Tecnologia em Jogos Digitais

Novo ciclo se inicia para 50 acadêmicos formados na Unesc

Novo ciclo se inicia para 50 acadêmicos formados na Unesc
Cerimônia Especial de Colação de Grau desta terça-feira foi presidida pela reitora da Unesc e paraninfa das turmas, Luciane Bisognin Ceretta (Fotos: Mayara Cardoso / Reprodução) Mais imagens

Professores, coordenadoras, colegas, amigos, pais, familiares de perto ou de longe. Centenas de pessoas estiveram reunidas na noite desta terça-feira (23/2) para a Cerimônia de Colação de Grau Especial Virtual de acadêmicos de 12 cursos da Unesc. Estudantes iniciaram, a partir desta noite, o novo ciclo profissional agora graduados nos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Design, Educação Física, Engenharia de Produção, Engenharia Química, História, Letras, Pedagogia, Tecnologia em Design de Moda, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Jogos Digitais.

A noite de celebração e homenagens foi presidida pela reitora da Unesc e paraninfa das turmas, Luciane Bisognin Ceretta. Ao outorgar o grau a cada um dos formandos da noite e oficializar a permissão para que exerçam a profissão escolhida na qual se graduaram, a reitora marcou a vida dos novos profissionais. Conforme Luciane em seu discurso aos afilhados, nesta data um momento de ruptura marca suas vidas, que dividirá entre um “antes” e um “a partir de agora”. “Antes, os estudantes que circulavam no campus, que faziam seus diálogos em sala de aula ou ambiente virtual, como nesse último ano. No a partir de agora o nosso diálogo será de colegas, de profissionais. O antes é o tempo conhecido, o que fica nas memórias, e o a partir de agora um cenário desconhecido, no campo das infinitas possibilidades, nas quais cada um construirá seu caminho”, destacou.

Desejando que alcem voos em busca da realização pessoal e profissional, da construção de seus projetos de felicidade, a reitora lembrou os formandos da noite de suas responsabilidades, intrínsecas à liberdade que recebem ao se tornarem profissionais. Vivenciar este solene momento como reitora e paraninfa das turmas, para Luciane, é especial e inesquecível. “Que alegria indescritível a minha nesta noite. Contem comigo em todas as situações de suas vidas. Estarei aqui para o que precisarem e torcendo muito por suas conquistas. Jamais esquecerei tão especial momento”, salientou em agradecimento aos graduandos.

Os graduandos de cada curso prestaram ainda homenagens a professores, representando todo o corpo docente que os acompanhou ao longo de suas trajetórias. A cerimônia completa, com outorgas individuais de grau, discursos e homenagens pode ser conferida abaixo:

Confira aqui mais registros da noite.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de fevereiro de 2021 às 21:52
Compartilhar Comente

Ambientes virtuais aparecem em destaque na criação de soluções na área da saúde

Ambientes virtuais aparecem em destaque na criação de soluções na área da saúde
Curso de Jogos Digitais proporciona aprendizado que se volta a diferentes áreas de atuação (Foto: Divulgação) Mais imagens

A chegada da pandemia de Covid-19 acelerou o uso de ferramentas que já vinham ganhando cada vez mais espaço, como é o caso dos ambientes virtuais de aprendizagem. As opções vão desde a utilização em cursos presenciais, como repositório de conteúdo, no armazenando cursos completos, como no modelo de Educação a Distância, para cursos de curta duração e até mesmo para interação na educação formal e informal infantil, como conjunto de jogos em “mundos virtuais”, por exemplo. Entre uma gama tão grande de possibilidades, no entanto, uma tem se destacado e se mostra promissora: a utilização do ambiente virtual na área da saúde.

O que antes parecia futurista já está mais perto da realidade do que muitos imaginam. Ao menos é o que garante o professor do curso de Jogos Digitais da Unesc, Marcel Inocêncio. Conforme o docente, o principal destaque deste meio são as ferramentas que são criadas ou incorporadas aos ambientes já existentes. “Dentre elas, destacam-se ferramentas com o uso de robótica, realidade virtual, realidade aumentada e impressão 3D. São ferramentas que tiveram uma evolução mais rápida que o de costume por conta da pandemia, mas que já vem há algum tempo trazendo opções tecnológicas antes mesmo de termos sido forçados a entrar nesse mundo ‘virtualizado’ a partir da pandemia”, explica.

