Ciências Contábeis

Papo sobre cidadania, política e gestão de cidades marca encerramento da Jornada das CSA da Unesc

Papo sobre cidadania, política e gestão de cidades marca encerramento da Jornada das CSA da Unesc
Evento contou com atividades ao longo de toda a semana com foco nas temáticas das Ciências Sociais Aplicadas (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A transmissão desta sexta-feira (31/7) no canal da Unesc TV marcou o encerramento da Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas da Unesc. A ação reuniu dezenas de convidados de diferentes áreas ao longo de toda a semana, planejada e executada com foco no compartilhamento de conteúdos aos acadêmicos e professores dos cursos de Administração, Administração em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Econômicas, Direito, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, além da comunidade externa.

A última noite de encontros, 100% virtuais, foi ministrada pelo vereador da cidade de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, em torno da temática “O jovem, a transformação e o engajamento: eles ocupam a cidade em tempos de excepcionalidade”.

Ainda na manhã desta sexta-feira a Jornada contou com a participação de Nelson Bittencourt, Diretor da VP de Inovação e Desenvolvimento da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), que abordou o assunto “Gestão de Pessoas nos Novos Tempos - relacionando inteligência Emocional e as soft Skills, premissas para os futuros profissionais nas organizações”.

Os eventos que finalizaram a semana de atividades, para a presidente da Comissão Organizadora da Jornada, Gabrielle Cardoso Machado, são bons exemplos que representam o excelente conteúdo gerado em torno da Jornada. “Foram dias muito produtivos principalmente pela riqueza dos conteúdos dos palestrantes. Tivemos diversas pessoas de diferentes visões e opiniões debatendo assuntos, o que tornou os encontros ainda mais ricos. Expectativas alcançadas e superadas com certeza”, afirmou a acadêmica.

Conforme Gabrielle, foram inúmeros aprendizados que já serão colocados em prática na realidade de cada um. “A palestra sobre gestão de pessoas e inteligências emocional, por exemplo, foi cheia de conteúdo. Aprendemos sobre o que devemos valorizar como seres humanos e pontos para motivar colaboradores neste período, o que se mostrou um tema extremamente pertinente. Já no encerramento, com Caio Cunha, tão importante quanto, ouvimos sobre nosso papel como cidadãos transformadores. Conteúdos muito ricos”, completou.

Todas as atividades da primeira Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas da Unesc podem ser acessadas no canal da Unesc TV no YouTube.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de julho de 2020 às 22:15
Compartilhar Comente

Ciências Contábeis da Unesc promove mais uma edição do Salão de Iniciação Científica

A iniciação científica se faz presente da trajetória acadêmica dos cursos de graduação na Unesc, e no curso de Ciências Contábeis não é diferente. O  5º SIC (Salão de Iniciação Científica) reuniu estudantes da primeira e sexta fase, que compartilharam conhecimentos e resultados obtidos durante pesquisas desenvolvidas no semestre. Foram dois dias de apresentações e mostra de banners científicos, na terça-feira (21/7) e quarta-feira (28/7), tudo via Google Meet.

Ao todo, foram 22 trabalhos compartilhados, 15 da primeira fase, com o tema “Práticas Contemporâneas da Gestão”, e sete da sexta, com o eixo “Governança nas Empresas Familiares”. Para a professora Ana Paula Silva dos Santos, um dos pontos a ser evidenciado é a inserção científica surgir logo na primeira fase da graduação e acompanhar os estudantes nos anos seguintes. “Ficamos bastante admirados com o resultado. Por mais que tenha sido um trabalho feito à distância, mediado por tecnologia, tivemos bons resultados, com pesquisas aplicadas em empresas”, destacou.

