Ciências Biológicas - Bacharelado

Professores da Unesc levam conhecimento e experiência aos ouvintes da Rádio Som Maior

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de dezembro de 2023 às 14:22
Compartilhar Comente

Saída a campo em Treviso/SC - nov/2017

Entre os dias 03 e 05 de novembro, alunos do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado) da UNESC realizaram saída de campo no município de Treviso – SC. A atividade foi parte da disciplina de Práticas de Campo em Zoologia, onde os alunos realizaram durante dois dias, procedimentos de amostragens para registro de insetos aquáticos e terrestres, anfíbios, aves, mamíferos de médio e grande porte e morcegos. Participaram das atividades os professores do curso de Ciências Biológicas, Fernando Carvalho, Jairo J. Zocche, Mainara F. Cascaes, juntamente com os monitores Filipe Patel, Poliana P. Bernardo, Beatriz F.L. Luciano, Denise de Mattia e Gustavo P. Plucenio.

 

Atividades de campo propiciam vivencia prática de procedimentos relativos as amostragens de fauna, assim como, complementam os conhecimentos específicos sobre biologia, ecologia e reprodução de grupos trabalhados em sala de aula. Outro ponto forte desta atividade é a participação de diversos professores, os quais contribuem com conhecimentos específicos sobre o seu grupo de estudo. Essa vivencia prática capacita o bacharel em Ciências Biológicas da UNESC a atuar em diversos ramos dentro da profissão do Biólogo, sendo este um diferencial na formação acadêmica dos nossos alunos.

 

Por: Professor Jairo José Zocche 07 de novembro de 2017 às 15:18
Compartilhar

Alunos encerram disciplinas com atividade de extensão.

Alunos encerram disciplinas com atividade de extensão.
Rafael Martins Mais imagens

Os alunos da 6ª fase do curso de Ciências Biológicas concluíram as atividades das disciplinas de Práticas de Campo em Botânica, Práticas de Campo em Zoologia e Interação Animal Planta, instalando placas explicativas nas árvores do parque ecológico maracajá. Este trabalho multidisciplinar consistiu na elaboração de material eplicativo a partir de um levantamento florístico ao longo da trilha do Parque Ecológico a fim de se obter uma lista das espécies ali presentes. Com as informações os alunos realizaram pesquisa para identificar a  fauna  com possibilidade de interação com as plantas selecionadas. 

O objetivo principal do trabalho foi que a partir das identificações das plantas e dos animais os alunos pudessem estabelecer relações entre eles e assim de forma autônoma encontrar a maneira mais lúdica de contextualizar as temáticas tratadas em materiais para públicos não especializados.  

As placas têm um caráter autoexplicativo, tendo como objetivo principal fornecer informações ecológicas básicas sobre as espécies ali presentes, de forma a subsidiar ações de educação ambiental, tendo como público-alvo tanto a comunidade escolar da região e os visitantes do parque de forma geral.

As atividades foram conduzidas pelos professores Dr. Rafael Martins, Me. Jader Lima Pereira, Dr. Fernando Carvalho, Dr. Jairo José Zocche e Dra. Birgit Harter-Marques.

 

 

Por: Rafael Martins 16 de dezembro de 2016 às 17:25
Compartilhar Comente

Alunos do SESI visitam a UNESC para uma atividade diferente no Laboratório de Ensino de Ciências

Alunos do SESI visitam a UNESC para uma atividade diferente no Laboratório de Ensino de Ciências
Rafael Martins Mais imagens

O Curso de Ciências Biológicas da UNESC recebeu nesta terça feira 02/11, a visita dos alunos do SESI para uma atividade diferente no Laboratório de Ensino de Ciências. Os alunos do SESI participarão do Torneio de Robótica FIRST LEGO League, dentro do qual devem desenvolver um projeto de pesquisa proposto com o tema Animal Allies (Animais aliados) onde os participantes deverão identificar problemas de cooperação entre seres humanos e animais e desenvolver soluções inovadoras.

Os educadores e alunos do SESI escolheram as abelhas como espécie animal aliada e no Laboratório de Ensino de Ciências participaram de uma breve exposição sobre a importância delas para o ser humano homem e o ambiente. Por meio da problematização os alunos foram questionados COMO FOI SEU CAFÉ DA MANHÃ? questão a partir da qual se desenvolveram todos os temas associados à polinização, flores, produção de alimentos, ameaças a biodiversidade de abelhas. Além disso, os alunos foram estimulados a pensar em como poderiam auxiliar estes animais, e assim manter a aliança entre as abelhas e os seres humanos.

Em seguida os alunos foram conhecer de perto como funciona uma colmeia em visita ao Meliponário do Sr. Jorge Venson no Município de Balneário Rincão.

As atividades foram conduzidas pelos professores do Curso de Ciências Biológicas da UNESC, Dra. Birgit Harter Marques, Ma. Mainara Figueiredo Cascaes e Dr. Rafael Martins e pelos educadores do SESI Cleber Marinho Jr. e Luciane Cechinel Zanette

Por: Rafael Martins 07 de novembro de 2016 às 18:29
Compartilhar Comente

PROFESSORES E ALUNOS DA UNESC INICIAM ESTUDOS SOBRE A FAUNA DE MORCEGOS DO PARQUE NACIONAL DE APARADOS DA SERRA

PROFESSORES E ALUNOS DA UNESC INICIAM ESTUDOS SOBRE A FAUNA DE MORCEGOS DO PARQUE NACIONAL DE APARADOS DA SERRA
Fernando Carvalho Mais imagens

Professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e do curso de Ciências Biológicas da UNESC, realizaram entre os dias 11, 12 e 13 de setembro, a primeira campanha de amostragem de três projetos sobre a fauna de morcegos do Parque Nacional do Aparados da Serra, na cidade de Praia Grande. Os estudos serão desenvolvidos pela mestranda do PPG-CA, Beatriz Lima e pelos graduandos, Luana Biz e Gabriel Preuus, orientados pelos professores Dr. Jairo José Zocche e Dr. Fernando Carvalho, ambos pesquisadores do Laboratório de Ecologia de Paisagem e de Vertebrados da UNESC. Os estudos contam com apoio logístico do ICMBIO e apoio financeiro do Programa Grupos de Pesquisa da UNESC, Programa de Iniciação Científica da UNESC, da CAPES e do Programa Demanda Espontânea FAPESC/2015.

Os estudos abordaram a “Influencia da obstrução da vegetação do sub-bosque na composição da assembleia de morcegos frugívoros”; “Dinâmica de ectoparasitos de morcegos” e; “Assimetria flutuante em populações de morcegos no sul de Santa Catarina”. Estes trabalhos resultaram em uma dissertação de mestrado e dois trabalhos de conclusão de curso (TCC). Nessa primeira campanha, em três noites de amostragem foram capturados 31 morcegos de quatro espécies.

Segundo o professor Fernando Carvalho, apesar de que nos últimos anos desenvolvermos inúmeros estudos sobre a fauna de morcegos no sul de Santa Catarina, ainda temos uma grande lacuna no conhecimento sobre biologia e ecologia desse grupo na região. Além de preencher essa lacuna, esses trabalhos visam inserir os alunos no meio acadêmico e no desenvolvimento de pesquisas científicas, contribuindo assim como a formação de recursos humanos.

Por: Rafael Martins 10 de outubro de 2016 às 14:24
Compartilhar Comente