Tecnologia em Jogos Digitais

Unesc é centro das atenções no mundo da computação nesta semana

Unesc é centro das atenções no mundo da computação nesta semana
9ª edição do Sulcomp reúne conhecimento acadêmico no que há de mais atual na área (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Discussões das mais atuais e qualificadas em todo o mundo, no que diz respeito à computação, estarão em pauta nesta semana na Unesc. Isso porque foi aberto nesta quarta-feira (3/10) a nona edição do Sulcomp (Congresso Sul Brasileiro de Computação). O evento é realizado bianualmente pelo Curso de Ciência da Computação da Unesc, com apoio da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), e atrai profissionais de todo o país para palestras, apresentações de trabalhos, minicursos e ainda um workshop. A abertura do Congresso foi realizada no Auditório Ruy Hülse repleto de profissionais e estudantes interessados em aprender e se atualizar.

Para a primeira e grande palestra o evento contou com a presença do pesquisador Paulo Cavalim, da IBM Research. Ele abordou o tema “Aprendizagem de Máquina: O que é e uma visão sobre o cenário atual e aplicações”. Em sua fala, Paulo destacou o crescimento expressivo no número de cursos relacionados à Inteligência Artificial e ao Aprendizado de Máquina em todo o mundo, assim como a multiplicação de participantes em congressos e seminários na área.

Conforme Paulo, gráficos comprovam o crescimento do uso de tais ferramentas no dia a dia da indústria e da cobrança dos conhecimentos da área no mercado de trabalho. “Acredito que o ‘boom’ disso tudo tenha vindo pelo interesse no assunto, claro, mas também pela percepção do desempenho de alguns sistemas que chamaram a atenção. Eles criaram a expectativa de que podem ser aplicados em muitas situações e resolvem problemas em diversas áreas até melhor que um ser humano”, destacou.

Antes mesmo da fala de Paulo, ao longo da tarde os participantes já puderem trocar experiências e aprender sobre as novidades do mercado a partir da apresentação de trabalhos aprovados pela organização.

Abertura oficial

A noite de abertura contou com a presença da reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta; da Pró-Reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti; da coordenadora do curso de Ciências da Computação, Ana Claudia Garcia Barbosa; do coordenador-adjunto do curso, Luciano Antunes; e do presidente do Centro Acadêmico, Gianluca Pereira.

Para a reitora, foi uma imensa satisfação acompanhar de perto o momento de abertura do Sulcomp, já que esteve atenta a todo o trabalho de organização da coordenação do curso e da comissão organizadora, engajadas para que fosse um evento de forte aprendizado para todos. “A nossa vida no presente, e quiçá no futuro, está praticamente comandada pelas questões tecnológicas então a profissão de vocês está em todas as escalas de crescimento profissional do futuro. Vocês estão em um lugar muito privilegiado”, salientou Luciane.

Ainda em sua participação, Luciane destacou a luta para que a Universidade seja cada dia melhor e deixou uma provocação aos presentes. “Meu convite a vocês é que vocês façam o melhor no lugar que vocês então, pois o futuro os aguarda, e com um progresso sem precedentes”, completou.

Para embasar sua fala sobre a força da Unesc, a nível nacional, a reitora fez questão de destacar alguns dos indicadores apontados no RUF (Ranking Universitário Folha), divulgados nesta semana.

A Pró-Reitora Acadêmica Indianara Reynaud Toreti destacou também a mudança de era vivida atualmente e que é fortemente influenciada pelas tecnologias. “Nós estamos tendo a nossa vida muito impactada pela tecnologia, a educação está sendo fortemente impactada com a tecnologia e nós temos que estar preparados para lidar com isso, não só com os impactos nas nossas vidas, mas também ter profissionais preparados para viver e construir esse momento. Sendo assim, nós esperamos que vivenciem e acompanhem de perto esse momento oportunizado para o conhecimento”, afirmou.

Grande oportunidade

Os trabalhos inscritos por estudantes e profissionais de todo o país para apresentação no evento, conforme a coordenadora do curso de Ciências da Computação, Ana Claudia Garcia Barbosa, reforça a grande oportunidade dos participantes para adquirirem conhecimento nesta semana. “A programação conta com temas muito atuais, bons palestrantes e muitos trabalhos qualificados. Vocês são realmente privilegiados de estarem aqui. Se envolvam de verdade e participem desse evento conosco”, convidou.

A edição de 2018 segue com atividades na Universidade até sábado com extensa programação. Entre as temáticas abordadas estarão, por exemplo, a Internet das Coisas, o mercado de games, o mercado Android e práticas de projeto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 03 de outubro de 2018 às 22:23
Compartilhar Comente