Ciências Contábeis

Professora do curso de Ciências Contábeis ministra palestra na ACIC

Na segunda-feira (24/06) a professora do curso de Ciênicias Contábeis da Unesc, Vanessa Mendes Da Agostin, ministrou palestra na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) para vários profissionais da área de compras. A palestra foi solicitada pela coordenação do Núcleo de Compradores da ACIC com o objetivo de levar informações da área tributária, dos impostos incidentes sobre as compras como ICMS, PIS,COFINS e  impostos e taxas de importação.

A coordenação do curso de Ciencias Contábeis agradece ao Núcleo de Compradores da ACIC e parabeniza a professora Vanessa.

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 26 de junho de 2019 às 13:56
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Contábeis abre 3º Salão de Iniciação Científica

Curso de Ciências Contábeis abre 3º Salão de Iniciação Científica
Evento envolve acadêmicos da primeira fase no primeiro contato com a pesquisa acadêmica (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os alunos da primeira fase do curso de Ciências Contábeis tiveram uma grande experiência na noite desta terça-feira (25/6). Eles participaram do 3º Salão de Iniciação Científica do curso, evento que promove a apresentação de pôsteres de trabalhos científicos realizados pelos acadêmicos em duplas ou trios. Esse é o primeiro contato da turma com a pesquisa científica e visa introduzir o universo da pesquisa de forma prática para aproximá-la dos acadêmicos já no início da graduação. O evento é coordenado pela professora Ana Paula Silva dos Santos e contou com a participação de egressos do curso e uma colega doutoranda visitante para realizar a avaliação dos trabalhos.

Ver a concretização da terceira edição do Salão de Iniciação Científica, para a coordenadora do curso, Milla Lucia Ferreira Guimarães, é um grande orgulho. Conforme Milla, o evento marca uma nova diretriz que o curso vem tomando. “É um novo olhar no sentido de ir além das pesquisas. Esse projeto envolve ensino, pesquisa e extensão que lhes dá uma grande experiência, que levarão por toda a graduação. Além de todo o aprendizado teórico, vocês foram para as empresas, estudaram, conheceram pessoas e isso já é mais um ponto positivo, pois é um grande networking”, destacou.

Líder do Necon (Núcleo de Estudos Contábeis) e representando também o Negeo (Núcleo de Estudos em Gestão Organizacional), a professora Andréia Cittadin aproveitou a oportunidade de participar da abertura do evento para destacar a importância da introdução na área acadêmica. “Esse contato inicial já pode despertar o interesse para que vocês escolham essa área de atuação. A pesquisa é mais uma forma de atuar na profissão. Ela é muito importante porque contribui com o que já existe na teoria, mas também tem relevância prática para trazer novos mecanismos, novas formas de controle que se possa aplicar lá no dia a dia”, salientou aos acadêmicos.

Estar diante de trabalhos tão ricos, para a professora e assessora pedagógica Andreia Rabelo Marcelino, que representou a reitoria da Unesc, foi uma grata surpresa. “Desde o momento que cheguei fiquei olhando os trabalhos e me deliciando com aquilo que encontrei. Pesquisas interessantes. E apenas depois a professora Ana Paula me disse que são de primeira fase. Isso é muito valioso. Um professor disponibilizar a sua aula para incentivar aos alunos no ensino, na pesquisa e na extensão, é formidável. Os acadêmicos nem imaginam a grande oportunidade que receberam com essa abertura”, completou.

Idealizadora da ação, Ana Paula parabenizou a dedicação de todos os alunos ao trabalho e garantiu que o significado de todo o esforço será melhor entendido ao longo do curso. “Vocês ainda não têm a ideia do que estão fazendo, mas quando chegarem nas últimas fases verão que o que fizeram aqui foi, sim, algo muito bom e grande. Nosso objetivo principal foi desmistificar aquele medo do que é a ciência, mostrando que é simples, mas precisa de dedicação e isso vocês tiveram”, pontuou a professora.

Após a abertura oficial, os grupos fizeram as apresentações dos banners aos avaliadores e aos demais visitantes.


Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 25 de junho de 2019 às 21:48
Compartilhar Comente

VII Mostra Científica de Projetos Acadêmicos de Ciências Contábeis

O Curso de Ciências Contábeis da Unesc realizará no dia 06 de julho de 2019 a VII Mostra Científica de Projetos Acadêmicos de Ciências Contábeis. O evento que terá como tema "Saberes contemporâneos em contabilidade", acontece no hall em frente à Reitoria, e é destinada aos alunos do curso e áreas afins.

O evento tem por objetivo incentivar a iniciação científica no curso de graduação em Ciências Contábeis da UNESC por meio da exposição de pôsteres que divulgarão os projetos de pesquisa desenvolvidos na disciplina de Estágio 5 (EPTCC) – Elaboração do Projeto de TCC.
 

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 25 de junho de 2019 às 18:34
Compartilhar Comente

Projeto Interdisciplinar Orientado (PIO IV) - 4ª fase do curso de Ciências Contábeis da Unesc

Na quarta feira, (19/06), os estudantes da 4ª fase do curso de Ciências Contábeis da Unesc, por intermédio do PIO IV (Projeto Interdisciplinar Orientado), assistiram uma palestra com a Advogada Cintia da Luz Buzzanello. A Reforma da Previdência Social foi o tema norteador da palestra com a Cintia que durou  aproximadamente duas horas. Ao final, os estudantes elogiaram a performance e a linguagem simples usada pela Advogada Cintia.

O PIO IV, coordenado pelo professor Manoel Vilsonei tem como eixo temático, o Triple Botton Line nas Empresas da Bolsa de Valores [B]³.

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 24 de junho de 2019 às 15:16
Compartilhar Comente

Semana de Práticas Específicas de Estágio (SPE) do curso de Ciências Contábeis da Unesc

A Semana de Práticas Específicas de Estágio (SPE I) da 5ª fase do curso de Ciências Contábeis da Unesc, neste semestre foi desenvolvida com aproximadamente 60 estudantes entre os dias 17 a 19 de junho de 2019. Relacionada à Disciplina de EPC 1 (Estágio de Prática Contábeis I), a SPE I desse semestre teve como eixo temático a Contabilidade e encargos Previdenciários e Sociais nas Empresas Tributadas pelo lucro real. Esse tema teve como objetivo demonstrar para os estudantes da 5ª fase, de forma prática, como encargos influenciam nos custos de pessoal e como são registrados na contabilidade. 

O professores Leonel Luiz Pereira e Andreia Cittadin foram os condutores da SPE I com os estudantes da 5ª fase do curso de Ciências Contábeis da Unesc.

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 24 de junho de 2019 às 10:33
Compartilhar Comente