A estudante Julia Bortoluzzi e sua equipe, acadêmicos da primeira fase, desenvolveram um trabalho sobre empoderamento, principalmente da mulher dentro da área de atuação das Ciências Contábeis. Pouco tempo após a conclusão do SIC, a aluna conta já relaciona seu objeto de estudos a outros aspectos da sociedade, como em uma palestra sobre racismo, que enriqueceu a experiência. “Além de produzir a pesquisa científica, acabamos trazendo este tema para o nosso dia a dia. São assuntos que por muitas vezes não gostamos de falar, porque são delicados. Com certeza acrescenta muito para a nossa formação”, afirmou

Durante as apresentações, o evento reuniu uma média de 80 a 90 espectadores. A proposta do SIC é dar evidência à prática da interdisciplinaridade dos estudantes do curso de Ciências Contábeis, aproximando a teoria aprendida em sala de aula com o cotidiano empresarial e tornando perceptível as relações do ensino e da pesquisa. Ao participar deste desafio, os acadêmicos também ampliam suas redes de relacionamento com empresários da região.

Os estudantes da Unesc foram avaliados pelos egressos do curso: Carolina Citadin Milaneze, Eduardo Tramontin Castanha, Januário José Monteiro e Priscila Ugioni Duarte Bordini.  A turma de primeira fase foi conduzida pela professora Ana Paula e a sexta pelo professor Sérgio Mendonça da Silva.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de julho de 2020 às 17:58
Compartilhar Comente

Abordagens inovadoras na gestão e os desafios do comércio exterior: novos ensinamentos da Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas

Abordagens inovadoras na gestão e os desafios do comércio exterior: novos ensinamentos da Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas
Evento acadêmico da Unesc une conhecimentos de diferentes cursos em semana intensa de aprendizado (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Se temas como “Design Thinking”, “Design Driven”, “Factfulness” e “Agile” não faziam parte do vocabulário de acadêmicos, professores e demais espectadores da terceira noite de Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas da Unesc, agora já fazem parte de seus vocabulários e estão, no mínimo, no entendimento básico e como semente plantada para o conhecimento mais profundo acerca deles. Esses assuntos nortearam a primeira, das duas atividades, da noite desta quarta-feira (29/7), sob comando de um dos profissionais de grande referência em inovação no Brasil, Igor Drudi.

Na sequência a noite contou com uma qualificada mesa redonda na qual foram abordados “Reflexões e desafios sobre o mercado internacional: Uma leitura dos impactos da pandemia”. O segundo momento foi de troca de informações, experiências e ideias entre a administradora habilitada em Comércio Exterior Bruna Martins Silva, que atua como inside sales e business developer no âmbito internacional; o administrador habilitado em Comércio Exterior e monitor do Núcleo Operacional PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) Criciúma, membro do Grupo de Pesquisa GENINT (Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais) – Unesc, Valdir Scarduelli Neto; a graduada em Relações Internacionais e Business Administration pela Florida Atlantic University e especialista de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Mariana Wajsman Nedeff, e a coordenadora Comercial na Marco Polo Multimodal, Suzana de Souza Ares.

Os conteúdos foram compartilhados com os acadêmicos dos cursos de Administração, Administração em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Econômicas, Direito, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, além da comunidade externa.

A programação da Jornada segue até sexta-feira (31/7) e as inscrições seguem abertas pela plataforma Doity para os interessados em garantirem seus certificados de participação. Para os demais o acesso é aberto e gratuito pelo YouTube no canal Unesc TV. As novidades e a programação completa podem ser acompanhadas pelo perfil @jornadaintegradacsa.

Conteúdos valiosos

A nova abordagem para a gestão de negócios trazida na participação de Igor Drudi é embasada no que há de mais inovador e atual no mercado dos negócios. Conforme o professor, é utilizando o design estratégico com foco em projetos pelo bem-estar o caminho para essa nova gestão. “Nós temos novas formas de consumo, comportamentos e hábitos e a partir disso as organizações precisam se adaptar. Isso vale não só para as grandes empresas, mas também para as pequenas, que têm o diferencial de estar em contato direto com os clientes”, destacou.

Na mesa redonda, sob diferentes olhares, os participantes compartilharam experiências de dentro das suas realidades no trabalho com comércio exterior em especial no atual período de pandemia.

