Ciências Contábeis

Mostra Científica de Ciências Contábeis reúne pesquisas de futuros profissionais

Mostra Científica de Ciências Contábeis reúne pesquisas de futuros profissionais
Estudantes apresentaram projetos a avaliadores durante o encontro (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Ela se viu ali, entre os estudantes do curso de Ciências Contábeis. Há pouco tempo atrás, era ela quem estava naquele lugar. Jackelynye de Almeira, egressa da Unesc, veio prestigiar a  Mostra Científica de Ciências Contábeis da Unesc. Para ela, o evento foi um marco, deu início a sua carreira profissional, e na manhã deste sábado (30/6), outros alunos também tiveram a mesma experiência.

Jackelynye contou aos alunos um pouco de sua história. Ela desenvolveu sua pesquisa e aplicou em uma empresa, que acabou a contratando como assessora contábil antes mesmo de terminar a graduação. Durante o bate-papo, ela ressaltou: “Façam o que vocês gostam, não esperem o final de semana para serem felizes, sejam todos os dias”.

Para a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unesc, Milla Guimarães, a mostra aproxima o estudante do desenvolvimento da pesquisa. “É uma forma de incentivar os estudantes a iniciação científica por meio da exposição de posters. Hoje os trabalhos reúnem áreas diversas como contabilidade financeira, ambiental, responsabilidade social, custos, auditoria, entre outros. Estamos na quinta edição”, completou.

Também compuseram o encontro, professores ligados ao Necom (Núcleo de Estudos Contábeis), e ao Negeo (Núcleo de Estudos em Gestão Organizacional). “É de suma importância aprender a pesquisar para aplicar conhecimentos na prática de forma a contribuir com a sociedade”, comentou a professora Andreia Cittadin.

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Rubem Klegues Montedo, parabenizou os estudantes e também fortaleceu a importância do envolvimento na pesquisa.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 30 de junho de 2018 às 10:15
Compartilhar Comente

Estudantes da primeira fase de Ciências Contábeis apresentam projetos de pesquisa

Estudantes da primeira fase de Ciências Contábeis apresentam projetos de pesquisa
Salão de Iniciação Científica ocorreu na noite desta sexta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Entrar no mundo da pesquisa ainda nas primeiras fases, porque não? Foi dentro deste contexto que o curso de Ciências Contábeis da Unesc propôs um desafio aos seus calouros. Por meio da disciplina de “Comportamento Organizacional”, ministrada pela professora Ana Paula dos Santos, os alunos desenvolveram trabalhos junto a empresas de Criciúma e Municípios vizinhos, elaborados dentro da temática “Práticas da Administração Contemporânea”.

Segundo a professora, o objetivo é mostrar aos alunos os caminhos que eles podem percorrer dentro da pesquisa. “É uma forma de desmitificar a pesquisa e aproximar os alunso da teoria e da prática, mostrando como elas se encaixam. Para o desenvolvimento do trabalho eles tiraram como base de dados artigos científicos relacionados à administração contemporânea, que, em seguida, foram aplicados em empresas”, ressaltou Ana.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, parabenizou os alunos. “Este é um novo olhar universitário, nós queremos ir além e fortalecer cada vez mais a pesquisa no desenvolvimento de novos conhecimentos. Com esse trabalho os alunos tiveram contato direto com o mercado de trabalho, conheceram empresas e foram vistos, por esses empresários, como profissionais”, afirmou.

Para o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Rubem Klegues Montedo, o trabalho se permeia entre os três pilares da Universidade: a pesquisa, o ensino e a extensão. “É de extrema importância que a sociedade esteja evolvida no processo de aprendizagem dos alunos”, comentou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 29 de junho de 2018 às 21:18
Compartilhar Comente

V Mostra Científica de Projetos Acadêmicos de Ciências Contábeis

V Mostra Científica de Projetos Acadêmicos de Ciências Contábeis
Mais imagens

O Curso de Ciências Contábeis da UNESC realiza no dia 30 de junho de 2018 a V Mostra Científica de Projetos Acadêmicos de Ciências Contábeis. O evento que terá como tema A Contabilidade como Ciência Geradora de Valores, acontece no Hall em frente à Reitoria, e é destinado aos alunos do curso e áreas afins.

