Ciências Biológicas - Bacharelado

Descobertas e aprendizados: Alunos do Colégio Unesc vão em busca das aves no campus

Descobertas e aprendizados: Alunos do Colégio Unesc vão em busca das aves no campus
Grupo utilizou o aplicativo SOS Biodiversidade em uma caçada pelo conhecimento (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Pelo campus da Unesc, descobertas e aprendizados sobre as aves e a preservação das espécies. Os alunos do Colégio Unesc conheceram o aplicativo SOS Biodiversidade, a ecologia e a biologia das aves, como preparação para a busca por espécies no campus da Universidade. A atividade ocorreu na última semana e teve como temática “A Importância da Preservação da Avifauna”.

A busca pelas aves


Os estudantes colocaram na prática o uso do aplicativo em uma saída ao campus. Em meio a diversão e conhecimento, eles fotografaram os pássaros e enviaram seus registros a profissionais, que vão identificar as espécies para compor o banco de dados da Universidade.

Outro objetivo da atividade foi aliar a tecnologia na educação, que também é um dos propósitos do Projeto de extensão SOS Biodiversidade, levando a construção de uma ciência com maior alcance à comunidade. Além dos extensionistas, a aula contou com a participação do acadêmico de Ciências Biológicos, Gustavo Piletti Plucenio.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 14 de novembro de 2017 às 18:09
Compartilhar Comente

Projeto de extensão encanta e ensina crianças de escolas públicas da região

Projeto de extensão encanta e ensina crianças de escolas públicas da região
Estudantes participaram de uma oficina sobre ecossistema (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um ecossistema na palma da mão. Foi isso que encantou as crianças da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Pascoal Meller, de Criciúma, nesta segunda-feira (13/11). A oficina “Construindo um Terrário” foi promovida pelo projeto de extensão "A utilização do Laboratório de Ensino de Ciências Professora Mari Stela Campos da Unesc, por professores e alunos de escolas da rede pública municipal e estadual de ensino de Criciúma-SC” e propôs que os estudantes do quinto ano colocassem a mão na terra para criar seu próprio ciclo natural.

A bolsista do projeto Samara de Assunção afirma que a atividade consiste em explicar o que ocorre em nosso planeta. “Eles criam em recipiente fechado um ecossistema próprio, onde a evaporação da água retorna em forma de umidade e micro gotículas, representando o ciclo da chuva existente na terra”.

Os estudantes também participaram de uma confecção de bonequinhos ecológico, juntamente com as professoras Joice Andrea De Morais Supriano e Rosimari Barbosa, onde foram estimulados a aprender por meio da criatividade.

O projeto de extensão é coordenado pela professora Miriam da Conceição Martins e conta com a participação das bolsistas Beatriz Reiser Tramontin e Samara de Assunção, além voluntária Zenaide Pais Topanotti.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 13 de novembro de 2017 às 19:27
Compartilhar Comente

Final de semana foi de saída de campo para estudantes de Ciências Biológicas

Final de semana foi de saída de campo para estudantes de Ciências Biológicas
Eles estiveram em Treviso registrando diversos animais (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Procedimentos de amostragens para registro de insetos aquáticos e terrestres, anfíbios, aves, mamíferos de médio e grande porte e morcegos. Este foi o programa do último final de semana entre os estudantes e professores do curso de Ciências Biológicas. O encontro ocorreu em Treviso, durante sexta e domingo (3 a 5/11). A atividade compõe a disciplina de de Práticas de Campo em Zoologia.

Segundo o professor Fernando Carvalho, as atividades de campo propiciam a vivencia da prática de procedimentos relativos as amostragens de fauna. “Além de complementar os conhecimentos específicos sobre biologia, ecologia e reprodução de grupos trabalhados em sala de aula. Outro ponto forte desta atividade é a participação de diversos professores, os quais contribuem com conhecimentos específicos sobre o seu grupo de estudo. Essa vivencia prática capacita o bacharel em Ciências Biológicas q atuar em diversos ramos dentro da profissão do Biólogo, sendo este um diferencial na formação acadêmica dos nossos alunos”, comentou.

