Ciências Biológicas - Bacharelado

Projeto Fitoterapia Racional encerra atividades de 2018 com revisão do aprendizado e elaboração de apostila

Projeto Fitoterapia Racional encerra atividades de 2018 com revisão do aprendizado e elaboração de apostila
Encontro ocorreu na Unesc e reuniu agentes da Pastoral da Saúde (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Reunir o conhecimento popular das agentes da Pastoral das Saúde com o conhecimento científico da Universidade para promover a saúde e o bem-estar da população, por meio do uso de plantas medicinais, é o foco do projeto “Fitoterapia Racional: Aspectos Taxonômicos, Agroecológicos, Etnobotânicos e Terapêuticos”. Realizado há 18 anos, por meio da parceria entre Unesc e Pastoral da Saúde da Diocese de Criciúma, o projeto de extensão envolve 450 agentes da Pastoral, divididos em cerca de 30 grupos que atuam entre Lauro Müller e Passo de Torres. Nesta terça-feira (11/12), realizou-se o encerramento das atividades de 2018, com uma revisão das plantas estudadas ao longo do ano e uma confraternização.

As trocas de informações com as agentes da Pastoral da Saúde ocorrem todos os meses, quando professores e estudantes do curso de Ciências Biológicas e Farmácia da Unesc recebem o grupo para estudar uma planta. O último encontro do ano marcou também a finalização de uma apostila que será distribuída às lideranças da Pastoral das regiões da Amesc e Amrec. Posteriormente, a apostila servirá de apoio para os encontros realizados com as demais agentes da pastoral, que multiplicam a informação. Este documento compila as informações botânicas, etnobotânicas, agroecológicas, farmacológicas e terapêuticas advindas do contexto popular, tradicional e científico das plantas medicinais estudadas. 

“São 10 plantas estudadas ao longo do ano. Estudamos da origem do uso popular até as pesquisas científicas que estão sendo feitas, como usar, as indicações, contraindicações, restrições de uso. A partir do momento que começamos a participar, nós nos fortalecemos. Os agentes sabem identificar as plantas, mas a parceria no projeto agregou muito ao conhecimento tradicional que já possuíam. Isso faz com que estejamos melhor qualificados para fazer o nosso trabalho. O conhecimento popular aliado ao científico faz com que nossa fala tenha mais credibilidade ainda”, afirma a coordenadora da Pastoral da Saúde da Diocese de Criciúma, Maria Rosa Fernandes Mendes.

Segundo ela, o projeto ainda conseguiu documentar o que até então era repassado por meio das gerações, pela tradição oral. “Os agentes são comprometidos e sabem da importância de participar e aprender cada vez mais. Eles estão repassando o conhecimento e ajudando a perpetuá-lo na comunidade”.

Segundo a coordenadora do projeto, a professora do curso de Farmácia da Unesc, Angela Erna Rossato, ele agrega um valor inestimável tanto para a comunidade como para a Universidade pois além do saber popular sinalizar potenciais espécies para estudos científicos, há o registro destas informações, que uma vez compiladas, estarão disponíveis para as gerações futuras. “Há ainda a inserção do acadêmico com demandas da comunidade, vivenciando na prática os aspectos da profissão. O projeto agrega pesquisa, ensino e extensão, pois várias demandas instigam pesquisas, na forma de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Pesquisa Científica) e PIC (Programa de Iniciação Científica), além de dissertações e teses, também agregam conhecimento às disciplinas de Botânica, Farmacognosia e Fitoterapia vinculadas ao curso de Farmácia da Unesc”, afirma.

Nos encontros na Unesc, os participantes do projeto podem visitar o Horto Florestal, onde além de exemplos de uso e cultivo das plantas, eles podem identificar cada espécie por meio do tato, visão e olfato.

Associação Catarinense de Plantas Medicinais

Ainda na terça-feira, a Universidade recebeu a visita de membros da ACPM (Associação Catarinense de Plantas Medicinais) para uma reunião e posse da nova diretoria. A ACPM possui 18 anos e tem entre os membros da nova gestão (que ficará quatro anos à frente da entidade), representantes da Unesc.

Nova diretoria
Kátia Mara Batista - Presidente
Fernando Hellmann - Vice-presidente
Karen Berenice Denez - Primeira Secretaria
Angela Erna Rossato - Segunda Secretária (Professora da Unesc)
Jaci Helena Perottoni - Primeira Tesoureira
Antônio de Miranda Wosny - Segundo Tesoureiro
Vanilde Citadini Zanette - Coordenação de Eventos e Divulgação (Professora da Unesc)
Maique Weber Biavatti - Coordenação de Ciência e Tecnologia
Patrícia de Aguiar Amaral - Coordenação de Relações Internacionais (Professora da Unesc)

Conselho Fiscal
César Paulo Semionato
Angélica Garcia Couto
Alésio dos Passos Santos

Suplentes do Conselho Fiscal
Marilda Souza Velho
Maria Rosa Mendes
Tony de Carlo Vieira

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 12 de dezembro de 2018 às 13:59
Compartilhar Comente

Projeto de extensão visita Escola José Contim Portella

Projeto de extensão visita Escola José Contim Portella
Mais imagens

Participantes do projeto de extensão “Educação Ambiental em Escolas do Território Freire, localizadas próximas ao loteamento Santo André”, realizaram visitar ao Bairro São Defende e à Escola Escola José Contim Portella na última semana, com o objetivo de dialogar com a diretora da escola, Simone Garcia Conceição de Sá sobre o início dos trabalhos.

O foco do projeto é propor ações com as crianças da escola para promover a conscientização e desenvolver a mudança acerca da nascente localizada no loteamento Santo André, próxima à escola.

Participaram da reunião as alunas dos cursos de Ciências Biológicas Lara Goulart e de Geografia Mônica Krawczyk, a coordenadora do projeto, Miriam da Conceição Martins e a voluntária técnica do Laboratório de Ciências da Universidade, Zenaide Paes Topanotti. 


Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Por: Milena Spilere Nandi 07 de novembro de 2018 às 17:11
Compartilhar Comente

Projeto de extensão encanta e ensina crianças de escolas públicas da região

Projeto de extensão encanta e ensina crianças de escolas públicas da região
Estudantes participaram de uma oficina sobre ecossistema (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um ecossistema na palma da mão. Foi isso que encantou as crianças da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Pascoal Meller, de Criciúma, nesta segunda-feira (13/11). A oficina “Construindo um Terrário” foi promovida pelo projeto de extensão "A utilização do Laboratório de Ensino de Ciências Professora Mari Stela Campos da Unesc, por professores e alunos de escolas da rede pública municipal e estadual de ensino de Criciúma-SC” e propôs que os estudantes do quinto ano colocassem a mão na terra para criar seu próprio ciclo natural.

A bolsista do projeto Samara de Assunção afirma que a atividade consiste em explicar o que ocorre em nosso planeta. “Eles criam em recipiente fechado um ecossistema próprio, onde a evaporação da água retorna em forma de umidade e micro gotículas, representando o ciclo da chuva existente na terra”.

Os estudantes também participaram de uma confecção de bonequinhos ecológico, juntamente com as professoras Joice Andrea De Morais Supriano e Rosimari Barbosa, onde foram estimulados a aprender por meio da criatividade.

O projeto de extensão é coordenado pela professora Miriam da Conceição Martins e conta com a participação das bolsistas Beatriz Reiser Tramontin e Samara de Assunção, além voluntária Zenaide Pais Topanotti.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 13 de novembro de 2017 às 19:27
Compartilhar Comente

Professores e alunos levam sorrisos para crianças do Bairro Mineira Velha

Professores e alunos levam sorrisos para crianças do Bairro Mineira Velha
Ação pelo Dia das Crianças envolveu diversos cursos (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Estudantes e professores Unesc levaram sorrisos e diversão ao Bairro Mineira Velha neste Dia das Crianças (12/10). A ação proporcionou contação de histórias, caça ao tesouro, oficina geográfica, jogos, brinquedos e brincadeiras, pantomima, pintura de rosto, jogos biológicos, entre outras atividades voltadas ao público infantil e juvenil.

O encontro propôs, por meio das atividades, a valorização e o acesso das crianças a diferentes atividades de extensão, estimulando o conhecimento e a integração social. A ação teve o envolvimento de professores e alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, Letras e Pedagogia e Teatro.

“Foi um dia de muitas atividades como O sorriso e a interação das crianças, jovens e adultos que por lá passaram, reafirmam e expressam as atividades de extensão comunitária da nossa Universidade”, afirmou a coordenadora do curso de Geografia, Andréa Rabelo.

O dia especial para as crianças foi promovido pela Associação de Moradores do Bairro Mineira Velha e Promorar I, em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) e do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de outubro de 2017 às 11:59
Compartilhar Comente

Dia das Crianças: Sorrisos e aprendizado em uma ação especial

Dia das Crianças: Sorrisos e aprendizado em uma ação especial
Atividades educativas serão promovidas no Bairro Mineira Velha (Foto: Arquivo) Mais imagens

Acadêmicos da Unesc vão levar sorrisos e conhecimentos ao Bairro Mineira Velha neste Dia das Crianças (12/10). A ação ocorre a partir das 9 horas na Praça Central do Bairro e vai proporcionar momentos como brincadeiras, contação de histórias e outras atividades voltadas ao público infantil e juvenil.

O encontro vai propor, por meio das atividades, a valorização e o acesso das crianças a diferentes atividades de extensão, estimulando o conhecimento e a integração social.

Interação e reforço acadêmico


O evento vai contar com o envolvimento de 100 acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, Letras e Pedagogia e Teatro, acompanhados dos seus coordenadores e professores.

O dia especial às crianças é promovido pela Associação de Moradores do Bairro Mineira Velha e Promorar I, em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) e do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de outubro de 2017 às 16:45
Compartilhar Comente