Ciências Biológicas - Bacharelado

Curso de Ciências Biológicas promove Semana Acadêmica

Curso de Ciências Biológicas promove Semana Acadêmica
Evento será realizado de 3 a 6 de setembro na Unesc (Foto: Arquivo) Mais imagens

Com diversas atividades na programação entre minicursos e palestras, será realizada de segunda a quinta-feira (3/9 a 6/9), a Sacib (Semana Acadêmica de Ciências Biológicas) na Unesc. O evento contará com a participação de acadêmicos e egressos com a intenção de ampliar seus conhecimentos em diversas disciplinas. A primeira atividade ocorre a partir das 13 horas desta segunda-feira, na sala 23 do Bloco S, com o minicurso “Take it slow” - O papel do biólogo na formação de um novo modelo de consumo, ministrado pela bióloga Camila Demo Adriano. 

Conforme a professora do curso de Ciências Biológicas da Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes, o objetivo da organização do evento é possibilitar que assuntos sejam trazidos ao ambiente acadêmico mostrando o papel do profissional na sociedade. “Queremos que, por meio dessas atividades diferenciadas, os alunos percebam onde podem se inserir no mercado após formados”, explicou.

As inscrições para os minicursos e palestras foram abertas no início de agosto e já estão esgotadas. A programação completa das atividades pode ser conferida no site do evento.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 31 de agosto de 2018 às 21:16
Compartilhar Comente

Professora e acadêmico apresentam trabalho no SEURS 36

Professora e acadêmico apresentam trabalho no SEURS 36
Seminário é realizado até sexta-feira (30/8) em Porto Alegre (Foto: Divulgação) Mais imagens

Participam nesta semana do SEURS 36 – Seminário de Extensão Universitária Região Sul, a professora da Unesc Miriam da Conceição Martins e acadêmico do Curso de Ciências Biológicas Jonata Furtado Teixeira. Eles representam a Unesc em evento que está sendo realizado de terça-feira até sexta-feira (28 a 31/8) no Campus Centro da UFRGS, em Porto Alegre.

Nesta edição o seminário tem como tema ““Extensão: ação transformadora”, refletindo acerca da capacidade da extensão universitária de agir, entender e contribuir para modificar a realidade em que se insere.

Os representantes da Unesc apresentaram no evento o projeto de extensão “A Utilização do Laboratório de Ensino de Ciências Profª. Mári Stela Campos da Unesc (LEC) por Escolas da Rede Pública Municipal de Criciúma – SC.

A equipe do trabalho é formada pela coordenadora professora Miriam da Conceição Martins e pelos bolsistas acadêmicos Beatriz Reiser Tramontin, Jonata Furtado Teixeira, Lia Cristiam Nascimento dos Santos, Samara Assunção, e Zenaide Pais Topanotti como voluntária

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de agosto de 2018 às 19:00
Compartilhar Comente

Representantes da Unesc contribuem em evento internacional sobre direitos indígenas

Representantes da Unesc contribuem em evento internacional sobre direitos indígenas
Foram três dias de conhecimentos compartilhados em Belém no Pará (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um grupo da Unesc esteve reunido com pesquisadores de todo o mundo para fomentar ideias e reflexões sobre os direitos dos povos indígenas e a conservação de suas tradições. Os professores Carlyle Bezerra de Menezes e Viviane Kraieski, a acadêmica de Ciências Biológicas Giovana Cadorin e as egressas Kátia Mara Batista e Andréa Gimenes participaram do 16º Congresso Internacional de Etnobiologia e do 12º Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, que ocorreram em Belém, no Pará, de terça a sexta-feira (7 a 10/8).

Durante os eventos, os representantes da Unesc compartilharam conhecimentos e resultados de pesquisas obtidos na Universidade. A estudante Giovana apresentou o trabalho “Manejo Vegetal por povos Guarani no Extremo Sul Catarinense”. A pesquisa foi elaborada por ela e pelos professores e alunos Francisco Silva Noelli, Juliano Bitencourt Campos, Marcos Pereira Santos, Diego Dias Pavei, Vanilde Citadini Zanetti e Renato Colares.

A estudante também apresentou o pôster “Arqueobotânica Guarani No Extremo Sul Catarinense”, de sua autoria e dos pesquisadores Francisco Silva Noelli, Juliano Bitencourt Campos, Marcos Pereira Santos, Diego Dias Pavei.

Menezes, Viviane e a egressa Andréa também realizaram uma apresentação de pôster. Eles compartilharam os resultados do estudo “Quintal: Um Universo de Aroma, Saúde e Bem-Estar”, que também foi escrito pela professora Vanilde Citadini Zanetti.

Já a egressa Kátia compartilhou em pôster os resultados do trabalho “Saberes tradicionais do povo Mbya Guarani como cultura de referência: Contribuição teórica à sociobiodiversidade e à sustentabilidade ambiental”, elaborado em conjunto com os pesquisadores Vanilde Citadini Zanetti, Geraldo Milioli.

