Ciências Contábeis

Encerramento 9ª Gincana Recreativa e Cultural do Curso de Ciências Contábeis da UNESC

Ontem, dia 21 de setembro de 2018 aconteceu no Ginásio José Antônio Carrilho, a 9ª Gincana Recreativa e Cultural do Curso de Ciências Contábeis da UNESC e marcou de forma brilhante o encerramento das atividades da XXV Semana Acadêmica de Ciências Contábeis (17 a 21/09/2018). As três equipes formadas pelas fases do curso competiram em várias provas, programadas e surpresa, devidamente regulamentadas e desenvolvidas por uma Comissão Organizadora formada por professores, secretaria do curso e membros do Diretório Acadêmico do curso de Ciências Contábeis.

O evento contou com a Animador Lucas Henrique da Rosa de Melo e os jurados convidados, Alexandre Bristot Rocha, Presidente do Diretório Central do Estudantes (DCE), Carina Búrigo, Coordenadora Labinfo do Depto de TI, Lisiane Tuon,  Professora e Coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação (CER), Volmar Madeira, Professor e Coordenador dos Cursos de Tecnologia em Gestão e Uiara Francine Mariane, Secretária do Depto de Pós Graduação.

        EQUIPE 1         EQUIPE 2      EQUIPE 3
     1ª, 2ª, 3ª e 4ª fase     5ª, 6ª e 7ª fase     8ª e 9ª fase
         1245 pontos     1200 pontos    1220 pontos

A Comissão Organizadora da 9ª Gincana orientada pela coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unesc, professora Milla Lúcia Ferreira Guimarães parabeniza as três equipes pelo respeito e espírito de com petitividade percebidos antes, durante e após a gincana. Vocês são todos vencedores e geradores de muito orgulho e felicidade para a comunidade do curso de Ciências Contábeis e para a própria Unesc.

Parabéns para a Equipe 1 (azul) pela conquista do 1º lugar.

 

Coomissão Organizadora da 9ª Gincana Recreativa e Cultural do Curso de Ciências Contábeis da Unesc:

Sérgio Mendonça da Silva - Professor

Ana Paula Silva dos Santos - Professora

Manoel Vilsonei Menegali - Professor

Deivid Borges Paulino - Diretório Acadêmico

Denise Mendes Nunes - Diretório Acadêmico

Isadora da Silva Lemos - Diretório Acadêmico

Thais Piucco - Secretária do Curso

Raissa Furlaneto - Estagiária do Curso

Carolina Citadin Milanezi – Convidada PEGC

 

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 22 de setembro de 2018 às 12:47
Compartilhar Comente

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil
Oportunidade oferece 19 vagas até o dia 5 de outubro (Foto: Divulgação) Mais imagens

França, Espanha, México, Portugal, Uruguai e Perú. Os destinos são muitos e os estudantes da Unesc podem aproveitar o programa de Mobilidade Acadêmica para estudar fora do Brasil. As inscrições podem ser feitas no Escritório de Relações Internacionais até 5 de outubro, de segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e na sexta-feira das 8 às 12 horas. O espaço fica localizado na sala 1 do Bloco do Estudante e atende pelo telefone (48) 3431-2660.

A oportunidade oferece 19 vagas para os cursos: Arquitetura e Urbanismo, Administração, Comércio Exterior, Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Contábeis, Direito, Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Ciências Econômicas, Fisioterapia, Letras, Artes Visuais, Enfermagem, Geografia, História, Nutrição, Ciências Biológicas, Psicologia e Matemática.

Os estudantes selecionados iniciam os estudos no primeiro semestre de 2019. Confira os destinos e normas de participação clicando aqui.

Seleção

Para realizar a inscrição o candidato deve ter em mãos uma cópia do RG e do CPF, o histórico escolar original emitido pela Centac e preencher o cadastro no Escritório de Relações Internacionais.

O processo seletivo é realizado pela análise da média geral do histórico escolar do acadêmico e os estudantes selecionados são submetidos a um novo processor na Universidade de destino. O resultado final será divulgado em edital no portal Unesc no dia 9 de outubro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de setembro de 2018 às 18:32
Compartilhar Comente

Acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Unesc e as Leis de Incentivo Fiscal

Fundo Social foi o tema abordado no terceiro dia da XXV Semana Acadêmica do curso de Ciências Contábeis da Unesc, dia 19.08.19. Os quatro palestrantes convidados, Simone Geneves (SESI), Mariana Kadletz (INCENTIVE), Plácido Pizzetti (Contador) e Anézio Luiz de Souza “Nei” (Bairro Da Juventude) mediados pelo professor Manoel Vilsonei Menegali, colaboraram participando de uma jornada dupla, pois tivemos uma rodada no período da tarde e uma segunda rodada no período da noite. Como nas noites anteriores, o auditório estava lotado, pois os temas abordados trouxeram além do esclarecimento, uma provocação aos futuros contadores e também para aqueles que já atuam na área da contabilidade, em disseminar entre as empresas a prática da destinação de parte do imposto de renda para projetos sociais e culturais através das Leis de Incentivo Fiscal. De acordo com as apresentações dos palestrantes de ontem, as empresas podem direcionar até 9% do valor do imposto de renda para fundos de incentivo distribuídos da seguinte forma:

1% Lei de Incentivo ao Esporte

1% Fundo do Idoso

1% Fundo da Infância e Adolescência (FIA)

1% Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON)

1% Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS)

4% Lei Rouanet ou Lei do Audiovisual , de apoio a projetos culturais

A comunidade do curso de Ciências Contábeis da Unesc, representada pela coordenadora, professora Milla Lúcia Ferreira Guimarães, agradece profundamente a todos que participaram dessa jornada e em especial aos quatro queridos palestrantes, Simone, Mariana, Nei e Plácido.

Muito obrigado

 

Currículo dos Palestrantes:

SIMONE GENEVES (SESI): Administradora (UDESC/ESAG), Especialista em Liderança Estratégica (SOCIESC), Mestre em Administração pela UDESC/ESAG (ferramentas de Responsabilidade Social). Atua no SESI SC há mais de 10 anos, atuou nas áreas de Consultoria em Responsabilidade Corporativa e Relacionamento com o Mercado. Atualmente faz parte da equipe do Fundo Social, iniciativa institucional de articulação junto às indústrias catarinenses, para o fomento da cultura do uso dos mecanismos de incentivo fiscal no redirecionamento de recursos para o atendimento de lacunas socioculturais de Santa Catarina.

MARIANA KADLETZ:  Advogada, Produtora Cultural e sócia  da  Incentive, empresa que atua na área de projetos desde  2009 e, pela qual desenvolveu mais  de  60  projetos,  especialmente com o uso das leis  de  incentivo fiscal. Atualmente atende clientes em dez estados brasileiros. 

PLÁCIDO PIZZETTI:     Escritor. Sócio proprietário do Escritório Plácido Serviços Contábeis. Presidente do Rotary Club de Criciúma – biênio (2001-2002), associado desde 1996, agraciado com os Títulos Paul Harris e Safira. É membro da Academia Criciumense de Letras (ACIe) cadeira n. 33 e da Associação de dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESEG).Condecorado com o Título de Cidadão benemérito do Município de Criciúma. Faz parte do Conselho Consultivo da Instituição Bairro da Juventude; do Conselho Fiscal da Sociedade Recreativa Mampituba e do Conselho Superior da Associação Criciumense da Indústria e Comércio – ACIC. Participa semanalmente como convidado nos programas de debates da Rádio Som Maior FM de Criciúma e na TV Litoral Sul – Canal 20. Compositor de mais de 100 músicas já gravadas (letras e melodias)

ANÉZIO LUIZ DE SOUZA - NEI. Graduado em Educação Física; Especialista em Gestão Empresarial; Mestre em Administração com foco no Terceiro Setor; Diretor Técnico de Projetos no Bairro da Juventude. 

 

Vejam as imagens

 

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 20 de setembro de 2018 às 09:03
Compartilhar Comente

Os estudantes do curso de Ciências Contábeis da Unesc e a “Contabilidade do Futuro"

Ontem, dia 18 de setembro de 2018, estudantes, professores, bolsistas, colaboradores e convidados lotaram o auditório Ruy Hülse para o segundo dia da XXV Semana Acadêmica do curso de Ciências Contábeis da Unesc. O evento de ontem aconteceu por meio de uma mesa redonda mediada pelo professor Cleyton de Oliveira Ritta, e o tema abordado foi a “Contabilidade do Futuro". Para falar deste tema a Comissão Organizadora da XXV Semana Acadêmica convidou Adriano Ferreira, que representou a Empresa Thomson Reuters e  Allan Jonson Piccini que representou a Empresa Betha Sistemas. Pela concentração e atenção dos estudantes presentes no evento observou-se o quão relevante é o tema abordado na noite de ontem, pois os palestrantes ponturam aspectos que induzem os estudantes a projetarem o seu futuro nesta vasta área da contabilidade. 

Ao final no evento foram sorteados entre os estudantes presentes vários brindes ofertados pela Comissão Organizadora, pelos parceiros e pelas Empresas Thomson Reuters e Betha Sistemas. O Diretório Acadêmico (DA), representado pelo Presidente Deivid Borges Paulino também sorteou cinco carteirinhas de estudantes.

Aconteceu também no início do evento, a apresentação musical de uma das equipes da 9ª Gincana para cumprir com a Prova Musical.

