Ciências Contábeis

VISITA TÉCNICA À ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE ABADEUS (4ª E 5ª FASE)

Ontem (07/12/23) os estudantes da 4ª e 5ª fase do Curso de Ciências Contábeis da Unesc conheceram a Associação Beneficente ABADEUS localizada em Criciúma. Acompanhados pelos professores Luan Philippi Machado e Sérgio Mendonça da Silva, os estudantes conheceram as instalações da entidade e durante a visita o gestor de inovação Maicon Canever, apresentou por meio de vídeo e palestra os programas e projetos desenvolvidos pela ABADEUS. Essa visita técnica, que está relacionada à Disciplina de Estágio de Práticas Contábeis I, contribui para que os estudantes relacionem a função do contador na prática contábil de destinação de tributos às organizações da sociedade civil (OSC).

A coordenação do Curso de Ciências Contábeis agradece a Sra Shirlei Monteiro (Diretora Executiva da ABADEUS) e Maicon Canever (Gestor de Inovação da ABADEUS)

08 de dezembro de 2023 às 14:39
Compartilhar Comente

Visita Técnica Empresa PLASSON do Brasil

Na segunda-feira, (25/11) a empresa PLASSON do Brasil recepcionou aproximadamente 35 estudantes da 5ª fase e 10 estudantes da 7ª fase do curso de Ciências Contábeis da Unesc para uma visita técnica que aconteceu das 19h30 às 21h30.

Organizada pelo professor Sérgio Mendonça da Silva, ministrante da disciplina de Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis, essa visita teve como objetivo, ampliar a visão dos estudantes demostrando algumas atribuições do contador numa empresa multinacional de grande porte. A visita teve inicio com uma palestra do Controller, Dilson de Carvalho Junior, acompanhado por Thayse Nunes (Analista Tributária/Fiscal). Após a palestra os estudantes tiveram a oportunidade de  visitar a fábrica da Plasson e conhecer alguns processos.

A coordenação do curso de Ciências Contábeis agradece pela parceira da Empresa PLASSON do Brasil, que por intermédio da Silvana De Mattia (Gerente Adm/Financeiro), proporcionou um momento especial aos estudantes da 5ª e 7ªfase do curso de Ciências Contábeis da Unesc.

Lembramos que, Silvana, Dilson e Thayse são egressos do curso de Ciências Contábeis da Unesc.

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 27 de novembro de 2019 às 08:54
Compartilhar Comente

Estudantes de Ciências Contábeis conhecem o CRC/SC e UFSC

Sexta-feira, dia 16 de agosto, aproximadamente 40 estudantes do curso de Ciências Contábeis da Unesc conheceram a sede do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC-SC) em Florianópolis. Acompanhados dos professores Milla Lúcia Ferreira Guimarães e Leonel Luiz Pereira, os estudantes conheceram toda estrutura do CRC, o museu da contabilidade e assistiram uma palestra com professor e conselheiro do CRC/SC, Luiz Ricardo Espindola, que abordou o tema - Os Rumos da Profissão Contábil.

A viagem foi organizada pelo Diretório Acadêmico (DA) com o apoio da coordenação do curso e da Atlética e patrocínio financeiro do DCE.

Após a visita no CRC/SC a professora Milla e o professor Leonel levaram os estudantes na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e foram recepcionados pelo egresso do curso de Ciências Contábeis da Unesc, Januário José Monteiro , que atualmente é mestrando do curso de Mestrado em Ciências Contábeis da UFSC.

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 17 de agosto de 2019 às 23:01
Compartilhar Comente

Empresa PLASSON do Brasil recebe estudantes da 5ª fase do curso de Ciências Contábeis da Unesc

Na quarta-feira, (11/06) a empresa PLASSON do Brasil recepcionou aproximadamente 65 estudantes da 5ª fase (I e II) do curso de Ciências Contábeis da Unesc para uma visita técnica que aconteceu das 19h15 às 21h45.

Organizada pelo professor Sérgio Mendonça da Silva, ministrante da disciplina de Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis, essa visita tinha como objetivo principal ampliar a visão dos estudantes demostrando algumas atribuições do contador numa empresa multinacional de grande porte. A visita se iniciou com uma palestra proferida pela Silvana De Mattia (Gerente Adm/Financeiro) acompanhada de Dilson de Carvalho Junior (Controller), ambos egressos do curso de Ciências Contábeis da Unesc. Após a palestra os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer alguns processos de uma das fábricas da Plasson.

 http://www.plasson.com.br/livestock/

A coordenação do curso de Ciências Contábeis agradece pela parceira da Empresa PLASSON do Brasil, que por intermédio da Silvana e do Dilson, proporcionou um momento especial aos estudantes da 5ª fase do curso de Ciências Contábeis.

