Ciências Contábeis

Estudantes do Colégio participam de mais uma ação do projeto Prepara Unesc

Estudantes do Colégio participam de mais uma ação do projeto Prepara Unesc
Iniciativa busca trabalhar assuntos extracurriculares para o desenvolvimento de competências (Fotos: Colégio Unesc) Mais imagens

Entre as aulas do semestre, estudantes do Colégio Unesc têm experienciado momentos formativos para além do currículo. Nesta sexta-feira (23/10) aconteceu a primeira aula sobre educação financeira, gestão de patrimônio e investimentos. Uma nova troca de conhecimentos sobre os temas será realizada no dia 30 de outubro.

Conforme a coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, Mainara Figueiredo Cascaes, o Prepara é uma ação desenvolvida para trabalhar questões extra currículo, conectadas ao conhecimento presente na Universidade e que podem proporcionar novas competências. “Já desenvolvemos ações sobre profissões, carreira, mercado de trabalho, autoconhecimento, orientação profissional. O projeto tem sido bem especial. Os alunos propõe as temáticas e nós vamos articulando. Os feedbacks são muito positivos”, comemorou. 

Este primeiro momento foi ministrado para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio, pelas professoras Ana Paula Silva dos Santos e Mila Lúcia Ferreira Guimarães, do curso de Ciências Contábeis da Unesc, e pelos funcionários do Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) Francielle Cisenski e Vandiclei Luiz. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de outubro de 2020 às 16:15
Compartilhar Comente

Empreendedores do Extremo Sul recebem auxílio da Unesc Araranguá para tirar seus projetos do papel

Empreendedores do Extremo Sul recebem auxílio da Unesc Araranguá para tirar seus projetos do papel
Participantes do Programa Mentoring concluíram mais uma etapa (Imagem: ReproduçãoGoogleMeet) Mais imagens

Empreender no Brasil não é tarefa fácil, e os primeiros passos são fundamentais. No Extremo Sul de Santa Catarina, quem sonha em iniciar seu próprio negócio recebe o auxílio do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc Araranguá, por meio do Programa Mentoring. Na tarde desta segunda-feira (24/8), dez mentorados apresentaram a conclusão da etapa de construção do plano de negócios, dando os primeiros passos em busca deste objetivo. Nesta ocasião, em excepcional, as trocas de conhecimentos foram mediadas por tecnologia. 

Conforme Diogo Moraes, coordenador do Número de Empreendedorismo da Unesc Araranguá, a oportunidade propôs a lapidação de tudo que foi construído ao longo da mentoria. “É a conclusão de uma grande etapa, o momento dos participantes apresentarem o que idealizaram até agora e receber os últimos conselhos dos professores da Universidade”, explicou.

Entre os projetos, Cristina Gomes Boabaid apresentou sua ideia que tem o objetivo de auxiliar mulheres acima de 45 anos com questões de saúde física e mental. A iniciativa “Movimento e Liberdade” proporcionará espaços para ioga, dança, música, diálogos, pintura, trabalhos manuais e outros conjuntos de atividades para elevar a saúde e o autoconhecimento de cada participante. “Eu percebo que nesse momento da vida, por volta dos 50 anos, passamos a ter novos questionamentos sobre a vida. Daqui para frente temos de buscar coisas que gostaríamos de fazer e não tivemos tempo, uma real liberdade da mulher”, afirmou.

O projeto contará com um espaço físico próprio, possibilitando tirar o projeto do papel e levar protagonismo e autonomia a vida de cada uma das participantes. “A ideia do Mentoring é maravilhosa, nos facilita com conhecimentos para dar grandes passos no projeto. Outro diferencial é estar vinculado a Unesc, com a qualificação de professores em apoio do nosso projeto. É um grande objetivo de vida que se torna realidade”, destacou. 

