Ciências Contábeis

IX Salão de Iniciação Científica (SIC)

O curso de Ciências Contábeis da Unesc realizou no dia 21 de junho de 2022 a 9ª Edição do Salão de Iniciação Científica (SIC) integrado entre 1ª e 6ª fase do curso. O SIC é um dos eventos que evidencia a prática da interdisciplinaridade dos estudantes do Curso de Ciências Contábeis e busca a aproximação da teoria aprendida em sala de aula com o cotidiano empresarial. Esse evento vai além da indissociabilidade entre ensino e pesquisa, visto que os acadêmicos ampliam suas redes de relacionamento com empresários da região por conta do desenvolvimento desse estudo. Outro aspecto interessante do SIC é a presença de estudantes egressos do curso como avaliadores externos dos trabalhos apresentados. Nesta edição, os organizadores do SIC, convidaram os estudantes egressos Carolina Citadin Milaneze, Ednelson de Souza Cardoso, Fábio Coral Sasso, Flávia da Silva Schemim, Heloisa Bardini Canever, Letícia Augusto Figueredo, Luana Cardoso e Naissa Meneghel Saccon.

Essa edição do SIC voltou a formato de exposição presencial onde os estudantes da 1ª Fase apresentaram 14 trabalhos baseados no tema  “Práticas contemporâneas de gestão para contadores”, sob a coordenação da professora Ana Paula Silva dos Santos e os estudantes da 6ª Fase apresentaram 7 trabalhos baseados no tema “Governança nas Empresas Familiares” sob a coordenação do professor Sérgio Mendonça da Silva.

A coordenação do Curso de Ciências Contábeis parabeniza todos os acadêmicos envolvidos e agradece os avaliadores convidados.

Confira as imagens e a notícia completa no Blog do Curso de Ciências Contábeis

22 de junho de 2022 às 07:42
Compartilhar Comente

XII MOSTRA CIENTÍFICA DE PROJETOS ACADÊMICOS

Os estudantes da 8ª fase do curso de Ciências Contábeis da Unesc compartilharam seus Projetos de Pesquisa de TCC durante a XII Mostra Científica de Projetos Acadêmicos. O evento aconteceu via Google Meet na noite de quarta-feira (01/12/21), com a apresentação de 25 trabalhos.

Os estudantes da 8ª fase socializaram seus projetos de TCC desenvolvidos durante o semestre na Disciplina de Elaboração de Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (EPTCC), abordando áreas do conhecimento como Contabilidade Financeira, Contabilidade Governamental, Contabilidade de Custos, Contabilidade Tributária, Contabilidade Gerencial e Formação e Exercício Profissional.

O evento foi organizado pelo Curso de Ciências Contábeis e contou com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico - PPGDS, por meio do Grupo de Pesquisa Estratégia, Competitividade e Desenvolvimento - GEComD e do Programa de Extensão em Gestão Contábil - PEGC.

Os trabalhos apresentados foram avaliados por professores do próprio curso de Ciências Contábeis (avaliadores internos) e de estudantes “mestrandos” e “doutorandos” do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico -PPGDS (avaliadores internos).

A coordenação do curso de Ciências Contábeis agradece a colaboração e a presença de todos neste evento.

02 de dezembro de 2021 às 06:35
Compartilhar Comente

BANCAS DE TCC DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC 2021.2

Aconteceu entre os dias 24 e 26 de novembro de 2021, as Bancas de TCC do Curso de Ciências Contábeis da Unesc. Os 30 artigos científicos apresentados pelos estudantes da 9ª fase, contemplaram as áreas temáticas de Contabilidade Tributária, Auditoria, Perícia E Investigação Contábil, Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial, Contabilidade Financeira, Formação E Exercício Profissional, Contabilidade Ambiental E Responsabilidade Social e Contabilidade Governamental. Como na edição anterior, os artigos desse semestre (2021.2) também foram apresentados e compartilhadas remotamente, mediadas por recursos tecnológicos.

Parabéns a todos os estudantes da 9ª fase, aos professores orientadores, aos professores avaliadores e a toda equipe de coordenação e bolsistas do Curso de Ciências Contábeis.

O evento foi um sucesso.

30 de novembro de 2021 às 09:21
Compartilhar Comente

VIII Salão de Iniciação Científica (SIC)

O curso de Ciências Contábeis da Unesc realizou no dia 23 de novembro de 2021 a 8ª Edição do Salão de Iniciação Científica (SIC) integrado entre 1ª e 6ª fase do curso.  Ainda por conta da pandemia Covid-19, os estudantes organizaram suas pesquisas num pôster digital e apresentaram de forma compartilhada pelo Google Meet. O SIC é um dos eventos que evidencia a prática da interdisciplinaridade dos estudantes do Curso de Ciências Contábeis e busca a aproximação da teoria aprendida em sala de aula com o cotidiano empresarial. Esse evento vai além da indissociabilidade entre ensino e pesquisa, visto que os acadêmicos ampliam suas redes de relacionamento com empresários da região por conta do desenvolvimento desse estudo. Outro aspecto interessante do SIC é a presença de estudantes egressos do curso como avaliadores externos dos trabalhos apresentados. Nesta edição, os coordenadores do SIC, professora Ana Paula e professor Sérgio Mendonça, convidaram os estudantes Francielle Cisenski, Maike Bordignon Mandelli, Naissa Meneghel Saccon e Nycellen Garcia de Bem.

1ª Fase - Tema: Práticas Contemporâneas da Gestão

Coordenação: Professora Ana Paula Silva dos Santos

6ª Fase - Tema: Governança nas Empresas Familiares

Coordenação: Professor Sérgio Mendonça da Silva

A coordenação do curso parabeniza todos os acadêmicos envolvidos e agradece os avaliadores convidados.

30 de novembro de 2021 às 07:40
Compartilhar Comente

PIO2 - EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIO

O PIO (Processo Interdisciplinar Orientado) com Eixo Temático em EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIO da 2ª fase do Curso de Ciências Contábeis da Unesc aconteceu de forma híbrida entre os dias 08 e 12 de novembro de 2021. Aproximadamente 37 dos 43 estudantes da 2ª fase compareceram presencialmente no Centro de Práticas Contábeis (CPC) para apresentarem seus Planos de Negócios desenvolvidos durante o processo. Divididos em 10 grupos de trabalhos, os estudantes apresentaram as mais diferentes e inovadoras ideias de negócios.

Nesta edição do PIO2 os estudantes contaram com a participação de alguns estudantes egressos do curso que gentilmente fizeram suas contribuições em cada um dos Planos de Negócios apresentados.

Em nome da coordenação do Curso de Ciências Contábeis, o professor Sérgio Mendonça da Silva (Coordenador PIO2) agradece e parabeniza os estudantes pelo empenho e esforço feito durante esse período.

19 de novembro de 2021 às 11:41
Compartilhar Comente