Ciências Biológicas - Bacharelado

Novos olhares à profissão do Biólogo marcam Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas

Novos olhares à profissão do Biólogo marcam Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas
Evento foi encerrado na noite desta sexta-feira com as palestras de Lucas Gonçalves e Fernando Lima Mais imagens

Os últimos dias foram de intenso aprendizado e reflexões para os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Unesc. Eles aprenderam, a partir de exemplos reais, sobre diferentes assuntos aplicados à área na Semana Acadêmica de Ciências Biológicas (Sacib). A noite desta sexta-feira (2/10) marcou o encerramento da programação com as palestras de Lucas Gonçalves e Fernando Lima, profissionais que abordaram as temáticas “Do campo à sociedade: como os conhecimentos de Ecologia se transformam?” e “Divulgação científica sem firula: podcasts e a reinvenção do áudio”.

As experiências desta noite, conforme a coordenadora da comissão organizadora da Semana, Mainara Figueiredo Cascaes, representam bem os diferentes aprendizados obtidos ao longo das tardes e noites do evento, iniciado na segunda-feira (28/9). “Foram dias muito produtivos e com excepcional participação de acadêmicos e do público externo. Os estudantes se mostraram muito engajados, tanto nos períodos da tarde quanto nas atividades noturnas. A virtualidade necessária neste momento foi positiva diante da situação até pelas possibilidades de trazer a experiência de profissionais que talvez não estariam conosco presencialmente por conta da logística necessária e dos espectadores, que também participaram de diferentes lugares”, comenta.

Ao longo da semana, de acordo com Mainara, foram abordados diferentes olhares para a profissão. “Começamos na segunda-feira com participação muito especial da Biotropica que mostrou como o Biólogo tem muitas formas de se inserir no mercado. Na terça-feira trouxemos à pauta a participação da mulher na ciência com quatro palestras de diferentes vertentes e todas muito incríveis, seguidas de uma discussão ímpar sobre áreas protegidas em um momento em que as nossas áreas estão correndo riscos”, relembra.

Entre as abordagens escolhidas esteve ainda as possibilidades de carreira para o profissional licenciado. “Foi possível refletir sobre o que o licenciado pode fazer além de ministrar aulas, sobre o empreendedorismo relacionado à área e, por último, sobre o biólogo no mercado de trabalho”, pontua.

A avaliação, conforme Mainara, é de que, a partir do evento, os olhares tenham se renovado. “Como foi proposto para essa Semana Acadêmica, buscamos trazer o mundo virtual para mais perto do biólogo. Fora tardes e noites de palestras muito interessantes e que marcaram mais um evento com relevância acadêmica muito significativa para esse ano em que comemoramos 50 anos de existência na Unesc”, acrescentou.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de outubro de 2020 às 21:20
Compartilhar Comente

Experiências em Consultoria Ambiental abrem Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas da Unesc

Experiências em Consultoria Ambiental abrem Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas da Unesc
Criadores da Biotropica Consultoria Ambiental compartilharam experiências sobre a área de atuação e suas possibilidades (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A temática “O que nunca te contaram sobre os profissionais que geram grandes resultados na Consultoria Ambiental: estudos de caso na área da fauna” balizou a noite desta segunda-feira (28/9) no evento virtual que marcou a abertura da Semana Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas da Unesc. Sob comando do biólogo Renato Gaiga e do veterinário Leonardo Schwab, sócios fundadores da Biotropica Consultoria Ambiental, acadêmicos, professores e comunidade em geral puderam aprender sobre a área de atuação e suas possibilidades no mercado atual.

O evento virtual foi transmitido no canal da Unesc TV no YouTube e contou com a presença do coordenador do curso, Jairo José Zocche, responsável por dar as boas-vindas a todos e fazer a abertura oficial da Semana Acadêmica.

Conforme o coordenador, o momento é de extrema importância não só por celebrar a passagem do Dia do Biólogo, mas em especial pela comemoração de 50 anos do curso, lembrada ao longo de todo o ano letivo. “Essa é mais uma forma de celebrarmos esse ano especial que teve programação comemorativa iniciada lá em março, com continuidade até o fim do ano. Para marcar esse momento, na mais apropriado do que trazer dois ícones que trabalham na área”, destacou.

Troca de saberes

Renato Gaiga e Leonardo Schwab levaram ao público a história da empresa que fundaram e que hoje atende grandes clientes a nível nacional, tornando-se referência na área. Conforme Gaiga, a empresa que está no mercado há 11 anos presta serviços que por vezes nem são conhecidos pelas pessoas. “Muita gente ainda não sabe do que se trata e eu enquanto acadêmico também não sabia, mas hoje trazemos experiências reais para mostrar para vocês a importância disso e como construímos a empresa nessa área”, comentou.

Como empresários, além de biólogo e veterinário, os profissionais levaram ainda características importantes para quem quer conquistar espaço no mercado de trabalho. “O que o mercado precisa é de profissionais com alto poder de decisão em momentos extremos”, comentou Schwab.

Unindo seus conhecimentos na área ambiental com métodos de marketing digital os sócios compartilharam experiências, dicas e orientações sobre aspectos pessoais e profissionais que fazem a diferença em uma carreira produtiva e bem aproveitada.

A programação completa da semana de atividades da Semana pode ser encontrada no site www.unesc.net/sacib.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de setembro de 2020 às 21:06
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica integra programação dos 50 anos do curso de Ciências Biológicas

Semana Acadêmica integra programação dos 50 anos do curso de Ciências Biológicas
Atividades serão realizadas de forma virtual de 28 de setembro a 2 de outubro (Fotos: Fernando Carvalho) Mais imagens

As cinco décadas de histórias construídas no curso de Ciências Biológicas da Unesc estão sendo celebradas ao longo de todo o ano na Universidade. Em 2020 a Semana Acadêmica do curso também terá cunho especial e marcará a passagem do aniversário de 50 anos de trajetória. A programação montada para o evento será iniciada na segunda-feira (28/9) e segue até a noite de sexta-feira (2/10) com atividades acadêmicas abertas ao público em geral.

A versão comemorativa da Semana Acadêmica, conforme a presidente da comissão organizadora das celebrações de 50 anos, Mainara Figueiredo Cascaes, terá foco na divulgação científica com abordagens diferenciadas dentro da temática principais. “Vamos discutir, por exemplo, o uso da internet, das mídias, do empreendedorismo dentro da área das Ciências Biológicas”, adianta a professora, que completa que a organização das ações tem a participação do Centro Acadêmico do curso de Ciências Biológicas Chico Mendes.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site unesc.net/sacib, página na qual é possível acessar a programação completa. O convite, de acordo com Mainara, se estende não só acadêmicos de Ciências Biológicas e egressos do curso, mas a estudantes dos demais cursos da Universidade e comunidade externa.

Entre os ministrantes responsáveis pelas atividades da semana, de acordo com a coordenadora, estarão profissionais convidados de dentro e fora da Unesc. “Estabelecemos parcerias com profissionais de vários estados, o que também irá atrair visitantes de todo o Brasil para conhecer o trabalho da Universidade”, destaca.

Entre as temáticas abordadas ao longo da semana estarão “Biólogo no Mercado de Trabalho”, “A cientista que se tornou mãe: Diálogos sobre a interface entre maternagem e Ciência”, “Divulgação científica e diversidade”, “O Outro Lado da Ciência” e “Lifelong Learning”. “São abordagens bem diferentes e que trarão muito conhecimento importante para quem participar”, completa Mainara.

Visite a página da Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas e confira os detalhes do evento: unesc.net/sacib.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de setembro de 2020 às 19:52
Compartilhar Comente

Ciências Biologicas da Unesc comemora 50 anos

Ciências Biologicas da Unesc comemora 50 anos
Evento virtual foi realizado no dia Dia do Biólogo (Imagem: Reprodução Google Meet) Mais imagens

A história cinquentenária do curso de Ciências Biológicas da Unesc foi resgatada na noite desta quinta-feira (3/9), com a presença do primeiro coordenador, Alfredo Veiga Neto, homenagens, entrevistas e lembranças. Na data escolhida para o evento, 3 de setembro, é comemorado o dia Dia do Biólogo. 

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, agradeceu a todos os personagens desta história, e reafirmou a importância de cada momento de superação e empenho dos alunos, professores e profissionais em nome da Universidade. “São histórias de vida construídas em nossa Instituição. 50 anos de nosso curso, um momento incrível, repleto de conquistas, profissionais formados, fomento à educação por meio de dois mestrados, e muitos contextos que levaram esta graduação a ganhar o mundo”, evidenciou. 

Na lembrança do primeiro coordenador do curso, professor Veiga Neto, os desafios desde a fundação, em março de 1970. Com relatos de movimentos contrários a sua criação, preconceitos, atrasos de salário, falta de estrutura e equipamentos, tudo isso começou a mudar com a transferência de instituição de ensino, em uma  acolhida da Fucri (Fundação Educacional de Criciúma). “Eu confesso que não me dei conta que já se passaram 50 anos. Meia década de tempos heróicos. Foram lutas gloriosas, repletas de desafios. Ao fim, podemos dizer que foi uma grande vitória, acompanhada de grandes pessoas e de importantes momentos”, afirmou.

