Ciências Contábeis

Colação de Grau especial marca a formatura de acadêmicos de sete cursos da Unesc

Colação de Grau especial marca a formatura de acadêmicos de sete cursos da Unesc
Acadêmicos, agora formados, tiveram grau outorgado na noite de sexta-feira (23/10) (Fotos: Reprodução) Mais imagens

O Sul de Santa Catarina, o Estado, o país e o mundo ganharam, na noite de sexta-feira (23/10), profissionais de sete diferentes áreas, formados pela Unesc. A Universidade, por meio de cerimônia de Colação de Grau especial realizada de forma virtual, entregou ao mercado de trabalho novos profissionais dos cursos de Administração, Administração habilitação em Comercio Exterior, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Medicina e Nutrição.

A cerimônia foi presidida pelo diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo, representante da equipe de gestão da Instituição. Conforme Oscar, foi uma honra e uma grande satisfação fazer parte desse momento tão especial para alunos, seus amigos e familiares. “As cerimônias de colação de grau são sempre momentos emocionantes para todos. Ao ouvir as palavras ditas nesta noite, nós nos recordamos do tempo que em éramos nós os jovens saindo da Universidade e iniciando uma trajetória profissional”, comentou.

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19 e o necessário distanciamento social, conforme o diretor, o momento celebra a conquista obtida por cada um após anos de estudo e dedicação. “Mesmo distantes um do outro, nesta noite celebramos essas conquistas obtidas com esforço e é muito prazeroso ver essa recompensa obtida após anos de estudo e sonho com a chegada deste dia”, completou.

A transmissão da Unesc TV foi assistida por mais de 650 pessoas e pode ser acessada abaixo:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de outubro de 2020 às 12:19
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Contábeis promove mais uma atividade alusiva à Semana Acadêmica

Curso de Ciências Contábeis promove mais uma atividade alusiva à Semana Acadêmica
Ação foi realizada no último sábado (10/10) de forma virtual (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A temática “Custeio da Seguridade Social no Brasil – A Evolução Tecnológica das Declarações e a Dinâmica do Trabalho Pós Reforma Trabalhista” foi a norteadora de mais uma ação da 27ª Semana Acadêmica do curso de Ciências Contábeis da Unesc. O evento, realizado de forma virtual na manhã do último sábado (10/10), foi promovido em parceria com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).

O tema da noite foi abordado pelo Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil em Florianópolis, Marcus Gaudenzi de Faria. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o contexto histórico e a evolução da Previdência Social no mundo e no Brasil, destacando os agentes que financiam a Seguridade Social.

Na manhã de aprendizados foram abordados temas como o déficit previdenciário, suas possíveis causas, a necessidade da Reforma Previdenciária para sustentabilidade dos futuros beneficiários da Previdência Social. Entre as ênfases de Faria, esteve a evolução tecnológica utilizada pela RFB no gerenciamento das informações prestadas pelos profissionais da contabilidade, evidenciando a importância na gestão dos dados que serão transformados em declarações.

A palestra contou com a ilustre presença de Roseli Fabrin, Auditora Fiscal da Receita Federal de Florianópolis, profissional que também ministrou atividade do curso em junho de 2020.

Conforme a coordenadora do Curso de Ciências Contábeis, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, mais uma vez a coordenação de forma geral agradece a comunidade acadêmica pela participação e interação. “Deixamos nossa gratidão ainda ao professor Leonel Luiz Pereira pela mediação do evento e, em especial, ao auditor e professor Marcus pela excelente palestra concedida”, completou.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de outubro de 2020 às 18:07
Compartilhar Comente

Colação de Grau virtual da Unesc marca fim do ciclo de cerimônias que formou mais de 500 profissionais

Colação de Grau virtual da Unesc marca fim do ciclo de cerimônias que formou mais de 500 profissionais
Eventos online foram realizados para outorga dos graus ao longo das últimas duas semanas (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A noite de quinta-feira (10/9) marcou o ciclo de cerimônias de Colações de Grau Especiais virtuais, ocorridas ao longo das últimas duas semanas na Unesc. Por meio de transmissão ao vivo no canal da Unesc TV no YouTube, a Universidade graduou nesse período mais de 500 profissionais nas mais diferentes áreas, encerrando o período com a formatura dos cursos de Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Tecnologia em Recursos Humanos, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Design de Moda.

As cerimônias virtuais foram organizadas pela Unesc com foco na realização de um momento que, mesmo em tempos de distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19, ficasse marcado de maneira especial à altura da conquista do diploma da graduação.

O esforço da Universidade ao realizar dez cerimônias virtuais para milhares de expectadores, conforme a reitora da Instituição, Luciane Bisognin Ceretta, foi uma forma de retribuir aos acadêmicos, agora formados, e seus familiares a confiança depositada na Unesc para os anos de estudo. “Gostaríamos de estar todos juntos, de termos oferecido e recebido bons abraços e visto a emoção nos olhos de cada um pessoalmente. Sabendo que neste momento não é possível para a segurança de todos, mobilizamos a equipe da Unesc para oferecer essa cerimônia que é repleta de significado e muita emoção”, destaca.

Os graduandos que concluíram no primeiro semestre de 2020 seus períodos universitários, conforme Luciane, enfrentaram inúmeros desafios, os superaram e agora chegam ao mercado de trabalho ainda mais maduros e preparados. “Temos muito orgulho de tudo o que temos visto dentro da Universidade diante de tempos tão desafiadores. Nosso corpo docente e a própria gestão tem se transformado, evoluído e buscado aprender a cada dia mais para oferecer o melhor ensino aos acadêmicos, que da mesma forma têm encontrado soluções inovadoras e se dedicado com excelentes resultados. Sigo afirmando que sairemos dessa situação muito melhores e tenho a certeza de que os obstáculos desses estudantes na reta final da jornada os fizeram crescer ainda mais”, salienta.

Celebração inesquecível

Representados pelas graduandas oradoras Thaise Medeiros Amâncio e Janaína Fernandes, os formandos da noite evidenciaram o esforço da Universidade para, mesmo diante de todas as mudanças de cenário impostas pela pandemia, oferecer o melhor para seus alunos.

Conforme Janaína, além da tradicional preocupação com o Trabalho de Conclusão de Curso, as turmas encararam, ao longo dos últimos meses, uma série de desafios imprevisíveis por conta da pandemia mundial, o que trouxe incertezas e ainda mais preocupações. “Contudo, a nossa Unesc desenvolveu estratégias inovadoras mediadas por tecnologias. Realizamos as orientações de forma online e as apresentações foram realizadas por meio de salas virtuais. Podemos garantir: foi um sucesso! Se nós estamos aqui hoje, é porque mesmo com os impasses, deu tudo certo e agora estamos prontos para os próximos passos de nossas vidas profissionais”, pontua.

A jornada de pelo menos quatro anos, de acordo com Thaíse, não foi algo que possa ser chamado de fácil, já que, por inúmeras vezes, o cansaço falou mais alto e as dificuldades surgiram. “Mesmo que muitos de nós tenhamos, em algum momento, pensado em desistir os nossos objetivos de vida, a vontade de vivenciar esse momento de formatura e poder fazer a diferença em nossas áreas de atuação sempre serviram como garantia de que o esforço seria válido. Valeu a pena a ansiedade esperando as notas das avaliações. Valeu a pena cada noite de sono prejudicada tentando fechar o balanço, calcular folhas de pagamento, desenvolver estratégias de gerenciamento e criar novos estilos”, salientou citando os desafios encarados em cada um dos cursos.

De forma única os 500 formandos que colaram grau de forma virtual neste semestre ficam para a história da Universidade ao fazer parte do momento inédito de celebrações online. Na noite desta quinta-feira, também fizeram parte da edição histórica da Colação de Grau Virtual a gerente executiva no Sesi/SC Senai/SC Regional Sul, Graziela da Silva Branco; a patronesse das turmas, Marcia Eliza Madeira Trevisol; o patrono do curso de Ciências Contábeis, Fernando Marcos Garcia e a patronesse do curso de Tecnologia em Design de Moda, Maria Matias.

Representando o time dos cursos estiveram na mesa de honra virtual a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Mila Lúcia Ferreira Guimarães, o coordenador e patrono do curso de Engenharia de Produção, Leopoldo Pedro Guimarães Filho, o coordenador e patrono dos cursos tecnológicos, Volmar Madeira e a coordenadora do curso de Design de Moda Senai Unesc, Charlene Vicente Amâncio Nunes.

Como homenageados participaram os professores Ademir Borges, Everton Perin, Patrieli Fontana, Vanessa Mendes Dagostim Rezende, do curso de Ciências Contábeis; Jadsnara Lunardi Brognara, Anelise Lalau, do curso de Design de Moda e Ricardo Pieri, dos cursos de Processos Gerenciais e Recursos Humanos, que também homenagearam a Amiga da Turma, Jéssica Shmitz dos Santos.

Todas as transmissões de cerimônias de Colação de Grau Especial podem ser acessadas em qualquer tempo no canal da Unesc TV no YouTube.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de setembro de 2020 às 21:52
Compartilhar Comente

41 anos depois: Primeira turma dos cursos de Administração e Ciências Contábeis celebra aniversário de formatura

41 anos depois: Primeira turma dos cursos de Administração e Ciências Contábeis celebra aniversário de formatura
Tradição de encontros anuais nesta data será quebrada por conta da pandemia (Fotos: Arquivo Nilson Olivo) Mais imagens

Há exatos 41 anos estavam reunidos os primeiros formandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unesc, então Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), para celebrar a colação do sonhado grau. O dia 4 de agosto desde então representa uma data especial para os quase 100 egressos da Universidade. O grupo há dez anos iniciou a tradição de encontros regulares com os amigos e ex-colegas, no entanto a festa da turma será adiada em 2020 por conta da pandemia de Covid-19.

Entre os formandos da noite de 4 de agosto de 1979 estava o empresário Nilson Olivo. O jovem que pensava em cursar bioquímica na Universidade Federal de Santa Catarina e estudava para prestar vestibular, encontrou na Unesc uma oportunidade de iniciar a vida acadêmica e, para sua surpresa, descobriu que esse era o caminho que desejava seguir. “Inicialmente minha ideia era ficar um semestre, aprender um pouco e seguir para a Bioquímica, mas me apaixonei pelas aulas, pelo assunto e resolvi ficar. Foi uma grande escolha”, comenta.

A turma que inaugurava o curso da Fucri, conforme Nilson, era composta em sua maioria por alunos experientes que já ocupavam cargos de destaque em organizações da região, sendo apenas cinco ou seis adolescentes recém concluintes do período escolar. “Era uma turma madura e isso foi um dos grandes diferenciais que tivemos. Imaginem só o quanto aprendemos. Foram experiências muito ricas que pudemos compartilhar”, relembra Nilson.

Após cursar Administração, Nilson Olivo participou ainda da turma de pós-graduação que formou profissionais a atuarem no corpo docente da então Fucri e buscou ainda especialização em Marketing. A continuidade nos estudos e as experiências profissionais bem sucedidas renderam ao egresso o posto de professor da Universidade por mais de dez anos, período também lembrado com carinho.

Para o empresário que já publicou 15 livros, a busca pela qualificação em uma boa instituição e a dedicação aos estudos são essenciais para uma carreira, seja ela qual for. “Eu sempre digo que a preparação é a maior arma para grandes oportunidades. É preciso estar, de fato, preparado para tirar o melhor proveito e fazer a diferença em um mercado em que sempre haverá concorrentes, mas o melhor se sobressai”, completa.

Neste ano o encontro entre os colegas para celebração da data não será possível, mas ainda assim o aniversário de formatura não passa em branco. “Nós sempre lembramos e comentamos entre a turma. Como já há 41 anos era uma turma madura, temos alguns colegas já falecidos, mas aproveitamos a data para celebrar com quem está entre nós e esperamos poder retomar as comemorações, assim como nos 30, 35, 36, 37, 38, 39 e 40 anos de formados”, acrescenta.

Cursos de tradição

Após mais de quatro décadas a Unesc cresce e aprimora cada vez mais seus serviços. Administração e Ciências Contábeis estão, é claro, entre os mais tradicionais da Universidade e formam profissionais que desde então fazer a diferença no mercado.

As matrículas para as turmas que iniciarão suas experiências acadêmicas no segundo semestre de 2020 estão abertas. Os interessados em conhecer melhor esses e outros cursos da Unesc podem entrar em contato (48) 3431-4500 ou (48) 99915-0433 (Whatsapp).

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de agosto de 2020 às 15:02
Compartilhar Comente (1)

Papo sobre cidadania, política e gestão de cidades marca encerramento da Jornada das CSA da Unesc

Papo sobre cidadania, política e gestão de cidades marca encerramento da Jornada das CSA da Unesc
Evento contou com atividades ao longo de toda a semana com foco nas temáticas das Ciências Sociais Aplicadas (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A transmissão desta sexta-feira (31/7) no canal da Unesc TV marcou o encerramento da Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas da Unesc. A ação reuniu dezenas de convidados de diferentes áreas ao longo de toda a semana, planejada e executada com foco no compartilhamento de conteúdos aos acadêmicos e professores dos cursos de Administração, Administração em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Econômicas, Direito, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, além da comunidade externa.

A última noite de encontros, 100% virtuais, foi ministrada pelo vereador da cidade de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, em torno da temática “O jovem, a transformação e o engajamento: eles ocupam a cidade em tempos de excepcionalidade”.

Ainda na manhã desta sexta-feira a Jornada contou com a participação de Nelson Bittencourt, Diretor da VP de Inovação e Desenvolvimento da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), que abordou o assunto “Gestão de Pessoas nos Novos Tempos - relacionando inteligência Emocional e as soft Skills, premissas para os futuros profissionais nas organizações”.

Os eventos que finalizaram a semana de atividades, para a presidente da Comissão Organizadora da Jornada, Gabrielle Cardoso Machado, são bons exemplos que representam o excelente conteúdo gerado em torno da Jornada. “Foram dias muito produtivos principalmente pela riqueza dos conteúdos dos palestrantes. Tivemos diversas pessoas de diferentes visões e opiniões debatendo assuntos, o que tornou os encontros ainda mais ricos. Expectativas alcançadas e superadas com certeza”, afirmou a acadêmica.

Conforme Gabrielle, foram inúmeros aprendizados que já serão colocados em prática na realidade de cada um. “A palestra sobre gestão de pessoas e inteligências emocional, por exemplo, foi cheia de conteúdo. Aprendemos sobre o que devemos valorizar como seres humanos e pontos para motivar colaboradores neste período, o que se mostrou um tema extremamente pertinente. Já no encerramento, com Caio Cunha, tão importante quanto, ouvimos sobre nosso papel como cidadãos transformadores. Conteúdos muito ricos”, completou.

Todas as atividades da primeira Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas da Unesc podem ser acessadas no canal da Unesc TV no YouTube.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de julho de 2020 às 22:15
Compartilhar Comente