Ciências Contábeis

Curso de Ciências Contábeis realiza IV Mostra Científica de Projetos Acadêmicos

O Curso de Ciências Contábeis da UNESC, no último sábado dia 25 de novembro, realizou a IV Mostra Científica de Projetos Acadêmicos de Ciências Contábeis. O evento que teve por tema "A Contabilidade como ciência geradora de valores", contou com a apresentação, em forma de pôster, de 83 projetos de iniciação científica nas mais diversas áreas da Contabilidade, a saber: Contabilidade Financeira, Contabilidade Ambiental e Responsabilidade Social, Contabilidade Governamental, Contabilidade de Custos, Contabilidade Tributária, Contabilidade Gerencial, Auditoria, Perícia e Investigação Contábil e Formação e Exercício Profissional.

A Mostra Científica teve por objetivo incentivar a iniciação científica no curso de graduação em Ciências Contábeis da UNESC por meio da exposição de pôsters que divulgaram as pesquisas realizadas pelos estudantes da 8ª fase para a disciplina Estágio V - Elaboração de Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso. Os trabalhos foram avaliados por professores do Curso e por estudantes do programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico.

O evento foi organizado pelos grupos de pesquisa  Necon e Negeo e pelo Programa de Extensão em gestão Contábil além dos professores da disciplina Ana Paula Silva dos Santos, Kátia Aurora Dalla Líbera Sorato, Leonel Luiz Pereira, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, Sérgio Mendonça da Silva e Silvio Parodi Oliveira Camilo. 

Parabéns aos expositores!

 

Por: Milla Lucia Ferreira Guimarães 27 de novembro de 2017 às 14:40
Compartilhar Comente (1)

Contabilizando Natal: Cerca de 600 crianças do Bairro da Juventude serão presenteadas

Contabilizando Natal: Cerca de 600 crianças do Bairro da Juventude serão presenteadas
Algumas delas participaram do encontro nesta sexta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

A chegada do natal é esperada durante todo o ano pela Ana Clara Ferraz, de 10 anos. A pequena foi uma das 600 crianças do Bairro da Juventude a desenhar e escrever cartinhas de natal para a Unesc. Esses pedidos foram atendidos pelos estudantes do curso de Ciências Contábeis, que se encontraram na noite desta sexta-feira (24/11) para mais uma edição do Contabilizando Natal. 

Segundo a menina, o natal é um momento muito especial. “É para estarmos com a família, não é só os presentes que nós ganhamos que importa. Claro, que é muito legal, mas o importante é o carinho e estar junto de quem a gente gosta”, contou Ana Clara.

A pequena também participou das apresentações culturais do Contabilizando Natal, que teve teatro, orquestra de metais e outras atividades. “O evento desperta a solidariedade nos alunos, que além de aproveitarem de um momento de integração, também ajudam as crianças do Bairro da Juventude a terem um natal mais feliz. É uma forma de contribuir com a formação do aluno, que deve criar uma consciência cidadã se tornando um profissional mais humano”, comentou o coordenador do curso, Dourival Giassi. 

Entre os alunos, o momento de acolhimento junto às crianças e outras fases do curso é de extrema importância. “É um momento em que conseguimos interagir com todos os alunos do curso. O encontro desperta o espírito de natal e a solidariedade”, ressaltou o aluno Eduardo Tramontim, que é tesoureiro do Diretório Acadêmico de Ciências Contábeis. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 24 de novembro de 2017 às 20:57
Compartilhar Comente

IV Mostra Científica de Projetos Acadêmicos de Ciências Contábeis

IV Mostra Científica de Projetos Acadêmicos de Ciências Contábeis
Mais imagens

O Curso de Ciências Contábeis da UNESC realiza no dia 25 de novembro de 2017 a IV Mostra Científica de Projetos Acadêmicos de Ciências Contábeis. O evento que terá como tema A Contabilidade como ciência geradora de valores, acontece no Hall em frente a Reitoria, e é destinada aos alunos do curso e áreas afins. O evento tem por objetivo incentivar a iniciação científica no curso de graduação em Ciências Contábeis da UNESC por meio da exposição de pôsters que divulgarão as pesquisas realizadas pelos estudantes da 8ª fase para a disciplina Estágio V - Elaboração de Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso.

O evento é organizado pelos grupos de pesquisa  Necon e Negeo e pelo Programa de Extensão em gestão Contábil além dos professores da disciplina Ana Paula Silva dos Santos, Kátia Aurora Dalla Líbera Sorato, Leonel Luiz Pereira, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, Sérgio Mendonça da Silva e Silvio Parodi Oliveira Camilo.