Jairo José Zocche, coordenador atual do curso, também abordou a trajetória do curso, e contou que a graduação deixou de ser Ciências Biológicas, passando a ser um curso de Biologia. Anos depois, com a volta a modalidade de Licenciatura, voltou a ser o que é hoje. “Em 2014 também nos aventuramos e abrimos o curso de Bacharelado, um sonho antigo da Instituição. No ano que vem, completamos 40 anos desta modalidade. Temos uma trajetória de muita dedicação em nome do curso e da Unesc”, destacou. 

Hoje a realidade do curso é diferente. Já tendo formado mais de 1.770 profissionais e professores, têm uma estrutura de ponta, corpo docente qualificado e suporte de uma Universidade avaliada com nota máxima pelo MEC (Ministério da Educação). “Um momento ímpar em nosso curso, a qual tenho muito orgulho e gratidão em fazer parte. É uma história linda que deve ser partilhada”, evidenciou a professora do curso e organizadora da noite, Mainara Figueiredo Cascaes.

Homenagens da noite 

Uma surpresa foi preparada para a noite de comemoração. Ao ser chamada para contar sua história, a egressa e professora do curso, Vanilde Citadini-Zanette, não esperava pela homenagem prestada pelos seus estudantes e colegas. O momento, anunciado para ser um vídeo direcionado aos professores, na verdade foi feito para ela, que com um sorriso agradeceu. “A Unesc é a minha segunda casa. Meus filhos estudaram na Universidade. Aqui fiz e dediquei grande parte da minha vida. Sou uma pessoa e profissional eternamente grata pelas pessoas que comigo aqui estiveram e pelos momentos vividos”. 

O evento também teve uma citação em homenagem aos primeiros egressos do curso, entrevistas com alguns personagens e outros vídeos com resgates históricos. 



Ingresso com bolsa de estudos na Unesc

As matrículas estão abertas para o segundo semestre de 2020 na Unesc, e os interessados em cursar Ciências Biológicas podem ter bolsa de estudos de até 100%. Para saber mais sobre o ingresso e as possibilidades de bolsa, entre em contato com o Setor Comercial, no WhatsApp (48) 9 99150433 ou telefone (48) 3431-2500.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de setembro de 2020 às 21:51
Compartilhar Comente

Biólogos em ação: Prática profissional vai muito além do estudo de animais e plantas

Biólogos em ação: Prática profissional vai muito além do estudo de animais e plantas
Professora Mainara Figueiredo Cascaes em aula mediada por tecnologia para estudantes de Ciências Biológicas (Foto: Fernando Carvalho) Mais imagens

Quem pensa que o biólogo estuda apenas a fauna e a flora, precisa de uma atualização de conceitos. A área de atuação dele é bastante ampla e pode ser dividida em Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção. Assim, este profissional pode trabalhar, por exemplo, com bioética, bioinformática, ecoturismo, educação ambiental, gestão de recursos hídricos, mudanças climáticas, perícia forense, saneamento ambiental e aconselhamento genético. Nesta quinta-feira (3/9) é comemorado o Dia do Biólogo e para agradecer e homenagear estes profissionais, a Unesc vai contar um pouco da história de dois egressos do curso de Ciências Biológicas, que tem muito em comum: o amor pela Biologia, por compartilhar o conhecimento e pela nossa casa comum.

O Dia do Biólogo faz alusão a data em que a profissão se tornou legal, após a lei nº 6.684, em 03 de setembro de 1979, ter sido sancionada. Ciências Biológicas na Unesc é ainda anterior à regulamentação da profissão: em 2020, completa 50 anos de existência. O curso foi um dos primeiros da Fundação Educacional de Criciúma (Fucri, mantenedora da Unesc) e começou como Ciências.

Ao longo de seus 50 anos, o curso, tanto Bacharelado quanto Licenciatura, formou muitos biólogos. A professora e pesquisadora Mainara Figueiredo Cascaes, é um exemplo disso. Formada em 2009 na graduação, ela concluiu o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unesc (PPGCA) em 2012 e atualmente é doutoranda do mesmo programa. “A Unesc faz parte da minha vida. Minha mãe e meu tio se formaram na Fucri e eu ouço falar na Universidade desde criança. Era um grande sonho estudar nesta universidade e sem sombra de dúvidas vivi momentos importantes da minha vida aqui. Faço parte do time de professores desde 2011 e poder estar colaborando com a formação de novos profissionais e com os princípios comunitários é um grande presente em minha vida”.

