Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis promove SPE-e 2018

O curso de Ciências Contábeis promoveu durante as semanas de 19 a 23 de março e 04 a 08 de junho a Semana de Prática de Estágio Específicas Especial (SPE-e). Esse evento teve como principal objetivo, consolidar os conhecimentos de formação específica e profissional do Contador e preparar para o Exame de Suficiência do CFC, Enade e concursos.

A SPE-e tem como principais ações para a valorização da formação profissional:

Elaboração de SPEs da 7ª e 8ª Fases direcionadas consolidação dos conhecimentos específicos/profissionais;
Preparatório para Exame-CFC, Enade e concursos;
Discussão de questões Exame-CFC, Enade e concursos;
Sensibilização dos alunos quanto ao instrumento de medição de qualidade da graduação/formação profissional;
Melhoria na qualificação para o exercício da profissão.

Os  conteúdos desta SPE-e:

Contabilidade Básica;
Contabilidade Avançada;
Contabilidade Tributária;
Contabilidade Pública;
Contabilidade de Custos;
Contabilidade Gerencial;    
Análise das Dem. Contábeis;
Teoria da Contabilidade.

A coordenação do curso de Ciências Contábeis agradece a participação de todos e parabeniza os estudantes destaques dessa primeira semana.

Obrigado a todos

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 26 de março de 2018 às 14:28
Compartilhar Comente

A crescente qualificação do curso de Ciências Contábeis ganha mais um professor Mestre

No dia 21.03.18 o professor João Vânio Mendonça Cardoso fez a Defesa Pública de Dissertação de Mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS). João Vânio pesquisou o “Cooperativismo e regulação: análise de desempenho das cooperativas de eletrificação do sul do Brasil” e teve como orientador Prof. Dr. Sílvio Parodi Oliveira Camilo e Coorientador: Prof. Dr. Miguelangelo Gianezini. Como banca examinadora, participou a Prof.ª Dr.ª Graciella Martignago – Membro Externo (UNISUL) e Prof. Dr. Dimas de Oliveira Estevam – Membro (UNESC).

Parabéns professor João Vânio por essa consquista

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 26 de março de 2018 às 14:28
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Contábeis recebe convite do CMDCA de Forquilhinha-SC

Curso de Ciências Contábeis recebeu convite do Conselho Municipal do Direito da Criança e da Adolescência de Forquilhinha-SC para compor a mesa-redonda realizada no dia 12 de março. Neste evento foi abordado o tema: Meu Imposto de Renda e o FIA - Fundo da Infância e da Adolescência, no qual o professor Manoel Vilsonei Menegali compôs a mesa representando o curso de Ciências Contábeis da Unesc.

Na ocasião o professor apresentou a "Cartilha Ciclo de Investimento Social" elaborada pelo Programa de Extensão em Gestão Contábil (PEGC). A cartilha demonstra de modo simplificado as etapas que o contribuinte deve fazer para doar parte do Imposto de Renda devido ao FIA (Fundo da Infância e da Adolescência).

O curso de Ciências Contábeis agradece ao CMDCA e ao envolvimento do professor Manoel Vilsonei Menegali.

 

Por: Milla Lucia Ferreira Guimarães 21 de março de 2018 às 17:45
Compartilhar Comente

Dia Internacional da Mulher

No dia 08 de março de 2018 o Curso de Ciências Contábeis comemorou o Dia Internacional da Mulher. A coordenação do curso e demais professores fizeram nessa noite uma calorosa recepção para as acadêmicas do curso. Além dessa recepção foi produzido um vídeo com falas dos professores doutores Silvio Parodi e Cleyton Ritta. No vídeo, os professores parabenizaram as estudantes e falaram sobre a participação da “Mulher” no mercado de trabalho, especificamente no campo da contabilidade, o empoderamento feminino, o protagonismo em suas histórias e a coragem para atuar nos espaços que desejarem.

Esse vídeo foi reproduzido no início da aula, em cada sala de aula do curso. Por fim, as professoras Milla Guimarães e Andréia Cittadin entregaram pessoalmente, para cada acadêmica do curso, um bombom, homenageando todas as “Mulheres” do curso de Ciências Contábeis.

Todas as professoras do Curso foram homenageadas pelo Diretório Acadêmico Luca Paccioli com a entrega de uma maravilhosa rosa.

Uma curiosidade do nosso tempo: Em 1996, a participação da mulher no cenário contábil era de 27,45%, enquanto a dos homens era de 72,55%. Em 2018 os profissionais da contabilidade com registro ativo representam 536.240 mil, desses, 307.789 (57,02%) são do sexo masculino e 230.451 (42,98%) são do sexo feminino. E esse número não para de crescer. Dados do CFC (2018).

Parabéns a todas as Mulheres do Curso de Ciências Contábeis.

 

Por: Milla Lucia Ferreira Guimarães 21 de março de 2018 às 16:39
Compartilhar Comente

Tese defendida e entregue. Parabéns Professor Doutor Cleyton Ritta

Tese defendida e entregue. Parabéns Professor Doutor Cleyton Ritta
Mais imagens

O professor Doutor Cleyton Ritta fez questão de entregar a coordenação do curso de Ciências Contábeis uma cópia da sua tese de doutorado intitulada: Efeito da Mudança de Controle de Propriedade sobre Fatores Organizacionais, Regras e Rotinas da Contabilidade Gerencial.

O professor foi convidado para expor os resultados da tese em Milão, na Itália, durante o evento 41º Annual Congress of the European Accounting Association.

Parabens professor Cleyton. É um orgulho tê-lo conosco!

Conheça um extrato do currículo do professor Cleyton:

Doutorado em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau-FURB (2017). Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (2010). Especialista em Contabilidade Gerencial pela Universidade do Sul de Santa Catarina-UNISUL (2002). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC (1999). Técnico em Contabilidade pelo Colégio Rainha do Mundo (1992). Contador. Atualmente é perito-contador em matéria financeira e professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC. Tem experiência na área de Ciências Contábeis nos seguintes temas: ativos intangíveis, contabilidade gerencial e financeira. Professor pesquisador do Núcleo de Estudos em Gestão Organizacional (NEGEO).

Por: Milla Lucia Ferreira Guimarães 21 de março de 2018 às 16:22
Compartilhar Comente