Ciências Contábeis

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Professores e estudante participam do XXIV Congresso de Custos

Esta acontecendo em Florianópolis o principal evento ligado à área de custos empresariais do Brasil: o XXIV Congresso Brasileiro de Custos. 

O evento é, também, o principal divulgador da produção técnico-científica da especialidade e áreas afins, proporcionando a interação da comunidade acadêmica, pesquisadores, professores e estudantes, com empresários, consultores, contadores, administradores e demais profissionais atuantes na área da Gestão Estratégica de Custos.

Os professores do Curso de Ciências Contábeis, Andréia Cittadin e Manoel Vilsonei Menegali estão participando do evento acompanhados dos estudantes Maike Bodignon Mandelli e Thâmara Oliveira dos Santos (egressa).

A estudante Thâmara dos Santos apresentou o trabalho fruto de seu TCC "Reflexos da tecnologia de automação nos resultados econômicos de aviários integrados a uma empresa do ramo avícola".

Além das apresentações dos trabalhos, o evento terá ainda as palestras:

“Dialética Teoria e Prática na Investigação em Custos: Exemplos e Oportunidades”  com Paulo Sérgio Lima Pereira Afonso (Universidade do Minho) e “A Gestão de Custos no Estado de Santa Catarina” com Renato Dias Marques de Lacerda (Secretário de Estado da Fazenda de SC).

Os participantes terão a oportunidade de assistir a cases, como:

Caso Prático 1 – Método UEP aplicado ao custeio da produção na Aurora Alimentos com Odirlei Mees (Cooperativa Central Aurora Alimentos – Setor Custos)  e Valerio Allora (Tecnosul Consulting Ltda. – Sócio-Diretor)

Caso Prático 2 – Sistemas de Custos X Estrutura Organizacional – Wilson José Watzko (WEG S.A. – Diretor de Controladoria)

Caso Prático 3 – O Custo da Logística – Christian Radloff

Postado por: Milla Lucia Ferreira Guimarães 16 de novembro de 2017 às 14:26
Compartilhar Comente

Conhecimento e integração marcam semana no curso de Ciências Contábeis

Conhecimento e integração marcam semana no curso de Ciências Contábeis
Foram desenvolvidos quatro eventos buscando trazer melhorias na qualidade do ensino Mais imagens

A semana está sendo movimentada por muito aprendizado e troca no curso de Ciências Contábeis. Os acadêmicos participaram de quatro eventos que buscaram além de ensinar, promover a integração entre as turmas e professores.

Conhecer para preservar

Na última segunda-feira (06/11) os acadêmicos da 4ª fase participaram da exposição 6º Conhecer para Preservar. O encontro buscou construir novas ideias sócio ambientais e sensibilizar a comunidade quanto a importância de aliar a sociedade e a natureza.

Durante o encontro, foram apresentados os trabalhos das turmas 1 e 2 da disciplina Contabilidade, Meio Ambiente e Responsabilidade Social, que completaram a temática trazendo também reflexões sobre hábitos de consumo na contemporaneidade, a partir da realidade local e regional.

Já os acadêmicos da primeira à quarta fases participaram do Seminário Interdisciplinar Orientado. Ele tem o objetivo de proporcionar desenvolvimentos educacionais, técnico-científicas, culturais e profissionais, visando a aquisição e ampliação de conhecimentos, habilidades e atitudes. O seminário também busca estimular a leitura, a produção textual e oportunizar a exposição dos trabalhos sobre o tema.

A busca pelo conhecimento continua

Durante toda a semana o curso também está realizando a 2ª Semana de Práticas Específicas de Estágio e a 2ª Etapa de Orientações Metodológicas. Nos encontros voltados ao estágio, estão sendo desenvolvidas ações para consolidar e estimular a prática. Os estudantes da quinta e oitava fase estão participando de palestras e recebendo orientações.

Já os alunos da nona fase estão dando mais um passo em direção ao futuro profissional, na Etapa de Orientações Metodológicas, onde são reforçados os aspectos relativos a elaboração e apresentação do TCC e questões de oratória e postura.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 09 de novembro de 2017 às 13:50
Compartilhar Comente

Espaço do Diretório Acadêmico Luca Pacioli é reinaugurado

Na noite de terça-feira (7/11) ocorreu a reinauguração do espaço do Diretório Acadêmico Luca Pacioli, localizado no 2º PIso, entre os blocos N e O. O espaço foi ampliado e totalmente repaginado oferecendo aos alunos e professores maior comodidade para encontros e bate-papos.

Na ocasião, estudantes e professores foram acarinhados com um delicioso coquetel e muita alegria!

Parabéns para equipe gestora do Diretório Acadêmico Luca Pacioli pela iniciativa!

Postado por: Milla Lucia Ferreira Guimarães 08 de novembro de 2017 às 16:51
Compartilhar Comente

Orientações Metodológicas para Trabalho de Conclusão de Curso (OMT)

Neste semana está em curso a 2ª etapa de "Orientações Metodológicas para Trabalho de Conclusão de Curso (OMT)" para os alunos da 9ª fase do Curso de Ciências Contábeis.

Na OMT os estudantes tem a oportunidade de aprimorar os conhecimentos teóricos e metodológicos iniciados na disciplina "Elaboração Projeto de TCC" ministrada na 8ª fase.

Durante as atividades de OMT são reforçados aspectos relativos a elaboração e apresentação do TCC, bem como questões de oratória e postura perante a banca examinadora.

Postado por: Milla Lucia Ferreira Guimarães 08 de novembro de 2017 às 16:15
Compartilhar Comente

Semana de Práticas Específicas de Estágio (SPE)

O Curso de Ciências Contábeis está realizando a II Semana de Práticas Específicas de Estágio (SPE) deste semestre.

Várias atividades estão sendo realizadas com o objetivo de consolidar de forma concentrada e intensiva as práticas desenvolvidas duranteo semestre nas disciplinas de Estágio (5ª a 8ª fase), como por exemplo: palestra: Medicina e Segurança no Trabalho - O que o contador precisa saber?; palestra: Reforma trabalhista - O que realmente Mudou? ministrada pelo Dr. Elieser G. de Sá; palestra: Obrigações Acessórias com Rudimar Mariano (Receita Federal) e Orientações para apresentação da Análise de Informações Contábeis e Gerenciais de empresas listadas na B3, entre outras.

Participem!

 

Postado por: Milla Lucia Ferreira Guimarães 08 de novembro de 2017 às 16:03
Compartilhar Comente