Unesc em Dança 2015

Unesc é a segunda melhor universidade brasileira não pública, segundo índice inédito

Unesc é a segunda melhor universidade brasileira não pública, segundo índice inédito
Estudo foi realizado pela Brasil Júnior, com apoio da consultoria McKinsey Mais imagens

Formar empreendedores tem sido um desafio no cenário educacional. E a Unesc foi reconhecida como a segunda melhor Instituição de Ensino Superior do Brasil, entre as não-públicas, segundo o Índice das Universidades Empreendedoras. O estudo inédito foi realizado pela Brasil Júnior, com apoio da consultoria McKinsey, e divulgado em novembro pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

“Ser reconhecida em segundo lugar no índice das universidades empreendedoras do Brasil é resultado do trabalho de qualidade desenvolvido há 48 anos pela Unesc. Somos uma Instituição comunitária preocupada com a formação de nossos alunos e a comunidade regional e reconhecida frequentemente pela excelência em diversos aspectos, incluindo ensino de qualidade, pesquisa, extensão, estrutura e qualificação dos professores”, destaca o reitor Gildo Volpato.

Destaque para a Infraestrutura e Cultura Empreendedora

Nos critérios avaliados pelo Índice das Universidades Empreendedoras, a Unesc se destaca, entre todas as universidades, públicas e privadas, em dois. A Instituição aparece como a segunda melhor do Brasil, no critério “Cultura Empreendedora, e a terceira melhor no segmento “Infraestrutura”, entre todas as universidades, públicas e privadas.

Quando o assunto é “Infraestrutura”, a Unesc aparece ao lado da PUC-Rio (1º) e Unicamp (2ª). Neste critério foi avaliado a qualidade da infraestrutura física e internet, além da instalação de um parque tecnológico e suas parcerias. “É um reconhecimento a estrutura que temos, com os laboratórios de alto nível; uma Biblioteca recém-inaugurada; o Iparque (Parque Científico e Tecnológico), e todos os espaços: salas de aula, Clínicas Integradas, Centros de Práticas, Sala de Negócios, Espaço das Empresas Juniores, Sala de Metodologia Ativas, entre outras”, ressalta a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato.

No critério “Cultura Empreendedora” a Unesc ficou atrás apenas da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco). Nele foi avaliado a postura empreendedora dos professores e alunos, além da quantidade de disciplinas de empreendedorismo durante os cursos de graduação. “Introduzir o empreendedorismo para melhorar o ambiente de vida da geração atual e futura é algo muito próximo da nossa missão. Na Unesc ajudamos a preparar os alunos para sua vida e também para o mundo profissional. Um exemplo é o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Empreendedorismo. Nos orgulha muito receber esse reconhecimento nacional”, comenta a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

A melhor do Sul do Brasil entre as não-públicas

Entre as instituições avaliadas, a Unesc é a melhor Universidade não pública da região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Ela aparece no Índice das Universidades Empreendedoras entre as 5 melhores da região, junto com UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), UEM (Universidade Estadual de Maringá), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Como foi feito o estudo

A pesquisa foi realizada por meio de um questionário online que ouviu 5.975 alunos e 318 professores de 43 universidades de todo Brasil. Para elaborar o Índice das Universidades Empreendedoras foram selecionadas as 100 melhores universidades presentes na última edição do RUF (Ranking Universitário da Folha de São Paulo). Dessas, foram excluídas aquelas que não possuíam Empresas Juniores associadas, Enactus (organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora), Aiesec (Associação Internacional de Estudantes em Ciências Econômicas e Comerciais) ou núcleo da Rede CsF (Ciência sem Fronteiras), entidades que estimulam o empreendedorismo no ambiente universitário.

A partir das respostas dos questionários online concluiu-se que uma universidade empreendedora leva em conta os seguintes critérios: Cultura Empreendedora (postura empreendedora dos professores e alunos, disciplinas de empreendedorismo); Inovação (pesquisa, patentes, proximidade IES-empresas); Extensão (redes de contato, projetos de extensão); Infraestrutura (qualidade, parque tecnológico); Internacionalização (intercâmbio, publicações e citações internacionais); Capital Financeiro (orçamento, endowment/doação da sociedade civil).

Saiba mais sobre o Índice

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 06 de dezembro de 2016 às 10:57
Compartilhar Comente (3)

Unesc em Dança: a maratona de arte e beleza vai começar

Unesc em Dança: a maratona de arte e beleza vai começar
Criciúma vai receber mais de 700 bailarinos a partir de sexta-feira (Foto: Arquivo) Mais imagens

Que se abram as cortinas! O Unesc em Dança vai começar. A partir desta sexta-feira (16/10), mais de 700 bailarinos de 50 grupos de Torres, Jacinto Machado, Ermo, Imbituba, Tubarão, entre outras localidades, vão chegar em Criciúma. O festival, promovido pelo Setor de Arte e Cultura da Unesc, conta com coreografias que vão do ballet à dança de rua, além de capacitações nas mais diversas linguagens da dança. O evento ocorre até sábado (17/10) no Teatro Elias Angeloni.

Mais de 100 mil espectadores já assistiram gratuitamente ao Unesc em Dança, durante os seus 16 anos de história. Como maior festival desta categoria na região Sul do Estado, o evento evidencia a produção dos trabalhos realizados por grupos de dança, academias, escolas de dança, escolas da rede pública e particular, aproximando assim, a comunidade regional da cultura da dança.

Para a coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, além de engrandecer a concepção que o público tem sobre a dança, o evento certifica a capacitação dos profissionais. “Por ser promovido por uma Universidade Comunitária, o Festival tem uma preocupação que vai além do palco e se insere na profissionalização desses bailarinos. Para isso, preparamos oficinas diversas, mesas redondas e feedbacks das apresentações. Essas atividades são desenvolvidas por grandes profissionais da área da dança, que podem contribuir para a bagagem de quem participa”, ressaltou a professora.

Oficinas

Durante os dias de evento, vão ocorrer capacitações abertas ao público, no campus. Danças Urbanas, Dança Contemporânea, Dança Experimental, Ballet e Dança de Salão serão temas de oficinas durante a sexta-feira e sábado. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas no Portal da Unesc.

Confira a programação completa

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 15 de outubro de 2015 às 15:11
Compartilhar Comente

Unesc em Dança terá oficina com Escola de Teatro Bolshoi

Unesc em Dança terá oficina com Escola de Teatro Bolshoi
Festival ocorre nos dias 16 e 17 de outubro (Foto: Arquivo) Mais imagens

O Ballet Clássico é a mais exigente das danças, ele requer muita técnica, base, leveza e forma física. E os bailarinos e bailarinas da região, amantes da arte, poderão participar de uma oficina desenvolvida pela Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, que será ministrada pela professora Larissa de Araújo. A capacitação será desenvolvida durante o 16º Unesc em Dança em dois momentos, para iniciantes e intermediário/avançado. O Festival ocorre nos dias 16 e 17 de outubro.

Grande parte dos bailarinos clássicos sonha em estudar no Bolshoi. Quando questionada sobre o que eles precisam ter para garantir o sucesso, Larissa é convicta. “A metodologia utilizada pela Escola de Teatro Bolshoi é baseada na rotação dos membros inferiores para fora. Desta forma, quanto mais natural for essa rotação e menos forçada possível, contando também com flexibilidade das costas e das pernas, mais resultados serão alcançados”, ressaltou.

A professora também comenta que, além da técnica, existe a expressividade. “Alguns conseguem desenvolver esse componente no decorrer das aulas. Outros já nascem com o brilho e apenas o lapidam”, contou. Larissa afirmou, ainda, que a vinda até Criciúma tem como propósito principal a oficina, mas que o olhar sempre está atento pela busca por talentos.

O Unesc em Dança também vai contar com oficinas de Dança de Salão, Dança Experimental, Danças Urbanas e uma Mesa Redonda, com profissionais da área relatando suas vivências. As inscrições para participar dos encontros estão abertas no site do evento (clique aqui).

Saiba mais

O Unesc em Dança é um festival não competitivo, que busca o aprimoramento técnico e artístico, garantindo o caráter didático-pedagógico por meio de oficinas, palestras e exibição de filmes. Contribui, assim, para a formação de plateia, o desenvolvimento e a valorização da cultura e da arte.

Dos 109 inscritos em 2015 foram selecionadas 86 coreografias de 50 grupos vindos de oito municípios dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Dentre os trabalhos selecionados, 36 coreografias farão parte da Mostra Oficial e 50 da Mostra Infantil, com a participação de aproximadamente 715 bailarinos.

O Festival é realizado com suporte e patrocínio viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura, com apoio do supermercado Bistek.

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 06 de outubro de 2015 às 14:14
Compartilhar Comente

Unesc em Dança: Bailarino fala sobre a liberdade de subir ao palco

Unesc em Dança: Bailarino fala sobre a liberdade de subir ao palco
Giovani Candiotto vai participar do festival, que está com inscrições abertas (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

As cortinas se abrem, as luzes se acendem, o palco vibra e é ali que ele se torna completo. O estudante do curso de Administração da Unesc Giovani Candiotto é bailarino desde os 10 anos de idade. Quando questionado sobre o que ele sente ao dançar uma palavra resume: Liberdade. O aluno participa da Cia de Dança Unesc e será uma das atrações do Unesc em Dança, que vai reunir artistas de diversos estados nos dias 16 e 17 de outubro em Criciúma. O festival está com inscrições abertas até terça-feira (22/9).

Candiotto conviveu com a arte da dança desde muito pequeno, por acompanhar o trabalho de sua mãe Viviane Candiotto, que é bailarina e professora. Ele afirma que sempre houve uma vontade inconsciente de dançar e que o desejo aflorou nas Danças Urbanas. “A dança para mim é um refúgio, é uma linguagem, uma forma de comunicação. Ali se tem liberdade para se expressar sem a necessidade de usar palavras, você é liberto para dizer de inúmeras formas quem você é”, comentou o estudante. 

O bailarino já participou de inúmeros encontros de dança, um deles foi o Festival de Dança de Joinville, que ocorreu em Junho. “Já havia participado do festival como cursista, mas como bailarino é completamente diferente. É uma experiência que todos os bailarinos deviam buscar, o evento é um ótimo lugar para o crescimento pessoal, justamente por ser o festival de referência do Brasil, e ser o maior do mundo”, contou Candiotto

Sobre o Unesc em Dança, o estudante afirma que, por ser um festival não competitivo, une os grupos e estimula a troca de conhecimento. “A ideia do Unesc em Dança é essa, é fortalecer o contato entre os bailarinos participantes, sem colocações nem premiações. É uma proposta muito interessante e uma oportunidade única de mostrar nosso trabalho e nosso amor por essa arte. Não somos nós bailarinos que estamos na dança, ela já está em nós, isso nasce conosco”, afirmou.

O evento


O Unesc em Dança é um festival não competitivo, que busca o aprimoramento técnico e artístico, garantindo o caráter didático-pedagógico por meio de oficinas, palestras e exibição de filmes. Contribui, assim, para a formação de plateia, o desenvolvimento e a valorização da cultura e da arte.

Mais informações e inscrições

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 17 de setembro de 2015 às 07:45
Compartilhar Comente (2)

Unesc em Dança: emoção na ponta dos pés

“É possível sentir a cultura em minhas veias quando subo no palco”. Essa é a sensação que a bailarina Gabriela Salvan Euzébio, da Cia de Dança Unesc, sente ao presentear o público com seus passos. Essa troca entre ela e o público ocorreu hoje (17/10), durante a Mostra Oficial do Unesc em Dança.  Até sábado (18/10), toda a beleza e magia desta arte estará em Criciúma, com apresentações no Teatro Elias Angeloni e oficinas na Universidade.

Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, o evento faz um diálogo sobre cultura entre bailarinos, comunidade acadêmica e sociedade, trazendo o envolvimento da pesquisa, ensino e extensão. “O Unesc em Dança é um dos maiores representantes da nossa visão como Universidade Comunitária”, comenta.

Segundo a coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, o evento só ocorre por conta das parcerias que o envolvem. “São pais, cuidadores, bailarinos, produtores, luz, fotografia. Tudo faz parte do processo de realização desse grande evento. Hoje, o espetáculo é dedicado a estas pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para que a arte seja levada por meio da dança”, afirma.

O presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Daniel Freitas, acredita que o Unesc em Dança é referência em cultura. “Esses 15 anos de trajetória engrandecem e enriquecem a arte em nossa cidade”.

A arte e os bailarinos

Uma das preocupações de Gabriela, 24 anos, é a de ser um meio de transporte entre a cultura e a sociedade. “É extremamente gratificante poder levar a arte em um espetáculo aberto ao público. Sinto que estou fazendo o meu trabalho como bailarina e cidadã ao participar do Unesc em Dança. As performances e o próprio teatro traz um envolvimento muito grande entre a sociedade e a cultura”, comenta.

De Sangão veio Ana Carolina Sebastião Machado, de 14 anos. Participando pela segunda vez do evento, ela conta que a emoção é inexplicável. “Consigo me transportar para um outro mundo”, comenta. A bailarina faz parte da Cia de Dança Maria Duarte Vasconcelos e pretende trabalhar com dança no futuro.

O festival

O Unesc em Dança evidencia a produção dos trabalhos realizados por grupos de dança, academias, escolas de dança, escolas da rede pública e particular, aproximando assim, a comunidade regional da cultura da dança.

É um festival não competitivo, que busca o aprimoramento técnico e artístico por meio de oficinas, palestras e exibição de filmes.

O evento é realizado com suporte e patrocínio viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura e também recebe apoio do supermercado Bistek e Tintas Farben.
 
 
  
 

Fonte: Secom

Por: Mayra Lima 17 de outubro de 2014 às 22:32
Compartilhar Comente