Em Belém, a acadêmica Giovana Cadorin representou o Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz); os professores Carlyle Menezes e Viviane Kraieski representaram o Laboratório de Gestão Integrada de Ambientes Costeiros, e as egressas Kátia Mara Batista e Andréa Gimenes levaram o nome do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 10 de agosto de 2018 às 15:52
Compartilhar Comente

Conquista: Cerimônia marca formatura de 71 acadêmicos da Unesc

Conquista: Cerimônia marca formatura de 71 acadêmicos da Unesc
Momento especial foi vivido entre graduandos, familiares e amigos (Foto Mayara Cardoso) Mais imagens

Na cabeça de cada um dos presentes no auditório Ruy Hülse, na Unesc, na noite desta terça-feira (8/8) certamente passou um filme. Eram 71 graduandos acompanhados de pais, familiares e amigos, todos emocionados por estarem celebrando a conquista da graduação, uma vitória que por tantas vezes envolve toda a família.

Após a cerimônia especial de colação de grau em gabinete a Unesc ganhou de forma oficial novos profissionais das áreas de Artes Visuais Licenciatura, Ciências Biológicas Licenciatura, Ciências Biológicas Bacharelado, Educação Física Licenciatura, Educação Física Bacharelado, Geografia, Licenciatura, História, Letras Habilitação em Língua Portuguesa, Matemática Licenciatura e Pedagogia.

Em sua mensagem aos formandos, o vice-reitor Daniel Preve lembrou que a vida é feita de períodos de fluxo contínuo, mudanças de rota e momentos de ruptura e para marcar esses momentos são realizadas celebrações especiais de ritos de passagem. “Estamos celebrando um desses momentos hoje, dia que marca uma divisão entre a vida de vocês até agora e o que será a partir de agora como profissionais. Agora vocês passam a interferir na sociedade sob uma nova ótica e, ao mesmo tempo, serão responsáveis por suas escolhas e decisões”, destacou.

Sobre as situações que serão enfrentadas daqui em diante Daniel lembrou ainda que jamais deve lhes faltar técnica e ética profissional. “Muito da técnica e da ética vocês aprenderam durante esses anos na Unesc e continuarão apreendendo ao longo da vida. Vocês puderam perceber também que as técnicas, estruturas e equipamentos são apenas meios a serviço do homem e devem estar dispostos unicamente para melhorar a vida das pessoas. Demonstrem isso com gestos e ações em qualquer lugar em que estiverem e honrem sempre o nome da Unesc”, completou.

Aos olhos da mãe Sônia dos Santos, tudo colaborou para que o momento fosse inesquecível. Ela esteve na Unesc para acompanhar a formatura do filho Ronen dos Santos Marcílio, de 28 anos, em Educação Física. Para Ronen, a noite serviu para fechar em grande estilo os momentos vividos na universidade. “Gostei muito da cerimônia e sei que, mesmo sendo mais simples, ela ficará na minha memória como uma recordação de algo muito importante e especial”, comentou.

Quem também viveu uma noite especial em família foi o presidente do DCE (Diretório Central do Estudante), Alexandre Bristot. Além de representar os estudantes entre as autoridades da cerimônia e discursar em nome dos acadêmicos, Alexandre pôde fazer uma homenagem especial em sua fala para a própria mãe, Andreia Josiane Bristot Rocha, formanda do curso de Pedagogia. “Em meu nome e dos meus irmãos registro nosso orgulho e felicidade por nossa mãe, que, assim como muitos de vocês aqui, por muitas vezes abdicou das suas próprias vontades e necessidades para que nós realizássemos nossos sonhos primeiro e hoje está realizando o dela. Estamos muito felizes por isso”, disse.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 08 de agosto de 2018 às 21:53
Compartilhar Comente

Turma de Especialização em Análises Clínicas tem aula inaugural com foco em aspectos do colesterol

Turma de Especialização em Análises Clínicas tem aula inaugural com foco em aspectos do colesterol
Professora destacou resultados obtidos em estudo de doutorado (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

A quinta turma de Especialização em Análises Clínicas da Unesc iniciou suas atividades na noite desta sexta-feira (3/8) com aula inaugural ministrada pela professora doutora Jade de Oliveira. A atividade teve como o tema um estudo aprofundado feito pela professora, por meio de seu trabalho de doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que trata sobre aspectos do colesterol, englobando assuntos importantes para a prática em laboratório e levantando resultados interessantes.

O estudo “Além de um fator de risco para doenças cardiovasculares: Hipercolesterolemia e Neuropatologias” foi apresentado à turma, que ouviu interessada em aprender sobre a elevação da taxa de colesterol no sangue sob um viés diferenciado.

Aprofundamento dos conhecimentos

A especialização em Análises Clínicas tem foco na complementação da formação de profissionais das áreas de Farmácia, Ciências Biológicas, Biomedicina e Medicina, sendo que a nova turma conta com diversos alunos egressos da Unesc.

Segundo o mentor do curso, professor doutor da Unesc Emilio Streck, a intenção é aprofundar assuntos importantes que possuem teoria e prática por vezes reduzidas especialmente após a implantação de matrizes generalistas nos cursos de graduação. “Na especialização o aluno terá a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre determinados assuntos, além de reforçar e atualizar temas já vistos na faculdade, inclusive aprendendo, por exemplo, nova maneira de interpretar exames”, explicou.

Conforme Streck, a escolha dos professores foi feita de forma minuciosa para que pudesse mesclar de forma ideal profissionais com referência acadêmica e profissional, trazendo um ensino completo aos alunos.

O curso tem duração de 18 meses com aulas quinzenais sempre na sexta-feira, das 19h às 22h, e sábado, das 8h às 12h e 13h às 17h.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 03 de agosto de 2018 às 21:19
Compartilhar Comente