Território Paulo Freire

Projeto de extensão “Jovem do Futuro” comemora atuação junto à comunidade

Projeto de extensão “Jovem do Futuro” comemora atuação junto à comunidade
Adolescentes receberam certificado de conclusão durante o evento (Foto: Divulgação) Mais imagens

Uma noite para comemorar os aprendizados e as ações da Unesc na comunidade. O encontro reuniu na noite desta quinta-feira (7/12) os participantes do projeto de extensão “Jovem do Futuro: Com Inserção ao Mundo Profissional”, que receberam os certificados pela atuação do segundo semestre de 2017 com a presença de seus familiares. Neste ano, o projeto desenvolveu as atividades no Colégio Irmã Edwirges, em Criciúma.

A professora do Colégio, Maria Dolores Denski, destaca a importância da atuação da Universidade junto aos jovens. “Consideramos muito valiosa as orientações recebidas em nossa escola. Percebemos que a atividade despertou a vontade de participar e estudar nos estudantes”.

O objetivo do projeto é levar aos alunos de escolas públicas do Território Paulo Freire (Grande Santa Luzia) orientação profissional, os inserindo no mercado de trabalho. Além das ações desenvolvidas no âmbito de carreiras, os encontros proporcionam momentos para cuidar da saúde, com atividades físicas e orientações sobre qualidade de vida.

Alecsandro Nicolau, pai de um dos participantes, também deseja para que continue nos próximos anos. “Eu espero que esse projeto continue para que no próximo ano e que mais adolescentes sejam beneficiados. Foi muito importante o que eles aprenderam aqui. Vão levar para a vida”, afirmou.

Este é o segundo ano de atuação do projeto, que certificou nove adolescentes os preparando para o futuro, atendendo as metas estabelecidas pela equipe do projeto. “É como plantarmos uma sementinha, pode ser que não veremos o resultado hoje, mas o fruto aparecerá amanhã”, afirmou a professora e coordenadora do Jovem do Futuro, Rosimeri Vieira da Cruz de Souza.

Além de Rosimeri, também participam os professores Bruno Colombo e Zolnei Vargas. Além das acadêmicas Giovana Baroni e Kathleen Forlin de Oliveira e Maíra de Souza.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

08 de dezembro de 2017 às 17:21
Compartilhar Comente

Comunidade participa de mostra de projetos do Território Paulo Freire

Comunidade participa de mostra de projetos do Território Paulo Freire
Atividades ocorreram nesta quarta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

No meio de crianças, jovens e adultos que aproveitaram o feriado de Proclamação da República (15/11) para ir até a Escola João Frasseto, no Bairro Santa Luzia participar da mostra dos projetos de extensão do Programa Território Paulo Freire da Unesc, esteve o presidente da Associação de Moradores do Bairro Vila Manaus, Avelino Reissatti. Colaborando nas atividades realizadas durante a tarde e conhecendo melhor os 12 projetos oferecidos pela Universidade para a região da chamada “Grande Santa Luzia”, ele falou do quanto a atuação da Unesc junto à comunidade traz benefícios para a população. “O conhecimento que vem da Universidade fica aqui, é absorvido e levado para a vida”.

Reissatti participou do primeiro projeto do Território Paulo Freire na Vila Manaus, em 2014 e afirmou que as informações repassadas sobre Direito do Consumidor e Direito Trabalhista são utilizadas até hoje por ele na associação. “Os projetos realizados colaboram com a vida da comunidade”, comentou.

Mostra


Nas salas de aula da escola estiveram professores e alunos responsáveis pelas atividades de cada um dos 12 projetos do Programa. Em uma delas estava a aluna da décima fase do curso de Psicologia da Unesc, Isabela Tellis Rodrigues, bolsista no projeto “Habitat Saudável e Sustentável”. O projeto atua no Bairro Progresso com atividades em parceria entre os cursos de Psicologia, Arquitetura e Urbanismo e História e segundo a acadêmica, quer mostrar que um ambiente saudável para morar não diz respeito apenas ao espaço físico, mas também ao que está ao redor. “Conversamos com os moradores e demonstramos que todos são responsáveis pelo ambiente. Ainda desenvolvemos ações que possam materializar esses espaços de uso coletivo na comunidade”.

Já em outra sala estiveram a coordenadora da “Escola de Pais e Filhos”, a professora da Unesc Fabiane Ferraz. Ela e os bolsistas do projeto, alunos dos cursos de Pedagogia, Enfermagem e Direito, realizaram uma roda de conversa com o tema “Direito”, envolvendo adultos e atividades de pintura facial apara crianças.

Segundo ela, foi apenas uma mostra do que o projeto faz há quatro anos em três escolas de diferentes Bairros. “A cada mês realizamos uma roda de conversa com os pais e outra com os filhos. A linguagem é adequada a idade dos participantes e os temas são trazidos pela própria comunidade. Além dos três cursos, temos a colaboração do Programa de Residência Multiprofissional”, explica. Além disso, a cada semestre os professores das escolas escolhem cinco temas e os alunos repassam suas dúvidas a serem sanadas durante um encontro.

Para a coordenadora do Programa Território Paulo Freire da Unesc, Sheila Martignago Saleh, o evento foi bem prestigiado pela comunidade e cumpriu o objetivo de atender moradores de todas as idades e permitir que eles pudessem conhecer melhor o trabalho realizado.

A mostra contou ainda com apresentações musicais e de dança. Os visitantes também receberam lanche.

