Ciências Contábeis

Defesa Pública de Dissertação do professor Anderson Correa Benfatto

No dia 28 de fevereiro de 2020, o professor do Curso de Ciências Contábeis,  Anderson Correa Benfatto, fez a defesa da sua Dissertação de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS).

Segue baixo as informações publicadas pelo PPGDS:

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico convida a comunidade acadêmica para a Defesa Pública de Dissertação:
Título: “DESEMPENHO FINANCEIRO E CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS CATARINENSES.”.
RESUMO
Na experiência brasileira, o surgimento e a dinâmica das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) resultam de um contexto no qual há fatos que transpassaram a esfera da oferta de ensino. A dinâmica dos aspectos ambientais, têm demandado maior amparo de gestão e melhores indicadores de desempenho por parte dessas instituições, que em um curto espaço de tempo, se viram inseridas em um ambiente concorrencial regido por uma lógica de mercado, que traz desafios à sua manutenção enquanto instituições de educação superior e prestadoras de serviços à comunidade. Desse modo, este estudo pretendeu contribuir para evidenciar as atitudes responsivas dessas organizações, partindo da condição da educação superior brasileira, mais especificamente do segmento de ICES localizadas no estado de Santa Catarina. Como método, optou-se por um estudo qualitativo, com pesquisa bibliográfica e levantamento documental. A amostra incidiu sobre três ICES representativas das Regiões Intermediárias agrupadas de Santa Catarina a saber: Chapecó/Lages/Caçador, Joinville/Blumenau e Criciúma/Florianópolis. A pesquisa se deu no segundo semestre de 2019 e abrangeu o período de 2013 (publicação da Lei das comunitárias) até 2018 (dados mais recentes disponíveis). Dados secundários foram coletados nos sites das ICES, utilizando-se dos documentos: ativo e passivo; receitas, custos e despesas; demonstração de resultados do exercício; demonstração das mutações do patrimônio líquido; demonstração do valor adicionado; demonstração das origens e aplicações de recursos; demonstração do fluxo de caixa; estatutos e planos de desenvolvimento institucional. Os dados e resultados foram discutidos à luz do referencial sobre a natureza das organizações e o ambiente institucional, incluindo a teoria neoinstitucional; considerações acerca das organizações universitárias, com recortes para exposição da natureza jurídica da organização-universidade e caracterização legal da Universidades Comunitárias; e definições do desempenho financeiro e seus mecanismos.

Palavras-chave: Dinâmicas Organizacionais, Educação Superior, Desempenho financeiro.
Mestrando: Anderson Correa Benfatto
Presidente da banca e orientador: Prof. Dr. Miguelangelo Gianezini
Coorientador: Prof. Dr. Sílvio Parodi Oliveira Camilo
Banca Examinadora:                      
Prof. Dr. Ivanete Schneider Hahn – Membro Externo (UNIARP)
Prof.ª Dr.ª Kelly Gianezini – Membro (UNESC)
Prof. Dr. Cesar Augustus Winck – Membro Suplente (UNESC)
Data: 28/02/2020
Horário: 8h
Local: Bloco P Sala 106

Coordenação, professores e estudantes do curso de Ciências Contábeis da Unesc, parabeniza o professor  Anderson por essa conquista.

05 de março de 2020 às 21:13
Compartilhar Comente

Defesa Pública da Dissertação de mestrado da professora Marja Mariane Feuser

Defesa Pública da Dissertação de mestrado da professora Marja Mariane Feuser
Mais imagens

No dia 28 de fevereiro de 2020, a professora do Curso de Ciências Contábeis, Marja Mariane Feuser, fez a defesa da sua Dissertação de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD).

Segue baixo as informações publicadas pelo PPGD:

O Programa de Pós-Graduação em Direito tem a honra de convidar a comunidade acadêmica para a Defesa Pública de Dissertação abaixo relacionada: 
Título: “A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA PROTEÇÃO DOS ENVELHESCENTES CONTRA ATOS DE DISCRIMINAÇÃO ETÁRIA NO MERCADO DE TRABALHO FORMAL”
RESUMO
Diante do envelhecimento da população mundial e brasileira, a presente pesquisa objetiva analisar a importância de ações sociais e governamentais relacionadas à necessidade do reconhecimento de uma nova classe vulnerável de trabalhadores, quais sejam, os envelhescentes, aqui consideradas as pessoas com idade compreendida entre 40 (quarenta) e 59 (cinquenta e nove) anos, respondendo o seguinte problema: os trabalhadores na faixa etária de 40 a 59 anos necessitam de atenção do Estado e da sociedade visando a inclusão e permanência no mercado de trabalho formal? Isso porque, tendo em vista o cenário moderno capitalista, onde a individualidade prevalece, a problemática envolvendo a discriminação etária vem sendo discutida não somente no Brasil, mas mundialmente. Considerando esse cenário, destaca-se a importância dos preceitos fundamentais inerentes ao Estado Social e Democrático de Direito, com ênfase à importância do estudo e implementação de políticas públicas, objetivando, com isso, vetar a realização de práticas discriminatórias decorrente da idade no trabalho, em respeito aos princípios da antidiscriminação e igualdade, ligados à proteção do direito social ao trabalho. Nesse trilhar, constatou-se a problemática envolvendo o trabalhador envelhescente, ainda não reconhecido na legislação como classe vulnerável, visando chamar a atenção da sociedade e do Estado acerca da relevância na implementação de ações de antidiscriminação que garantam o acesso e a manutenção igualitária dos envelhescentes no mercado de trabalho formal, conforme orientam os direitos fundamentais básicos elencados no Estado Social e Democrático de Direito. Para tanto, a presente pesquisa utilizou o método dedutivo, com técnica de pesquisa documental e bibliográfica.
Palavras-chave: Políticas Públicas. Mercado formal de Trabalho. Envelhecimento. Direito da Antidiscriminação. Envelhescentes.
Mestrando (a): Marja Mariane Feuser
Presidente da banca e Orientador(a): Prof. Dr. Rodrigo Goldschimidt
Banca Examinadora:
Prof.ª. Dra. Suzéte da Silva Reis - Membro Externo- UNISC
Prof. Dr. Reginaldo de Souza Vieira – Membro – UNESC
Prof. Dr. Ismael Francisco de Souza – Membro Suplente – UNESC
Data: 28 de fevereiro de 2020
Horário: 13h30min
Local: Bloco “P” sala 101

Coordenação, professores e estudantes do curso de Ciências Contábeis da Unesc, parabenizam a professora Marja por essa conquista.

05 de março de 2020 às 21:00
Compartilhar Comente

Defesa Pública da Dissertação de mestrado do professor Luan Philippi Machado

Defesa Pública da Dissertação de mestrado do professor Luan Philippi Machado
Mais imagens

No dia 12 de fevereiro de 2020, o professor do Curso de Ciências Contábeis, Luan Philippi Machado, fez a defesa da sua Dissertação de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS).

Coordenação, professores e estudantes do curso de Ciências Contábeis da Unesc, parabeniza o professor Luan por essa conquista.

Segue baixo as informações publicadas pelo PPGDS:

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico convida a comunidade acadêmica para a Defesa Pública de Dissertação:
Título: SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: ANÁLISE ACERCA DE INDUTORES DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS DAS COOPERATIVAS DE ELETRIFICAÇÃO DO SUL DE SANTA CATARINA
RESUMO
Este estudo investiga indutores de práticas socioambientais, voluntárias ou obrigatórias, evidenciadas em cooperativas de eletrificação – CE - do sul de Santa Catarina. Busca compreender ações socioambientais com base em construtos da teoria institucional, teoria da legitimidade e a da sustentabilidade. Considerando a interdisciplinaridade dos campos teóricos, investiga-se quais os fatores inspiradores das práticas socioambientais voluntárias das cooperativas, e como essas práticas são reportadas para a comunidade local. As CE se destacam no setor de infraestrutura devido seu alcance em atender regiões de difícil acesso, e dar suporte de consumidores que não recebem atenção das distribuidoras de energia elétrica. Sob o aspecto metodológico, empregou-se a abordagem qualitativa com objetivos descritivos. Como estratégia de pesquisa foi realizado um estudo de levantamento. Como técnica de pesquisa, para a coleta dos dados, utilizou-se, primeiramente, um questionário aplicado em dezoito cooperativas permissionárias de Santa Catarina, para que se pudesse identificar na amostra as que apresentavam políticas e programas socioambientais. Portanto, com potencial para participar das entrevistas. Este conteúdo possibilitou a seleção de três cooperativas com mais aderência ao propósito da pesquisa. Os resultados encontrados demostraram que as cooperativas possuem práticas socioambientais voluntárias institucionalizadas, cujas características sugerem práticas isomórficas normativas distintas. Identificou-se que a mudança na legislação, ou seja, na forma coercitiva, ampliou a discricionariedade das cooperativas para deliberarem acerca de ações socioambientais com efeitos locais. Mesmo assim, esta investigação revela, práticas socioambientais institucionalizadas pelas cooperativas sem a identificação de indutores isomórficos específicos, devido a algumas práticas serem semelhantes nas cooperativas estudadas. 
Palavras-chave: Ações socioambientais. Ambiente Institucional. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. 
Mestrando:  LUAN PHILIPPI MACHADO
Presidente da banca e orientador: Dr. Sílvio Parodi Oliveira Camilo
Coorientador: Dr. Miguelangelo Gianezini
Data: 12/02/2020 (Quarta-feira)
Horário: 9h30m (Brasília) 
Local: Bloco P, Sala 106 