Confiram nas imagens

 

A Coordenação do curso e a Comissão Organizadora da XXV Semana Acadêmica do curso de Ciências Contábeis agradece a todos que participaram desse evento, e em especial aos profissionais das Empresas Thomson Reuters e Betha Sistemas.

Muito obrigado

 

Segue abaixo currículo do envolvidos nesta mesa redonda:

Professor Doutor Cleyton de Oliveira Ritta, Contador, Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau- FURB, Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Especialista em Contabilidade Gerencial (UNISUL); líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Gestão Organizacional (NEGEO).
Allan Jonson Piccini: Representando a Empresa Betha Sistemas. Bacharel em Ciências Contábeis; Especialista em Contabilidade Pública (UNISUL) e em Gestão de Finanças Públicas (UNISUL); Mestre em Ciências Contábeis  pela FUCAPE Business School); Certified Professional for Requirements Engineering (IREB/ABRAMTI). Possui 13 anos de experiência em desenvolvimento de soluções para Contabilidade e Finanças Públicas. Especialista de produtos na Estratégia de Produtos Contábil (Betha Sistemas). Membro convidado do GTCON/STN. Pesquisador na área de Contabilidade e Finanças Públicas. Professor de cursos de pós-graduação.
Adriano Ferreira: Representando a Empresa Thomson Reuters. formado em Ciências da Computação (UNESC) e Teologia (pela Centro Universitário da Grande Dourados). Especialista em Educação à Distância pela Universidade Católica Dom Bosco. De 2003 a 2016 gerenciou o Centro de Treinamento da empresa Domínio Sistemas, adquirida pela Thomson Reuters em 2016, quando assumiu a função de Gerente de Marketing. 

Por: Sérgio Mendonça Da Silva 19 de setembro de 2018 às 10:13
Compartilhar Comente

Unesc é sede de reunião descentralizada do Conselho Estadual de Cultura

Unesc é sede de reunião descentralizada do Conselho Estadual de Cultura
Encontro ocorreu nesta terça-feira com a presença de lideranças da área (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Preservação do patrimônio, implantação do Sistema Estadual de Cultura e mecanismos de financiamento da cultura, estiveram entre os assuntos debatidos na tarde desta terça-feira (18/9) na Unesc, durante a reunião descentralizada do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina. O encontro reuniu estudantes, professores, artistas e gestores culturais que tiraram dúvidas e expuseram seus problemas e necessidades aos representantes do Conselho Estadual de Cultura, realizadores da reunião.

O presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marcondes Marchetti, afirma que a cultura é componente fundamental da vida e da cidadania. Segundo ele, Criciúma já foi polo cultural na região e em Santa Catarina e tem que retomar essa condição. “Algumas iniciativas podem ser rapidamente deflagradas, como a liberação dos recursos orçamentários que estão previstos para o Fundo Municipal de Cultura, que se propõe a realizar o edital municipal de cultura. Por meio desse edital será possível detectar ações dentro da economia criativa e do empreendedorismo cultural que vem dando um belo exemplo”, afirma. Marchetti citou ainda, a criação da lei do mecenato como uma alternativa para o financiamento de projetos culturais.

Marchetti ainda falou sobre as características do Sul do Estado quando o assunto é cultura. De acordo com o presidente do Conselho, o Sul se destaca pela dinâmica e diversidade de trabalhos. Ele elogiou a iniciativa do pagamento de cachê cultural em eventos como o Unesc em Dança. “Acabei de saber que no Unesc em Dança, todos os artistas recebem cachê. Isso é importante e contém a organização econômica do processo. Ações assim permitem que o artista trabalhe, receba e possa construir sua carreira”. 

A reunião descentralizada foi incluída na programação da 25ª Semana Acadêmica de Ciências Contábeis da Unesc e trouxe ainda, apresentações artísticas e culturais; painéis sobre “Mecenato Municipal e Estadual: Mecanismos de Financiamento da Cultura”, com o membro do Conselho Estadual de Cultura Marcelo Seixas; sobre “Preservação do Patrimônio e da Passagem Cultural”, com a conselheira estadual de Cultura Betina Adams; entrega da Carta Aberta do Fórum Dança Sul de Santa Catarina; apresentação do Mapacultural.SC; debate sobre a implantação do Sistema Estadual de Cultura. O evento encerra com um ensaio aberto do Coral Unesc.

O encontro contou com a participação do presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Serginho Zappelini; do presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma, Ismail Ahmad; do presidente da Amrec, Hélio Cesa; da assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Sheila Martignago Saleh; da coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Universidade, Milla Lúcia Guimarães; da coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig e do produtor cultural do Setor de Arte e Cultura da Universidade e representante do conselho, Maxwell Sandeer Flor.  

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 18 de setembro de 2018 às 17:45
Compartilhar Comente