Ciências Contábeis

Estudante de Ciências Contábeis participa do VI Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da ACAFE

A Universidade Regional de Blumenau (Furb) está sediando o VI Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe (FIEPE).

A estudante do Curso de Ciências Contábeis Bianca Câmera (4ª fase Turma 2) participou do evento apresentando a pesquisa denominada “Atuação da Contabilidade em Associações de Pais e Professores: Uma experiência sob a ótica de extensionistas”, na modalidade oral.

O trabalho tem como coautores a estudante Leopoldina Claudete dos Santos Jorge (7ª fase Turma 2) e os professores Ana Paula Silva dos Santos, Andréia Cittadin, Jonas Scremin Brolese e Milla Lúcia Ferreira Guimarães.

O estudo apresentado é resultado do projeto de extensão "Assessoria e Consultoria Contábil e Organização das Associações de Pais e Professores – APP ́s da Rede Pública Municipal de Siderópolis-SC", vinculado ao Programa de Extensão em Gestão Contábil (PEGC).

 

Por: Milla Lucia Ferreira Guimarães 19 de setembro de 2017 às 16:56
Compartilhar Comente

Professores do Curso de Ciências Contábeis aprovam trabalhos no Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UNESC)

Professores do Curso de Ciências Contábeis aprovam trabalhos no Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UNESC)
Mais imagens

O PIBIC/CNPq/UNESC é um programa da UNESC e do CNPq que tem como foco principal despertar no acadêmico o interesse pela pesquisa científica e incentivar potenciais entre estudantes de graduação universitária, mediante participação em projetos de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado.

Das 36 vagas ofertadas no PIBIC, os professores do Curso de Ciências Contábeis aprovam 05 trabalhos com direito a bolsas de iniciação científica.

1) Análise da dinâmica entre tomadores e poupadores nas cooperativas de crédito. Professor: Dr. Silvio Parodi Oliveira Camilo. Bolsista: Rodrigo Webber Carlos – 2ª fase.

2) Estudo do entorno socioambiental como insumo para o processo de ensino aprendizagem na disciplina Contabilidade Ambiental. Professora: Ma. Milla Lúcia Ferreira Guimarães. Bolsista Eduardo Tramontin Castanha – 7ª fase.

3) Logística reversa: análise da produção científica brasileira. Professora: Ma. Andréia Cittadin. Bolsista: Januário José Monteiro – 7ª fase.

4) Análise bibliométrica da produção científica sobre Contabilidade Gerencial Estratégica. Professor: Me. Cleyton de Oliveira Ritta. Bolsista: Vicente Pedro Antônio – 7ª fase.

5) Mapeamento da utilização do orçamento empresarial como instrumento de decisão por organizações da região sul de Santa Catarina. Professora: Kátia Aurora Dalla Líbera Sorato. Bolsista: João Vitor Fratoni – 4ª fase.

O coordenador do Curso de Ciências Contábeis, professor Dourival Giassi satisfeito com o resultado comenta: "parabenizo todos os professores-pesquisadores do Curso de Ciências Contábeis que tiveram os seus projetos de pesquisa aprovados no Edital de PIBIC/2017. Acredito que estas iniciativas, além de oportunizar bolsas de estudos para nossos acadêmicos, especialmente neste momento dificuldades que o país está passando, desperta o interesse no aluno em pesquisar, estimula o pensamento científico e criativo oriundo do contato com os problemas de pesquisa”.

Por: Milla Lucia Ferreira Guimarães 07 de agosto de 2017 às 17:59
Compartilhar Comente