Abaixo, alguns estudantes deixaram registrados seus relatos após a visita:

   -  A visita a empresa Plasson do Brasil foi ótima. Uma organização incrível com um faturamento que só vem aumentando de forma considerável a cada ano. Observamos o cuidado, o planejamento, o controle, praticamente perfeito em todos os detalhes. Um sonho de muitas pessoas com certeza trabalhar na empresa. Na espera pela próxima visita, muito bom. Fábio Coral – 5ª fase Turma I
   -  Achei muito interessante, ampliou nossos olhares para a contabilidade, visto que o contador está inserido em todos os setores da fábrica, juntando todas as informação em busca de controle dos dados e necessidades de solução para os problemas que venham a surgir. Não conseguimos ter essa visão ampla dentro da sala de aula ou nos escritórios, conseguiu-se ter noção da importância do contador, que ele representa o coração da empresa. Beatriz Milioli - 5ª fase Turma I
    - Nos 2 anos de curso, essa foi a única vez que foi nos proporcionado uma saída de campo, com a intenção de nos levar um aprendizado e conhecer a realidade de outras organizações. Eu que moro perto da empresa, não tinha noção do tamanho que é a Plasson de verdade. Agradeço professor pelo empenho, com certeza isso vai ficar gravado na memória de cada um.
    - A visita na empresa Plasson foi motivadora, gostei muito dos assuntos que os profissionais abordaram pois foram muito claros e mostraram a importância e como o contador atua dentro da empresa sem necessariamente estar “fechando balanço”. Obrigada Sergio por proporcionar essa visita!
    - A visita à empresa Plasson do Brasil foi de suma importância para termos contato com uma empresa multinacional e ver a importância da contabilidade nestas empresas. Além disso, ter um controller falando o que faz e o quão importante é seu trabalho para a tomada de decisão fez com que eu fique ainda mais motivada à finalizar o curso e seguir a profissão.
    - Após a visita de ontem, percebi que o que estamos aprendendo em sala de aula, as empresas praticam diariamente, isso é um ponto positivo para o curso. Vimos em números como a empresa Plasson é grande, e fico feliz em ver que tudo o que eles falaram ontem eu já havia aprendido.
    - Visitar a empresa Plasson foi uma experiência muito boa, nós alunos precisamos de dias como o de ontem, que nos mostre a realidade da rotina de uma empresa e dos contadores atuantes na área. Podemos perceber o quanto é importante para nossa profissão a veracidade das informações internas de cada setor, como também estar por dentro das modificações das leis, percentuais de tributos e afins. Foi possível verificar nitidamente o conteúdo estudado em algumas matérias sendo utilizado nos demonstrativos da empresa. Flávia Schemin - 5ª fase Turma I
    - A visita à empresa Plasson foi ótima. Além de sermos muito bem recepcionados, tivemos a oportunidade de conhecer um ramo em que o contador pode atuar diferente do que estamos acostumados a ver no dia a dia. As demonstrações contábeis também foram bem evidenciadas, casando com a disciplina que estamos estudando nesse 5o semestre, ressaltada a importância das mesmas nas decisões de uma organização. Tivemos uma visão desde o setor administrativo até o setor produtivo, podendo entender todo procedimento da empresa. Isso tudo é muito válido pois nos permite uma visão ampla e também nos instiga a almejar o crescimento profissional. Ana Carolina Baggio Coan - 5ª Fase Turma II
    - Particularmente nunca tinha visitado uma multinacional, me chamou atenção a organização e limpeza do ambiente do estoque e da fábrica, bem como a sala onde estávamos. Foi muito bom ver a importância do contador dentro da empresa,os procedimentos usados na gestão da empresa e todas as demonstrações financeiras e contábeis que foram apresentadas.Foi muito bom.
   - A visita à empresa Plasson do Brasil foi de suma importância para que tenhamos contato com empresas deste porte, assim como o contato com a profissão tão de perto. A experiência foi incrível e além disso, ter um controller à frente nos falando como é feito seu trabalho e o quão importante é sua profissão para a empresa fez com que eu me motivasse ainda mais a finalizar o curso e seguir a profissão. Bruna da Silva - 5ª Fase Turma II
    - Além de nos proporcionar uma mudança de ares, é interessante conhecer uma grande empresa e ver, mesmo que apenas um pouco, como a mesma funciona e qual papel esta desempenha em nossa atual realidade. Interessante ver também a correlação feita com o curso de ciências contábeis e a importância dele para empresas desse porte. Sabrina - 5 Fase Turma I
    - Eu achei muito importante essa visita para conhecer o que os profissionais da contabilidade e áreas relacionadas realmente vivenciam no dia a dia, foi possível perceber que os conteúdos lecionados nas aulas realmente serão utilizados no cotidiano de um profissional de contabilidade, financeiro e até nas atividades de gerência. Lauren Moreira 5ª Fase Turma 1.
    - Fiquei muito surpreendida com a empresa. Achei muito proveitoso essa visita, fez eu admirar ainda mais a Plasson Brasil. Luana, 5ª Fase T2
    - A visita na empresa Plasson do Brasil, foi de muita importância para o meu conhecimento profissional, com essa visita pude conhecer uma empresa que agrega muito valor para nosso país e também para nossa profissão, instalada tão perto de nós. Renan Loch Pirola, 5°Fase Turma 1.
    - Achei particularmente a nossa visita na empresa muito produtiva e participativa. Pudemos observar e compreender com mais ênfase o papel do contador dentro da organização,muitas das vezes com funções e atividades relacionadas aos assuntos aprendidos em sala de aula, principalmente com o professor Sérgio. A empresa demonstrou um enorme acolhimento a nós alunos, gostei muito da fábrica e da visita ao tudo. Cristian 5 fase 2019
    - Visita interessante, os palestrantes souberam prender a atenção com suas falas e demonstraram bem os objetivos da empresa. A empresa em si mostra extrema organização diga-se de passagem, um ótimo ambiente de trabalho ao que parece. Miguel J. Neto 5 fase turma 2.
    - Foi um momento diferente no curso todo em si, em que verificamos o passo e que o que aprendemos em sala realmente é utilizado no dia a dia e a importância do mesmo. Jheniffer - 5 fase turma 1
    - Ótima idéia de visita Prof, parabéns pela iniciativa. Uma empresa onde podemos ver onde podemos chegar, e ter um futuro brilhante como os que estavam apresentando . Vimos a importância de um contador ou áreas afins em uma organização, o quando é precioso o nosso estudo e dedicação ao que amamos. Novamente, obrigada por nos proporcionar essa visita!!  Gabriele P. Caetano. 5° fase turma 1
    - Fizemos uma visita a empresa Plasson, tendo a oportunidade de conhecê-la internamente, no início fomos recepcionados pela Sra. Silvana, contadora e já estando na empresa a quase três anos, e pelo controler que a pouco tempo estava exercendo está função pelo seu excelente desempenho na empresa, recebemos dos mesmos informações relevantes e muito positiva em relação a empresa e seu desempenho, também sua estrutura no Brasil como no exterior de onde iniciou suas atividades, os procedimentos recorrentes para melhor resultado, os investimentos nos profissionais que se mostram mais interessados, de fato a viagem nos agregou em muito, reforçando assuntos aprendidos em sala de aula. Everton Pedroso
    - Produtiva, pelo fato de ser uma multinacional nos apresenta uma nova realidade. Uma visão muito importante para futuros contadores. Leiliana Cardozo 5° fase.

Confira algumas imagens

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 13 de junho de 2019 às 08:14
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Contábeis recebe visita de estudantes do CEDUP para Aula Experimental

Nesta sexta feira (31.08.18), vários estudantes do último ano do ensino de médio do CEDUP de Criciúma, acompanhados da Professora Ma. Andreia Brogni, participaram da aula de Estágio de Práticas Contábeis I (EPC1) da 5ª fase do curso de Ciências Contábeis da UNESC.

Os estudantes do CEDUP demonstraram motivação e entusiasmo com o que viram e acompanharam nesta aula (amostra) junto com os estudantes da 5ª fase, e, todos eles relataram a possibilidade de efetuar a matrícula na primeira fase do curso de Ciências Contábeis da Unesc no primeiro semestre de 2019.

Confira as imagens.

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 02 de setembro de 2018 às 20:51
Compartilhar Comente