Planejamento Institucional

Planejamento Estratégico do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico - PPGDS

Planejamento Estratégico do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico - PPGDS
Mais imagens

Nos dias 11 e 13 de fevereiro de 2020, os docentes e acadêmicos bolsistas do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) se reuniram para a quarta reunião de Planejamento Estratégico do Programa. Com base no diagnóstico realizado previamente e na análise dos dados internos e externos apresentados acerca do Programa, foram construídos os projetos estratégicos com o propósito de alcançar os objetivos estratégicos do PPGDS. O planejamento foi mediado pelos profissionais do Setor de Planejamento Institucional – Seplan.

17 de fevereiro de 2020 às 14:19
Compartilhar Comente

Professores e técnicos-administrativos participam da etapa de definição de ações do PDI

Professores e técnicos-administrativos participam da etapa de definição de ações do PDI
Reuniões ocorreram com grupos nos períodos vespertino e noturno (Fotos: Mayara Cardoso e Milena Nandi) Mais imagens

Os debates e reflexões sobre a Unesc do amanhã continuam em plena atividade. Durante a tarde e a noite desta segunda-feira (18/11), professores, gestores e técnicos-administrativos estiveram reunidos para mais uma etapa do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional). Desta vez, o foco foi a socialização dos resultados do diagnóstico e o levantamento de ações para os 12 eixos estratégicos elencados durante os encontros do PDI que envolveram professores, funcionários, estudantes do Colégio Unesc e dos cursos de graduação, de Mestrado e Doutorado e a comunidade externa.

O PDI é uma iniciativa da Reitoria da Universidade, executada pelo Seplan (Setor de Planejamento Institucional). Iniciado de 2018, promove diálogos sobre o futuro da Universidade, com um planejamento a ser traçado até 2023. Na primeira etapa, mais de mil pontos foram elencados. Na segunda, 26 eixos temáticos foram selecionados e propostos para debate e fomento de ideias. A partir dos 26 eixos, 12 foram consolidados e nesta segunda e quarta-feira (18 e 20/11) serão o foco dos trabalhos que terão, além dos colaboradores, a participação de acadêmicos (de maneira presencial e online, na quarta-feira).

Os eixos trabalhados pelo PDI nesta semana tratam dos assuntos: políticas para o ensino de graduação e para pesquisa e pós-graduação, internacionalização, meio ambiente e valores humanos, extensão, avaliação institucional, inovação, responsabilidade social, gestão, infraestrutura, sustentabilidade financeira e captação de recursos, políticas de atenção ao estudante e educação inclusiva. A partir dos eixos definidos, seus objetivos e metas, a Unesc passará a elaborar as ações e prazos para que eles sejam atingidos.

Segundo a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, este é um momento de reflexão e ressignificação do trabalho desenvolvido. “Vocês estão aqui para ajudar a nossa Universidade a definir as ações que ela precisa adotar nos próximos cinco anos para que continue sendo a referência que ela é, tendo a possibilidade de ampliar o seu escopo e as contribuições tão significativas para o desenvolvimento da nossa região em todas as áreas do conhecimento. Todos, independentemente da função que exercem, podem e devem se posicionar para contribuir com a nossa Unesc. Cada um de nós constrói todos os dias a Universidade que queremos”, afirmou a reitora, agradecendo pela colaboração dos professores e técnicos-administrativos.

Posteriormente, Luciane socializou os resultados do diagnóstico do PDI e revelou que os professores também poderão se manifestar nos eixos que não participaram por meio dos grupos, deixando as contribuições por meio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

O vice-reitor, Daniel Preve, destacou que a gestão universitária optou por um PDI participativo por entender que é a melhor maneira de construir um projeto para a Instituição “O PDI poderia ter várias metodologias para ser desenvolvido, mas optamos por esta que inclui todos os integrantes da comunidade acadêmica. É um desafio, mas sabemos que dar oportunidade para que todos participem dos debates é o melhor caminho para definirmos os rumos da nossa Universidade”.

Após o encontro com a Reitoria da Unesc, no Auditório Ruy Hülse, os colaboradores se dividiram em 12 grupos, coordenados por professores e gestores das áreas relacionadas aos temas. Nesta segunda-feira, os trabalhos ocorreram em salas de aula dos blocos R1 e R2 e todas as ações propostas foram cadastradas em um template.

Ensino de graduação e pós em debate

As atividades do PDI ocorrem durante o recesso acadêmico de três dias, e incluirão ainda a análise e discussão nesta terça e quarta (19 e 20/11), do ensino de graduação e pós-graduação.

A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, salientou a importância do recesso acadêmico para o alinhamento de ações para o desenvolvimento da Instituição. “Além de todo o movimento provocado pelo PDI, pensamos em uma programação voltada para as questões de ensino e para a pós-graduação. Todos os pesquisadores e coordenadores dos PPGs têm um encontro terça e quarta pela manhã pensando no planejamento da pós-graduação. Para os demais professores, terça à tarde e à noite, haverá uma programação voltada para o Programa de Inovação Curricular e Pedagógica e para o Projeto Pedagógico Institucional”, comenta.

