Ciências Contábeis

Professores do curso de Ciências Contábeis da Unesc presentes no XX ENGEMA

Os professores do curso de Ciências Contábeis da Unesc, Andréia Cittadin, Milla Lúcia Ferreira Guimarães e Sérgio Mendonça da Silva, participaram do XX ENGEMA (Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente). O evento ocorreu entre os dias 03, 04 e 05 de dezembro de 2018, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP). Na ocasião foram apresentados os seguintes artigos selecionados pela organização do evento:

PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE NAS VITIVINÍCOLAS DOS VALES DA UVA GOETHE

Autoria:

Professora Andréia Cittadin 

Professora Dra. Fabricia Silva da Rosa - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL SOBRE O CICLO DE VIDA DE PRODUTOS

Autoria:

Denise Mendes Nunes - Bolsista de Iniciação Científica PIBIC

Eduardo Tramontin Castanha - Bolsista de Iniciação Científica PIBIC 

Milla Lúcia Ferreira Guimarães 

Cleyton de Oliveira Ritta 

Andréia Cittadin

PRÁTICAS DA IFRS 6 - EXPLORATION FOR AND EVALUATION OF MINERAL RESOURCES EM UMA EMPRESA PETROLÍFERA ANGOLANA

Autoria:

Egressa do Curso Idianete Paula Seque 

Professores Andréia Cittadin e  Cleyton de Oliveira Ritta  

DETERMINANTES DE PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS:UM ESTUDO MULTICASOS DE COMPANHIAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA DA REGIÃO SUL DO BRASIL

Autoria:

Sérgio Mendonça da Silva - Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc

Silvio Parodi Oliveira Camilo - Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc

Cristina Keiko Yamaguchi - Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac

Durante o evento, Andréia, Milla e Sérgio tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente os renomados professores doutores, José Carlos Barbieri e Isak Kruglianskas, pesquisadores pioneiros nas áreas de gestão ambiental e sustentabilidade corporativa. 

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 14 de dezembro de 2018 às 10:59
Compartilhar Comente

Professores do curso Ciências Contábeis da Unesc presentes no XXVII CONPEDI-Porto Alegre (RS)

Professores do curso Ciências Contábeis da Unesc presentes no XXVII CONPEDI-Porto Alegre (RS)
Mais imagens

Os professores do curso Ciências Contábeis, Advogada Marja Mariane Feuser e Advogado Júlio Cesar Lopes participaram do XXVII Congresso Nacional de Pesquisa e Pós-Gradação em Direito (CONPEDI), considerado um dos principais eventos na área do Direito. O evento aconteceu em Porto Alegre (RS) entre nos dias 14 e 16 de novembro de 2018 e ambos os professores, Marja e Júlio apresentaram trabalhos sobre Inovação, Tecnologia e Direito.

A coordenação e demais colegas do curso de Ciências Contábeis agradece e parabeniza os professores Marja e Júlio por esse momento.

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 22 de novembro de 2018 às 11:18
Compartilhar Comente

11º Encontro Catarinense dos Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis

O professor do curso de Ciências Contábeis da Unesc, Leonel Luiz Pereira participou no último dia 17 de setembro de 2018 no 11º Encontro Catarinense dos Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis. O evento aconteceu no dia 17 de setembro de 2018 na Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis. Esse encontro teve como objetivo principal discutir novas metodologias de ensino aplicada a contabilidade como as metodologias ativas e metodologias digitais por exemplo. Segundo o professor Leonel, um dos pontos marcantes que levou a bastante reflexão neste encontro é o desafio de encantar o estudante de contabilidade imerso nas tecnologias digitais com professores usando métodos antigos e tradicionais. Durante o encontro foram ministradas várias palestras apontando meios e formas de modernizar e empregar essas metodologias ativas no contexto atual, onde o estudantes é totalmente digital.

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 25 de setembro de 2018 às 08:09
Compartilhar Comente

Participação do curso de Ciências Contábeis no 8º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças

Nesta segunda-feira, dia 13 de agosto de 2018, a professora Andréia Cittadin e o estudante  Eduardo Tramontin Castanha do curso de Ciências Contábeis da Unesc,  participam do 8º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças com a apresentação dos seguintes artigos:

  • A curricularização da extensão universitária no Curso de Ciências Contábeis da UNESC, de autoria de Julia Constante Pereira, Eduardo Tramontin Castanha, Milla Lúcia Ferreira Guimarães e Andréia Cittadin.
  • Contabilidade Ambiental: um enfoque sobre sua definição a partir de trabalhos do CSEAR de autoria de Luana Caroline da Silva, Andréia Cittadin e Fabricia Silva da Rosa 

 

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 13 de agosto de 2018 às 14:55
Compartilhar Comente

Aprovação de Artigo de Egressa no II Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior

O curso de Ciências Contábeis comemora juntamente com a acadêmica egressa Gabrielle Durante Rosso a aprovação de seu artigo "PREVENÇÃO DAS AÇÕES TRABALHISTAS: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DO RAMO METALÚRGICO DO SUL DE SANTA CATARINA" no  II Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior da Unesc. Fica registrado também os parabéns para o Professor  Leonel Luiz Pereira que orientou a Gabrielle em todo o desenvolvimento do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e também à Professora Ana Paula Silva dos Santos pela coorientação na construção desse artigo.

Parabéns Gabrielle e aos professores Leonel e Ana Paula

Segue abaixo alguns dados do Artigo da Gabrielle

Título: PREVENÇÃO DAS AÇÕES TRABALHISTAS: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DO RAMO METALÚRGICO DO SUL DE SANTA CATARINA

Área Temática  - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho

Autora: Gabrielle Durante Rosso / gabrielleduranterosso@hotmail.com / UNESC

Orientador: Leonel Luiz Pereira / leonel@unesc.net / UNESC

Coorietandora:Ana Paula Silva dos Santos / apsantos@unesc.net / UNESC

Resumo

As organizações precisam estar cientes que uma boa gestão do passivo trabalhista é fundamental para continuidade dos negócios. Precisam conhecer seus pontos fortes e fracos, para assim corrigi-los e minimizar tais passivos. Assim, o trabalho tem como objetivo verificar os principais fatores que ocasionam as reclamatórias trabalhistas na empresa pesquisada e qual a melhor forma de prevenção. Para tanto essa pesquisa se caracteriza como qualitativa e descritiva e quanto aos procedimentos foi realizado um estudo do tipo levantamento e um estudo de caso. Após levantamento e análise dos dados observou-se que a empresa não atendia determinadas obrigações trabalhistas, como: não fornecimento de EPIs no prazo correto; equiparação salarial; horas extras e reflexos pagos incorretamente; intervalo intrajornada não respeitado; e o pagamento de férias em atraso, tanto que houveram sucessivas condenações judiciais referentes a essas obrigações. Na intenção de minimizá-las foram propostas ações de melhorias pensando na redução do passivo trabalhista.

Palavras-Chave: Reclamatórias trabalhistas; Demandas; Passivo trabalhista.

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 20 de junho de 2018 às 15:44
Compartilhar Comente