Território Paulo Freire

Há quatro anos, a Universidade realiza o Programa Território Paulo Freire, com  projetos em áreas como Saúde, Educação, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Psicologia, Meio Ambiente e Informática. Eles reúnem pessoas de todas as idades em atividades que visam levar conhecimento e colaborar com a melhoria da qualidade de vida. O Programa é realizado por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 15 de novembro de 2017 às 18:31
Compartilhar Comente

Projeto desenvolve serviços de saúde e educação em escola da região

Projeto desenvolve serviços de saúde e educação em escola da região
Professores e bolsistas esclareceram dúvidas e compartilharam informações (Foto: Divulgação) Mais imagens

“Um sábado de sol, atendimentos de qualidade e a alegria do contato com a comunidade”. Assim descreveu a professora da Unesc Fabiane Ferraz, a ação promovida pela Escola Municipal José Contim Portella em conjunto com alunos, professores e bolsistas do projeto de extensão da Universidade “Escola de Pais & Filhos”. A atividade ocorreu no último sábado (19/8), e foi desenvolvida na sede da escola de Criciúma.

O encontro contou com serviços de saúde desenvolvidos pelo Programa de Residência Multiprofissional e pelos acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Odontologia, que compartilharam informações e esclareceram dúvidas sobre diversos temas.

Cuidar da saúde e da felicidade

O curso de Pedagogia ainda proporcionou às crianças um espaço para leitura de livros infantis, desenhos e pinturas de rostos. Fabiane, que coordena o projeto, destacou que ações como essa expressam a real função social da Universidade junto à comunidade. “Desenvolvemos atividades a partir das necessidades apontadas pela escola e comunidade”, comentou.

O Projeto de Extensão Escola de Pais & Filhos desenvolve ações por meio do Programa Território Paulo Freire desde 2014. Integram o projeto os cursos de Enfermagem, Direito e Pedagogia e contam com o apoio da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Atenção Básica, e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.

Participantes do projeto de extensão “Educação e gestão ambiental na Escola Municipal José Contim Portella e sua ampliação para a comunidade do entorno”, que integra o Programa Território Paulo Freire, também estiveram na escola orientando sobre o uso dos resíduos orgânicos para compostagem.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 23 de agosto de 2017 às 18:47
Compartilhar Comente

Capacitação de Lideranças encerra com atividade sobre segurança pública e meio ambiente

Capacitação de Lideranças encerra com atividade sobre segurança pública e meio ambiente
Encontro ocorreu no último sábado na Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

“Segurança Pública” e “Direito a um Meio Ambiente Ecologicamente Equilibrado” foram os dois últimos temas abordados pelo projeto de extensão “Capacitação para a Cidadania: o Empoderamento de Lideranças Comunitárias ”. O encontro de encerramento da formação ocorreu no último sábado (08/7), na Unesc. Ministraram a capacitação o sargento Júlio Cesar de Oliveira, comandante comunitário da Polícia Militar na Grande Santa Luzia, e o professor José Carlos Virtuoso, integrante da equipe extensionista.

Durante sua exposição, o policial militar apresentou uma série de informações sobre causas de delitos e como eles podem ser prevenidos. Por mais que seja impossível evitar que roubos ou assaltos ocorram, Oliveira destacou que a adoção de algumas estratégias pode contribuir para a redução. Segundo ele, as pessoas devem tomar cuidados como não tirar a visibilidade na frente de suas casas, ou deixá-las com a impressão de abandonadas. “Conhecer os vizinhos próximos também ajuda a interpretar a presença de estranhos nas imediações das residências”, comentou Oliveira, além de lembrar a importância de os moradores participarem do projeto “Rede de Vizinhos”, de ajuda mútua pela segurança.

Já o professor Zeca Virtuoso, lembrou aos participantes o artigo 225 da Constituição Federal de 1998, de que todos têm direito a um meio ambiente equilibrado e saudável, como também o dever de protegê-lo e preservá-lo. “No entanto, é preciso compreender melhor esta relação com a natureza, para que cada um possa fazer sua parte. Somos elementos do mundo natural e precisamos internalizar este fato, pois quando degradamos o ambiente, prejudicamos a nós mesmos”, enfatizou.

O projeto, que compõe o Programa Território Paulo Freire, abrange lideranças comunitárias do bairro Nova Vila Progresso e de outras localidades próximas. A coordenação é da professora Renise Melillo Zaniboni, com a participação das acadêmicas bolsistas Jaíni Pizoni Baldissera e Letícia Boeira Back, do curso de Direito.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 10 de julho de 2017 às 20:00
Compartilhar Comente

Projeto do Território Paulo Freire será apresentado em evento em Curitiba

Projeto do Território Paulo Freire será apresentado em evento em Curitiba
Extensão ocorre na Escola José Cortim Portella (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc vai participar do 16º EPEA (Encontro Paranaense de Educação Ambiental). Os estudantes Eduardo Fernandes Martinello (Engenharia Ambiental e Sanitária) e Marina Pacheco Teixeira (Ciências Biológicas) vão apresentar a experiência de um dos projetos de extensão que compõem o Programa Território Paulo Freire. O trabalho, intitulado “Educação e gestão ambiental na escola José Contim Portella: fortalecimento dos processos de Ecoformação e sua ampliação para a comunidade de entorno, do bairro São Sebastião, Criciúma”, se encaixa no eixo temático “Educação ambiental na escola”.

O enfoque diferenciado da iniciativa é a utilização da gestão ambiental escolar como ferramenta de sensibilização ambiental. Seu conceito metodológico traz a estratégia de formação inspirada em Paulo Freire. Sistemas simples como o de captação de água de chuva e de compostagem viraram ferramentas para o desenvolvimento do processo, que envolve professores e alunos.

Sediado no campus da UFPR, o evento reúne milhares de participantes, provenientes de todo o país e vindos também do exterior. O projeto que será apresentado é coordenado pelo professor José Carlos Virtuoso, em colaboração com o professor Gustabo Dembler Zambrano.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 18 de maio de 2017 às 20:40
Compartilhar Comente