Planejamento Institucional

Planejamento Estratégico do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico - PPGDS

Planejamento Estratégico do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico - PPGDS
Mais imagens

Nos dias 11 e 13 de fevereiro de 2020, os docentes e acadêmicos bolsistas do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) se reuniram para a quarta reunião de Planejamento Estratégico do Programa. Com base no diagnóstico realizado previamente e na análise dos dados internos e externos apresentados acerca do Programa, foram construídos os projetos estratégicos com o propósito de alcançar os objetivos estratégicos do PPGDS. O planejamento foi mediado pelos profissionais do Setor de Planejamento Institucional – Seplan.

17 de fevereiro de 2020 às 14:19
Compartilhar Comente

Professores e técnicos-administrativos participam da etapa de definição de ações do PDI

Professores e técnicos-administrativos participam da etapa de definição de ações do PDI
Reuniões ocorreram com grupos nos períodos vespertino e noturno (Fotos: Mayara Cardoso e Milena Nandi) Mais imagens

Os debates e reflexões sobre a Unesc do amanhã continuam em plena atividade. Durante a tarde e a noite desta segunda-feira (18/11), professores, gestores e técnicos-administrativos estiveram reunidos para mais uma etapa do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional). Desta vez, o foco foi a socialização dos resultados do diagnóstico e o levantamento de ações para os 12 eixos estratégicos elencados durante os encontros do PDI que envolveram professores, funcionários, estudantes do Colégio Unesc e dos cursos de graduação, de Mestrado e Doutorado e a comunidade externa.

O PDI é uma iniciativa da Reitoria da Universidade, executada pelo Seplan (Setor de Planejamento Institucional). Iniciado de 2018, promove diálogos sobre o futuro da Universidade, com um planejamento a ser traçado até 2023. Na primeira etapa, mais de mil pontos foram elencados. Na segunda, 26 eixos temáticos foram selecionados e propostos para debate e fomento de ideias. A partir dos 26 eixos, 12 foram consolidados e nesta segunda e quarta-feira (18 e 20/11) serão o foco dos trabalhos que terão, além dos colaboradores, a participação de acadêmicos (de maneira presencial e online, na quarta-feira).

Os eixos trabalhados pelo PDI nesta semana tratam dos assuntos: políticas para o ensino de graduação e para pesquisa e pós-graduação, internacionalização, meio ambiente e valores humanos, extensão, avaliação institucional, inovação, responsabilidade social, gestão, infraestrutura, sustentabilidade financeira e captação de recursos, políticas de atenção ao estudante e educação inclusiva. A partir dos eixos definidos, seus objetivos e metas, a Unesc passará a elaborar as ações e prazos para que eles sejam atingidos.

Segundo a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, este é um momento de reflexão e ressignificação do trabalho desenvolvido. “Vocês estão aqui para ajudar a nossa Universidade a definir as ações que ela precisa adotar nos próximos cinco anos para que continue sendo a referência que ela é, tendo a possibilidade de ampliar o seu escopo e as contribuições tão significativas para o desenvolvimento da nossa região em todas as áreas do conhecimento. Todos, independentemente da função que exercem, podem e devem se posicionar para contribuir com a nossa Unesc. Cada um de nós constrói todos os dias a Universidade que queremos”, afirmou a reitora, agradecendo pela colaboração dos professores e técnicos-administrativos.

Posteriormente, Luciane socializou os resultados do diagnóstico do PDI e revelou que os professores também poderão se manifestar nos eixos que não participaram por meio dos grupos, deixando as contribuições por meio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

O vice-reitor, Daniel Preve, destacou que a gestão universitária optou por um PDI participativo por entender que é a melhor maneira de construir um projeto para a Instituição “O PDI poderia ter várias metodologias para ser desenvolvido, mas optamos por esta que inclui todos os integrantes da comunidade acadêmica. É um desafio, mas sabemos que dar oportunidade para que todos participem dos debates é o melhor caminho para definirmos os rumos da nossa Universidade”.

Após o encontro com a Reitoria da Unesc, no Auditório Ruy Hülse, os colaboradores se dividiram em 12 grupos, coordenados por professores e gestores das áreas relacionadas aos temas. Nesta segunda-feira, os trabalhos ocorreram em salas de aula dos blocos R1 e R2 e todas as ações propostas foram cadastradas em um template.

Ensino de graduação e pós em debate

As atividades do PDI ocorrem durante o recesso acadêmico de três dias, e incluirão ainda a análise e discussão nesta terça e quarta (19 e 20/11), do ensino de graduação e pós-graduação.

A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, salientou a importância do recesso acadêmico para o alinhamento de ações para o desenvolvimento da Instituição. “Além de todo o movimento provocado pelo PDI, pensamos em uma programação voltada para as questões de ensino e para a pós-graduação. Todos os pesquisadores e coordenadores dos PPGs têm um encontro terça e quarta pela manhã pensando no planejamento da pós-graduação. Para os demais professores, terça à tarde e à noite, haverá uma programação voltada para o Programa de Inovação Curricular e Pedagógica e para o Projeto Pedagógico Institucional”, comenta.

Nesta terça-feira durante o período vespertino, os professores participarão de um painel de socialização e aprofundamento da discussão sobre inovação curricular e pedagógica e sobre o momento atual e direcionamento futuro.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 18 de novembro de 2019 às 22:17
Compartilhar Comente

Planejamento Estratégico do Departamento de Desenvolvimento Humano - DH

Os colaboradores do Departamento de Desenvolvimento Humano – DDH - se reuniram com a coordenadora do setor de Planejamento Institucional Prof.ª Dra. Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias para dar início ao Planejamento Estratégico do setor. Antes do encontro presencial, foi encaminhada pesquisa para todos os funcionários do DDH para realizar o diagnóstico acerca do Setor. No encontro do dia 16/04, os dados resultantes da pesquisa foram trabalhados coletivamente e, desse processo, construídas a Missão e Visão de Futuro e propostas de ações para o diagnóstico do ambiente realizado. A partir dos grupos de trabalho farão seus projetos os quais serão apresentados no próximo encontro, dia 06 de maio.

Por: Diana Ghisi Daniel 17 de abril de 2019 às 14:18
Compartilhar Comente

Planejamento Estratégico do Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - PPGCEM

Planejamento Estratégico do Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - PPGCEM
Mais imagens

No dia 04 de abril de 2019, os docentes e alunos bolsistas do Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) se reuniram para a primeira reunião de Planejamento Estratégico do Programa. Com base no diagnóstico realizado previamente e na análise dos dados apresentados dos dados interno do Programa e externos, foram construídas a missão e visão de futuro do PPGCEM. Além disso foi validado o diagnóstico do ambiente já segmentados por temáticas para, na segunda etapa, serem construídos os projetos estratégicos.

Por: Diana Ghisi Daniel 08 de abril de 2019 às 15:07
Compartilhar Comente

Planejamento Estratégico do Programa de Pós-graduação em Direito - PPGD

Planejamento Estratégico do Programa de Pós-graduação em Direito - PPGD
Mais imagens

No dia 26 de fevereiro de 2019, os docentes e alunos bolsistas do Programa de Pós-graduação em Direito se reuniram juntamente com a Coordenadora do Setor de Planejamento Institucional – SEPLAN - para realizarem a primeira reunião de 2019 para construção do planejamento estratégico do Programa.

Na reunião, foi apresentada a metodologia a ser adotada e dados internos do PPG, bem como dados de oferta nacional de Programas em Direito. Em um segundo encontro que aconteceu no dia 13 de março, foram apresentados os resultados da pesquisa aplicada aos docentes, estudantes e bolsistas. Com base nesse diagnóstico foram construídas a missão e visão de futuro do PPGD e validado o diagnóstico do ambiente. No terceiro encontro realizado no dia 27 de abril, foram apresentados os objetivos do programa e trabalhado o projeto de Inserção Social de forma coletiva.

Por: Diana Ghisi Daniel 08 de abril de 2019 às 15:04
Compartilhar Comente