Tecnologia em Jogos Digitais

Portas abertas para milhões de oportunidades

Portas abertas para milhões de oportunidades
Cheios de sonhos e expectativas, idosos iniciam curso gratuito de informática na Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Olhares atentos, sorrisos e muita expectativa. Assim foi a primeira aula do curso “Informática para a Melhor Idade” da Unesc. As atividades iniciaram nesta terça-feira (4/9) e seguirão até abril de 2019 através do Projeto de Extensão da Universidade envolvendo os cursos de Ciências da Computação e Jogos Digitais. O objetivo é capacitar os participantes sobre lições para o uso de computadores, celulares e demais aparelhos eletrônicos e as principais redes sociais. Muito mais do que técnicas básicas, os alunos aprenderão uma nova forma de se comunicar e de se inserir na realidade em que estão vivendo. As consequências desse aprendizado vão além do domínio das ferramentas, se refletindo principalmente na qualidade de vida de cada um.

Os motivos para procurar um curso de informática são variados e mostram claramente a importância que o aprendizado significará para os alunos e suas famílias. Alguns querem conseguir entrar na internet sem precisar da ajuda dos filhos, outros querem utilizar ferramentas eletrônicas nas atividades do trabalho como acessar e-mails com mais facilidade e fazer pedidos de vendas por catálogo.  O desejo de conversar mais e fazer chamadas de vídeos com filhos e netos também está entre os mais citados, além da vontade de fazer postagens, trocar mensagens nas redes sociais, acessar boletos, entres tantas outras coisas. Desejos tão simples quanto distantes dos participantes até então.

No total, conforme a professora coordenadora do projeto, Merisandra Côrtes de Mattos Garcia, serão 44 alunos divididos em duas turmas. “Eles terão aulas duas vezes por semana, sendo sempre das 14h30 às 17h. O conteúdo vai ser iniciado no nível mais básico possível e sempre respeitará o ritmo da turma, além de trazer temáticas de interesse deles”, comentou.

O projeto, que existe desde 2013, já formou mais de 250 pessoas. Para Merisandra, que também é uma das idealizadoras da ação, as aulas já mudaram a realidade de muitos dos alunos e essa é uma forma de a Universidade retribuir na prática para a comunidade. “Temos exemplos claros do quanto isso significa em aprendizado, em melhora na vida social dos alunos, além é claro, da questão cognitiva por estar em processo de aprendizado. Para nós é muito bom tê-los aqui”, completou.

Ação de cidadania

O casal Idezuite da Silva Nascimento, de 64 anos, e Nilton Luchtemberg, de 82 anos, iniciou junto o desafio de dominar a tecnologia. Eles estavam na fila para ingresso nas aulas de informática há aproximadamente um ano. A oportunidade, conforme Idezuite, vai ser aproveitada ao máximo. “Estamos muito felizes pela recepção na Unesc e por termos conseguido essa vaga. Ele tem mais interesse em aprender a mexer no celular e eu quero muito saber usar o notebook para conversar com meu filho que mora no exterior”, destacou.

Outro integrante da turma, o aposentado Vilson Bonfante, de 64 anos, também estava ansioso para ser chamado à Unesc. Em 2018 ele ouviu no rádio uma entrevista sobre o curso e logo foi tentar se inscrever. “Na época não tinha mais vaga. Fiquei aborrecido porque queria muito aprender, mas deixei meu nome e agora me avisaram para vir. Eu não sei nem ligar o computador e o celular tenho um novo que também nem sei como funciona direito. Eu cheguei dizendo que não sei nada e as meninas logo falaram que então estou no lugar certo para aprender. Só posso agradecer por isso”, disse sorridente para a todo o grupo.

Funcionária da Unesc há dez anos no setor de Apoio Logístico, Deolinda Oliveira, de 57 anos, não esconde a animação por estar na turma. Ela irá estender sua permanência dentro da Universidade para aprender mais sobre informática. “Sempre quis participar e agora deu certo com meus horários e compromissos. Estou muito feliz e mal posso esperar para aprender sobre celular e notebook”, comentou.

Vontade de ensinar

As responsáveis pelas aulas com os idosos serão as acadêmicas da 7ª fase do Curso de Ciências da Computação Natália Souza e Ana Cleusia. Elas aproveitaram o encontro desta terça-feira para listar os conteúdos que serão abordados ao longo das aulas e conhecer melhor seus novos alunos. Para Natalia, será um grande desafio ensiná-los. “Vamos apresentar tudo com muita calma, desde cada parte do computador, até como ligar e desligar e os mais variados detalhes para que eles se sintam seguros. Com tempo e paciência eles vão aprender”, assegurou.

Feliz por participar do projeto, Ana garante que não haverá limites para as explicações. “Vamos repetir 300 vezes se precisar até que entendam de verdade. Eles podem ter limitações na visão ou na audição e por isso estaremos sempre atentos, explicando e repetindo. Quero que sejamos uma família”, garantiu.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 04 de setembro de 2018 às 19:39
Compartilhar Comente