Ciências Contábeis

Contabilizando o Natal arrecada mais de 500 doações

Contabilizando o Natal arrecada mais de 500 doações
Doações serão destinadas as crianças Bairro da Juventude, Abadeus e CEI Mundo Encantado (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O curso de Ciências Contábeis da Unesc realizou, nesta quarta-feira (28/11), mais uma edição da ação Contabilizando Natal. O evento é realizado com intuito de arrecadar presentes de Natal para as crianças de entidades sociais. Em 2018, crianças do Bairro da Juventude, Abadeus e CEI (Centro de Educação Infantil) Mundo Encantado enviaram cartinhas para os estudantes do curso com dicas de possíveis presentes para este Natal e foram beneficiados com a campanha, que arrecadou aproximadamente 500 doações recolhidas pelos estudantes.

O evento contou com a apresentação musical do Coral da Unesc, do Coral das Crianças do Bairro da Juventude e uma dinâmica para reflexão sobre a valorização da vida e a ajuda ao próximo.

A ação teve o incentivo da coordenadora do curso, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, dos professores do curso de Ciências Contábeis, dos bolsistas, dos extensionistas, da DA (Equipe do Diretório Acadêmico), da Equipe da Atlética Caixa Forte, do DCE (Diretório Central do Estudante) e do professor Manoel Vilsonei Menegali.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto 30 de novembro de 2018 às 14:04
Compartilhar Comente

Contabilizando Natal 2018

Ontem, dia 28.11.18 o curso de Ciências Contábeis da Unesc promoveu mais uma edição do Contabilizando Natal. Esse evento é realizado com intuito de arrecadar presentes de Natal para as crianças de entidades sociais. No Contabilizando Natal 2018, crianças do Bairro da Juventude, ABADEUS e CEI Mundo Encantado enviaram cartinhas para os estudantes do curso de Ciências Contábeis com dicas de possíveis presentes para este Natal.

Com o incentivo da coordenadora professora Milla Lúcia Ferreira Guimarães e professores do curso de Ciências Contábeis, com o apoio dos bolsistas, extensionistas, da Equipe do Diretório Acadêmico (DA), da Equipe da Atlética Caixa Forte, do Alexandre Bristot (DCE)  e principalmente da incansável determinação do professor Manoel Vilsonei Menegali foi possível promover um evento de altíssimo nível.

Foi gratificante ver a mobilização dos estudantes de todas as fases do curso de Ciências Contábeis doando aproximadamente 500 presentes para as crianças das entidades sociais.

Como sempre, a abertura do evento contou com a apresentação musical do Coral da Unesc seguido do Coral das Crianças do Bairro da Juventude iluminando a abertura do Contabilizando Natal 2018 com canções natalinas emocionantes. Durante o evento o animador Tiago também conduziu uma dinâmica para refletir sobre a valorização da vida e a ajuda ao próximo.

A coordenação do curso de Ciência Contábeis da Unesc agradece a todos os envolvidos direta e indiretamente neste evento.

Confiram as imagens....!!!

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 29 de novembro de 2018 às 20:14
Compartilhar Comente

Alunos exploram realidade da pesquisa acadêmica no II Salão de Iniciação Científica

Alunos exploram realidade da pesquisa acadêmica no II Salão de Iniciação Científica
Atividade promovida no curso de Ciências Contábeis promove contato imediato dos estudantes com a pesquisa científica (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O corredor localizado entre os blocos P e N no campus da Unesc foi tomado por apresentações de trabalhos da primeira fase do curso de Ciências Contábeis na noite desta segunda-feira (27/11). No local foi realizado o II Salão de Iniciação Científica da Universidade, atividade proposta pela disciplina de Comportamento Organizacional com a intenção de demonstrar o uso prático da administração contemporânea e introduzir os alunos no universo da pesquisa científica.

No total, a atividade proposta envolveu aproximadamente 20 alunos divididos em sete grupos que abordaram temas como inovação, criatividade, empreendedorismo, tecnologia, conhecimento e sustentabilidade sob comando da professora Ana Paula Silva dos Santos.  Os grupos foram avaliados por professores, além de egressos do curso que estão no mercado de trabalho.