Mais aprendizados

Até sexta-feira a Jornada Integrada recebe convidados para tratar sobre temáticas atuais. Nesta quinta-feira (30/7) a Mesa Redonda levantará a temática “Recuperação econômica no cenário nacional e mundial no âmbito privado” por meio do debate entre o economista Formado em Economia Empresarial e Controladoria pela Universidade de São Paulo, Caio Augusto; o economista, consultor e colunista da CBN Recife, Ecio Costa e o economista Chefe da Nova Futura Investimentos, Mestre e Doutor em Economia pela FGV, Pedro Silveira.

No último dia de evento, sexta-feira (30/7), dessa vez pela manhã, às 10h, pela página oficial da Jornada no Instagram, o assunto será “Gestão de Pessoas nos Novos Tempos - relacionando inteligência Emocional e as soft Skills, premissas para os futuros profissionais nas organizações”. O tema será abordado pelo Diretor da VP de Inovação e Desenvolvimento da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Nelson Bittencourt.

À noite, às 20h, o encerramento da Jornada será ministrado pelo vereador da cidade de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, sobre “O jovem, a transformação e o engajamento: eles ocupam a cidade em tempos de excepcionalidade”. Cunha tem formação na área de Tecnologia da Informação, é pós-graduando em Gestão de Projetos pela Esalq/USP e mestrando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Cursou “Educação na Primeira Infância” e “Combate as Drogas” como bolsista na Universidade de Zurique, na Suíça. Faz parte da RAPS, Livres e é Líder Público Lemann.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de julho de 2020 às 21:49
Compartilhar Comente

Novo essencial e o caminho para o investimento: Lições do segundo dia de Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas da Unesc

Novo essencial e o caminho para o investimento: Lições do segundo dia de Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas da Unesc
Ensinamentos ficaram por conta do Ceo da Marisol S.A, Giuliano Donin, e do educador financeiro Leandro Benincá (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Lições para fazer a diferença no novo mercado de trabalho e saber o que fazer com a equação “tempo X dinheiro” nortearam a segunda noite da Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas da Unesc. Os ensinamentos sobre os assuntos foram de responsabilidade do Ceo da Marisol S.A, Giuliano Donin, e do educador financeiro Leandro Benincá. Os dois participaram do evento transmitido pela Unesc TV para professores e acadêmicos dos cursos de Administração, Administração em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Econômicas, Direito, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e aberto para a comunidade externa.

Iniciando a noite de aprendizado, Giuliano Donin compartilhou algumas de suas experiências a frente da Marisol S.A e os aspectos que foram sendo inseridos na empresa ao longo dos anos, tornando-se o “novo essencial”. Conforme o Ceo, entre as características esperadas pelas empresas diante desse cenário é o envolvimento de profissionais que tenham propósitos de vida.

Os valores e propósitos de cada um, de acordo com Giuliano, fazem parte da análise daqueles que querem integrar suas equipes, pois isso norteará também a relação com o trabalho. “Buscamos pessoas com a mesma visão de mundo. Isso não significa querer lidar só com iguais. Significa achar convergências nos diferentes que têm crenças e visões de mundo muito parecidos. A busca por essa característica faz parte de um novo essencial que já estava na agenda, mas que chegou ainda mais rápido por conta do período pandêmico”, destacou.

Na segunda palestra da noite, com o profissional responsável pelo maior escritório brasileiro de educação financeira - Messes Investimentos, Leandro Benincá, o propósito de vida e as relações com os valores de cada um seguiram como destaque. Leandro mostrou de forma bastante didática a importância do investimento e o impacto dessa decisão principalmente a longo prazo.

Entre as principais lições deixadas pelo educador financeiro esteve a relação do investimento com os juros compostos. Conforme Leandro, estes precisam do fator tempo para gerarem o resultado e, para isso, é preciso o cultivo da paciência para que chegue o período de colheita. “Para isso, quanto antes começarmos, melhor. Hoje, ouvindo sobre isso e aprendendo sobre investimento, é uma oportunidade para você aprender e começar logo. Não esqueçam: focar no seu presente é fazer o seu futuro. E isso começa agora”, salientou aos espectadores.

