Ciências Contábeis

VISITA TÉCNICA À ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE ABADEUS (4ª E 5ª FASE)

Ontem (07/12/23) os estudantes da 4ª e 5ª fase do Curso de Ciências Contábeis da Unesc conheceram a Associação Beneficente ABADEUS localizada em Criciúma. Acompanhados pelos professores Luan Philippi Machado e Sérgio Mendonça da Silva, os estudantes conheceram as instalações da entidade e durante a visita o gestor de inovação Maicon Canever, apresentou por meio de vídeo e palestra os programas e projetos desenvolvidos pela ABADEUS. Essa visita técnica, que está relacionada à Disciplina de Estágio de Práticas Contábeis I, contribui para que os estudantes relacionem a função do contador na prática contábil de destinação de tributos às organizações da sociedade civil (OSC).

A coordenação do Curso de Ciências Contábeis agradece a Sra Shirlei Monteiro (Diretora Executiva da ABADEUS) e Maicon Canever (Gestor de Inovação da ABADEUS)

08 de dezembro de 2023 às 14:39
Compartilhar Comente

CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANO

Dia 06.12.23 coordenação e professores do Curso de Ciências Contábeis da Unesc reservaram um momento para a confraternização de final de ano.

Em sua fala, a coordenadora do curso, professora Andréia Cittadin, “agradece o comprometimento de todos/as com o processo formativo dos nossos estudantes, que refletiu em excelentes resultados neste ano: Enade 4, 44% de aprovação no Exame de Suficiência e 10 lugar no RUF e finaliza dizendo que todas as conquistas obtidas em 2023 se devem ao esforço individual e de cada um dos nossos professores e à nossa união”

08 de dezembro de 2023 às 14:34
Compartilhar Comente

PROJETO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO ““FACILITA CIDADÃO”

Em 2023 o Curso de Ciências Contábeis da Unesc, por meio de seu NDE criou o Projeto de Extensão intitulado “FACILITA CIDADÃO” que tem como disciplinas integrantes: Contabilidade e Organização do Profissional do Contador, Contabilidade, Legislação trabalhista e Previdenciária, Contabilidade Tributária I, Análise Financeira e de Investimentos, Contabilidade Tributária II e Contabilidade Tributária III.

A justificativa do projeto transcorre pela necessidade de a sociedade desejar que as instituições públicas alinhem suas ações para objetivos de seu interesse, implementação dos serviços de prestação de serviços públicos com agilidade, simplificação e respeito, para a melhoria constante do atendimento aos cidadãos.

Cabe salientar que o Projeto de Extensão “FACILITA CIDADÃO” está vinculado ao Programa de Extensão em Gestão Contábil (PEGC) e por esta razão é alinhado com seus objetivos de apoiar pessoas de baixo poder aquisitivo, Sociedades civis sem fins lucrativos, Microempreendedor Individual (MEI), Micro e Pequenas empresas e Produtores Rurais, sem acesso as orientações básicas da Contabilidade.

A partir do objetivo do PEGC outras tantas iniciativas para além das orientações de acesso e uso do Gov.BR poderão ser incluídas no Projeto de Extensão “FACILITA CIDADÃO”, tais como: oferta de cursos de capacitação na área financeira com intuito de oportunizar competências demandadas pelo mundo do trabalho; desenvolver ações que englobam a gestão financeira e fiscal das empresas e organizações civis sem fins lucrativos; informar o cidadão sobre os direitos trabalhistas; sobre tributos, entre outros assuntos.

Entre os dias 27 de novembro e 01 de dezembro de 2023 os professores Luan Philippe Machado e Patriele de Faveri Fontana desenvolveram ações relacionadas ao Projeto Faciliata Cidadão dentro e fora do Campus da Unesc envolvendo alunos de várias fases ligadas às disciplinas que integram o projeto.

Confiram as imagens

06 de dezembro de 2023 às 07:44
Compartilhar Comente

XII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (SIC)

O Curso de Ciências Contábeis da Unesc realizou no dia 30 de novembro de 2023 a XII Edição do Salão de Iniciação Científica (SIC) integrado entre 1ª e 6ª fase do curso. O SIC é um dos eventos que evidencia a prática da interdisciplinaridade dos estudantes do Curso de Ciências Contábeis e busca a aproximação da teoria aprendida em sala de aula com o cotidiano empresarial. Esse evento vai além da indissociabilidade entre ensino e pesquisa, visto que os acadêmicos ampliam suas redes de relacionamento com empresários da região por conta do desenvolvimento desse estudo. Outro aspecto interessante do SIC é a presença de estudantes egressos do curso como avaliadores externos dos trabalhos apresentados. Nesta edição, os organizadores do SIC, convidaram os estudantes egressos Gabriel Zapelini da Silva, Heloisa Brolesi, Igor Machado Marcello Lariane dos Santos da Silva, Michele Mazzorana, Gabriela Junkes, Naissa Meneghel Saccon e a convidada externa Gabriela Santos.

Foram expostos um total de 17 posteres onde os estudantes da 1ª Fase apresentaram trabalhos baseados no tema “Práticas contemporâneas de gestão para contadores”, sob a coordenação da professora Ana Paula Silva dos Santos e os estudantes da 6ª Fase apresentaram trabalhos baseados no tema “Governança nas Empresas Familiares” sob a coordenação do professor Sérgio Mendonça da Silva.

A coordenação do Curso de Ciências Contábeis parabeniza todos os acadêmicos envolvidos e agradece os avaliadores convidados.

04 de dezembro de 2023 às 20:17
Compartilhar Comente

CONTABILIZANDO NATAL DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC

Para fechar o balanço geral de aprendizagem e experiências desenvolvidas na Graduação Multi em 2023, os professores e acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, concluíram na noite de terça-feira (28/11), a 21ª edição da campanha “Contabilizando Natal”, que visa arrecadar brinquedos para alegrar o natal das crianças do Bairro da Juventude.

Os elos entre os acadêmicos, professores e os alunos da instituição foram as cartinhas encaminhadas para a coordenação do curso. No papel as crianças registraram dicas de possíveis presentes que a criançada gostaria de ganhar.

“Além da formação técnica e científica, nós, coordenadores e docentes, buscamos desenvolver juntos com os estudantes a visão de solidariedade, do compromisso com o próximo e do exercício da própria cidadania. A contabilidade vai além dos números, dos relatórios, ela tem esse aspecto social também. Esse projeto fecha com chave de ouro o nosso trabalho neste ano letivo e reforça a nossa tradição comunitária”, avaliou a coordenadora do curso, Andréia Citadin.

A celebração realizada no palco do Quintas Culturais no Bloco XXI, foi abrilhantada pelas crianças do Coral “Vozes da Esperança”, do Bairro, com as cantorias de músicas natalinas e com a presença do Papai Noel. Durante o evento foram distribuídos deliciosos picolés, doados por duas acadêmicas. A atividade tem a organização de toda a comunidade acadêmica, envolvendo professores, bolsistas, extensionistas, Centro Acadêmico (CA) e a Atlética “Caixa Forte”.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de dezembro de 2023 às 20:01
Compartilhar Comente