Para a coordenadora do curso, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, é uma grande satisfação saber que há dois semestres está sendo implementada uma mudança importante para o crescimento do acadêmico logo na chegada na Universidade. “É muito significativo para nós estarmos realizando projetos de iniciação científica já na primeira fase para que dê o tom do que a gente espera ter continuidade durante as nove fases do curso. É uma mudança de paradigmas sabendo que somos vistos como contadores pensando apenas naquele: faz os cálculos, números e fecha balanço, enquanto, na realidade, um dos perfis colocados para o nosso egresso é que se saiba apresentar suas ideias, projeções, demonstrações, algo estimulado também nesse tipo de atividade”, destacou.

A idealizadora do projeto, professora Ana Paula, destacou a importância de introduzir o assunto e destacou sua gratidão pela confiança do curso na aceitação da sua proposta. “Nós viemos com essas ideias malucas, mas queremos desmistificar a ciência, mostrar que pesquisa científica não é difícil, não é complicada, só é um pouquinho trabalhosa. O objetivo é principalmente aproximar teoria e prática e mostrar como utilizar a pesquisa dentro das empresas, o que é possível sim”, comentou.

O resultado, conforme a professora, foi surpreendente. “Quero parabenizar muito a turma. Eles foram muito parceiros, trabalharam duro e escreveram muito bem. Me admirei bastante com a qualidade dos trabalhos”, salientou.

O evento contou ainda com a participação da professora Daniela Arns, representante da reitoria, dos professores Andréia Cittadin e Cleyton de Oliveira Ritta, ambos líderes de grupos de pesquisa e do professor Manoel Vilsonei Menegali.

Mayara Cardoso  - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM -

Por: Mayara Cardoso 27 de novembro de 2018 às 21:34
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Contábeis promove II Salão de Iniciação Científica

Curso de Ciências Contábeis promove II Salão de Iniciação Científica
Evento será realizado nesta terça-feira (27/11) na Unesc (Foto: Arquivo) Mais imagens

O curso de Ciências Contábeis realizará, nesta terça-feira (27/11), o II Salão de Iniciação Científica (SIC). A atividade será realizada a partir das 19h no corredor entre os blocos P e N e tem o objetivo de demonstrar o uso prático da administração contemporânea. A ação deverá receber a comunidade acadêmica de forma geral.

Essa é uma atividade diferenciada, em que os acadêmicos da primeira fase, matriculados na disciplina de Comportamento Organizacional, iniciam a vivência com a pesquisa científica por meio de ações que envolvem habilidades desde o aprendizado sobre o básico do artigo científico, sua composição, como construir um instrumento de pesquisa, até a análise comparativa entre a teoria e prática.

De acordo com a professora Ana Paula Silva dos Santos, o trabalho realizado logo no início do curso oferece uma visão especial ao acadêmico sobre a leitura científica, o que futuramente refletirá em uma melhoria com relação ao Trabalho de Conclusão de Curso.

Conforme Ana Paula, nesta edição o projeto terá sete trabalhos com temáticas diferenciadas. “Os assuntos abordados serão inovação; criatividade; empreendedorismo; tecnologia; conhecimento e sustentabilidade”, explica.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de novembro de 2018 às 15:25
Compartilhar Comente

Estudantes concluintes do curso de Ciências Contábeis da Unesc e o exame do Enade 2018

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O Sinaes é composto também pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), todos normatizados pela Portaria Normativa nº 19, de 2017. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

Fonte: http://portal.inep.gov.br/enade

Neste domingo, 25 de novembro de 2018, aproximadamente 150 estudantes concluintes do curso de Ciências Contábeis da Unesc  prestaram o exame do Enade. Na ocasião, estudantes de outros cursos na Unesc e estudantes de outras instituições, também prestaram o exame.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Milla Lúcia Ferreira Guimarães e vários professores estiveram presentes durante toda a tarde deste domingo para apoiar e motivar os estudantes.

Obrigado a todos

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 25 de novembro de 2018 às 20:49
Compartilhar Comente