Ciências Contábeis

O professor João Vânio Cardoso Mendonça é o novo doutorando do curso de Ciências Contábeis da Unesc

O professor João Vânio Cardoso Mendonça é o novo doutorando do curso de Ciências Contábeis da Unesc
Mais imagens

No final do ano de 2018 o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc (PPGDS) aprovou Doutorado em Desenvolvimento Socioeconômico.

No início de 2019 aconteceu o processo seletivo para a ocupação das 13 vagas oferecidas pelo PPGDS. Entre os vários participantes desta seleção, o professor João Vânio Mendonça Cardoso, integrante do corpo docente do curso de Ciências Contábeis da Unesc foi um dos selecionados para ocupar uma dessas vagas para o Doutorado.

A coordenação e demais professores do curso de Ciências Contábeis da Unesc parabenizam o professor João Vânio por essa conquista.

Currículo resumido do Professor João Vânio

João Vanio Mendonça Cardoso é natural de Gravatal/SC. Possui Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico pela UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Jun/2018). Pós-graduação em nível de especialização em MBA Executivo em Setor Elétrico pela FGV/SATC - Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Nov/2015) e Auditoria e Perícia pela FUCAP - Faculdade Capivari (Ago/2008). Graduação em Ciências Contábeis pela UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina (Jul/1996). Atualmente é professor substituto da Universidade do Extremo Sul Catarinense, proprietário da Mendonça Contabilidade Ltda e diretor das seguintes entidades: Diretor Presidente da Cooperativa de Eletricidade de Gravatal; Diretor Presidente da Cooperativa de Geração de Energia Elétrica e Desenvolvimento de Gravatal; Diretor Secretário da Federação das Cooperativa de Energia do Estado de Santa Catarina; Diretor de Patrimônio da PCH Santa Rosa S.A. Tem interesse em pesquisas nos seguintes temas: Finanças, Estratégia, Governança Corporativa e Cooperativismo.

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 15 de março de 2019 às 10:40
Compartilhar Comente

Profº Dr. Cleyton Ritta apresenta trabalho em Milão na Itália

Profº Dr. Cleyton Ritta apresenta trabalho em Milão na Itália
Prof. Cleyton Ritta Mais imagens

O professor do Curso de Ciências Contábeis da Unesc Dr. Cleyton de Oliveira Ritta apresentou os resultados de sua tese de doutorado em um dos principais congressos internacionais de Contabilidade, o 41 st Annual Congress of the European Accounting Association que ocorreu entre os dias 31/05 a 01/06/208 na Bocconi University em Milão, Itália. A tese foi orientada pelo prof. Dr. Carlos Eduardo Favacin Lavarda (UFSC).

O artigo aprovado tem como título "The Effect of Ownership Control Change on Organizational Factores, Rules and Routines of Management Accounting" - "Efeito da Mudança de Controle de Propriedade sobre Fatores Organizacionais, Regras e Rotinas da Contabilidade Gerencial".

Segundo os avaliadores do comitê científico, o trabalho é relevante para a literatura contábil, pois examina como as práticas de Contabilidade Gerencial foram afetadas após a operação de aquisição de uma empresa.

Parabéns professor Cleyton por todo seu empenho e amor pela docência!

Por: Milla Lucia Ferreira Guimarães 01 de junho de 2018 às 21:21
Compartilhar Comente

Tese defendida e entregue. Parabéns Professor Doutor Cleyton Ritta

Tese defendida e entregue. Parabéns Professor Doutor Cleyton Ritta
Mais imagens

O professor Doutor Cleyton Ritta fez questão de entregar a coordenação do curso de Ciências Contábeis uma cópia da sua tese de doutorado intitulada: Efeito da Mudança de Controle de Propriedade sobre Fatores Organizacionais, Regras e Rotinas da Contabilidade Gerencial.

O professor foi convidado para expor os resultados da tese em Milão, na Itália, durante o evento 41º Annual Congress of the European Accounting Association.

Parabens professor Cleyton. É um orgulho tê-lo conosco!

Conheça um extrato do currículo do professor Cleyton:

Doutorado em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau-FURB (2017). Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (2010). Especialista em Contabilidade Gerencial pela Universidade do Sul de Santa Catarina-UNISUL (2002). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC (1999). Técnico em Contabilidade pelo Colégio Rainha do Mundo (1992). Contador. Atualmente é perito-contador em matéria financeira e professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC. Tem experiência na área de Ciências Contábeis nos seguintes temas: ativos intangíveis, contabilidade gerencial e financeira. Professor pesquisador do Núcleo de Estudos em Gestão Organizacional (NEGEO).

Por: Milla Lucia Ferreira Guimarães 21 de março de 2018 às 16:22
Compartilhar Comente

Professor do Curso de Ciências Contábeis defende tese de Doutorado na FURB

Professor do Curso de Ciências Contábeis defende tese de Doutorado na FURB
Mais imagens

O professor do Curso de Ciências Contábeis da Unesc, Cleyton de Oliveira Ritta, defendeu sua tese de Doutorado para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração, nesta segunda-feira, 04 de dezembro, na FURB (Blumenau).

A tese trata do efeito da mudança de controle de propriedade sobre fatores organizacionais, regras e rotinas da Contabilidade Gerencial.

A banca examinadora foi composta pelos professores: Dr. Carlos Eduardo Lavarda (FURB); Dra. Marcia Zanievicz da Silva (FURB), Dr. Vinícius Costa da Silva Zonatto (FURB), Dra. Márcia Espejo (UFMS), Dr. Claudio de Araújo Wanderley (UFPR) e Dr. Paulo Roberto da Cunha (FURB).

O professor Dr. Cleyton Ritta é contador, graduado em Ciências Contábeis pela Unesc, especialista em Contabilidade Gerencial pela UNISUL e mestre em Contabilidade pela UFSC. 

Parabéns ao primeiro DOUTOR egresso do nosso Curso!

Por: Milla Lucia Ferreira Guimarães 06 de dezembro de 2017 às 20:26
Compartilhar Comente