Ciências Contábeis

AULA INAUGURAL - IMPOSTO DE RENDA PARA PESSOA FÍSICA

Nesta segunda-feira, (05/04/21), o Curso de Ciências Contábeis da Unesc realizou a Aula Inaugural do 1º semestre de 2021. Para esse evento, a coordenação do Curso de Ciências Contábeis e o professor Leonel Luiz Pereira, coordenador do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), convidaram Saulo Figueiredo Pereira, Delegado da Receita Federal e Roseli Fabrin, Auditora Fiscal da Receita Federal, ambos de Florianópolis. A Auditora Roseli palestrou, via Google Meet, sobre IMPOSTO DE RENDA PARA PESSOA FÍSICA. A intenção principal da palestra foi esclarecer sobre a declaração do imposto de renda da pessoa física com foco na tributação sobre a renda variável e particularidades de contribuintes que moram no exterior, evidenciando a importância do contador nesse contexto. 

A coordenação do Curso de Ciências Contábeis, representada pela professora Milla Lúcia F. Guimarães e o professor Manoel V. Menegali, agradece pela presença da Magnífica Reitora Luciane Bisognin Ceretta, a comunidade acadêmica pela participação e interação, ao professor Leonel L. Pereira pela mediação do evento e em especial a auditora Roseli pela excelente palestra.

05 de abril de 2021 às 21:36
Compartilhar Comente

Palestra: Custeio da Seguridade Social no Brasil

Em continuidade a XXVII Semana Acadêmica, o curso de Ciências Contábeis da Unesc e o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal - NAF, promoveram na manhã deste sábado (10/10), a palestra que tratou do tema Custeio da Seguridade Social no Brasil – A Evolução Tecnológica das Declarações e a Dinâmica do Trabalho Pós Reforma Trabalhista. A palestrante foi conduzida por Marcus Gaudenzi de Faria, Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil em Florianópolis. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o contexto histórico e a evolução da Previdência Social no mundo e no Brasil, destacando os agentes que financiam a Seguridade Social. Foram abordados temas como o déficit previdenciário, suas possíveis causas, a necessidade da Reforma Previdenciária para sustentabilidade dos futuros beneficiários da Previdência Social. O palestrante enfatizou sobre a evolução tecnológica utilizada pela RFB no gerenciamento das informações prestadas pelos profissionais da contabilidade, evidenciando a importância na gestão dos dados que serão transformados em declarações.

Aconteceram várias interações como a do estudante Guilherme da Silva Skalee que questionou se é interessante realizar aportes na previdência social (mensalmente), ou aportes em previdência privada é mais interessante, já o estudante Jeison Richard perguntou se alguma saída para diminuir e bancar o déficit da previdência sem novas taxas e a estudante Natália Teston Peres, perguntou qual opinião do palestrante referente a previdência aos agricultores, se deve aumentar os anos de contribuições ou não. De acordo com alguns comentários, além da proximidade com área da contabilidade, o tema da palestra foi muito oportuno.

A palestra contou com a ilustre presença de Roseli Fabrin, Auditora Fiscal da Receita Federal de Florianópolis, que nos honrou com sua palestra em junho de 2020.

A coordenação do Curso de Ciências Contábeis, representada pela professora Milla Lúcia F. Guimarães e o professor Manoel V. Menegali, agradece, a comunidade acadêmica pela participação e interação, ao professor Leonel L. Pereira pela mediação do evento e em especial ao auditor e professor Marcus pela excelente palestra.

