Ciências Contábeis

Curso de Ciências Contábeis capacitando para doar ao Fundo da Infância e da Adolescência (FIA)

O Programa de Extensão em Gestão Contábil (PEGC) do curso de Ciências Contábeis da Unesc, realizou no dia 28 de Março, uma oficina de capacitação sobre a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física com foco na doação para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). A oficina foi preparada e ministrada pelos professores do curso de Ciências Contábeis, Manoel Vilsonei Menegali e Andreia Cittadin, com o apoio dos bolsistas do programa.

Estavam presentes nesta oficina instituições como o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Criciúma (CMDCA) representado pelo presidente Sr. Edevilson Manoel Pereira, o Bairro da Juventude, Casa dos Sonhos, Casa da Infância Associação Beneficente, Hospital São José, Abadeus, Casa Guido, Mover das Águas, AFASC, Secretaria de Assistência Social de Criciúma, Membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Criciúma e outros profissionais ligados direta ou indiretamente Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.

Também estavam presentes a Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego e a professora Michele Gonçalves da Diretoria de Ensino de Graduação, ambas representando a Reitoria da Unesc.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unesc, a professora Milla Lúcia Ferreira Guimarães, conduziu a abertura do evento evidenciando a importância da conscientização dos estudantes e egressos do curso de ciências contábeis em relação ao seu papel como contador e como agente facilitador de mudanças para um contexto da igualdade social.

Nos últimos dois anos, coordenação e professores do curso de Ciências Contábeis da Unesc tem desenvolvido ações de conscientização junto aos estudantes futuros contadores, voltadas para a importância da doação do contribuinte para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) no momento da declaração do Imposto de Renda.

O presidente do CMDCA, Edevilson Manoel Pereira, que também é presidente da Associação Academia de Futebol Criciúma (Organização da Sociedade Civil) comentou que “no ano de 2018 a Associação Academia de Futebol Criciúma conseguiu manter 163 jovens com recursos recebidos diretamente do FIA. Acrescenta Edevilson que, infelizmente alguns profissionais da contabilidade ainda são resistentes à instruir ou convencer seus clientes (pessoas ou empresas) a doarem parte do imposto a pagar ou a restituir para o FIA por meio da declaração de imposto de renda. Edevilson encerra dizendo que esse Programa de Extensão do curso de Ciências Contábeis da UNESC é fundamental pois já ensina os futuros contadores a dar sua contribuição a sociedade por meio da instrução aos usuários a doarem parte do imposto de renda para o FIA”

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 30 de março de 2019 às 15:20
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Contábeis promove capacitação para orientação em prol de doações para o FIA

Curso de Ciências Contábeis promove capacitação para orientação em prol de doações para o FIA
Atividade será realizada nesta quinta-feira (28/03) na Unesc (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

A tarde de quinta-feira (28/03) será de compartilhamento de informações sobre contabilidade e solidariedade. Isso porque o curso de Ciências Contábeis da Unesc promoverá, a partir das 14h, uma capacitação com o tema “IR – Pessoa Física: Doação para o FIA”. A ação busca suprir a necessidade de orientar profissionais da área para que estes possam também compartilhar o conhecimento sobre a forma correta de fazer doações para o Funda da Infância e do Adolescente, por meio da declaração do Imposto de Renda.

O evento, que será realizado a partir de uma demanda do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Criciúma, ocorrerá no Centro de Práticas Contábeis, na Unesc, e é aberto ao público de forma gratuita. A iniciativa é do Programa de Extensão em Gestão Contábil.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 27 de março de 2019 às 18:37
Compartilhar Comente

Estudantes do cursos de Ciências Contábeis e o primeiro "Café K' Milla" de 2019

No ano de 2018, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unesc convidou os líderes de classe para um encontro objetivando estreitar ainda mais as relações e o acesso às informações entre o Curso, seus alunos, Diretório Acadêmico e professores do Núcleo Docente Estruturante. Como a conversa foi regada a café com quitutes, não demorou muito para os alunos batizarem os encontros com o carinhoso nome de "Café K' Milla".

Neste semestre, o primeiro Café K' Milla aconteceu na última quinta e sexta-feira, dia 21 e 22 de março no qual participaram estudantes representantes da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 7ª fase do Curso além do NDE e da anfitriã.

Na ocasião a coordenadora deu as boas-vindas aos líderes e agradeceu pela disponibilidade deles em contribuir com a melhoria do Curso.

2019 promete!

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 27 de março de 2019 às 09:59
Compartilhar Comente

Informação contábil: estudantes da Unesc socializam conhecimentos na praça e em projeto de extensão

Informação contábil: estudantes da Unesc socializam conhecimentos na praça e em projeto de extensão
Eventos ocorreram na sexta-feira (18/3) (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um dia para compartilhar conhecimentos e promover a extensão. Assim foi a sexta-feira (15/3) no curso de Ciências Contábeis da Unesc. No campus, membros do “Projeto de Extensão sobre o Observatório Social 2019” se reuniram para dar continuidade nas atividades desenvolvidas pelo grupo. Em Içara, o professor Manoel Vilsonei Menegali e o estudante bolsista João Victor representaram o curso no evento “Contador na Praça”, promovido pelo Sindicont (Sindicato dos Contabilistas de Criciúma).

A iniciativa desenvolvida no campus realiza a mineração de dados públicos do município de Criciúma que foram apresentados, analisados e discutidos pelos membros do projeto. O Observatório, realizado em parceria com o curso de Engenharia de Produção, é ligado ao PEGC (Programa de Extensão em Gestão Contábil).

Participaram do encontro os estudantes extensionistas Ednelson de Souza Cardoso e João Vitor Fratoni, os professores do curso Ana Paula da Silva Santos, Jonas Scremin Brolese, Manoel Vilsonei Menegali e Vilson Menegon Bristot.

Conhecimento na praça

Realizando o esclarecimento de dúvidas, Menegali e Victor contribuíram com informações sobre o Imposto de Renda. O professor da Universidade é responsável pela organização do evento anual do “Imposto de Renda na Praça”, iniciativa que já está em sua 9ª edição e ocorrerá no mês abril, na Praça Nereu Ramos, no campus da Unesc e em outros municípios da região.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 18 de março de 2019 às 15:56
Compartilhar Comente

Projeto de Extensão sobre o Observatório Social 2019

Membros do Projeto de Extensão sobre o Observatório Social 2019 reuniram-se na última sexta-feira (15/03) para dar continuidade nas atividades desenvolvidas pelo grupo. Uma dessas atividades, desenvolvida pelos estudantes extensionistas, trata da mineração de dados públicos do município de Criciúma, os quais foram apresentados, analisados e discutidos pelos membros do projeto.

Este projeto do Observatório Social, desenvolvidos de maneira interdisciplinar entre os cursos de Ciências Contábeis e Engenharia de Produção é mais um dos projetos do Programa de Extensão em Gestão Contábil (PEGC), vinculado ao Curso de Ciências Contábeis da Unesc.

Nesta reunião participaram os estudantes extensionistas Ednelson de Souza Cardoso e João Vitor Fratoni, os professores do curso de Ciências Contábeis da Unesc, Ana Paula da Silva Santos, Jonas Scremin Brolese e Manoel Vilsonei Menegali e o professor Vilson Menegon Bristot do curso Engenharia de Produção da Unesc.

A coordenação dos cursos de Ciências Contábeis e de Engenharia de Produção parabeniza a todos pelo envolvimento neste projeto tão nobre.

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 18 de março de 2019 às 09:06
Compartilhar Comente