Ciências Contábeis

Projeto de Gestão de Custos na Agricultura Familiar do curso de Ciências Contábeis

Ontem, (25/04), membros do Programa de Extensão em Gestão Contábil (PEGC) do curso de Ciências Contábeis reuniram-se para tratar do Projeto de Gestão de Custos na Agricultura Familiar. A pauta principal da reunião foi a apresentação dos objetivos do projeto e a identificação das demandas da comunidade.

Esse encontro foi organizado pelos professores idealizadores do projeto, Andréia Cittadin e Manoel Vilsonei Menegali do curso de Ciências Contábeis, Leopoldo Pedro Guimarães Filho do curso de Engenharia de Produção, com o apoio do acadêmicos extensionistas Anderson Cardoso Moreira e Filipe Martins dos Santos. Além dos professores e acadêmicos da Unesc, participaram os convidados externos, Roberto Francisco Longhi (Engenheiro Agrônomo – EPAGRI), Isabela Bulegon Pilecco (Estagiaria-EPAGRI), Maristela Borget Bresciani (Diretora de Agricultura da Prefeitura Municipal de Criciúma) e Guilherme Costa de Oliveira Silva (Médico Veterinário da Gerencia de Agricultura e Agronegócio da Prefeitura Municipal de Criciúma).

Descrição do Projeto de Gestão de Custos na Agricultura Familiar.

Público Alvo

O Público desse projeto são os agricultores associados a Diretoria de Agricultura da Prefeitura Municipal de Criciúma e EPAGRI e demais interessados da comunidade acadêmica.

O atendimento ocorrerá no campus da UNESC, sala do PEGC localizada no Bloco do Estudante, anexa ao Centro de Práticas Contábeis; bem como nos municípios nos quais se encontram as propriedades rurais, associações e cooperativas e visita in loco nas propriedades. 

A equipe responsável pelo projeto planeja promover, periodicamente, fóruns entre a equipe de extensionistas, público alvo e comunidade em geral para identificação das demandas, discussão, encaminhamentos e apresentações dos resultados das atividades propostas.

Principais objetivos

Desenvolver e/ou aprimorar métodos de controle dos custos de produção, com o objetivo de fornecer informações á gestão de custos das propriedades familiares.
Diagnosticar as demandas dos agricultores; 
Descrever o processo produtivo/cultivo; 
Identificar e classificar os gastos (custos/despesas) das propriedades
Desenvolver uma metodologia de cálculo, para apuração de resultados
Apresentar uma sistemática CUSTO-VOLUME-LUCRO
Desenvolver instrumentos de planejamento e controle da produção
Promover a capacitação dos agricultores

Etapas do Projeto

•ETAPA 1: promover periodicamente fóruns entre a equipe de extensionistas, público alvo e comunidade em geral para identificação das demandas dos agricultores, bem como mapear e descrever as etapas do processo produtivo referente às atividades agrícolas realizadas pelos agricultores.

•ETAPA 2: apresentar proposta de planilhas e instrumentos de controle e gestão dos gastos, cálculo de custos e análise custo-volume-lucro

••ETAPAS 3, 4, 5 e 6: Elaborar, de forma conjunta (equipe de extensionistas e público alvo) instrumentos que oportunizem o acompanhamento dos gastos mensais das propriedades de agricultura familiar, cálculo dos custos e análise dos resultados (análise custo-volume-lucro).

•ETAPA 7: Capacitar os empreendedores para a utilização dos instrumentos de planejamento e controle para realização do acompanhamento e registro dos gastos de produção, apuração de custos e análise dos resultados.

A coordenação do curso de Ciências Contábeis da Unesc parabeniza todos os envolvidos pela iniciativa e deseja muito sucesso neste projeto.

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 26 de abril de 2019 às 11:59
Compartilhar Comente

Egressa do curso de Ciências Contábeis da Unesc tem artigo publicado em revista internacional

A egressa do curso de Ciências Contábeis da Unesc, Celma Inês Alfredo, em parceria com a sua orientadora, a Profª Dra. Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, tem artigo publicado em revista internacional.

A egressa Celma, aproveitou o seu período de férias de 2018 para aplicar pessoalmente a pesquisa com 12 contadoras angolanas residentes na cidade de Luanda (capital de Angola).

O artigo desenvolvido por Celma, é oriundo do seu TCC e tem com título o “Empoderamento Feminino: Estudo com Profissionais Contadoras Angolanas”  e foi publicado no mês de março na revista International Journal of Advanced Engineering Research and Science (IJAERS).

A coordenação do curso de Ciências Contábeis da Unesc parabeniza a egressa Celma Inês Alfredo e sua orientadora e agradece por essa importante contribuição no campo da pesquisa de Ciências Contábeis.

Resumo do artigo - Empoderamento é o ato de dar ou conceder poder a alguém. Empoderamento feminino é dar poder à mulher para que ela tenha capacidade e força de vontade para lutar por seus direitos, igualdade e sua emancipação pessoal e profissional. Este trabalho tem por objetivo compreender o contexto atual da profissional contadora focalizando o fenômeno do empoderamento. Na revisão da literatura, abordou-se sobre (des)igualdade de gênero, empoderamento e empoderamento feminino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas realizadas com doze profissionais contadoras angolanas. Acerca dos resultados, quanto ao acesso à profissão as entrevistadas tiveram o apoio de seus familiares; estão em bom ambiente de trabalho; mas tiveram e têm uma trajetória difícil para estarem nos lugares em que se encontram; tiveram e ainda têm diferenças salarias em relação aos colegas do sexo masculino. Muitas delas possuem boa autonomia financeira e gostariam que fosse melhor e dizem que há pouca valorização como mulher nas empresas. Sobre a formação, elas acreditam que o Curso de Contábeis as ajudou muito, inclusive se sentem mais competentes na execução de suas atividades.

Link de acesso à publicação: https://ijaers.com/complete-issue/IJAERS-Mar2019-Issue-Complete-Issue(v6i3).pdf

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 17 de abril de 2019 às 14:58
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Contábeis da Unesc e o "Imposto de Renda na Praça”

O curso de Ciências Contábeis da Unesc movimentou a Praça Nereu Ramos de Criciúma na manhã de sábado (13/4) por meio do evento “Imposto de Renda na Praça”. Este evento foi realizado em parceria com o CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) que contou com a participação de aproximadamente de 80 estudantes e professores do curso de Ciências Contábeis da Unesc, tirando dúvidas em relação à declaração do IRPF (Imposto de Renda para Pessoa Física) e estimulando a destinação de parte do Imposto ao FIA (Fundo Municipal para Infância e Adolescência).

A secretária executiva do CMDCA, Marinês Nogueira, conta que Imposto de Renda é a principal fonte de arrecadação do FIA e seus recursos são destinados aos direitos das crianças e dos adolescentes. O CMDCA atende aproximadamente três mil crianças, sendo uma boa delas mantidas com esses recursos.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o Imposto de Renda na Praça tem importância social e educacional, estimulando o pensamento pelo próximo e possibilitando que os acadêmicos coloquem na prática os conhecimentos de sala de aula. “É os nossos estudantes agregando a formação e compartilhando conhecimentos com a população, somada a função social da nossa Universidade. Em um único projeto esportivo, por exemplo, passamos de trinta crianças participantes para mais de 200 atendidas. O resultado desta união de forças é a transformação de vida destes pequenos e oportunidades para que se desenvolvam cidadãos”, destaca a reitora.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, também esteve presente no evento e ressaltou os trabalhos desenvolvidos dentro da Unesc em prol do desenvolvimento regional e do auxílio a comunidade. “É a Universidade contribuindo mais uma vez com as pessoas. É uma iniciativa que traz alegria as atividades desenvolvidas pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, pela contribuição que ela leva a sociedade”, afirma Fernanda.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unesc, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, reforça que toda a equipe do curso está muito feliz por mais essa edição do Imposto de Renda na Praça. Lembra ainda que este projeto de extensão já tem 10 anos e cada edição agrega mais pessoas que se interessam por essa inciativa e consequentemente envolve também novos projetos sociais.

A coordenação do curso de Ciências Contábeis  agradece primeiramente aos estudantes da 7ª fase, que contribuíram muito para o sucesso do evento por meio das orientações passadas às pessoas que passaram pelo estande. A coordenação agradece de forma especial, ao professor Manoel Vilsonei Menegali pela organização e pelas articulações feitas com todas as pessoas e entidades envolvidas no evento, aos demais professores e estudantes bolsistas e extensionistas do curso de Ciências Contábeis.

A coordenação do curso agradece também a todos os colaboradores do Departamento de Eventos envolvidos na montagem e desmontagem das instalações e em particular a consultora comercial do Escritório de Negócios da Unesc, Monique Romancini. que se propôs a fazer a condução do cerimonial do início ao fim do evento Imposto de Renda da Praça.

Muito obrigado a todos e que venha a próxima edição

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 14 de abril de 2019 às 11:11
Compartilhar Comente

Imposto de Renda na Praça leva informação e solidariedade ao centro de Criciúma

Imposto de Renda na Praça leva informação e solidariedade ao centro de Criciúma
Organização estima que mais de mil pessoas passaram pelo local (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O Imposto de Renda na Praça, do curso de Ciências Contábeis da Unesc, movimentou a manhã de sábado (13/4) na Praça Nereu Ramos com música, esporte, solidariedade e informação. Em parceria com o CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), mais de 80 estudantes e professores do curso estiveram na Praça Nereu Ramos, em Criciúma, tirando dúvidas em relação à declaração do IRPF (Imposto de Renda para Pessoa Física) e estimulando a destinação de parte do Imposto ao FIA (Fundo Municipal para Infância e Adolescência). Segundo a organização, mais de mil pessoas passaram pelas atrações.

O idealizador do Imposto de Renda na Praça, professor Manoel Vilsonei Menegali, conta que o evento superou as expectativas, aproximando ainda mais a Unesc das pessoas. “Esta parceria forte que temos com o FIA e com o Conselho da Criança e do Adolescente tem trazido um reflexo positivo ao curso e grandes aprendizados aos estudantes, contribuindo também com a comunidade”, afirma.


A secretária executiva do CMDCA, Marinês Nogueira, conta que o Imposto de Renda é a principal fonte de arrecadação do FIA, de modo que os recursos são destinados aos direitos das crianças e dos adolescentes “Atendemos aproximadamente três mil crianças, boa parte dentro das possibilidades apresentadas aqui. Muitas pessoas não sabem da doação, o que demonstra a importância de mostrar que é possível contribuir. No fim, o resultado reflete em qualidade nos nossos trabalhos e um suporte maior às crianças”, explica.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o Imposto de Renda na Praça tem importância social e educacional, estimulando o pensamento pelo próximo e possibilitando que os acadêmicos coloquem na prática os conhecimentos de sala de aula. “É os nossos estudantes agregando a formação e compartilhando conhecimentos com a população, somada à função social da nossa Universidade. Em um único projeto esportivo, por exemplo, passamos de trinta crianças participantes para mais de 200 atendidas. O resultado desta união de forças é a transformação de vida destes pequenos e oportunidades para que se desenvolvam cidadãos”, destaca a reitora.


A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, também esteve presente no evento e ressaltou os trabalhos desenvolvidos dentro da Unesc em prol do desenvolvimento regional e do auxílio à comunidade. “É a Universidade contribuindo mais uma vez com as pessoas. É uma iniciativa que traz alegria às atividades desenvolvidas pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, pela contribuição que ela leva à sociedade”, afirma Fernanda.

Além do conhecimento contábil, o evento recebeu atrações culturais de projetos ligados à iniciativa. O Coral Unesc também foi representado no palco.

Saiba mais sobre o Imposto de Renda com o material produzido pelo curso de Ciências Contábeis da Unesc:

Quem deve declarar o Imposto de Renda?

  • Quem recebeu rendimentos tributáveis com soma superior a R$ 28.559,70 ou rendimentos isentos, não tributados ou tributados exclusivamente na fonte, superiores a R$ 40.000,00.
  • Quem obteve ganho de capital na alienação de bens ou realizou operações em bolsas de valores ou semelhante.
  • Quem optou pela isenção de imposto sobre a renda incidente de capital auferido na venda de imóveis ou residências, cujo produto da venda foi aplicado na aquisição de imóveis localizados no Brasil, dentro do prazo de 180 dias da aquisição.
  • Quem obteve receita bruta, com origem na atividade rural, superior a R$ 142.798,50.
  • Quem obteve posse, em 31 de dezembro de 2018, de terras no valor de R$ 300.000,00 ou superior.

Quem pode fazer a doação?

  • Pessoa física que opta pela Declaração de Ajustes Anual do Imposto de Renda utilizando deduções legais.

Qual a data limite?

  • Até 30 de abril.

Como fazer o repasse?

  • Preencher a opção “municipal” na guia “Doações diretamente na declaração”.

Segundo Menegali, ao fim do processo é importante imprimir e pagar o Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), já que o não pagamento pode acarretar em juros previstos na legislação.

Conheça mais sobre o Imposto de Renda na Praça com o matérial produzido pela Unesc TV



Centro de Práticas Contábeis


Quem não pôde ir à Praça neste sábado, a Universidade conta com o CPC (Centro de Práticas Contábeis). Ligado ao Curso de Ciências Contábeis, o espaço é destinado à realização dos estágios supervisionados, nos quais os alunos integram a teoria com a prática por meio da realização de operações que abrangem: constituição de empresas; registros contábeis fiscais e patrimoniais; e procedimentos inerentes à contabilidade gerencial.

O CPC está localizado no segundo andar do Bloco do Estudante e atende das 14 às 17h30. Mais informações no telefone (48) 3431-2636

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 13 de abril de 2019 às 16:28
Compartilhar Comente

Parceria entre Unesc e CMDCA tira dúvidas sobre Imposto de Renda na Praça

Parceria entre Unesc e CMDCA tira dúvidas sobre Imposto de Renda na Praça
Ação ocorre na Praça Nereu Ramos, em Criciúma (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

A Unesc, em parceria com o CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), estará na Praça Nereu Ramos, em Criciúma, tirando dúvidas em relação à declaração do IRPF (Imposto de Renda para Pessoa Física). A ação ocorrerá neste sábado (13/4) e faz parte das ações do Imposto de Renda na Praça, projeto organizada pelo curso de Ciências Contábeis da Unesc.

Além de tirar dúvidas sobre a declaração, o grupo também orientará os presentes sobre a possibilidade de destinar parte do Imposto ao FIA (Fundo Municipal para Infância e Adolescência). “Esta parceria forte que temos com o FIA e com o Conselho da Criança e do Adolescente tem trazido um reflexo positivo ao curso e grandes aprendizados aos estudantes, contribuindo também com a comunidade”, afirma o professor responsável e idealizador do projeto, Manoel Menegali.

Já os conselheiros esclarecerão dúvidas sobre o Fundo para Infância e Adolescência (FIA). “O Imposto de Renda é a principal fonte de arrecadação do FIA, onde os recursos são destinados aos direitos das crianças e dos adolescentes”, comenta a secretária executiva do CMDCA de Criciúma, Marinês Nogueira.

A ação na Praça Nereu Ramos também contará com atrações culturais promovidas por entidades de Criciúma que atendem e prestam serviços às crianças e aos adolescentes do município.

Doação para o FIA

Pessoas físicas que optam pela Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda utilizando as deduções legais, podem doar até 6% do IRPF devido até o último dia útil de dezembro do ano base. As doações podem ser feitas por meio de depósitos identificados em contas das instituições vinculadas ao FIA.

Conforme resoluções do CMDCA de Criciúma, o comprovante do FIA serve para as deduções fiscais previstas em lei. Nos depósitos identificados deve conter três informações: nome, CPF ou CNPJ e telefone.

Colaboração: Secom Prefeitura de Criciúma

Vitor Netto – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 12 de abril de 2019 às 17:31
Compartilhar Comente