Coordenação, professores e estudantes do curso de Ciências Contábeis da Unesc, parabenizam o professor Luan por essa conquista.

05 de março de 2020 às 20:53
Compartilhar Comente

Ciências Contábeis ganha mais um professor “Mestre”.

Ciências Contábeis ganha mais um professor “Mestre”.
Mais imagens

O curso de Ciências Contábeis da Unesc enriquece seu quadro de docentes com mais um professor “Mestre”.

Ontem, 26 de novembro, Júlio Cesar Lopes, professor da Disciplina Contabilidade e Instituições de Direito Público e Privado (2ª Fase), fez a Defesa Pública de Dissertação de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Unesc.

Segue detalhes:

Título: “O PLURALISMO JURÍDICO E OS POVOS REMANESCENTES DE QUILOMBO”

Presidente da banca e Orientador (a): Prof. Dr. Antonio Carlos Wolkmer

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Edileny Tomé Da Mata – Membro externo –UPO (web conferência)

Prof.ª. Dra. Fernanda da Silva Lima -  Membro – UNESC

Prof.ª. Dra. Maria de Fatima Schumacher Wolkmer – Membro Suplente -UNESC

RESUMO
A presente dissertação vincula-se com a Linha de Pesquisa Direitos Humanos, Cidadania e Novos Direitos. Pretende analisar a superação da perspectiva social homogênea para um modelo pluralista, em especial ante a multiplicidade cultural brasileira num quadro de conscientização de respeito e contemplação da preservação do modo de vida das comunidades tradicionais quilombolas. A despeito de a Constituição da República brasileira de 1988 possuir índole protetiva tem-se que os povos remanescentes de quilombolas vivenciam resistência e luta perante a sociedade liberal hegemônica, que reverbera um combate relacionado não somente contra o senhor e explorador direto de sua força de trabalho e de seu corpo, mas em direção oposta a um sistema de colonização, cabendo nesta dissertação uma análise da interdependência dos povos remanescentes de quilombolas com a teoria do pluralismo jurídico, que é o rompimento do pensamento estatal monista ou paradigma alternativo que demanda a independência e a inter-relação, num processo constante da busca pela democracia e participação no espaço público aberto, alinhado a horizontalidade, a solidariedade e a autonomia, em detrimento da discriminação, inferiorização, marginalização e exclusão que transformam pessoas em meros objetos. Nesse sentido, o objetivo geral é o de compreender o pluralismo jurídico como uma alternativa entre o jurídico estatal e a realidade social quilombola. Os objetivos específicos correspondem a cada um dos capítulos. No primeiro, discorre-se sobre os fundamentos, abrangência e aspectos essenciais do pluralismo jurídico; no segundo, estuda-se a formação e legitimidade dos povos remanescentes de quilombos frente a omissão estatal e ao monismo jurídico; no terceiro capítulo reflete-se o pluralismo jurídico como perspectiva descolonial e superação do desrespeito aos direitos dos povos quilombolas. O método de abordagem utilizado foi o dedutivo e o de procedimento o monográfico, com as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental.
Assim, o marco teórico desta dissertação é a Teoria do Pluralismo Jurídico, que demanda de diversas realidades e múltiplas fontes, como aquelas oriundas dos movimentos sociais, grupos e sociedade organizada, que de forma suplementar, criam caminhos simultâneos aos estatais. Nesta perspectiva, é possível concluir que o pluralismo jurídico se contrapõe ao unitarismo e monismo, bem como se dispõe em múltiplas formas de explicar as fontes e fatores que emergem das manifestações sociais da vida, isso significa que o pluralismo jurídico para remanescentes de quilombos representa a descolonialidade, a libertação e o respeito à diversidade.

A coordenação e professores do Curso de Ciências Contábeis parabeniza o professor “agora Mestre” Júlio Cesar Lopes por essa brilhante conquista

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 27 de novembro de 2019 às 09:18
Compartilhar Comente

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente