Ciências Contábeis

Jornada Acadêmica dos cursos de Ciências Sociais Aplicadas da Unesc inicia na segunda-feira

Jornada Acadêmica dos cursos de Ciências Sociais Aplicadas da Unesc inicia na segunda-feira
Evento será 100% virtual e terá transmissão em Youtube.com/unesctv Mais imagens

Os últimos meses estão sendo marcados pelo protagonismo estudantil na Unesc. Após a Jornada Integrada da Saúde, a Semana Integrada da Educação e a Jornada Acadêmica de Tecnologia, é a vez da Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas. Olhando para as transformações do mundo e seu futuro, o evento 100% virtual terá a temática “Futuro da Gestão Pública e Privada nos novos Tempos”. Com transmissão ao vivo em Youtube.com/unesctv, a programação inicia na segunda-feira (27/7) e se estende até sexta-feira (31/7).

Presidente da comissão organizadora e acadêmica da quinta fase do curso de Administração, Gabrielle Cardoso Machado enfatiza o engajamento dos estudantes envolvidos com a programação, e conta que o objetivo é preparar conteúdos relevantes e de qualidade para compartilhar com os colegas e com a comunidade externa. “São representantes de cada um dos cursos, Administração de Empresas, Administração com Habilitação em Comércio Exterior, Ciências contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Gestão em Recursos Humanos e Processos Gerenciais, unidos para trazer o melhor em cada temática”, salientou.

Abrindo a Jornada, a programação para segunda-feira dá ênfase na área do Direito e percepções em tempos de pandemia. Iniciando o evento, o juiz do trabalho Ricardo Jahn aborda “A justiça do trabalho seguro em tempo de pandemia”, a partir das 9 horas. Às 20 horas, o administrador e advogado Agenor Daufenbach Júnior ministra a palestra “Gestão privada em tempos de pandemia”. Concluindo o primeiro dia, é a vez do coordenador do curso de Direito e procurador jurídico da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Junior falar sobre “Gestão pública em tempo de pandemia”.

No segundo dia, terça-feira (28/7), o assunto “O novo essencial para o mercado de trabalho: o que as organizações esperam? ” será apresentado pelo Ceo da Marisol S.A, Giuliano Donini, a partir das 19h30. Em seguida, Leandro Beninca, profissional responsável pelo maior escritório brasileiro de educação financeira - Messes Investimentos, traz a palestra “PF e Microempreendedores: orientações financeiras durante e pós Covid-19”. O evento ocorre a partir das 21 horas.

Na quarta-feira (29/7), a partir das 19 horas, Igor Drudi, uma das maiores referências em inovação do Brasil, fala sobre o tema “O Design estratégico e as organizações Data Driven: uma nova abordagem para a gestão de negócios.

Ainda entre as confirmações do dia está a mesa redonda sobre “Reflexões e desafios sobre o mercado internacional: Uma leitura dos impactos da pandemia” na noite de quarta-feira, às 20h30. O grupo de profissionais participantes é formado pela administradora habilitada em Comércio Exterior Bruna Martins Silva, que atua como inside sales e business developer no âmbito internacional; o administrador habilitado em Comércio Exterior e monitor do Núcleo Operacional PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) Criciúma, membro do Grupo de Pesquisa GENINT (Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais) – Unesc, Valdir Scarduelli Neto; a graduada em Relações Internacionais e Business Administration pela Florida Atlantic University e especialista de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Mariana Wajsman Nedeff, e a coordenadora Comercial na Marco Polo Multimodal, Suzana de Souza Ares.

Na quinta-feira (30/7) a Mesa Redonda levantará a temática “Recuperação econômica no cenário nacional e mundial no âmbito privado” por meio do debate entre o economista Formado em Economia Empresarial e Controladoria pela Universidade de São Paulo, Caio Augusto; o economista, consultor e colunista da CBN Recife, Ecio Costa e o economista Chefe da Nova Futura Investimentos, Mestre e Doutor em Economia pela FGV, Pedro Silveira.

No último dia de evento, sexta-feira (30/7), dessa vez pela manhã, às 10h, o assunto será “Gestão de Pessoas nos Novos Tempos - relacionando inteligência Emocional e as soft Skills, premissas para os futuros profissionais nas organizações”. O tema será abordado pelo Diretor da VP de Inovação e Desenvolvimento da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Nelson Bittencourt.

À noite, às 20h, o encerramento da Jornada será ministrado pelo vereador da cidade de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, sobre “O jovem, a transformação e o engajamento: eles ocupam a cidade em tempos de excepcionalidade”. Cunha tem formação na área de Tecnologia da Informação, é pós-graduando em Gestão de Projetos pela Esalq/USP e mestrando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Cursou “Educação na Primeira Infancia” e “Combate as Drogas” como bolsista na Universidade de Zurique, na Suíça. Faz parte da RAPS, Livres e é Líder Público Lemann.

As inscrições já estão abertas pela plataforma Doity e os interessados podem acompanhar as novidades pelo perfil @jornadaintegradacsa.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de julho de 2020 às 09:58
Compartilhar Comente

Cursos de Ciências Sociais Aplicadas da Unesc preparam intensa programação para Jornada Acadêmica

Cursos de Ciências Sociais Aplicadas da Unesc preparam intensa programação para Jornada Acadêmica
Evento será realizado de forma virtual entre os dias 27 e 31 de junho (Foto: Divulgação) Mais imagens

As últimas semanas, assim como os últimos meses, tem sido de intensa mobilização entre acadêmicos da Unesc. Isso porque as atividades nas disciplinas de cada curso continuam em andamento mediadas por tecnologia e exigem ainda mais dedicação e disciplina dos estudantes. Além dos conteúdos programados, os alunos se envolvem, mesmo em tempos de pandemia, na organização de eventos de cunho acadêmico como forma de complementar os estudos tradicionais de sala de aula, mesmo as virtuais, neste caso. A partir da próxima semana quem protagoniza o evento acadêmico da Universidade são os cursos da chamada área das Ciências Sociais Aplicadas.

Levantando a temática “Futuro da Gestão Pública e Privada nos novos Tempos” o evento será realizado, de 27 a 31 de julho, 100% de forma virtual com transmissão de palestras e mesas redondas por meio do canal Unesc TV no Youtube.  Protagonizado pelos próprios estudantes, o trabalho de montagem da programação segue em ritmo acelerado para os últimos ajustes de um evento que promete entrar para a história dos cursos, tamanho o desafio de fazer o primeiro evento da área de forma remota. As inscrições já estão abertas pela plataforma Doity e os interessados podem acompanhar as novidades pelo perfil @jornadaintegradacsa.

Entre os envolvidos na busca das melhores e mais atuais temáticas e dos profissionais dispostos a compartilhar conhecimento na Jornada está a acadêmica da quinta fase do curso de Administração, Gabrielle Cardoso Machado, presidente da comissão organizadora. Conforme a estudante, um grupo de acadêmicos de cada curso está engajado na preparação de conteúdos relevantes e de qualidade para compartilhar com os colegas e com a comunidade externa. “São representantes de cada um dos cursos, Administração de Empresas, Administração com Habilitação em Comércio Exterior, Ciências contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Gestão em Recursos Humanos e Processos Gerenciais, unidos para trazer o melhor em cada temática”, salientou.

Programação com diferentes focos

Em formação, a programação da Jornada já conta com algumas temáticas e alguns participantes confirmados. Um dos nomes mais esperados é o CEO da Marisol, Giuliano Donini. Ele abordará “O novo essencial para o mercado de trabalho: o que as organizações esperam?”.

Ainda entre as confirmações está a mesa redonda sobre “Reflexões e desafios sobre o mercado internacional: Uma leitura dos impactos da pandemia” na noite de quarta-feira (29/7), às 20h. O grupo de profissionais participantes é formado pela administradora habilitada em Comércio Exterior Bruna Martins Silva, que atua como inside sales e business developer no âmbito internacional; o administrador habilitado em Comércio Exterior e monitor do Núcleo Operacional PEIEX Criciúma, membro do Grupo de Pesquisa GENINT – Unesc, Valdir Scarduelli Neto; e a Graduada em Relações Internacionais e Business Administration pela Florida Atlantic University e Especialista de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV, Mariana Wajsman Nedeff.

Na quinta-feira (30/7) a Mesa Redonda levantará a temática “Recuperação econômica no cenário nacional e mundial no âmbito privado” por meio do debate entre o economista Formado em Economia Empresarial e Controladoria pela Universidade de São Paulo, Caio Augusto; o economista, consultor e colunista da CBN Recife, Ecio Costa e o economista Chefe da Nova Futura Investimentos, Mestre e Doutor em Economia pela FGV, Pedro Silveira.

No último dia de evento, sexta-feira (30/7), dessa vez pela manhã, às 10h, o assunto será “Gestão de Pessoas nos Novos Tempos - relacionando inteligência Emocional e as soft Skills, premissas para os futuros profissionais nas organizações”. O tema será abordado pelo Diretor da VP de Inovação e Desenvolvimento da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Nelson Bittencourt.

À noite, às 20h, o encerramento da Jornada será ministrado pelo vereador da cidade de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, sobre “O jovem, a transformação e o engajamento: eles ocupam a cidade em tempos de excepcionalidade”. Cunha tem formação na área de Tecnologia da Informação, é pós-graduando em Gestão de Projetos pela Esalq/USP e mestrando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Cursou “Educação na Primeira Infancia” e “Combate as Drogas” como bolsista na Universidade de Zurique, na Suíça. Faz parte da RAPS, Livres e é Líder Público Lemann.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de julho de 2020 às 10:36
Compartilhar Comente

Ciências Contábeis inovando com aulas simultâneas em tempo de pandemia

Em momentos de pandemia Covid-19, o curso de Ciências Contábeis da Unesc explora ao máximo todos os recursos tecnológicos disponíveis para manter a qualidade do ensino para os seus estudantes.

Desde o dia 26 de junho o curso de Ciências Contábeis retornou gradualmente com as aulas práticas presenciais do CPC (Centro de Práticas Contábeis). Para os estudantes impossibilitados de participarem das aulas presenciais, seja por falta de transporte público para o deslocamento ou por comporem o grupo de risco, as aulas continuam mediadas por tecnologias em modo remoto.

Para que isso fosse possível, coordenação e professores do curso de Ciências Contábeis em conjunto com a Empresa Thomson Reuters e DTI (Departamento de Tecnologia da Informação) da Unesc, organizaram um esquema disponibilizando o acesso remoto ao Sistema Domínio para os estudantes que ficam em casa (home office) para desenvolver simultaneamente as mesmas práticas da aula presencial.  Isso acontece por intermédio de uma webcam transmitindo as imagens ao vivo do CPC e um smartphone com microfone de lapela junto ao professor condutor da aula presencial. Dessa forma, imagem e som da aula presencial são recebidos simultaneamente pelos estudantes conectados remotamente via sistema Domínio e via Google Meet. Além dessa conexão, outro professor conectado na mesma sala do Google Meet, dá suporte e auxilia os estudantes que estão em casa.

13 de julho de 2020 às 17:07
Compartilhar Comente

Palestra: As possibilidades de Atuação do Contador no Mercado de Trabalho

Dia 03 de julho a comunidade do Curso de Ciências Contábeis e demais convidados assistiram a brilhante palestra com a professora, empresária e presidente do CRCSC,  RÚBIA ALBERS MAGALHÃES.

Por aproximadamente 2 horas os estudantes se apropriaram de informações fundamentais sobre "As possibilidades de Atuação do Contador no Mercado de Trabalho". Essa palestra, via Google Meet,  marcou o encerramento da semana dos 45 Anos do Curso de Ciências Contábeis da Unesc.

Além de todos os estudantes e convidados externos, estavam presentes vice-reitor Daniel Preve, os coodenadores do curso Ciências Contábeis, professora Milla Lúcia F. Guimarães e o professor Manoel Vilsonei Menegali, o professor e presidente do Sindicont, Fernando Marcos Garciaos e os professores Luciano Ducione,. Andréia Citadin e Ana Paula Silva dos Santos como mediadores do evento.

O professor Laênio J. Ghisi e Janine Limas atuaram como mestres de cerimônia do evento.

Em nome da coordenação do curso de Ciências Contábeis, agradece a todos que prestigiaram esse inportantíssimo evento e principalmente da nossa querida palestrante, Rúbia.

Muito obrigado

13 de julho de 2020 às 09:49
Compartilhar Comente

Palestra de encerramento da semana dos 45 Anos do Curso de Ciências Contábeis

A palestra com tema "As possibilidades de Atuação do Contador no Mercado de Trabalho"fecha com chave de ouro a semana dos 45 Anos do Curso de Ciências Contábeis da Unesc.

RÚBIA ALBERS MAGALHÃES

Presidente do CRCSC, Contadora, Empresária Contábil, Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017), especialista em Planejamento Tributário e em Controle de Entidades do Terceiro Setor. Conselheira do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC) de 2006 a 2019. Vice Presidente de Administração e Finanças do CRC gestão 2016/2019 e Vice Presidente de Registro do CRCSC nas gestões 2012/2015.

03 de julho de 2020 às 11:48
Compartilhar Comente