Tecnologia em Jogos Digitais

Ensinamentos voltados ao cenário e as estratégias de mercado encerram Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc

Ensinamentos voltados ao cenário e as estratégias de mercado encerram Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc
Semana de programação contou com mais de 7.500 visualizações nas transmissões realizadas pela Unesc TV (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A atividade que encerrou a primeira Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc, na noite desta sexta-feira (24/7), levantou temáticas atuais voltadas à carreira. Sob comando e os diferentes pontos de vista do diretor técnico do Sebrae, Luc Pinheiro, e do engenheiro químico, André Ballalei, os espectadores puderam conhecer e analisar informações sobre os cenários nacional e internacional e estratégias para driblar as dificuldades em busca da realização profissional e do sucesso. O encontro virtual coroou o resultado expressivo da Jornada, que contou com mais de 7.500 visualizações nas transmissões realizadas diariamente pela Unesc TV.

Ao longo de toda a semana acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design, Design de Moda, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção e Jogos Digitais puderam aprender sobre novas temáticas e aprimorar conhecimentos dentro de suas áreas.

Participaram do evento grandes nomes de nível nacional e internacional por meio de transmissões virtuais abertas ainda ao público em geral. Para a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, esse foi mais um grande exemplo de reinvenção e superação da comunidade acadêmica em prol da busca pelo conhecimento. “Agradeço e cumprimento a nossa área de tecnologias e engenharias pela capacidade de integração, cooperação, congregação e união de esforços que se refletiu em um número tão grande de estudantes, professores e comunidade externa participantes diante de temáticas tão pertinentes”, destacou Luciane nesta última atividade da Jornada.

A avaliação da intensa semana de atividades, sob ponto de vista do líder da comissão organizadora do evento, Douglas Leffa, foi de um resultado ainda melhor que o esperado. “Essa primeira edição da Jornada Acadêmica de Tecnologia superou as expectativas no que diz respeito a participação, permanência dos ouvintes, bem como ao conteúdo repassado. Em tempos de pandemia garanto que muitas pessoas saíram mais motivadas, com muitas ideias e perspectivas futuras. Uma semente foi plantada na cabeça de muitos e renderá frutos”, analisou.

Para Douglas, essa foi uma nova oportunidade em que “a Universidade se mostrou não só uma academia teórica, mas, sim, um centro de transformação de pessoas”. A chave para tal resultado, conforme o acadêmico foi a união e a cooperação entre os cursos em prol do êxito, assim como destacado pela reitora. “Essa união e o verdadeiro trabalho em equipe foram pré-requisito para o sucesso. Deixamos nosso agradecimento sincero a todos pelo empenho e, aos nossos acadêmicos e comunidade externa, por participarem ativamente e, com isso, tornarem este evento o sucesso que foi”, finaliza.

Todas as palestras realizadas dentro da programação da Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc podem ser assistidas por meio do canal da Unesc TV no YouTube. As conferências contaram com a participação dos intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem (Sama) da Universidade.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de julho de 2020 às 22:15
Compartilhar Comente

Design Thinking e Relações Interpessoais: assuntos juntos e interligados na terceira noite de Jornada de Acadêmica de Tecnologia da Unesc

Design Thinking e Relações Interpessoais: assuntos juntos e interligados na terceira noite de Jornada de Acadêmica de Tecnologia da Unesc
Profissionais de diferentes áreas levaram ensinamentos para carreira (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Assuntos diferentes, áreas diferentes, mas muita sinergia entre si. Esse foi o retrato da terceira noite de palestras da Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc. O evento tratou sobre Design Thinking e Relações Interpessoais, temáticas levantadas pelos conferencistas Haro Schulenburg e André Casagrande. O evento virtual foi transmitido pelo canal da Unesc TV no YouTube e comandado pela coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Marta Hoffmann e do coordenador do curso de Design, João Rieth.

Campo de estudo recente e multidisciplinar, o chamado Design Thinking foi apresentado pelo especialista no assunto, Haro Schulenburg. Conforme o professor, o assunto envolve os mais diferentes olhares e pode ser diferente de acordo com cada perspectiva “Vai desde a antropologia, psicologia, comportamento e muito mais fatores a serem levados em consideração, voltados à preocupação com as pessoas”, comentou.

No mesmo sentido da preocupação com o indivíduo, André Casagrande chamou a atenção para a importância das Relações Interpessoais e fatores como liderança, posicionamento, exemplo, experiência, entrega e oportunidades. “Deixo a pergunta para vocês: qual a mensagem que representa seu comportamento hoje? Qual a experiência que você está passando? Chamo a atenção para isso porque as oportunidades estão em qualquer lugar, mas para garanti-las é preciso ter um posicionamento diferenciado onde quer que estejamos. Não espere ser reconhecido para mudar aquilo que você precisa. Tenha a posição e o comportamento condizentes ao espaço que você quer chegar”, destacou.

Noite de aprendizado conjunto

A sinergia entre os assuntos da noite, para João Rieth, foi uma grande oportunidade de troca de experiencias construtivas de novos processos inovadores. “Essa Jornada demonstra exatamente isso. Informações vindas de várias áreas, interligando os cursos principalmente da área tecnológica. Uma noite ímpar. Certamente nós temos que estreitar ainda mais esse contato”, destacou o coordenador.

Da mesma forma, a percepção da coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Martha Hoffmann, é de congregação de conhecimentos e mudança positiva no modo de fazer os processos. “É incrível estarmos juntos, cada um em um canto, podendo compartilhar conhecimento. Aos palestrantes, estendo nosso agradecimento e a certeza de que a Unesc está de portas abertas para vocês para que possamos ampliar toda essa aprendizagem”, completou.

Transmissões online até sexta-feira

Na noite de quinta-feira (22/7) os assuntos em pauta na Jornada serão Biônica e Evolução Digital com os profissionais Amilton Arruda e Marlon Oliveira.

As apresentações completas de todas as atividades da Jornada Acadêmica podem ser acessadas a qualquer tempo nos vídeos das transmissões realizadas pela Unesc TV em seu canal no Youtube.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de julho de 2020 às 21:41
Compartilhar Comente

Webinar internacional integra programação da Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc

Webinar internacional integra programação da Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc
Profissionais da Dublin City University compartilharam conhecimentos com professores, acadêmicos e comunidade externa (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A participação de conferencistas internacionais na tarde desta quarta-feira (22/7), na primeira Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc qualificou ainda mais a programação que tem impressionado e atraído centenas de participantes a cada atividade. Neste terceiro dia de evento a Unesc recebeu de forma virtual os convidados Kieran Nolan, John Gallagher e Burcu Gunes, da DCU (Dublin City University) para um webinar sobre “Emerging Technologies in Water Treatment and Analysis” (Tecnologias Emergentes em Tratamento e Análise de Água).

Os professores doutores na universidade irlandesa compartilharam informações sobre a estrutura da instituição, dados sobre o país e especialmente detalhes de estudos realizados pela equipe de pesquisadores.

A aproximação da Unesc e da DCU foi iniciada em 2018 e já rendeu outros frutos positivos antes mesmo da participação dos pesquisadores na Jornada. Isso porque duas acadêmicas do curso de Engenharia Química da Unesc já tiveram a oportunidade de estudar e trabalhar em laboratórios da DCU como forma de complemento ao ensino de graduação na Unesc.

Em 2019 Kieran Nolan e John Gallagher estiveram em Criciúma e conheceram a estrutura do campus da Unesc pela qual demonstraram imensa admiração, e estreitaram laços com os cursos para possíveis parcerias em pesquisas.

O encontro desta quarta-feira, assim como a visita de 2019, foi mediado pelo coordenador adjunto do curso de Engenharia Química e representante das engenharias no Escritório de Relações Internacionais da Unesc, Michael Peterson.

Saiba mais:

Relembre a trajetória das egressas da Unesc, Juliane Comin e Karoline Benedet, que, ainda enquanto acadêmicas, tiveram trabalho elogiado pelos professores irlandeses:

Programação até sexta-feira

Na noite desta quarta-feira a partir das 19h uma nova atividade integra a Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc. Dessa vez o tema em destaque será Design Thinking e Relações Interpessoais com a participação dos profissionais Haro Schulenburg e André Casagrande.

Toda a programação está sendo transmitida pelo canal da Unesc TV no Youtube, no qual é possível acessar os conteúdos após os eventos.      

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de julho de 2020 às 17:56
Compartilhar Comente

Inspiração com casos reais: segunda noite de Jornada Acadêmica de Tecnologia recebe empreendedores para compartilhar experiências

Inspiração com casos reais: segunda noite de Jornada Acadêmica de Tecnologia recebe empreendedores para compartilhar experiências
Ricardo Mateus e Daniel Leipnitz compartilharam dicas e detalhes das suas histórias dentro da área da inovação e do empreendedorismo (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Quem acompanhou a segunda noite de Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc, nesta terça-feira (21/7), certamente recebeu injeções de ânimos com as palavras e experiências compartilhadas com os convidados Ricardo Mateus, CEO e fundador da Brasil ao Cubo e Daniel Leipnitz, diretor Corporativo e de Relações Humanas da Visto Sistemas e presidente do Conselho Deliberativo da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia).

Os dois foram responsáveis por fazer explanações, provocações e responder aos questionamentos dos mais de mil e duzentos acadêmicos, professores e participantes da comunidade externa que acompanharam a noite de evento por meio do canal Unesc TV no Youtube.

Cases impressionantes

Graduado em Engenharia Civil e Engenharia de Produção, Ricardo Mateus contou sua trajetória na criação da Brasil ao Cubo, empresa que se tornou uma Construtech, Startup destinada a transformar processos e gerar valor através de uma construção que utiliza tecnologia ao seu favor. Com a experiência de uma empresa da família, aquilo que deu certo e o que não deu, Ricardo levou o sonho adiante, buscou qualificação e apostou naquilo que acreditava.

A ideia deu certo e o que comprova isso são os números apresentados pelo CEO da empresa. Conforme Ricardo o crescimento em 2019 foi de 1.200% e, em 2020, diante da pandemia mundial o sucesso do negócio foi ainda maior. Isso porque a Brasil ao Cubo trabalha com o conceito de obra que é feita em um local e transportada para seu destino, configurando um tipo de construção rápida, eficaz e tecnológica. “Depois de três anos de experiências, agora em 2020 estamos no tempo certo para o momento caótico que vive a humanidade. Nos mostramos prontos para atender ao que o Brasil precisava, de obras rápidas”, explicou.

Com a necessidade criada por conta da Covid-19 e as experiências bem-sucedidas, a Brasil ao Cubo colocou de pé nada menos que cinco hospitais com estruturas completas e duradouras em 115 dias. O negócio, conforme Ricardo, foi sendo exemplo de sucesso e com o compartilhamento de experiências, sendo levado para diferentes locais antes mesmo da pandemia. “O conceito de fabricar e levar pronto, que iniciou sendo uma proposta para residências, foi se diferenciado e ficando conhecido. No ano passo, por exemplo 13 estados brasileiros receberam obras que saíram prontas de Santa Catarina”, completou orgulhoso.

Conhecimento para a vida

Muito além das suas experiências teóricas frente a grandes organizações, o conferencistas Daniel Leipnitz, diretor Corporativo e de Relações Humanas da Visto Sistemas e presidente do Conselho Deliberativo da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), chamou a atenção também por suas dicas para a vida dos estudantes.

Entre as sugestões deixadas por Daniel aos acadêmicos estiveram questões como a importância da humildade, do trabalho duro e incessante e do valor da parceria entre colegas. “Tenham em mente que se um ajudar ao outro todo mundo cresce. Se esconder, se apontar como concorrente, isso é passado. É claro que existem questões confidenciais e estratégicas, mas no geral as situações precisam servir para todos se ajudarem e crescerem juntos”, destacou.

Ainda na fala de Daniel os espectadores puderam ouvir lições como “aprendam com a vida” e “estudem o que gostam”, assim como “tenham perseverança”. “Na idade de vocês nós geralmente somos agoniados.  Mas digo para vocês que a perseverança sempre fez a diferença. As vezes as coisas não vão acontecer sempre quando a gente quer e como a gente planejou. A gente almeja e sonha, mas isso não está na nossa mão. Nosso papel é perseverar e trabalhar duro, sem se preocupar em aparecer”, completou.

As apresentações completas dos dois convidados da Jornada Acadêmica podem ser acessadas a qualquer tempo no vídeo da transmissão feita pelo canal Unesc TV no Youtube.

Confira aqui o vídeo completo e aprenda com as experiências compartilhadas:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de julho de 2020 às 22:32
Compartilhar Comente

“Gratidão sem limites”: Mais de 70 acadêmicos colam grau e tornam-se profissionais em cerimônia na Unesc

“Gratidão sem limites”: Mais de 70 acadêmicos colam grau e tornam-se profissionais em cerimônia na Unesc
cerimônia de Colação de Grau Especial lotou Auditório Ruy Hülse nesta quinta-feira (13/2) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Ao ter o grau de bacharel em Ciência da Computação outorgado pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, Ana Cleusia Saldanha dos Santos viu um filme passar em sua mente. Ela, que assim como dezenas de colegas saiu de Angola em busca da realização de um sonho no Brasil, teve um de seus mais profundos desejos realizados na noite desta quinta-feira (13/2)  na cerimônia de Colação de Grau Especial no Auditório Ruy Hülse.

A noite marcou a transformação de acadêmicos para bacharéis de mais de 70 alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Design, Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental  e Sanitária, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Jogos Digitais. Os formandos da noite foram prestigiados por familiares e amigos que lotaram o espaço e vibraram com as suas conquistas.

O significado de receber o certificado que marca a conquista da graduação, para Ana, lhe remete a um sentimento que descreve como “gratidão sem limites”. A bacharel chegou ao Brasil em 2014 e, conforme ela, desde então encarou duras batalhas para realizar o sonho de formar-se na faculdade. “Foi uma luta muito, muito árdua. O fato de estar esse tempo todo longe de meus pais que ficaram em Angola e agora celebrar essa conquista sem eles corta meu coração, mas é tudo em busca de um sonho mesmo. Faltam palavras para descrever a emoção dessa conquista”, descreve.

Ao longo da graduação Ana participou ativamente de projetos de Extensão da Unesc e, com eles, ganhou uma bagagem profissional ainda mais extensa. “Trabalhei, além dos estágios em escolas da região, com o projeto Informática para a Terceira Idade. Essa experiência foi maravilhosa e me fez perceber o que eu quero daqui para frente, que é estar em sala de aula”, destaca a profissional que vê no feedback do aprendizado dos alunos a recompensa pelo bom trabalho.

Os projetos para o futuro, conforme Ana, são de compartilhar muito conhecimento, mas dessa vez no seu país de origem. “Pretendo ir em busca de uma oportunidade de cursar um mestrado para me capacitar ainda mais e depois voltar para a Angola para ensinar e ainda trabalhar em projetos de empreendedorismo e tecnologia”, planeja.

Confira um dos vídeos da Unesc TV, gravado ainda em 2018, que mostra a participação de Ana no projeto de Extensão:

Homenagem ao melhor desempenho do curso de Design

Durante a cerimônia de Colação de Grau Especial a diretora da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), Maria Julita Volpato Gomes, representando o presidente da entidade empresarial, Moacir Dagostin, entregou um certificado de honra ao mérito parabenizando e reconhecendo a formanda Licéia Edileine Kleischmidt com o melhor desempenho acadêmico durante o curso de Design.

“A Acic é parceria do curso de Design da Unesc desde a sua implantação, inclusive com carta de recomendação. O curso é de extrema importância para toda a região uma vez que os profissionais desta área agregam maior valor aos produtos das empresas. Tivemos também a grata satisfação nesta noite de ter um profissional do nosso quadro de colaboradores da entidade entre os formandos”, destaca a diretora Maria Julita Volpato Gomes. “A entidade tem feito diversos movimentos para aproximar o setor produtivo com as instituições de ensino, um deles foi realizado no ano passado quando recebemos na nossa galeria de arte os trabalhos dos acadêmicos de design das entidades da cidade”, acrescenta.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de fevereiro de 2020 às 22:19
Compartilhar Comente