Também participaram das atividades os professores Jairo J. Zocche, Mainara F. Cascaes, juntamente com os monitores Filipe Patel, Poliana P. Bernardo, Beatriz F.L. Luciano, Denise de Mattia e Gustavo P. Plucenio.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 08 de novembro de 2017 às 16:05
Compartilhar Comente

Alunos de graduação e Mestrado participam de evento sobre comunidades Quilombolas

Alunos de graduação e Mestrado participam de evento sobre comunidades Quilombolas
Luiz Marcos de França Dias fez palestra na Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“Povos e comunidades tradicionais Quilombolas: meio ambiente, território e biodiversidade” foi o tema da palestra na noite desta segunda-feira (30/10), que reuniu alunos de cursos de graduação, do Mestrado em Ciências Ambientais da Unesc e pessoas da comunidade. O evento teve a participação do vice-presidente da Associação Quilombo São Pedro, de Eldorado, São Paulo, Luiz Marcos de França Dias.

Graduado em Letras e Pedagogia e professor na Escola Estadual Quilombola Maria Antônia Chules Princesa, o palestrante falou sobre realidade dos povos Quilombolas e a a luta pelo reconhecimento e respeito aos seus direitos, história e cultura.

A palestra foi promovida pelo curso de Ciências Biológicas, pelo PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e pelo NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Minorias) da Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 30 de outubro de 2017 às 22:16
Compartilhar Comente

Comunidades Quilombolas é tema de palestra na Unesc

Comunidades Quilombolas é tema de palestra na Unesc
Meio ambiente, território e biodiversidade serão abordados (Foto: Carlos Penteado) Mais imagens

Povos e comunidades tradicionais Quilombolas: meio ambiente, território e biodiversidade” é o tema da palestra da próxima segunda-feira (30/10) na Unesc. O evento ocorre às 19h15 na sala 13 do Bloco S, é gratuito, aberto ao público em geral e vai ter a participação do vice-presidente da Associação Quilombo São Pedro, de Eldorado, São Paulo, Luiz Marcos de França Dias. Graduado em Letras e Pedagogia e professor na Escola Estadual Quilombola Maria Antônia Chules Princesa, o palestrante vai falar sobre realidade dos povos Quilombolas e a sua luta pelo reconhecimento e respeito aos seus direitos, história e cultura.

A palestra é promovida pelo curso de Ciências Biológicas, pelo PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e pelo NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Minorias) da Unesc.

Segundo a professora do PPGCA da Unesc Márcia Cristina Américo, os quilombos e suas formas de existência só foram reconhecidos a partir da Constituição Federal de 1988, e por isso, a reflexão sobre esse movimento histórico, social, político e econômico ainda está em construção. “A compreensão do conceito de comunidades Quilombolas está pautada na história de grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, possuem forma própria de organização social e territorial, utilizam conhecimentos e práticas da agricultura, da pesca, da edificação das casas, modos de vida, crença, entre outras, se autodeclaram e se identificam como descendentes de africanos escravizados e mantêm laços de parentesco, conservam suas tradições culturais, suas histórias e seu código de ética, que são transmitidos oralmente de geração a geração”, explica Márcia.

A professora ainda chama a atenção para o fato de que essas comunidades tradicionais no Brasil têm função importante na conservação dos recursos ambientais necessários não só para eles, mas para toda a população e para a busca dos Quilombolas pelo reconhecimento e legalização de suas terras e para que a sua memória não desapareça. Para Márcia, o debate do assunto no meio acadêmico é importante uma vez que se trata de um ambiente de formação profissional que se preocupa também com a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 26 de outubro de 2017 às 20:00
Compartilhar Comente