A mensagem principal deixada por Leandro foi a do hábito duradouro. “Lembrem-se dessa frase: fazer um pouquinho do que é certo todos os dias é o que leva ao resultado, seja no estudo, na saúde e, claro, nos investimentos”,completou.

O vídeo completo com as aulas ministradas nesta terça-feira (28/7) segue disponível no Canal da Unesc TV no YouTube:

Diferentes abordagens

A programação de quarta-feira na Jornada Integradas das Ciências Sociais Aplicadas recebe, a partir das 19 horas, Igor Drudi, uma das maiores referências em inovação do Brasil. O professor ministrará palestra sobre o tema “O Design estratégico e as organizações Data Driven: uma nova abordagem para a gestão de negócios”.

Ainda nesta noite o evento contará com uma mesa redonda sobre “Reflexões e desafios sobre o mercado internacional: Uma leitura dos impactos da pandemia” na noite de quarta-feira, às 20h30.

Participarão do debate qualificado a administradora habilitada em Comércio Exterior Bruna Martins Silva, que atua como inside sales e business developer no âmbito internacional; o administrador habilitado em Comércio Exterior e monitor do Núcleo Operacional PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) Criciúma, membro do Grupo de Pesquisa GENINT (Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais) – Unesc, Valdir Scarduelli Neto; a graduada em Relações Internacionais e Business Administration pela Florida Atlantic University e especialista de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Mariana Wajsman Nedeff, e a coordenadora Comercial na Marco Polo Multimodal, Suzana de Souza Ares.

A programação completa do evento pode ser conferida na página do Instagram @jornadaintegradacsa/

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de julho de 2020 às 22:25
Compartilhar Comente

Gestão Pública e Gestão Privada: Desafios em tempos de pandemia

Gestão Pública e Gestão Privada: Desafios em tempos de pandemia
Temáticas fazem parte do tema central e foram abordadas em diferentes momentos na primeira noite da Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Mais uma vez a problemática da sociedade e os conhecimentos acadêmicos foram unidos em prol do compartilhamento de informações e aprendizados da comunidade acadêmica e da comunidade externa. Dessa vez a temática foi voltada ao “Futuro da Gestão Pública e Privada nos novos Tempos”, assunto que norteou o encontro virtual desta segunda-feira (27/7) e norteará ainda toda a programação da semana na Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas da Unesc.

A ação é realizada de forma integrada entre os cursos de Administração, Administração em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos com protagonismo dos estudantes.

O evento iniciado nesta segunda-feira segue até sexta-feira (31/7) com programação que reúne nomes regionais, estaduais e nacionais na abordagem de assuntos que vão de encontro à temática geral, sob diferentes vieses. A abertura da Jornada contou com palestras dos convidados, Agenor Daufenbach Júnior, administrador e advogado, e João Carlos Medeiros, coordenador do curso de Direito e procurador jurídico da Unesc, abordando as gestões privada e pública, respectivamente, em tempo de pandemia.

A noite de abertura contou ainda com cerimônia virtual com a presença da reitora Luciane Bisognin Ceretta; do vice-reitor, Daniel Ribeiro Preve; da pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, assim como dos coordenadores e presidentes dos Centros Acadêmicos dos cursos envolvidos e da presidente da comissão organizadora e acadêmica da quinta fase do curso de Administração, Gabrielle Cardoso Machado

Aulas sobre gestão

As experiências de Agenor Daufenbach Júnior e João Carlos Medeiros formaram uma noite de extenso aprendizado para as centenas de espectadores que acompanharam o primeiro dia de evento. A transmissão, feita ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube, pode ser assistida a qualquer tempo e compartilhada como forma de propagar as informações abordadas.

Dentre as informações divididas com o público, Daufenbach destacou a importância de as empresas olharem para os aspectos básicos e pilares fundamentais para sua organização. “Nós vamos sair e superar essa crise, mas empresas precisam fazer o dever de casa. Entre esses deveres, sempre digo, é lembrar que as organizações não precisam de caviar, mas precisam, sim, de arroz com feijão”.

Entre o básico que por vezes é deixado de lado, aspecto citado por Daufenbach, estão casos de “mão de obra ineficiente, sem mínimo controle de custos financeiros e por vezes apegadas a velhas práticas apenas de amizade, falta de planejamento estratégico e financeiro de médio e longo prazo, entre diversos outros exemplos”, salientou o convidado.

No que diz respeito à gestão pública, entre as palavras de ordem, conforme João Carlos, estão: coragem e ação. “A pergunta é ‘O que o gestor deve fazer neste momento?’ e a resposta só pode ser agir utilizando as ferramentas para alcançar a finalidade de garantir a todos a dignidade humana, a saúde, a vida”, colocou o palestrante.

Confira o vídeo completo da primeira noite de Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas:

Programação completa

A Jornada Integrada segue com a abordagem de temáticas atuais ao longo de toda a semana. No segundo dia, terça-feira (28/7), o assunto “O novo essencial para o mercado de trabalho: o que as organizações esperam?” será apresentado pelo Ceo da Marisol S.A, Giuliano Donini, a partir das 19h30. Em seguida, Leandro Beninca, profissional responsável pelo maior escritório brasileiro de educação financeira - Messes Investimentos, traz a palestra “PF e Microempreendedores: orientações financeiras durante e pós Covid-19”. O evento ocorre a partir das 21 horas.

Na quarta-feira (29/7), a partir das 19 horas, Igor Drudi, uma das maiores referências em inovação do Brasil, fala sobre o tema “O Design estratégico e as organizações Data Driven: uma nova abordagem para a gestão de negócios".

Ainda nesta noite o evento contará com uma mesa redonda sobre “Reflexões e desafios sobre o mercado internacional: Uma leitura dos impactos da pandemia” na noite de quarta-feira, às 20h30. O grupo de profissionais participantes é formado pela administradora habilitada em Comércio Exterior Bruna Martins Silva, que atua como inside sales e business developer no âmbito internacional; o administrador habilitado em Comércio Exterior e monitor do Núcleo Operacional PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) Criciúma, membro do Grupo de Pesquisa GENINT (Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais) – Unesc, Valdir Scarduelli Neto; a graduada em Relações Internacionais e Business Administration pela Florida Atlantic University e especialista de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Mariana Wajsman Nedeff, e a coordenadora Comercial na Marco Polo Multimodal, Suzana de Souza Ares.

Na quinta-feira (30/7) a Mesa Redonda levantará a temática “Recuperação econômica no cenário nacional e mundial no âmbito privado” por meio do debate entre o economista Formado em Economia Empresarial e Controladoria pela Universidade de São Paulo, Caio Augusto; o economista, consultor e colunista da CBN Recife, Ecio Costa e o economista Chefe da Nova Futura Investimentos, Mestre e Doutor em Economia pela FGV, Pedro Silveira.

No último dia de evento, sexta-feira (30/7), dessa vez pela manhã, às 10h, o assunto será “Gestão de Pessoas nos Novos Tempos - relacionando inteligência Emocional e as soft Skills, premissas para os futuros profissionais nas organizações”. O tema será abordado pelo Diretor da VP de Inovação e Desenvolvimento da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Nelson Bittencourt.

À noite, às 20h, o encerramento da Jornada será ministrado pelo vereador da cidade de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, sobre “O jovem, a transformação e o engajamento: eles ocupam a cidade em tempos de excepcionalidade”. Cunha tem formação na área de Tecnologia da Informação, é pós-graduando em Gestão de Projetos pela Esalq/USP e mestrando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Cursou “Educação na Primeira Infancia” e “Combate as Drogas” como bolsista na Universidade de Zurique, na Suíça. Faz parte da RAPS, Livres e é Líder Público Lemann.

As inscrições seguem abertas pela plataforma Doity e os interessados podem acompanhar as novidades pelo perfil @jornadaintegradacsa.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de julho de 2020 às 22:51
Compartilhar Comente