Ciências Contábeis

Professores do Curso de Ciências Contábeis aprovam trabalhos no Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UNESC)

Professores do Curso de Ciências Contábeis aprovam trabalhos no Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UNESC)
Mais imagens

O PIBIC/CNPq/UNESC é um programa da UNESC e do CNPq que tem como foco principal despertar no acadêmico o interesse pela pesquisa científica e incentivar potenciais entre estudantes de graduação universitária, mediante participação em projetos de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado.

Das 36 vagas ofertadas no PIBIC, os professores do Curso de Ciências Contábeis aprovam 05 trabalhos com direito a bolsas de iniciação científica.

1) Análise da dinâmica entre tomadores e poupadores nas cooperativas de crédito. Professor: Dr. Silvio Parodi Oliveira Camilo. Bolsista: Rodrigo Webber Carlos – 2ª fase.

2) Estudo do entorno socioambiental como insumo para o processo de ensino aprendizagem na disciplina Contabilidade Ambiental. Professora: Ma. Milla Lúcia Ferreira Guimarães. Bolsista Eduardo Tramontin Castanha – 7ª fase.

3) Logística reversa: análise da produção científica brasileira. Professora: Ma. Andréia Cittadin. Bolsista: Januário José Monteiro – 7ª fase.

4) Análise bibliométrica da produção científica sobre Contabilidade Gerencial Estratégica. Professor: Me. Cleyton de Oliveira Ritta. Bolsista: Vicente Pedro Antônio – 7ª fase.

5) Mapeamento da utilização do orçamento empresarial como instrumento de decisão por organizações da região sul de Santa Catarina. Professora: Kátia Aurora Dalla Líbera Sorato. Bolsista: João Vitor Fratoni – 4ª fase.

O coordenador do Curso de Ciências Contábeis, professor Dourival Giassi satisfeito com o resultado comenta: "parabenizo todos os professores-pesquisadores do Curso de Ciências Contábeis que tiveram os seus projetos de pesquisa aprovados no Edital de PIBIC/2017. Acredito que estas iniciativas, além de oportunizar bolsas de estudos para nossos acadêmicos, especialmente neste momento dificuldades que o país está passando, desperta o interesse no aluno em pesquisar, estimula o pensamento científico e criativo oriundo do contato com os problemas de pesquisa”.

Por: Milla Lucia Ferreira Guimarães 07 de agosto de 2017 às 17:59
Compartilhar Comente

Alunos da 8ª fase do Curso de Ciências Contábeis apresentam trabalhos científicos

Alunos da 8ª fase do Curso de Ciências Contábeis defendem seus projetos de TCC durante a III Mostra Científica de Projetos Acadêmicos de Ciências Contábeis.

A Mostra Científica, que teve como tema "A Contabilidade como Ciência Geradora de Valores", contou com a apresentação de 63 trabalhos em formato pôsters retratando os diversos assuntos relacionados a Contabilidade, tais como:  Formação e Exercício Profissional, Contabilidade Tributária, Contabilidade de Custos, Contabilidade Financeira, Contabilidade Ambiental e Responsabilidade Social, Auditoria, Perícia e Investigação Contábil e Contabilidade Gerencial.

Os trabalhos foram avaliados por professores do Curso de Ciências Contábeis e também por mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS).

O evento foi organizado pelos professores da disciplina Estágio V - Elaboração de Projeto de TCC com o apoio fundamental dos grupos de pesquisa NECON e NEGEO e do programa de extensão PEGC.

 

Por: Milla Lucia Ferreira Guimarães 03 de agosto de 2017 às 15:56
Compartilhar Comente

Acadêmico da 4ª fase aprova trabalho em evento científico

Acadêmico da 4ª fase aprova trabalho em evento científico
Mais imagens

O acadêmico da 4ª fase do curso de Ciências Contábeis Eduardo Tramontin Castanha, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e do Grupo de Pesquisa NECON, orientado pela professora Ma. Milla Guimarães aprovou artigo na XXIII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica.

O evento acontecerá entre os dias 30 de maio a 2 de junho em São Leopoldo/RS com objetivo de  promover a troca de conhecimentos entre estudantes que participam de Programas de Iniciação Científica e Tecnológica de Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul e demais estados do Brasil.

O trabalho aprovado “Qualificação docente e o desempenho discente, discutindo a relação: um estudo nas universidades catarinenses que ofertam curso de Ciências Contábeis” conta ainda com a participação dos professores Ma. Andréia Cittadin e Me. Dourival Giassi e dos acadêmicos Januário José Monteiro e Zeli Felisberto.  

Por: Daniela Maçaneiro Alves 07 de abril de 2016 às 19:56
Compartilhar Comente (1)

NECON realiza planejamento das pesquisas para o segundo semestre de 2015

NECON realiza planejamento das pesquisas para o segundo semestre de 2015
Mais imagens

No dia 18/06, os professores Ma. Andréia Cittadin, Ma. Milla Lúcia Ferreira Guimarães e Me. Dourival Giassi, integrantes do GP NECON (Núcleo de Estudos Contábeis), em conjunto com as bolsistas Angelina Palhano dos Santos, Francisca Fernanda Pereira de Souza Marques, Idianete Paula Seque e Morgana Bortoluzzi, planejaram a continuidade das pesquisas.

Entre os estudos que serão realizados, destacam-se: a) verificar a aderência dos conteúdos curriculares dos Cursos de Ciências Contábeis das Universidades do Estado de Santa Catarina com os conteúdos do Exame de Suficiência do CFC; b) investigar o desempenho dos estudantes do Curso de Ciências Contábeis da UNESC nas questões de conhecimento específico no ENADE 2006,2009 e 2012.

Por: Andréia Cittadin 23 de junho de 2015 às 17:39
Compartilhar Comente

Abertura de Edital para Inscrição de Artigos

O Curso de Ciências Contábeis está promovendo a abertura de edital para inscrições de artigos científicos que, se aprovados, deverão ser apresentados na XVIII Semana de Estudos e Debates do Curso de Ciências Contábeis, que ocorrerá no segundo semestre de 2010.

Cabe ressaltar que a aprovação resulta em pontuação para horas de Atividades de Formação Complementar.

Fiquem atentos e inscrevam-se.

 

13 de maio de 2010 às 16:33
Compartilhar