A Mostra tem por objetivo incentivar a iniciação científica no curso de graduação em Ciências Contábeis da UNESC por meio da exposição de pôsters que divulgarão as pesquisas realizadas por acadêmicos de iniciação científica.

Para os acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis da UNESC, as horas complementares referentes a esse evento serão computadas conforme o relatório de presença, sem necessidade de apresentação de certificado.

Participe!

Comissão Organizadora: Professores Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, Ana Paula Silva dos Santos, Andréia Cittadin, Leonel Luiz Pereira, Sérgio Mendonça da Silva, Silvio Parodi Oliveira Camilo.

Apoiadores: Unesc; NECON - Núcleo de Estudos Contábeis; NEGEO - Núcleo de Estudos em Gestão Organizacional; PEGC - Programa de Extensão em Gestão Contábil.

Por: Milla Lucia Ferreira Guimarães 29 de junho de 2018 às 11:47
Compartilhar Comente

1º Salão de Iniciação Científica (SIC) do Curso de Ciências Contábeis

1º Salão de Iniciação Científica (SIC) do Curso de Ciências Contábeis
Mais imagens

O  1º Salão de Iniciação Científica (SIC) do Curso de Ciências Contábeis acontece hoje a noite, a partir das 19:00 em frente ao Bloco N, com a exposição de  banners com os resultados das pesquisas dos academicos da 1ª fase do Curso. Os trabalhos abordam as ferramentas administrativas utilizadas pelas empresas da região.

A responsavel pelo evento é professora mestra Ana Paula Silva dos Santos que ministra a disciplina Comportamento Organizacional.

A intenção de aproximar a teoria aprendida em sala de aula com o cotidiano empresarial foi para além da indissociabilidade entre ensino e pesquisa, visto que muitos academicos aumentaram suas redes de relacionamento com empresários da região por conta da pesquisa.

Vamos prestigiar!

A coordenação parabeniza a professora Ana Paula pela iniciativa e deseja sucesso a todos os expositores!

Por: Milla Lucia Ferreira Guimarães 29 de junho de 2018 às 11:31
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Contábeis realiza evento de iniciação científica

Curso de Ciências Contábeis realiza evento de iniciação científica
Apresentação de resultados de estudos e TCCs inicia nesta sexta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Ao longo do curso, alunos de Ciências Contábeis são incentivados a atuarem também com pesquisa, e o resultado do trabalho será compartilhado a partir desta sexta-feira (29/6), com o 1º SIC (Salão de Iniciação Científica), quando os os alunos da primeira fase vão apresentar o resultado de suas pesquisas, em banners posicionados em frente ao Bloco N. A socialização terá início às 18h45.

O SIC tem por base a disciplina Comportamento Organizacional e segundo a coordenadora do curso, Milla Ferreira Guimarães, tem o objetivo de demonstrar, por meio de pesquisas de campo, as práticas administrativas contemporâneas. “O SIC, ao mesmo tempo em que quebra o paradigma inserindo acadêmicos da primeira fase na pesquisa científica, promove a indissociabilidade com o ensino. Além disso, ao realizar as pesquisas no ambiente empresarial o acadêmico se apresenta para esse segmento, o que, talvez lhe abra portas para contatos profissionais”, afirma a coordenadora de Ciências Contábeis.  

Milla explica que o SIC vai marcar o início de um evento de iniciação científica do curso, que seguirá no sábado (30/6), das 8 às 12 horas, com a 5ª Mostra Científica de Projetos Acadêmicos, que traz os projetos de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de acadêmicos da oitava fase do curso. A Mostra ocorre no hall do Bloco da Reitoria e é destinada aos alunos do curso e áreas afins.

“Cada trabalho terá dois avaliadores, um professor e um mestrando do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc. O objetivo é incentivar a iniciação científica no curso de graduação por meio da exposição de pôsteres com os resultados das pesquisas realizadas por acadêmicos”.

A Mostra tem a parceria do Necon (Núcleo de Estudos Contábeis); Negeo (Núcleo de Estudos em Gestão Organizacional) e PEGC (Programa de Estudo em Gestão Contábil). 

A programação do evento segue com as defesas dos TCCs, de 4 a 11 de julho. No período, mais de 60 acadêmicos vão apresentar seus trabalhos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 28 de junho de 2018 às 14:17
Compartilhar Comente