A importância do Mentoring também foi evidenciada por Anderson Witt, que em suas considerações finais ressaltou ter encontrado uma experiência muito além das expectativas para sua ideia voltada a ensinar instrumentos, o empreendimento “Som das Cordas”. “Quando iniciei o empreendimento, pensei que era só abrir uma sala, abrir a porta e tudo aconteceria naturalmente. Por meio do Mentoring percebi que essa sala de aula é a minha empresa, e envolve uma administração, planejamento e um envolvimento maior do que só ensinar a música. Com a elaboração do plano, ficou muito claro o caminho a ser percorrido para alcançar o objetivo proposto”, pontuou

Construção do negócio

Antecedendo a etapa de conclusão, foram outros dois momentos. A primeira proposta foi o desenho da ideia de negócio, com a contribuição da professora Cristiane Dias. Posteriormente foi a vez da modelagem da ideia, com uma metodologia específica ministrada pelos professores Volmar Madeira e Ricardo Pieri. 

Durante este processo, os mentorados foram desafiados a pensar em todos os aspectos que envolvem a estruturação de um negócio, como público alvo, controle financeiro, sustentabilidade, marketing, logística, concorrência, e outras potencialidades e pontos de atenção. “Para o futuro, os participantes já estão convidados para a etapa da pré-incubação, que durará seis meses e acelerará suas iniciativas”, pontuou Moraes. 

Posteriormente, com o negócio aprovado e estruturado para o mercado, eles podem inscrever-se em outro projeto da Unesc, o Plano de 60 dias. A oportunidade coloca a expertise da Universidade a disposição das micro e pequenas empresas, futuros e novos empreendedores, apoiando-os na organização do negócio desde a modelagem até as práticas de gestão que orientam estrategicamente o empreendimento para atuar no mercado. 

A oportunidade também contou com a participação do professor do curso de Ciências Contábeis Sérgio Mendonça, que contribuiu com uma nova perspectiva para melhoria de cada projeto.



Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de agosto de 2020 às 16:43
Compartilhar Comente

Conhecimentos e projetos para o futuro na Mostra Científica de Projetos Acadêmicos do curso de Ciências Contábeis

Conhecimentos e projetos para o futuro na Mostra Científica de Projetos Acadêmicos do curso de Ciências Contábeis
Mais de 30 estudantes apresentaram projetos, divididos em seis temas distintos e relacionados à área contábil Mais imagens

O dia de dar os primeiros passos na construção do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) foi atípico para os alunos da oitava fase do curso de Ciências Contábeis, mas a oportunidade abriu as portas para a inovação e expansão da Mostra Científica de Projetos Acadêmicos. O evento, realizado nesta quarta-feira (5/8), possibilitou que os estudantes apresentassem seus temas e suas intenções de projetos de Trabalho de Conclusão, e nesta 9ª edição foi mediado por tecnologia, em sete salas diferentes do Google Meet, permitindo que o espectador visitasse cada uma das apresentações. 



Logo ao iniciar o evento, egressos lembraram dos 45 anos do curso e trouxeram suas experiências e histórias profissionais de sucesso, reafirmando a excelência da graduação. Ao fim da Mostra, mais de 30 estudantes foram envolvidos, divididos em seis temas distintos e relacionados à área contábil: 


– Contabilidade Financeira, de Custos e Gerencial;

– Contabilidade Ambiental e Responsabilidade Social, Financeira e Gerencial;

– Contabilidade Gerencial;

– Contabilidade Financeira, Gerencial e Auditoria, Perícia e Investigação Contábil;

 – Contabilidade Governamental e Formação e Exercício Profissional;

– Contabilidade Tributária.


A coordenadora do curso, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, ressaltou que há um carinho especial pelo evento dentro da comunidade da Contábeis, e agradeceu o empenho de cada um dos estudantes e professores por vencerem esta etapa diante de um desafio mundial. “A Mostra em especial nos remete um grande carinho e boas memórias, representando um importante marco para a Ciências Contábeis da Unesc diante do segmento da pesquisa. A cada semestre estamos aperfeiçoando este momento. Com certeza agrega à formação, gerando importantes competências e preparando cada estudante para o momento do TCC ”, destacou. “Participar de eventos como este faz do acadêmico um melhor pesquisador. Temos turmas com grande potencial científico, e que certamente entregarão muito à sociedade”, completou. 

O professor Leonel Luiz Pereira lembrou que o semestre contou com três modalidades de ensino: aula presencial, síncrona e assíncrona. Diante deste fato, o docente evidenciou a superação e a adaptação de cada acadêmico e professor. O evento contou com avaliadores internos, professores do curso, e avaliadores externos, mestrandos e doutorandos do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico). Os integrantes da banca socializaram opiniões e contribuíram com cada uma das apresentações dos estudantes, que desenvolverão seus Trabalhos de Conclusão de Curso no próximo semestre. Nas sete salas, o curso registrou mais de 150 espectadores. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de agosto de 2020 às 19:55
Compartilhar Comente

Ciências Contábeis da Unesc promove mais uma edição do Salão de Iniciação Científica

A iniciação científica se faz presente da trajetória acadêmica dos cursos de graduação na Unesc, e no curso de Ciências Contábeis não é diferente. O  5º SIC (Salão de Iniciação Científica) reuniu estudantes da primeira e sexta fase, que compartilharam conhecimentos e resultados obtidos durante pesquisas desenvolvidas no semestre. Foram dois dias de apresentações e mostra de banners científicos, na terça-feira (21/7) e quarta-feira (28/7), tudo via Google Meet.

Ao todo, foram 22 trabalhos compartilhados, 15 da primeira fase, com o tema “Práticas Contemporâneas da Gestão”, e sete da sexta, com o eixo “Governança nas Empresas Familiares”. Para a professora Ana Paula Silva dos Santos, um dos pontos a ser evidenciado é a inserção científica surgir logo na primeira fase da graduação e acompanhar os estudantes nos anos seguintes. “Ficamos bastante admirados com o resultado. Por mais que tenha sido um trabalho feito à distância, mediado por tecnologia, tivemos bons resultados, com pesquisas aplicadas em empresas”, destacou.

A estudante Julia Bortoluzzi e sua equipe, acadêmicos da primeira fase, desenvolveram um trabalho sobre empoderamento, principalmente da mulher dentro da área de atuação das Ciências Contábeis. Pouco tempo após a conclusão do SIC, a aluna conta já relaciona seu objeto de estudos a outros aspectos da sociedade, como em uma palestra sobre racismo, que enriqueceu a experiência. “Além de produzir a pesquisa científica, acabamos trazendo este tema para o nosso dia a dia. São assuntos que por muitas vezes não gostamos de falar, porque são delicados. Com certeza acrescenta muito para a nossa formação”, afirmou

Durante as apresentações, o evento reuniu uma média de 80 a 90 espectadores. A proposta do SIC é dar evidência à prática da interdisciplinaridade dos estudantes do curso de Ciências Contábeis, aproximando a teoria aprendida em sala de aula com o cotidiano empresarial e tornando perceptível as relações do ensino e da pesquisa. Ao participar deste desafio, os acadêmicos também ampliam suas redes de relacionamento com empresários da região.

Os estudantes da Unesc foram avaliados pelos egressos do curso: Carolina Citadin Milaneze, Eduardo Tramontin Castanha, Januário José Monteiro e Priscila Ugioni Duarte Bordini.  A turma de primeira fase foi conduzida pela professora Ana Paula e a sexta pelo professor Sérgio Mendonça da Silva.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de julho de 2020 às 17:58
Compartilhar Comente

Jornada Acadêmica dos cursos de Ciências Sociais Aplicadas da Unesc inicia na segunda-feira

Jornada Acadêmica dos cursos de Ciências Sociais Aplicadas da Unesc inicia na segunda-feira
Evento será 100% virtual e terá transmissão em Youtube.com/unesctv Mais imagens

Os últimos meses estão sendo marcados pelo protagonismo estudantil na Unesc. Após a Jornada Integrada da Saúde, a Semana Integrada da Educação e a Jornada Acadêmica de Tecnologia, é a vez da Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas. Olhando para as transformações do mundo e seu futuro, o evento 100% virtual terá a temática “Futuro da Gestão Pública e Privada nos novos Tempos”. Com transmissão ao vivo em Youtube.com/unesctv, a programação inicia na segunda-feira (27/7) e se estende até sexta-feira (31/7).

Presidente da comissão organizadora e acadêmica da quinta fase do curso de Administração, Gabrielle Cardoso Machado enfatiza o engajamento dos estudantes envolvidos com a programação, e conta que o objetivo é preparar conteúdos relevantes e de qualidade para compartilhar com os colegas e com a comunidade externa. “São representantes de cada um dos cursos, Administração de Empresas, Administração com Habilitação em Comércio Exterior, Ciências contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Gestão em Recursos Humanos e Processos Gerenciais, unidos para trazer o melhor em cada temática”, salientou.

Abrindo a Jornada, a programação para segunda-feira dá ênfase na área do Direito e percepções em tempos de pandemia. Iniciando o evento, o juiz do trabalho Ricardo Jahn aborda “A justiça do trabalho seguro em tempo de pandemia”, a partir das 9 horas. Às 20 horas, o administrador e advogado Agenor Daufenbach Júnior ministra a palestra “Gestão privada em tempos de pandemia”. Concluindo o primeiro dia, é a vez do coordenador do curso de Direito e procurador jurídico da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Junior falar sobre “Gestão pública em tempo de pandemia”.

No segundo dia, terça-feira (28/7), o assunto “O novo essencial para o mercado de trabalho: o que as organizações esperam? ” será apresentado pelo Ceo da Marisol S.A, Giuliano Donini, a partir das 19h30. Em seguida, Leandro Beninca, profissional responsável pelo maior escritório brasileiro de educação financeira - Messes Investimentos, traz a palestra “PF e Microempreendedores: orientações financeiras durante e pós Covid-19”. O evento ocorre a partir das 21 horas.

Na quarta-feira (29/7), a partir das 19 horas, Igor Drudi, uma das maiores referências em inovação do Brasil, fala sobre o tema “O Design estratégico e as organizações Data Driven: uma nova abordagem para a gestão de negócios.

Ainda entre as confirmações do dia está a mesa redonda sobre “Reflexões e desafios sobre o mercado internacional: Uma leitura dos impactos da pandemia” na noite de quarta-feira, às 20h30. O grupo de profissionais participantes é formado pela administradora habilitada em Comércio Exterior Bruna Martins Silva, que atua como inside sales e business developer no âmbito internacional; o administrador habilitado em Comércio Exterior e monitor do Núcleo Operacional PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) Criciúma, membro do Grupo de Pesquisa GENINT (Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais) – Unesc, Valdir Scarduelli Neto; a graduada em Relações Internacionais e Business Administration pela Florida Atlantic University e especialista de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Mariana Wajsman Nedeff, e a coordenadora Comercial na Marco Polo Multimodal, Suzana de Souza Ares.

Na quinta-feira (30/7) a Mesa Redonda levantará a temática “Recuperação econômica no cenário nacional e mundial no âmbito privado” por meio do debate entre o economista Formado em Economia Empresarial e Controladoria pela Universidade de São Paulo, Caio Augusto; o economista, consultor e colunista da CBN Recife, Ecio Costa e o economista Chefe da Nova Futura Investimentos, Mestre e Doutor em Economia pela FGV, Pedro Silveira.

No último dia de evento, sexta-feira (30/7), dessa vez pela manhã, às 10h, o assunto será “Gestão de Pessoas nos Novos Tempos - relacionando inteligência Emocional e as soft Skills, premissas para os futuros profissionais nas organizações”. O tema será abordado pelo Diretor da VP de Inovação e Desenvolvimento da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Nelson Bittencourt.

À noite, às 20h, o encerramento da Jornada será ministrado pelo vereador da cidade de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, sobre “O jovem, a transformação e o engajamento: eles ocupam a cidade em tempos de excepcionalidade”. Cunha tem formação na área de Tecnologia da Informação, é pós-graduando em Gestão de Projetos pela Esalq/USP e mestrando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Cursou “Educação na Primeira Infancia” e “Combate as Drogas” como bolsista na Universidade de Zurique, na Suíça. Faz parte da RAPS, Livres e é Líder Público Lemann.

As inscrições já estão abertas pela plataforma Doity e os interessados podem acompanhar as novidades pelo perfil @jornadaintegradacsa.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de julho de 2020 às 09:58
Compartilhar Comente