Ciências Contábeis

XII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (SIC)

O Curso de Ciências Contábeis da Unesc realizou no dia 30 de novembro de 2023 a XII Edição do Salão de Iniciação Científica (SIC) integrado entre 1ª e 6ª fase do curso. O SIC é um dos eventos que evidencia a prática da interdisciplinaridade dos estudantes do Curso de Ciências Contábeis e busca a aproximação da teoria aprendida em sala de aula com o cotidiano empresarial. Esse evento vai além da indissociabilidade entre ensino e pesquisa, visto que os acadêmicos ampliam suas redes de relacionamento com empresários da região por conta do desenvolvimento desse estudo. Outro aspecto interessante do SIC é a presença de estudantes egressos do curso como avaliadores externos dos trabalhos apresentados. Nesta edição, os organizadores do SIC, convidaram os estudantes egressos Gabriel Zapelini da Silva, Heloisa Brolesi, Igor Machado Marcello Lariane dos Santos da Silva, Michele Mazzorana, Gabriela Junkes, Naissa Meneghel Saccon e a convidada externa Gabriela Santos.

Foram expostos um total de 17 posteres onde os estudantes da 1ª Fase apresentaram trabalhos baseados no tema “Práticas contemporâneas de gestão para contadores”, sob a coordenação da professora Ana Paula Silva dos Santos e os estudantes da 6ª Fase apresentaram trabalhos baseados no tema “Governança nas Empresas Familiares” sob a coordenação do professor Sérgio Mendonça da Silva.

A coordenação do Curso de Ciências Contábeis parabeniza todos os acadêmicos envolvidos e agradece os avaliadores convidados.

04 de dezembro de 2023 às 20:17
Compartilhar Comente

4º Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis do CRCSC

No dia 24 de novembro a coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Unesc, professora Andréia Cittadin e a coordenadora adjunta, professora Milla Lúcia Ferreira Guimarães, participaram de um encontro, juntamente com outras Instituições de Ensino Superior em Ciências Contábeis de Santa Catarina, para tratar dos preparativos para a edição 2024 do 4º Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis do CRCSC.

O encontro aconteceu nas dependências do CRCSC em Florianópolis e foi coordenado pelo professor e conselheiro do CRCSC, Victor Paulo Rigo.

04 de dezembro de 2023 às 19:50
Compartilhar Comente

XVI MOSTRA CIENTÍFICA DE PROJETOS ACADÊMICOS

Os estudantes da 8ª fase do curso de Ciências Contábeis da Unesc compartilharam seus Projetos de Pesquisa durante a XVI Mostra Científica de Projetos Acadêmicos. O evento aconteceu presencialmente com a exposição dos pôsteres na manhã do dia 25/11/23 (sábado).

Os 45 estudantes da 8ª fase socializaram seus projetos de TCC desenvolvidos na Disciplina de Elaboração de Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (EPTCC), abordando áreas do conhecimento como Contabilidade Financeira, Contabilidade Governamental, Contabilidade de Custos, Contabilidade Tributária, Contabilidade Gerencial e Formação e Exercício Profissional.

A XVI Mostra Científica foi organizada pelo Curso de Ciências Contábeis e contou com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico - PPGDS, por meio do Grupo de Pesquisa Estratégia, Competitividade e Desenvolvimento - GEComD e do Programa de Extensão em Gestão Contábil - PEGC.

Os trabalhos apresentados foram avaliados por professores do curso de Ciências Contábeis (avaliadores internos) e de estudantes “mestrandos” e “doutorandos” do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico -PPGDS (avaliadores externos).

A coordenação do curso de Ciências Contábeis agradece a colaboração e a presença de todos neste evento.

Vejam as imagens

26 de novembro de 2023 às 17:55
Compartilhar Comente

BANCAS DE TCC DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC 2022.2

Aconteceu presencialmente entre os dias 5 e 8 de dezembro de 2022, as Bancas de TCC do Curso de Ciências Contábeis da Unesc. Os artigos científicos apresentados pelos estudantes da 9ª fase, contemplaram as áreas temáticas de Contabilidade Tributária, Auditoria, Perícia E Investigação Contábil, Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial, Contabilidade Financeira, Formação E Exercício Profissional, Contabilidade Ambiental E Responsabilidade Social e Contabilidade Governamental.

A coordenação do curso parabeniza os estudantes da 9ª fase e professores orientadores, e agradece aos professores avaliadores e a toda equipe de coordenação e bolsistas do Curso de Ciências Contábeis.

Confira as imagens!

14 de dezembro de 2022 às 07:07
Compartilhar Comente

EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIO (PIO2)

O PIO (Processo Interdisciplinar Orientado) com Eixo Temático em EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIO da 2ª fase do Curso de Ciências Contábeis da Unesc aconteceu de forma presencial entre os dias 21 e 25 de novembro de 2022. Divididos em 10 grupos de trabalhos, os 49 estudantes apresentaram as mais diferentes e inovadoras ideias de negócios.

Esta edição do PIO2 contou com a presença de estudantes egressos do curso que gentilmente fizeram suas contribuições em cada um dos Planos de Negócios apresentados.

Estudantes Egressos:

2ª Feira (21/11) - EDNELSON DE SOUZA CARDOSO

3ª Feira (22/11) - PRISCILA UGIONI DUARTE BORDINI

4ª Feira (23/11) - LUANA CARDOSO

5ª Feira (24/11) - CAROLINA CITADIN MILANEZE

Em nome da coordenação do Curso de Ciências Contábeis, o professor Sérgio Mendonça da Silva (Coordenador PIO2) agradece aos estudantes egressos e parabeniza os estudantes pelo empenho e esforço feito durante esse período.

Confiram as imagens

30 de novembro de 2022 às 13:10
Compartilhar Comente