Ainda entre as possibilidades apresentadas pelo professor estão as cirurgias que já estão sendo realizadas através da internet, além da operação por meio de braços robóticos e até mesmo operação autônoma. “Outra parte da área da Medicina que está utilizando estas novas tecnologias é a área de ‘treinamento’. Várias soluções já vêm sendo desenvolvidas há muito tempo para auxiliar no treinamento de procedimentos médicos. Com a criação e propagação de novas tecnologias, estes simuladores ou ambientes de treinamento estão tornando a experiência cada vez mais real, auxiliando professores, médicos e pacientes”, pontua.

Dentre as aplicações da tecnologia na área médica apontadas por Marcel estão os vídeos em 360 graus nos quais os alunos podem acompanhar um procedimento em tempo real; as impressoras 3D que podem imprimir órgãos a partir de exames para auxiliar na precisão do diagnóstico ou até na criação futura de órgãos artificiais e simuladores de realidade virtual e a realidade aumentada, ferramentas que podem fazer parte especialmente de aulas em graduação ou especializações.

Neste sentido o curso de Medicina da Unesc é um exemplo ao estar se adaptando à nova realidade. A Universidade está prestes a ampliar o Centro de Simulação Médica em um grande projeto que envolve a realidade virtual e que no futuro poderá envolver os acadêmicos de Jogos Digitais nestes desenvolvimentos na própria Instituição.

Atuação fundamental do tecnólogo em Jogos Digitais

Para que seja possível colocar tantos projetos tecnológicos em prática é necessário que haja um profissional capacitado para a criação do ambiente virtual completo com a funções e mecanismos adequados para a atuação do médico, neste caso, ou de outro profissional nas mais diferentes situações. A criação destas possibilidades, conforme a coordenadora do curso de Jogos Digitais da Unesc, Ana Cláudia Garcia Barbosa, está entre as habilidades desenvolvidas ao longo da graduação. “Os ensinamentos vão além da construção de jogos em si ou filmes, por exemplo. A utilização dos conhecimentos das disciplinas ultrapassa os limites do que imaginamos hoje. Eles podem ser aplicados em situações que ainda nem fazem parte da nossa realidade”, acrescenta.

De acordo com a coordenadora, a procura pelo curso é crescente e tende a aumentar cada vez mais. “Isto porque, além da atuação em diferentes áreas, como a da saúde, a própria indústria criativa, do entretenimento, foi uma das que mais cresceram nos últimos anos e esse crescimento está se ampliando pelo país”, pontua otimista.

Matrículas abertas

Quem se interessa pelo universo da tecnologia e tem interesse em contribuir com a evolução de processos e experiências utilizando a realidade virtual pode encontrar no curso de Jogos Digitais o melhor lugar para formação técnica. As matrículas para ingresso na graduação já no primeiro semestre de 2021 estão abertas. Além de garantir a vaga é possível ainda concorrer a descontos e bolsas de estudo.

Mais informações sobre a matriz curricular, o investimento, a estrutura do curso e outros detalhes podem ser obtidas por meio dos telefones (48) 3431-4500 ou (48) 99915-0433 ou na página matriculas.unesc.net/jogos-digitais.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de fevereiro de 2021 às 17:14
Compartilhar Comente

Emoção, homenagens e comemoração em mais uma formatura virtual da Unesc

Emoção, homenagens e comemoração em mais uma formatura virtual da Unesc
Na tarde desta quarta-feira tiveram novos profissionais dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Química e Tecnologia de Jogos Digitais entregues à sociedade (Foto: May Mais imagens

O ciclo profissional de 57 novos profissionais formados pela Unesc foi iniciado oficialmente na tarde desta quarta-feira (9/9) com a celebração de mais uma cerimônia especial de Colação de Grau virtual. Em evento transmitido pela Unesc TV por meio do YouTube, a Universidade formou profissionais dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Química e Tecnologia de Jogos Digitais.

Engana-se quem pensa que, por ser virtual, a cerimônia não é tomada pela emoção. Ao ver os colegas a postos para receber a outorga do grau, alguns acompanhados dos familiares em casa, outros longe de seus lares, o sentimento dos agora profissionais e egressos da Unesc fica a flor da pele pelo encerramento de tão importante ciclo.

Entre as centenas de pessoas que acompanharam ao vivo a transmissão da colação de grau estavam amigos, colegas, familiares e amores daqueles que se dedicaram ao longo dos últimos quatro, cinco, seis ou mais anos para que esse momento chegasse e estivessem aptos a exerceram a profissão que escolheram.

Na plateia virtual também é possível expressar a emoção. Foi o que fez, pelo chat do YouTube, o espectador Emerson Leandro Ungarett​ Filho, pai do graduando em Ciência da Computação, Emerson Leonardo Alves. “Obrigado por ser esse cara especial. Me deixa com muito orgulho! Te desejo muito sucesso nesta sua jornada. Saiba que pode contar com o pai sempre”, comentou homenageando o primogênito.

Escolhida como paraninfa dos graduandos da tarde, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, agradeceu a honra do convite e destacou o orgulho ao ver os novos profissionais que a Universidade entrega ao mercado a partir desta data.

Conforme ela, a formação obtida na Unesc lhes dá base sólida para seguirem seus caminhos prezando sempre pelo trabalho sério e bem feito. “Não esqueçam que esse é o primeiro passo e que a construção da caminhada está só começando. O céu é o limite para vocês e esse diploma será o passaporte para grandes novas incursões no mundo do conhecimento. Esperamos vocês de retorno em toda a gama de oportunidades que a Universidade oferece para que deem continuidade as suas carreiras”, destacou.

A cerimônia virtual contou ainda com as palavras carinhosas dos coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Pedro Luiz Kestering; Ciência da Computação e Jogos Digitais, Ana Cláudia Garcia Barbosa e Engenharia Química, Maria Alice Prado Cechinel, além da presença da patronesse do curso de Arquitetura e Urbanismo, Aline Eing Savi e do patrono do curso de Engenharia Química, Maicon Cargnin.

Ainda de forma online, foram condecorados com homenagens os professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, Glaucia Regina Marquesan, Jorge Luiz Vieira e Rúbia Carminaiti Peterson e, do curso de Engenharia Química, José Luiz Westrup e Wilson Menegon Bristot, todos escolhidos pelos formandos como mestres que marcaram positivamente o período de graduação.

A transmissão pode ser assistida a qualquer tempo no canal da Unesc TV no YouTube.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de setembro de 2020 às 14:24
Compartilhar Comente

Ensinamentos voltados ao cenário e as estratégias de mercado encerram Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc

Ensinamentos voltados ao cenário e as estratégias de mercado encerram Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc
Semana de programação contou com mais de 7.500 visualizações nas transmissões realizadas pela Unesc TV (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A atividade que encerrou a primeira Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc, na noite desta sexta-feira (24/7), levantou temáticas atuais voltadas à carreira. Sob comando e os diferentes pontos de vista do diretor técnico do Sebrae, Luc Pinheiro, e do engenheiro químico, André Ballalei, os espectadores puderam conhecer e analisar informações sobre os cenários nacional e internacional e estratégias para driblar as dificuldades em busca da realização profissional e do sucesso. O encontro virtual coroou o resultado expressivo da Jornada, que contou com mais de 7.500 visualizações nas transmissões realizadas diariamente pela Unesc TV.

Ao longo de toda a semana acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design, Design de Moda, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção e Jogos Digitais puderam aprender sobre novas temáticas e aprimorar conhecimentos dentro de suas áreas.

Participaram do evento grandes nomes de nível nacional e internacional por meio de transmissões virtuais abertas ainda ao público em geral. Para a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, esse foi mais um grande exemplo de reinvenção e superação da comunidade acadêmica em prol da busca pelo conhecimento. “Agradeço e cumprimento a nossa área de tecnologias e engenharias pela capacidade de integração, cooperação, congregação e união de esforços que se refletiu em um número tão grande de estudantes, professores e comunidade externa participantes diante de temáticas tão pertinentes”, destacou Luciane nesta última atividade da Jornada.

A avaliação da intensa semana de atividades, sob ponto de vista do líder da comissão organizadora do evento, Douglas Leffa, foi de um resultado ainda melhor que o esperado. “Essa primeira edição da Jornada Acadêmica de Tecnologia superou as expectativas no que diz respeito a participação, permanência dos ouvintes, bem como ao conteúdo repassado. Em tempos de pandemia garanto que muitas pessoas saíram mais motivadas, com muitas ideias e perspectivas futuras. Uma semente foi plantada na cabeça de muitos e renderá frutos”, analisou.

Para Douglas, essa foi uma nova oportunidade em que “a Universidade se mostrou não só uma academia teórica, mas, sim, um centro de transformação de pessoas”. A chave para tal resultado, conforme o acadêmico foi a união e a cooperação entre os cursos em prol do êxito, assim como destacado pela reitora. “Essa união e o verdadeiro trabalho em equipe foram pré-requisito para o sucesso. Deixamos nosso agradecimento sincero a todos pelo empenho e, aos nossos acadêmicos e comunidade externa, por participarem ativamente e, com isso, tornarem este evento o sucesso que foi”, finaliza.

Todas as palestras realizadas dentro da programação da Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc podem ser assistidas por meio do canal da Unesc TV no YouTube. As conferências contaram com a participação dos intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem (Sama) da Universidade.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de julho de 2020 às 22:15
Compartilhar Comente

Design Thinking e Relações Interpessoais: assuntos juntos e interligados na terceira noite de Jornada de Acadêmica de Tecnologia da Unesc

Design Thinking e Relações Interpessoais: assuntos juntos e interligados na terceira noite de Jornada de Acadêmica de Tecnologia da Unesc
Profissionais de diferentes áreas levaram ensinamentos para carreira (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Assuntos diferentes, áreas diferentes, mas muita sinergia entre si. Esse foi o retrato da terceira noite de palestras da Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc. O evento tratou sobre Design Thinking e Relações Interpessoais, temáticas levantadas pelos conferencistas Haro Schulenburg e André Casagrande. O evento virtual foi transmitido pelo canal da Unesc TV no YouTube e comandado pela coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Marta Hoffmann e do coordenador do curso de Design, João Rieth.

Campo de estudo recente e multidisciplinar, o chamado Design Thinking foi apresentado pelo especialista no assunto, Haro Schulenburg. Conforme o professor, o assunto envolve os mais diferentes olhares e pode ser diferente de acordo com cada perspectiva “Vai desde a antropologia, psicologia, comportamento e muito mais fatores a serem levados em consideração, voltados à preocupação com as pessoas”, comentou.

No mesmo sentido da preocupação com o indivíduo, André Casagrande chamou a atenção para a importância das Relações Interpessoais e fatores como liderança, posicionamento, exemplo, experiência, entrega e oportunidades. “Deixo a pergunta para vocês: qual a mensagem que representa seu comportamento hoje? Qual a experiência que você está passando? Chamo a atenção para isso porque as oportunidades estão em qualquer lugar, mas para garanti-las é preciso ter um posicionamento diferenciado onde quer que estejamos. Não espere ser reconhecido para mudar aquilo que você precisa. Tenha a posição e o comportamento condizentes ao espaço que você quer chegar”, destacou.

Noite de aprendizado conjunto

A sinergia entre os assuntos da noite, para João Rieth, foi uma grande oportunidade de troca de experiencias construtivas de novos processos inovadores. “Essa Jornada demonstra exatamente isso. Informações vindas de várias áreas, interligando os cursos principalmente da área tecnológica. Uma noite ímpar. Certamente nós temos que estreitar ainda mais esse contato”, destacou o coordenador.

Da mesma forma, a percepção da coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Martha Hoffmann, é de congregação de conhecimentos e mudança positiva no modo de fazer os processos. “É incrível estarmos juntos, cada um em um canto, podendo compartilhar conhecimento. Aos palestrantes, estendo nosso agradecimento e a certeza de que a Unesc está de portas abertas para vocês para que possamos ampliar toda essa aprendizagem”, completou.

Transmissões online até sexta-feira

Na noite de quinta-feira (22/7) os assuntos em pauta na Jornada serão Biônica e Evolução Digital com os profissionais Amilton Arruda e Marlon Oliveira.

As apresentações completas de todas as atividades da Jornada Acadêmica podem ser acessadas a qualquer tempo nos vídeos das transmissões realizadas pela Unesc TV em seu canal no Youtube.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de julho de 2020 às 21:41
Compartilhar Comente