. “Queremos prepará-las para que tenham sucesso e possam permanecer atuando no mercado internacional”, destacou o coordenador.

Entre as empresas participantes estão organizações das mais variadas áreas, porém, todos com o objetivo de alçar voos mais altos e seguros. O trabalho de prospecção desses participantes, de acordo com Zilli, vem sendo feito ao longo do ano pela equipe do Núcleo, que leva informações sobre a possibilidade oferecida com o intermédio da Unesc, que disponibiliza não só sua estrutura física, mas também sua expertise em prol dos projetos.

“Neste momento precisamos reforçar nossos agradecimentos a todos esses empreendedores que acreditaram no projeto PEIEX, na Apex-Brasil, na Unesc, nos técnicos que se dedicam dia a dia e no trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2016”, salientou o coordenador, que ainda agradeceu à Apex-Brasil por acreditar no Sul do Brasil e possibilitar a implantação do Núcleo.

Lideranças nacionais, empreendedores locais, comunidade acadêmica e comunidade externa estiveram reunidos no Auditório Jayme Zanatta, na Acic, para um momento de socialização e aprendizado. Entre as autoridades presentes estiveram o Analista de Competitividade da Apex-Brasil, Ulisses Medeiros Júnior; Pedro Piá de Andrade e Clarissa Oliveira Franco, ambos colaboradores da Apex-Brasil que dividiram conhecimentos com os presentes e o coordenador do Núcleo, Júlio Cesar Zilli. Ao final das apresentações de cenários, dados e detalhes sobre a atuação da Apex-Brasil e do Programa os convidados foram recepcionados em um coquetel e puderam trocar experiências e contatos com as lideranças e demais participantes.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de novembro de 2019 às 17:15
Compartilhar Comente