Nesta terça-feira durante o período vespertino, os professores participarão de um painel de socialização e aprofundamento da discussão sobre inovação curricular e pedagógica e sobre o momento atual e direcionamento futuro.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 18 de novembro de 2019 às 22:17
Compartilhar Comente

Escola de Gestores debate Gestão da Avaliação Institucional

Escola de Gestores debate Gestão da Avaliação Institucional
Encontro reuniu gestores da Universidade na sala de reuniões da reitoria (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

O Auditório Edson Rodrigues da Unesc foi palco, nesta segunda-feira (9/9), de mais uma edição da Escola de Gestores. O 5º módulo do Programa de Aperfeiçoamento e Capacitação de Gestores de 2019 teve como temática “A Avaliação Institucional como ferramenta de governança”, ministrada pelo mentor Thiago Henrique Almino Francisco.

O encontro tem o objetivo de oferecer a comunidade interna a oportunidade de rever e aprender novos conceitos que são utilizados na Unesc. “É um momento de ampliar as nossas aplicações e trabalhos dentro da Instituição e melhorar as práticas da Universidade”, coloca a coordenadora da Egest (Escola de Gestores), Maria Aparecida Mello.

De acordo com Francisco, em aspectos gerais, a avaliação regula os movimentos da Universidade. “A avaliação produz informações para a Universidade e serve como um instrumento de gestão, pois, a partir dela, podemos promover perspectivas, avaliar as oportunidades, observar os cenários e promover as mudanças institucionais”, explica.

Na Unesc as avaliações são realizadas semestralmente e englobam todos os projetos institucionais. No encontro desta segunda-feira, os participantes ainda contaram com atividades em grupo e interativas.

Cronograma dos próximos encontros da capacitação

23/9 – Módulo 7 – Gestão de Comunicação e Marketing;

29/10 – Módulo 8 – Gestão da Educação Inclusiva;

19/11 – Módulo 9 – Projeto (Há) Gente da Cultura de Paz.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 09 de setembro de 2019 às 18:46
Compartilhar Comente

Alunos de Mestrado e Doutorado colaboram com o Plano de Desenvolvimento Institucional

Alunos de Mestrado e Doutorado colaboram com o Plano de Desenvolvimento Institucional
Encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (Fotos: Marvin Fortes) Mais imagens

Os estudantes dos PPGs (Programas de Pós-Graduação) da Unesc também estão contribuindo com a elaboração do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional). Na manhã desta terça-feira (13/8), os alunos de Mestrado e Doutorado estiveram reunidos para debater eixos temáticos e dar sugestões para a Universidade dos próximos cinco anos. O PDI é uma iniciativa da Reitoria da Universidade, executada pelo Seplan (Setor de Planejamento Institucional).

“O Plano de Desenvolvimento Institucional é um espaço para quem vive o dia a dia da Universidade contribuir para o futuro em conjunto. Os primeiros momentos deste movimento estão sendo ricos, com uma ampla socialização de conhecimento e de experiências. Assim, começamos a ter um norte, para onde vamos e como seguiremos elevando a excelência de nossa Unesc”, afirma a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

O encontro marcou o encerramento da etapa de coleta de dados com a participação de professores, alunos e funcionários da Unesc e do Colégio Unesc e de pessoas da comunidade. Todas as contribuições serão compiladas e analisadas, colaborando para o desenvolvimento do PDI. O resultado será apresentado para todos os grupos participantes.

Entre os 26 eixos propostos, os alunos do Mestrado e do Doutorado refletiram sobre temas com os quais mais tinham afinidade. No encontro desta terça-feira, os diálogos foram realizados a partir de eixos como Meio Ambiente e Valores Humanos; Inovação; Comunicação e Divulgação Externa e Interna; Internacionalização e Mobilidade Acadêmica; Captação de Recursos e Prestação de Serviços; Diversidade e Cultura de Paz e Pesquisa, Políticas de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu.

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, explicou que o movimento do PDI iniciou em novembro de 2018, primeiramente com uma sensibilização e construção dos eixos para verificar o que há de mais importante a ser trabalhado. A partir daí, iniciaram-se os encontros, para a elaboração do diagnóstico. “É muito importante a participação de vocês nesse processo.  Só dessa forma de democrática é que iremos construir um melhor documento que irá reger as nossas atividades”.

A coordenadora do Seplan, Almerinda Bianca Bez Batti Dias, explicou a dinâmica do encontro e afirmou que o objetivo é realizar um diagnóstico com a participação de todos os envolvidos no cotidiano da Universidade.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 13 de agosto de 2019 às 15:12
Compartilhar Comente

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente