Ciências Contábeis

Contabilidade de Gestão Ambiental e Inovação em Indústrias Brasileiras

24 de maio de 2020 às 20:34
Compartilhar Comente

Artigo publicado do estudante egresso Eduardo Pacheco

Artigo publicado do estudante egresso Eduardo Pacheco
Mais imagens

O estudante egresso do Curso de Ciências Contábeis da Unesc, Eduardo Pacheco, conseguiu aprovar a publicação do seu Artigo (TCC) na Revista de Auditoria, Governança e Contabilidade – RAGC.

Dados da publicação: RAGC, v.8, n.32, p.117-131/2020

http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/ragc/article/view/2010

A coordenação do Curso de Ciências Contábeis da Unesc parabeniza Eduardo e o seu orientador, Professor Sílvio Parodi Oliveira Camilo por essa conquista.

Artigo

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS REQUERIDAS NA CONTRATAÇÃO DE AUDITORES PROFISSIONAIS EM INÍCIO DA CARREIRA

Eduardo Pacheco

Sílvio Parodi Oliveira Camilo

RESUMO

A literatura tem apontado a necessidade de qualificação mais intensiva desses profissionais do campo. Profissionais de auditoria necessitam de capacidades técnicas e de certas competências inerentes as suas atividades. Este estudo objetiva analisar categorias e competências mais exigidas por empresas de auditoria externa na contratação e execução de trabalhos na carreira profissional. Na metodologia, utilizou-se uma abordagem quantitativa com objetivos descritivo e exploratório. O procedimento técnico empregado foi o levantamento (survey), com amostra composta por 67 profissionais, responsáveis pela contratação, atuantes em empresas de auditoria externa no Brasil. O estudo foi operacionalizado mediante análise multivariada de dados por meio de análise fatorial. Os resultados demonstraram que as categorias compostas por Competências Especificas, Competências Técnicas de Gestão, Competência Intelectuais e a Característica Básica têm mais relevância na contratação. Os resultados podem auxiliar empresas de auditoria no processo de planejamento de contratação de auditores iniciantes. Igualmente, contribuir com a grade curricular dos cursos de Ciências Contábeis no sentido de desenvolver ementas de disciplinas com aderência aos requisitos de mercado.

13 de maio de 2020 às 11:43
Compartilhar Comente

Especialistas dão conselhos sobre como empresas podem enfrentar melhor a crise econômica

13 de maio de 2020 às 11:11
Compartilhar Comente

Mesa Redonda “Contabilidade Pública e a Experiência na Prática dos Observatórios Sociais do Núcleo Sul”

Mesa Redonda “Contabilidade Pública e a Experiência na Prática dos Observatórios Sociais do Núcleo Sul”
Mais imagens

No último dia 5 de maio de 2020 aconteceu a Mesa Redonda On-line com tema “Contabilidade Pública e a Experiência na Prática dos Observatórios Sociais do Núcleo Sul”. O Professor Manoel Vilsonei Menegali, coordenador do Projeto de Extensão “Contabilidade Social” do Curso de Ciências Contábeis da UNESC, mediou esse encontro que contou com a presença virtual dos convidados, Belonice Satoriva (Presidente do Observatório do Brasil), Sinésio Volpato (Presidente do Observatório Social de Criciúma), Cléber Manoel da Silva Marques (Presidente do Observatório Social de Içara), Glauber Recco (Presidente do Observatório Social de Morro da Fumaça e Vice-presidente do Observatório Social do Brasil) e Allan Jonson Piccini (Professor de Contabilidade Pública do Curso de Ciências Contábeis da UNESC).

O evento foi realizado por meio da plataforma Google Meet.

A coordenação e comunidade acadêmica do Curso de Ciências Contábeis da Unesc parabeniza a todos os envolvidos pela iniciativa desse evento, num momento tão singular.

08 de maio de 2020 às 16:36
Compartilhar Comente