Mainara já lecionou em diversos cursos da Instituição e atualmente é docente no de Ciências Biológicas, onde também colabora com a formação de novos professores, no Programa de Residência Pedagógica, participa do Núcleo Docente Estruturante e realiza pesquisa. Além disso, é coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Colégio Unesc. “Dentro da Biologia, descobri minha paixão, que são os insetos. Mas durante a graduação, o ‘bichinho’ da educação me picou e decidi ser professora. Neste ofício temos o desafio diário de buscar um ensino de qualidade em um ambiente de aprendizagem empático, para os alunos tenham um crescimento não somente no conhecimento técnico”.

Segundo a professora e pesquisadora, o biólogo é um profissional com múltiplas competências, essencial para os mais diversos setores da sociedade. “O dia 3 de setembro é muito importante. Esta profissão é a forma que escolhemos para fazer a diferença no mundo, seja salvando uma espécie, protegendo uma área ou ensinando”.

A zoologia como amor

Rodrigo Ribeiro de Freitas, encontrou no estudo dos animais a sua grande paixão profissional. Egresso do curso de Ciências Biológicas da Unesc, especialista em Gestão de Recursos Naturais e mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade, Rodrigo já sabia o que queria ser desde muito cedo. “Era escoteiro, gostava de escalar e sempre achava animais mortos. Aquilo chamava minha atenção. Procurei informações em um livro e comecei a fazer taxidermização em casa. O primeiro animal taxidermizado foi uma galinha. Foi aí que tudo começou. Descobri a Unesc e o curso de Ciências Biológicas, fiz vestibular e passei. Conheci a professora Morgana (Cirimbelli Gaidzinski), que me convidou para ser bolsista do Laboratório de Zoologia – que depois evoluiu para o Museu. Foi a porta mais importante que me foi aberta. Desde então nunca mais parei de trabalhar na área”. 

No local, Rodrigo atua como analista do laboratório de zoologia, na manutenção, recebimento de animais, no monitoramento que desenvolve na praia, taxidermista, responsável por montagens osteológicas, identificação de material biológico, treinamento de bolsistas e atendimento aos visitantes. “Esse contexto dá uma dinâmica maior ao trabalho e você não fica só concentrado em uma atividade, mas faz parte de todo o processo”.

A sua trajetória na Unesc iniciou em 2000 e ele decidiu investir no curso da Universidade por indicação de acadêmicos e professores de Biologia de sua cidade natal, Torres, que estudavam ou eram egressos da Unesc. “Já estou há 20 anos andando pelos corredores e conhecendo muitas pessoas dentro e fora da Instituição, graças ao mundo da Universidade. O curso de Ciências Biológicas está sempre crescendo, melhorando e se desenvolvendo cada vez mais. Muito bom ter feito parte e ver que ele contribui para a formação de profissionais diferenciados para o mercado”, comenta.

Estudioso dos aracnídeos e animais marinhos, Rodrigo reitera o quanto a Biologia é importante para a vida no planeta. Para ele, fazer parte de um projeto como o do Museu de Zoologia engrandece os profissionais envolvidos. “Quando a gente participa de um processo sério, importante, que valoriza o ser humano, a fauna, a flora e a harmonia desse grupo, acaba se tornando referência. É isso que acontece com o Museu de Zoologia e é o que consequentemente acontece com quem está ali. É importante estarmos ajudando na formação dos estudantes do curso e de outros cursos de graduação e estudantes do Ensino Fundamental e Médio. É um trabalho de educação ambiental feito com muito amor e seriedade e que é exemplo”.

O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski é um importante espaço de formação acadêmica para o curso de Ciências Biológicas oferecidos aos alunos pela Unesc. Além dele, o curso dispõe de Herbário, Horto Florestal, laboratórios de Interação Animal Planta, de Ecologia de Paisagem e Vertebrados, de Química, de Anatomia, de Bioquímica, de Biofísica, de Microscopia, de Botânica e de Ensino de Ciências e Biologia.

Seja um biólogo

Para os interessados em fazer o curso de Ciências Biológicas, a Unesc oferece um benefício importe: bolsas de estudo que podem chegar a 100%. As matrículas para o segundo semestre de 2020 por meio do ingresso sem vestibular estão abertas. Para saber mais sobre o ingresso e as possibilidades de bolsa, entre em contato com o Setor Comercial, no WhatsApp (48) 9 99150433 ou telefone (48) 3431-2500.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de setembro de 2020 às 14:34
Compartilhar Comente