Assiata a palestra na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=R4T_QdyqCkU

Marcus Gaudenzi de Faria
Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1997). Cursa Engenharia de Produção na UFSC desde 2006 e 2010
Entre 2009 e 2011 Cursou especialização em Gestão da Qualidade, na Universidade Gama Filho - RJ
Atualmente cursa Mestrado Acadêmico em Administração Tributária no Instituto de Estudios Fiscales - ES
Atividades Profissionais
Entre 1998 e 2002 atuou como Analista de Controle externo do TCE de Santa
Em 2003 tomou posse como Auditor Fiscal da Previdência Social. Na Previdência ocupou os cargos de Chefe de Divisão de Auditorias Especiais, Coordenador de Auditoria Fiscal.
Na Receita Federal do Brasil - RFB, atuou como Coordenador de Auditoria Fiscal em Matéria Previdenciária em 2005. Entre 2007 e 2009 participou de Grupos de Trabalho em Contabilidade Pública, pela Coordenação de Fiscalização da RFB e de revisão de procedimentos em matérias de arrecadação e restituição de tributos.
Em 2010 e 2011 atuou na Coordenação de Restituição Ressarcimento e Compensação. Posteriormente, atuou na condição de gerente de projeto, da integração dos créditos previdenciários nas plataformas informatizadas da RFB, até o ano de 2017
Desde 2017 exerce suas atribuições como AFRFB, lotado na Delegacia da Receita Federal do Brasil em Florianópolis
Em  2019 assumiu a  supervisão da equipe regional de auditoria de créditos previdenciários.
Atividades de Magistério
Entre 1998 e 2002 Professor de História em cursos pré-vestibulares.
Desde 2005 – Professor em cursos preparatórios para Concursos
2009 – 2011 : Professor em Curso de Pos Graduação em Direito Tributário – Estácio de Sá
2015 a 2018: : Professor em Curso de Pos Graduação em Direito Tributário -  Faculdades Borges de Mendonça
Informações coletadas do Lattes em 29/06/2020

10 de outubro de 2020 às 15:47
Compartilhar Comente

NORMAS TÉCNICAS DE PERÍCIA CONTÁBIL - PALESTRA ONLINE

Participe e compartilhe

08 de outubro de 2020 às 08:04
Compartilhar Comente

OS TRABALHOS PERICIAIS NA VISÃO DO ADVOGADO

Dia 18 de agosto de 2020, estudantes da 3ª, 6ª e 8ª fase do Curso de Ciências Contábeis da Unesc participaram da palestra sobre “Os trabalhos periciais na visão do advogado”. O evento foi promovido e mediado pelo professor Leonel Luiz Pereira da Disciplina de Perícia e Investigação Contábil e Arbitragem (8ª fase) e teve a participação dos professores Anderson Correa Benfatto (Análise Financeira de Investimentos-3ª fase) e Sérgio Mendonça da Silva (Contabilidade e Governança Corporativa nas Empresas-6ª fase). A palestra, mediada por tecnologia foi ministrada pelo Professor Me. Júlio Cesar Lopes.

A coordenação do Curso de Ciências Contábeis agradece aos estudantes, professores e especialmente ao professor Júlio.

18 de agosto de 2020 às 20:57
Compartilhar Comente

Palestra: As possibilidades de Atuação do Contador no Mercado de Trabalho

Dia 03 de julho a comunidade do Curso de Ciências Contábeis e demais convidados assistiram a brilhante palestra com a professora, empresária e presidente do CRCSC,  RÚBIA ALBERS MAGALHÃES.

Por aproximadamente 2 horas os estudantes se apropriaram de informações fundamentais sobre "As possibilidades de Atuação do Contador no Mercado de Trabalho". Essa palestra, via Google Meet,  marcou o encerramento da semana dos 45 Anos do Curso de Ciências Contábeis da Unesc.

Além de todos os estudantes e convidados externos, estavam presentes vice-reitor Daniel Preve, os coodenadores do curso Ciências Contábeis, professora Milla Lúcia F. Guimarães e o professor Manoel Vilsonei Menegali, o professor e presidente do Sindicont, Fernando Marcos Garciaos e os professores Luciano Ducione,. Andréia Citadin e Ana Paula Silva dos Santos como mediadores do evento.

O professor Laênio J. Ghisi e Janine Limas atuaram como mestres de cerimônia do evento.

Em nome da coordenação do curso de Ciências Contábeis, agradece a todos que prestigiaram esse inportantíssimo evento e principalmente da nossa querida palestrante, Rúbia.

Muito obrigado

13 de julho de 2020 às 09:49
Compartilhar Comente