Áreas de conhecimento do evento

a) Contabilidade Financeira
b) Contabilidade Ambiental e Responsabilidade Social
c) Contabilidade Governamental
d) Contabilidade de Custos
e) Contabilidade Tributária
f) Contabilidade Gerencial
g) Auditoria, Perícia e Investigação Contábil
h) Formação e Exercício Profissional

Faça sua inscrição como ouvinte ou expositor pelo endereço: https://www.unesc.net/portal/capa/index/713/11242/

As horas de participação no evento poderão ser computadas como Atividade de Formação Complementar.

Por: Milla Lucia Ferreira Guimarães 23 de novembro de 2017 às 11:21
Compartilhar Comente

Professores e estudante participam do XXIV Congresso de Custos

Esta acontecendo em Florianópolis o principal evento ligado à área de custos empresariais do Brasil: o XXIV Congresso Brasileiro de Custos. 

O evento é, também, o principal divulgador da produção técnico-científica da especialidade e áreas afins, proporcionando a interação da comunidade acadêmica, pesquisadores, professores e estudantes, com empresários, consultores, contadores, administradores e demais profissionais atuantes na área da Gestão Estratégica de Custos.

Os professores do Curso de Ciências Contábeis, Andréia Cittadin e Manoel Vilsonei Menegali estão participando do evento acompanhados dos estudantes Maike Bodignon Mandelli e Thâmara Oliveira dos Santos (egressa).

A estudante Thâmara dos Santos apresentou o trabalho fruto de seu TCC "Reflexos da tecnologia de automação nos resultados econômicos de aviários integrados a uma empresa do ramo avícola".

Além das apresentações dos trabalhos, o evento terá ainda as palestras:

“Dialética Teoria e Prática na Investigação em Custos: Exemplos e Oportunidades”  com Paulo Sérgio Lima Pereira Afonso (Universidade do Minho) e “A Gestão de Custos no Estado de Santa Catarina” com Renato Dias Marques de Lacerda (Secretário de Estado da Fazenda de SC).

Os participantes terão a oportunidade de assistir a cases, como:

Caso Prático 1 – Método UEP aplicado ao custeio da produção na Aurora Alimentos com Odirlei Mees (Cooperativa Central Aurora Alimentos – Setor Custos)  e Valerio Allora (Tecnosul Consulting Ltda. – Sócio-Diretor)

Caso Prático 2 – Sistemas de Custos X Estrutura Organizacional – Wilson José Watzko (WEG S.A. – Diretor de Controladoria)

Caso Prático 3 – O Custo da Logística – Christian Radloff

Por: Milla Lucia Ferreira Guimarães 16 de novembro de 2017 às 14:26
Compartilhar Comente

Conhecimento e integração marcam semana no curso de Ciências Contábeis

Conhecimento e integração marcam semana no curso de Ciências Contábeis
Foram desenvolvidos quatro eventos buscando trazer melhorias na qualidade do ensino Mais imagens

A semana está sendo movimentada por muito aprendizado e troca no curso de Ciências Contábeis. Os acadêmicos participaram de quatro eventos que buscaram além de ensinar, promover a integração entre as turmas e professores.

Conhecer para preservar

Na última segunda-feira (06/11) os acadêmicos da 4ª fase participaram da exposição 6º Conhecer para Preservar. O encontro buscou construir novas ideias sócio ambientais e sensibilizar a comunidade quanto a importância de aliar a sociedade e a natureza.

Durante o encontro, foram apresentados os trabalhos das turmas 1 e 2 da disciplina Contabilidade, Meio Ambiente e Responsabilidade Social, que completaram a temática trazendo também reflexões sobre hábitos de consumo na contemporaneidade, a partir da realidade local e regional.

Já os acadêmicos da primeira à quarta fases participaram do Seminário Interdisciplinar Orientado. Ele tem o objetivo de proporcionar desenvolvimentos educacionais, técnico-científicas, culturais e profissionais, visando a aquisição e ampliação de conhecimentos, habilidades e atitudes. O seminário também busca estimular a leitura, a produção textual e oportunizar a exposição dos trabalhos sobre o tema.

A busca pelo conhecimento continua

Durante toda a semana o curso também está realizando a 2ª Semana de Práticas Específicas de Estágio e a 2ª Etapa de Orientações Metodológicas. Nos encontros voltados ao estágio, estão sendo desenvolvidas ações para consolidar e estimular a prática. Os estudantes da quinta e oitava fase estão participando de palestras e recebendo orientações.

Já os alunos da nona fase estão dando mais um passo em direção ao futuro profissional, na Etapa de Orientações Metodológicas, onde são reforçados os aspectos relativos a elaboração e apresentação do TCC e questões de oratória e postura.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de novembro de 2017 às 13:50
Compartilhar Comente